【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
123nove
Veterano
# mar/13
· votar


Wenderson_Kirva
Nada.. So as cordas.. nao gosto de Elixir.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Wenderson_Kirva
Porque transmissor sem-fio? Vc toca em palcos enormes?
Cordas 0.9 não são muito legais pois tem timbre mais agudo, mas "fraco" e apresentam menor sustentação e durabilidade; e, numa guitarra de braço com escala de 24,75pol.(tipo Gibson), ficam excessivamente "frouxas".
Abç

SamRobbie
Membro
# mar/13
· votar


Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, queria saber se esse tópico é de perguntas. Eu posso fazer qualquer pergunta que o Bertola e Seiji responderam?

Agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


SamRobbie
Cara, como assim?
O tópico é para isso mesmo. Dentro das minhas possibilidades (o Seiji não participa mais), respondo.
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como sou novato em violões com cordas de aço, fiquei com uma dúvida: existe algum cuidado especial para retirar ou colocar aqueles cravinhos que prendem as cordas logo depois da ponte? Um deles eu precisei tirar com um alicate, mas achei meio estranho. Eles não deveriam sair com mais facilidade?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


João Pedro Strabelli
Não. É assim mesmo...
Abç

martinsmiranda
Membro
# mar/13 · Editado por: martinsmiranda
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Me desculpe, é aquela velha perguntinha chata. Comparação de guitarra. Neste caso, de duas Fly Vs de preço semelhante: uma Jackson King V 291 (R$ 1.290,00) e uma LTD V-50 ESP (R$1.179,00). Já vi você comentando sobre essas Jackson e sobre a LTD. Mas não um comparativo. Seria definitiva a opinião de um luthier. Segue as especificações de cada.

Jackson King V 291

- Corpo em Cedro Indiano
- Braço em maple
- Escala em Rosewood
- Marcação dente de tubarão
- 24 trastes jumbo
- Tarraxas Die-Cast
- Ponte JT390 Adjustáve com cordas através do corpo
- 2 captadores Jackson CVR2
- Chave de 3 posições

LTD V-50

- Construção Bolt-On braço parafusado
- Escala 25,5"
- Corpo em Basswood
- Braço em Maple (Parafusado)
- Escala em Rosewood
- 42mm standard Nut (Pestana)
- Contorno do braço em "U" shape
- 24 trastes XJ (Extra Jumbo)
- Ferragens cromadas
- Tarraxas ESP
- Ponte Tune-o-matic com cordas através do corpo
- Captadores ESP LH-150 (ponte e braço) (H/H)
- Controles: 1 controle de volume, 1 tone e chave 3 posições

Valem o preço? Das duas qual a melhor? Pretendo tocar só Metal mesmo. E Fly V porque é um sonho antigo.

Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


martinsmiranda
A Jackson sem dúvida é melhor.
Abç

RicardoPortoCruz
Membro
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vale apena pegar uma cort x6 ou x11 ou uma tagima k2s , e meter uma ponte da gotoh?

Leandro CMS
Veterano
# mar/13
· votar


curso de luthier pela net? será que vira? dá pra aprender a regular a tensão pela net?

mrs.blues
Membro
# mar/13
· votar


Bertola

Esses pedais da linha pocket da NIG tem uma boa relação custo/beneficio ? Queria especificamente o de Fuzz. Outra dúvida: Qual fonte você indicaria para alimentar um pequeno set com 3 ou 4 pedais?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


RicardoPortoCruz
Eu iria de Cort X11...
Leandro CMS
O que é "regular tensão"?
mrs.blues
Se vc quer um fuzz com excelente custo-benefício, compre o da Giannini Axcess. Uma fonte legal e barata (eu uso), é a Onner.
Abçs

Leandro CMS
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
a barra do braço da guitarra, mas será que aprendo pela net algo útil?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Leandro CMS
O nome disso é ajuste do tensor.
Isso depende de quanto vc tem de experiência no trato com instrumentos.
Abç

Edumiguel
Veterano
# mar/13 · Editado por: Edumiguel
· votar


Caro Bertola,

Estou com um pequeno problema com minha guitarra. Ela possui trastes extra jumbo e costumo deixar as cordas um pouco baixas, cerca de 1mm a 1.2mm na 12 casa. Quando toco a sexta corda, principalmente a corda solta ou nas 4 primeiras casas com um pouquinho mais de força, ouço o famoso fret buzz junto com a nota. Se eu tocar mais leve, isso nao acontece. Isso é normal nessas circunstâncias ( cordas levemente baixas + trastes extra jumbo)? Ou é necessário dar um pouco mais de relief no tensor? Até onde o fret buzz é considerado normal? Mta genta fala que é normal qndo nao vai o buzz pro amp, mas é impossível nao ir.

O braço da guitarra possui aquele tensor de ação dupla, em que situacoes ele é importante?
Abraço!

mrs.blues
Membro
# mar/13
· votar


Bertola

Esses cabos sem solda, só com encaixe, tem a qualidade superior ou inferior aos soldados? Qual a diferença sonora? São menos resistentes?
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Edumiguel
Isso é normal, posto que, com mais força vc amplia a amplitude de vibração da corda.
Quanto ao trastejamento, se não aparece no amp, não é trastejamento. Se sai, apenas se vc toca bem forte, também não é. Não precisa mexer no tensor não.
mrs.blues
Nunca usei isso, portanto, não posso opinar...
Abçs

flavio
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, tenho uma pergunta sobre a minha guitarra:
To curtindo minha Music Man JP. Timbrão braço super show e tals. Mas estou em dúvida sobre um comportamento da guitarra, não sei se é comum em toda guitarra com tremolo sem double locking ou eu estou fazendo besteira. Acontece que toda vez que dou um bend, por exemplo, na corda G, esta corda logo em seguida desafina e se logo depois disso dou uma alavancada, a afinação volta ao normal(isto acontece em qualquer corda). Nunca tive uma guitarra com esse tipo de tremolo, salvo uma Eagle, mas que travei a ponte. Queria saber se isto é normal. Troquei as cordas conforme requisitado ( esticando ao máximo as cordas e em seguida travando a tarraxa) e a guitarra está bem regulada. As molas estão boas, pois uso a alavanca e afinação mantêm-se estável, a guitarra não possui abaixadores (borboletas), as tarraxas estão boas e as cordas estão colocadas como recomendado pela Music Man (esticando as cordas ao máximo, travando a tarraxa depois disso, e depois afina, dando menos de 1 volta), e os saddles também estão ok. Sei que por não ter trava na ponte, as bolinhas ficam "livres" no bloco da ponte, imagino que quando dou um bend as bolinhas movem-se, desafinando a guitarra, e quando eu alavanco as bolinhas voltam para o lugar "acomodando-se". Mas pergunto, não tem um meio de se evitar esse comportamento? Lembrando que a guitarra tem tarraxa com travas, o nut é bem lubrificado e polido, e nãp possui floyd rose.

Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


flavio
Isso não é incomum.
Lubrifique os buracos por onde passam as cordas (no bloco da ponte) com óleo de máquina ou WD-40, bem como os carrinhos.
Abç

Gabriel Dias
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola
Estou interessado em uma tagima t635 dessas novas, upar ela do meu jeito.
Apesar dela ser SSS me falaram que a "cavação" do corpo é HSS isso é verdade? se for é só comprar um escudo HSS e eu já posso instalar um cap humbucker na ponte?
Outra dúvida, na sua opinião, ela é uma boa guitarra pra upar? caps,ponte, tarraxas, ou tem alguma outra guitarra na mesmo faixa de preço melhor na sua opinião?(encontrei ela nova por 730 reais)

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
salve mestre bertola!

queria sua opinião sobre a marca hipshot.
vi umas pontes e tarraxas pra baixo, que tem a vantagem de serem bem mais leves que o comum.

valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Gabriel Dias
Sim, é. Quanto às cavidades do corpo, não sei, pois nunca abrí uma dessas, apenas regulei.
kiki
Conheço a marca, e é de qualidade, mas eu nunca construí um instrumento com essas peças.
Abçs

Gabriel Dias
Veterano
# mar/13
· votar


E quanto a tagima t 635 x a Seizi stone, que possui dois singles e um humbucker na ponte.
Qual delas possui o mlhor custo benefício?
Obg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Gabriel Dias
Todas são semelhantes...
Abç

Gabriel Dias
Veterano
# mar/13 · Editado por: Gabriel Dias
· votar


sei que são guitarra consideradas iniciantes, mas tu acha que se eu pegar a t 635 por exemplo, e upar ela trocando o set de caps, a ponte e as tarraxas é mais interessante do que continuar com uma special ii da epiphone?
Ou nessa faixa de preço tem guitarra melhor?

pedico
Veterano
# mar/13
· votar


Olá mauricio, gostaria que você indicasse algumas pontes floyd rose que você considera boa, estável, pois a afinação da minha guitarra está muito instável. Dei uma olhada nessas aqui, se tiver alguma opinião a respeito ficarei grato.

lista.mercadolivre.com.br/guitarras-acessorios/ponte-floyd-rose-condor-bl011-alavanca-de-press

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-473148139-ponte-floyd-rose-spec ial-original-r2-nut-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472244760-ponte-floyd-rose-goto h-ge1996t-ghl-2ck-lock-nut-43mm-_JM

Trocarei tb as tarrachas, colocarei as GOTOH sem trava, o que acha ? há alguma melhor ? Minha guitarra é uma washburn x-24. Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Gabriel Dias
special ii da epiphone?
Isso é lixo cara...
pedico
Essas duas são boas sim.
Abçs

junnyor
Veterano
# mar/13 · Editado por: junnyor
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E aê Gostaria de saber se é necessário regular o braço da guitarra caso eu troque um encordoamento 0.10 por um 0.10 signature Dave Mustaine onde os bordões são muito mais grossos

0.10 comum ( 10, 13, 17, 26, 36, 46 )
0.10 signature ( 10, 13,17, 30, 44, 54 )

Desde já agradeço

flavio
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre tenho uma dúvida:
Em uma ponte trêmolo, de que modo a posição das molas afeta a guitarra? Por exemplo, elas podem ficar anguladas assim: \ | /

Ou podem ficar paralelas assim: | | |

Pergunto, qual as vantagens de cada uma da posição, se há ganhos referente a afinação ou estabilidade da afinação? Caso eu queira mudar a posicção das molas, é necessário regular novamente a ponte ou o tensor??

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


junnyor
Sim, precisa; assim como tambénm refazer o ajuste de entonação.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji