【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
ariancarvalho
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Beleza, vou ouvir sua sabedoria dessa vez!! Obrigado.

Daave Muurraay
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom, tenho 2 duvidas, uma e , Sobre os captadores da ibanez chamados de VK1 e VK2, e tem igual dessa foto
http://www.eletrolegal.com.br/ecommerce_site/arquivos6100/arquivos/136 1662806_1.jpg , vale a pena, e superior aos INF ???

a outra creio q ja deve ter sido perguntada algumas vezes mais nao achei no topico, e possivel instalar somente um captador ativo em uma guitarrar HH e deixa o outro passivo funcionando normalmente ??

Otto Mann
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde, Bertola.
Você tem alguma informação sobre a qualidade das pontes (tremolo) da GFS?

Desde já, muito obrigado.

Abraço.

Felippe Rosa
Veterano
# mar/13
· votar


EddieVanHalen
Um bom violão modelo folk é ótimo, dá uma olhada nos da Condor...

Mauricio Luiz Bertola
Cordas da NIG são realmente confiáveis ?

EddieVanHalen
Veterano
# mar/13 · Editado por: EddieVanHalen
· votar


Felippe Rosa

Vou dar uma opinião própria sobre encordamentos, sinceramente se fosse você analisava a mais variada opção de marcas. Eu já usei Ernie Ball, D'addario, GHS, NIG, Dean Markley entre outras famosas até mesmo as mais "humildes" Rouxinol e Giannini.

Concluindo que comigo todas elas duraram entre 7-10 dias depois começaram a enferrujar(detalhe que eu moro ao lado da praia, ou seja, maresia acaba com elas). Cada uma tem um timbre diferente, então esse negócio de "encordamento confiável" varia muito de pessoa pra pessoa, você tem que ir testando até encontrar um que encaixe com sua guitarra e com sua pegada.

**Atualmente de todos esses encordamentos populares o único que eu encontrei que chega a durar quase 2-3 meses, foi o ELIXIR, as cordas realmente são duráveis e olhe q eu toco com força, ele é mais caro porém vale MUITO pena usar ele. Recomendo você testar!!!! Compra no Mercado Livre ta entre 35-40R$!!! Boa sorte

Abç

lukas.moreira
Veterano
# mar/13
· votar


Felippe Rosa
Cara, eu usei D'addario e NIG por muito tempo e elas enferrujavam muito rápidamente. Comecei a usar o Ernie Ball e já tem cerca de um ano e essa semana foi que troquei o 3º. O 1º eu só troquei pq fui trocar os captadores.

valts
Veterano
# mar/13 · Editado por: valts
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não entendo nada de eletrônica, mas como sou aventureiro e sei soldar, estou querendo fazer uma mod no meu VOX 847 e deixar ele true by pass.

Achei esse tutorial: Modificacao True by pass

Não encontrei nenhum contato para falar com o cara que fez o tutorial.

É apenas isso mesmo? O tutorial está de acordo?

Achei no mercado livre umas chaves dpdt por 7 reais, será que são boas? Não achei outras.

Abraço

123nove
Veterano
# mar/13
· votar


Bertola, peço ajuda.. Me interessei nessa guitarra, mas isso é real? Autêntico? A Epiphone já fabricou stratos assim?

http://www.bomnegocio.com/parana/regiao_de_curitiba_e_paranagua/guitar ra_ephiphone_stratocaster___raridade__15028147.htm?

Abçs grande

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


EddieVanHalen
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466238486-violo-6-cordas-aco-ib anez-modelo-v-205sece-eletro-acustico-_JM
afinador-made-in-korea-_JM" target="_blank" rel="nofollow">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460134519-violo-folk-crafter-li te-de-spvtg-c-afinador-made-in-korea-_JM
Daave Muurraay
e possivel instalar somente um captador ativo em uma guitarrar HH e deixa o outro passivo funcionando normalmente ??
Em princípio, não.
Quanto aos capts, esses aí tem maior saída.
Felippe Rosa
Cordas da NIG são realmente confiáveis ?
Eu não confio.....
valts
Sim, é isso mesmo.
As chaves são essas mesmo.
123nove
Cara, NÃO compre essa guitarra... Eram de compensado...
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


rockbluesjazz
O vendedor em questão já retirou meu nome do referido anuncio.
Mais uma vez, obrigado.
Abç

123nove
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa, bom saber disso.. To pensando numa dessa:

http://www.hofma.com.br/h_detprod_cordas.asp?txtID=103

Achei por R$ 900 aqui numa loja em Ctba..

Vale? Oq pode falar dela?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


123nove
Essa guitarra é do tipo semi-acústica. Ela é muito específica, mais voltada para gêneros como jazz e bossa-nova. Por ser semi-acústica, possui uma tendência a microfonia e não pode ser tocada nem em altos volumes, nem perto do amp, nem com distorções (mesmo leves). Sugiro que vc compre uma semi-sólida, como esta:
http://www.hofma.com.br/h_detprod_cordas.asp?txtID=106
Abç

123nove
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Toco na igreja.. É uma igreja pequena.. O esquema sonoro lá é bem simplezinho: violoes/guitarras/mics » mesa » par de caixas ativas. É simples, talvez ate errado, mas funciona e dá conta do recado..
Toco com um Ibanez Talman TCM50E (violão), perto das caixas e não microfona..

Sera que se eu substituir o violao por ela, vai microfonar?

João Pedro Strabelli
Veterano
# mar/13
· votar


Já que tocaram no assunto de semi-acústicas, alguém já tocou em alguma archtop? A acústica, mesmo. Fiquei curioso sobre elas, mas as únicas referências que acho são os vídeos do youtube.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


123nove
Não, não vai...
João Pedro Strabelli
Essa citada acima é semi-acústica....
Existem as semi-sólidas (tipo 335).
Abçs

Philipi
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Troquei a ponte da minha guitarra, tenho certa impressão de que aponte esta torta:
http://postimage.org/image/k9tvk5ewl/
O que você acha?

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


Philipi

Não me pare pela foto, mas pra tirar a dúvida vc pode medir das extremidades do captador do meio até as extremidades da ponte, mas mesmo que a ponte esteja torda e vc consigir regular as 8º sem ter que recuar, ou avançar os carrinhos tá beleza.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Philipi
Esse tipo de site não abre aqui... Sorry...
Abç

Ramsay
Veterano
# mar/13
· votar


Philipi

Pela foto, o lado da ponte da mizinha está um pouco fora de prumo.
Se foi vc que instalou, o erro foi seu, mas, se foi um luthier, então o erro foi dele.

E o pior é que essa coisa é de difícil solução, uma vez que os 6 furos pra botar a ponte no prumo certo vão quase que coincidir com os 6 furos errados.

Enfim, aguarde a opinião do Bertola que é a pessoa mais adequada pra te responder...

Philipi
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Opa não sabia.
ponte torta

Abraço.

fconde77

Boa ideia, valeu!

Ramsay

Se tiver torta então está toda ela, não só um lado, os buracos dos parafusos alguns não ficaram totalmente 100% perfeitos, mas vou deixar fixa então não tem problema desde que a ponte esteja reta.
Foi eu mesmo que fiz, nunca tinha feito, tapei os furos antigos com palito de churrasquinho e superbonder, depois plainei com estilete e fiz os novos furos com uma mini retifica, eu marquei exato, mas depois quando estava furando saiu meio errado alguns furos, mas foi décimos de milímetros apenas, porém no fim na soma desses erros pode ficar beeem mais torto!

Philipi
Veterano
# mar/13
· votar


fconde77

kkkk mas o captador deve estar torto também, tendo em vista que fui eu quem fiz esse escudo ahahahah

Ramsay
Veterano
# mar/13 · Editado por: Ramsay
· votar


Philipi

Pelo jeito foi vc que instalou a ponte, certo??
O que eu estou dizendo é que pela foto a ponte está meio torta não só em relação a régua, como também em relação ao último traste do braço.
Esse negócio de fazer a furação certa é uma merda de tão difícil !!

Eu aconselho vc deixar do jeito que está, porque afinal o importante é não haver trastejamento, as alavancadas estarem normais e o som da guitarra estar nos conformes.
Porque, como dizem, as vezes a emenda sai pior que o soneto...

fconde77
Veterano
# mar/13 · Editado por: fconde77
· votar


Philipi
Pô mais tem, alguma coisa certa nessa guitarra? rsrsr... Brincadeira!
Faz o seguinte então, mede a partir do traste, melhor aproveita e mede tudo...
Do NUT até o 12º traste e desse 12º traste até a ponte, lembrando sempre que a medida deve ser a mesma, se não tiver uma régua grande o suficiente vai no barbante até vc conseguir medir com mais precisão depois, pelo menos dá pra ter uma ideia superficial... mas pra uma sexta-feira a noite tá bom né!!!

Ramsay
Cara não sei se da pra dizer se esta torto ou não pela foto pq ela não esta centralizada, vc pode notar que o flash refletiu na canoa do jack, se estivesse no centro o reflexo seria na direção da ponte, sem falar que a régua não ajuda em quase nada pq o corpo da guitarra não é simétrico.

Cesinha Realeza
Veterano
# mar/13
· votar


Bom dia Maurício e Seiji.
Estou comprando Potenciômetros Gibson pra colocar numa epiphone. Ao procurar eles vi que existem os pot´s Long Shaft e Short Shaft. Qual deles devo comprar?
Desde já muito obrigado!

Pé de chinelo
Veterano
# mar/13
· votar


Bom dia.

Quando se tem um braço empenado, mas não em forma de arco por causa da tensão das cordas. Tipo quando está empenado lateralmente, se é que me entendem, tipo tá mais baixo no mizão (encostando e trastejando) e mais alta na mizinha (ação alta).

O que fazer nessa situação?
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Philipi
Cara, se estiver alguns milimetros inclinada não tem problema, até porque vc vai usar a ponte fixa.
Faça o que o fconde77 disse (medição do posicionamento em relação ao 12º traste) e basta.
Cesinha Realeza
Long. Isso refere-se ao comprimento da rôsca do pot, que, no caso de uma LP ou similar, deve ser longa para "ultrapassar" a madeira do tampo.
Pé de chinelo
O braço está torcido. Na prática, o braço "já era"....
A não ser que seja uma guitarra cara ou "vintage", que valha à pena "desmontar" o braço, retirar a escala e reaplainar tudo, recolocar trastes novos, etc, etc. Ou seja, o custo é bem alto.
Abçs

123nove
Veterano
# mar/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E esse esquema sonoro tá errado ?

Philipi
Veterano
# mar/13
· votar


Ramsay


Opa segui sua dica o lado da mizona está exatamente meio milimetro mais próxima do trastes do que o da mizinha, mas acho que não vai afetar, no mais agradeço e muito boa sua dica .
Vou deixar assim mesmo. Grande Abraço.

fconde77
Pô mais tem, alguma coisa certa nessa guitarra? rsrsr... Brincadeira!

Pior que eu gostei dela toda meio esquisitona mesmo haahha, um pai nunca acha a filha feia.kkk
mas pra uma sexta-feira a noite tá bom né!!!
kkkkkk ta mesmo auhsauhasuhash.
Está torta meio milimetro, porém vai dar para compensar facilmente na regulagem dos saddles, mas não está descentralizada para nenhum lado no caso está apenas inclinada, se estivesse descentralizada ai seria beeem mais complicado!
Valeu Grande Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Opa fiz isso mesmo, está torta meio milimetro apenas e vai ficar fixa mesmo.
Valeu Grande Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


123nove
Em princípio, não. Mas eu sempre optaría por amps próprios para os instrumentos, mesmo que (nesse caso seu), pequenos (20/30WRMS).
Abç

overset09
Veterano
# mar/13
· votar


Tenho uma curiosidade: pq o Seiji não posta mais nesse tópico?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji