【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# fev/13 · Editado por: fconde77
· votar


cassiusmj
Cara relaxa, não precisa pedir desculpa por isso (pelo menos eu acho assim)...

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala, mestre!
Eu tenho uma pergunta que há mo tempo nao quer calar, e acho q seja uma das maiores polemicas entre os guitarristas!
A madeira da guitarra influencia taaaanto assim no timbre?
Por exemplo, eu sei que no violao faz total diferença, tanto no acustico quanto na captaçao que, na maioria dos casos, é piezo, ou seja, capta diretamente a vibraçao da madeira!
Agora em relaçao a guitarra de corpo solido, eu fico pensando, pois os captadores captam diretamente a vibraçao da corda atraves de uma alteraçao em seu campo magnetico, e sabemos que a madeira nao cria campo magnetico! Porem, é possivel que o tipo de madeira influencie a vibraçao da corda de forma a alterar o modo com que captador recebe essa onda? Tipo, uma guitarra de mogno faz com que a corda vibre de tal forma e a de alder faz com que ela vibre de outro, salientando harmonicos diferentes, aí vao haver respostas diferentes para um mesmo captador?
Eu fico pensando bastante nisso, pois a minha guitarra é de maple e muita gente critica, falando que ela é aguda demais e tal, mas eu nao acho isso! Até hj eu nao a vi estridente demais, pra mim está no ponto (pode levar em consideraçao que eu odeio com toda a minha força agudos em excesso)!
Por isso eu venho fazer esta pergunta a vc, pois sei que tens uma longa experiencia com guitarras e pôde experimentar varios tipo de instrumento com varias madeiras diferentes, entao eu acredito até que essa seja uma pergunta facil de responder rsrsrs.
Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock
corro o risco de danificar o amplificador?
Não, é só incômodo mesmo.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


diego_guitar06
Sim, influencia, mas esse é apenas um fator, dentre vários outros.
Abç

diego_guitar06
Veterano
# fev/13 · Editado por: diego_guitar06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim, claro! Existem muitos fatores que tbm influenciam! Por isso que eu perguntei se a influencia da madeira era significativa...
Abraçao e obrigado ;)

Philipi
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou para comprar a chapa para confecção de escudo de guitarra, é uma chapa comum do mesmo material que vem no escudo de qualquer guitarra.
Qual seriam as ferramentas que eu poderia utilizar para cortar o escudo?
Estilete, Retifica....? Qual?
Grande abraço.

fconde77
Veterano
# fev/13
· votar


Philipi

http://www.pauleiraguitars.com/como-fazer/escudo-para-instrumentos/

123nove
Veterano
# fev/13
· votar


é raro encontrar caps que tenham apenas 2 fios! Quase todos eles possuem 4

Mauricio, tenho uma infinidade de guitarras velhas aqui, e muitos captadores humbuckers de guitarra antigas tbm (jennifer, aria pro, ..), e muitos deles são somente dois fios.

Uma guitarra HSS em especifico, tinha um captador humbucker dimarzio antigo, que tinha so dois fios, e funcionava com 3 chaves independentes. Porem vendi o captador e agora quero colocar um captador Sound novo, porem ele tem 4 fios. Como procedo, visto que antes o esquema tinha apenas 2 fios e agora são quatro? Posso simplesmente tirar dois deles e repetir o esquema antigo?

Que procedimentos devo tomar? Não posso levar em luthier agora, pois estou com pouco dinheiro..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


diego_guitar06
E é...
Philipi
O ideal é sera de fita de cortar ossos em açougue. Pode ser feito com "tico-tico", mas requer habilidade e cuidado...
123nove
No esquema que vem com o capt tem como ligár em série.
Abçs

Philipi
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O ideal é sera de fita de cortar ossos em açougue. Pode ser feito com "tico-tico", mas requer habilidade e cuidado...


Mini Retifica não serve?

Philipi
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Como é o nome dessa broca que ele usa para cortar o escudo?


fconde77
Veterano
# fev/13
· votar


Philipi

Deve estar usando uma fresa reta
http://www.dremel.com.br/acessorios_contornarfresar.html

Philipi
Veterano
# fev/13
· votar


fconde77
Deve estar usando uma fresa reta


Qualquer fresa reta?
Ou tem que ser especifica para cortar acrilico/pvc?
Abçs

fconde77
Veterano
# fev/13 · Editado por: fconde77
· votar


Philipi

Conforme especificação no próprio site da Dremel que coloquei na resposta anterior:
"...incrustações e encaixes em madeira e outros materiais macios."

Vc pode usar uma broca pra corte mas essa acho mais difícil de encontrar e acaba saindo mais caro.
http://www.dremel.com.br/acessorios_cortar.html

PS.: Só pq ele usou essa broca ou fresa não quer dizer que elas são necessárias... Com uma furadeira vc faz varios furos seguindo as medidas e marcadas no acrílico e com uma "serrinha amarela" vai ligando os furos e da a forma final com uma lima, ai é só finalizar com lixa para dar acabamento. Vai dar mais trabalho, mas comprar uma broca ou fresa para, talvez, usar uma unica vez...

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


123nove
Foi mal! A das guitarras que vem com os caps originais é comum encontrar com dois fios! Mas captadores a venda a maior parte vem com 4 ;)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Philipi
Micro-retífica é mais usada para arremates, e não para o corte "em bruto".
Abç

Symptom
Veterano
# fev/13
· votar


Se comprar o 59 normal da seymour ele não vem com 4 fios não. Tem que ser a versão 4-conductor, que é bem pouquinho mais cara.

123nove
Veterano
# fev/13
· votar


diego_guitar06
Pois é, esse é o problema haha

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/13
· votar


Encontrei agora a pouco na net: http://www.rondomusic.com/photos/electric/hawkmnp90vwh5.jpghttp://www. rondomusic.com/photos/electric/hawkmnp90vwh5.jpg

Vale a pena?

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


123nove
Mas os que tem 4 fios é so soldar e isolar juntos os que vem no papelzinho do esquema do captador que nao tem nenhum problema! Fica a msma coisa!

cassiusmj
Veterano
# fev/13 · Editado por: cassiusmj
· votar


Symptom
Se comprar o 59 normal da seymour ele não vem com 4 fios não. Tem que ser a versão 4-conductor, que é bem pouquinho mais cara.

Serio mesmo ou ta brincando. Da uma olhada e ve se esse tem 4 fios.
SH-1B
SH-1N
Ali ta escrito 2 condutores, mas é mercado livre né... Sabe como é...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


João Pedro Strabelli
Não sei... Mas é interessante...
Abç

GRRS
Veterano
# fev/13 · Editado por: GRRS
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola, por acaso você teria o contato de algum luthier que confeccione corpos por um preço camarada? (se for de SP, melhor ainda, hehehe)

É que eu to com um esquema pra montar uma frankenstrat e não acho em lugar algum um corpo de stratocaster tipo hardtail


Desculpe o incomodo e obrigado pela atenção


Abs

valts
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É possível identificar se um humbucker é de alnico ou ceramico, apenas olhando? Tenho um dimarzio retirado de uma Parker e não achei especificação dele.

Symptom
Veterano
# fev/13
· votar


cassiusmj

Sério mesmo. A versão normal dele é com 2 condutores. Tem a versão com 4 condutores, só procurar. Não tem como saber só olhando a caixa, mas eu confiaria na descrição do vendedor. Provavelmente é 2 condutores mesmo.

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/13 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não sei... Mas é interessante...
http://www.rondomusic.com/photos/electric/hawkmnp90vwh5.jpg
Lá para o meio do ano vou levar a guitarra ao luthier. Deu vontade de aproveitar a ocasião, confeccionar um outro escudo e fazer isso. Existe algum segredo a mais para fazer isso ou é só aumentar a cavidade para o captador da ponte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


GRRS
Aí em SP, não.
valts
Os capts cerãmicos possuem imãs em barra na parte de baixo (singles) ou interna (Hb's).
João Pedro Strabelli
Segredo algum, exceto criatividade e habilidade.
Abçs

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


Symptom
Sério mesmo. A versão normal dele é com 2 condutores. Tem a versão com 4 condutores, só procurar. Não tem como saber só olhando a caixa, mas eu confiaria na descrição do vendedor. Provavelmente é 2 condutores mesmo.

Bah, dae nao tem jeito mesmo de fazer push pull né?

Symptom
Veterano
# fev/13
· votar


cassiusmj
Não.

valts
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas humbuckers de alnico, também são em barra, não são? Como identificar se uma barra é alnico ou cerâmico?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji