【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Symptom
É verdade. A questão é que estava me referindo aos capts Single-Coils e "extrapolei" para os HB's
Abç

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quem disse que o tensor serve pra abaixar cordas?
Todo mundo que eu conheço que toca, hehehe
Se você diz, tá bom então.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Felippe Rosa
Equívoco...
Abç

Symptom
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Com certeza. No caso dos single coils, é assim mesmo. Mas sem problemas, cara. Estava só querendo contribuir para o tópico com o mínimo de conhecimento que eu tenho, hehehe.

Felippe Rosa

O tensor atua mais equilibrando a tensão que as cordas exercem sobre o braço. Quando você estiver levantando ou abaixando as cordas, dependendo do quanto, às vezes é preciso mexer no tensor junto, para equilibrar a regulagem. Mas isso não quer dizer que ele em si sirva para abaixar ou levantar as cordas. Por esses e outros motivos, levar no luthier é sempre essencial.

rafamoraes
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Variações na afinação por conta de mudanças de temperatura e humidade são NORMAIS, e vc deve conferir a afinação sempre antes de tocar. Outrossim, pergunto: Suas tarrachas estão devidamente apertadas (em todas as suas porcas e parafusos)?, As cordas estão colocadas corretamente? Vc faz os procedimentos de estabilização da afinação sempre? Pergunto isso pois 90% dos casos de desafinação são simplesmente causados por não se seguir esses procedimentos OBRIGATÓRIOS.

Na verdade a guitarra acabou de voltar do luthier, então se ele não for muito porco, deve ter conferido toda a estrutura das tarrachas (imagino eu)... Meu cunhado tb tem uma G400, só que a Custom. Em teoria, as tarrachas são as mesmas Grover da minha, mas a dele parece bem estável de afinação. Assim, penso que provavelmente o problema da minha não seja especificamente a qualidade das tarrachas, mas sim esses outros fatores (aperto de porcas/parafusos, nut, colocação de cordas, etc).

Acho que vou dar mais um tempo pra ela, dar uma chance antes de me preciptar e trocar as tarrachas, por exemplo. Vamos ver se ela não estabiliza isso. Lembro que quando comprei minha Condor GX-50 Strato de começo ela parecia perder afinação, mas depois se mostrou fantástica nesse aspecto (apenas um dos, a guitarra é maravilhosa), pois segura perfeitamente bem a afinação mesmo com a ponte flutuante e alavancadas pesadas.

De qualquer forma não descarto uma troca das tarrachas num futuro, pois gosto do visual vintage das tulipas esverdeadas clássicas das Gibson.

Esse kit que te falei serviria na minha G400?

Abraço

sandro1909
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luis Bertola

Tenho uam Fender Strato e gostaria de saber como deve ficar a ponte ( modelo tremulo vintage) na minha guita. Aqueles 6 parafusos que prendem na parte da frente ( perto dos carrinhos ) devem ficar bem apertados ? E a parte traseira da ponte, deve ficar paralela á parte da frete, levemente levantada ou um pouco levantada ?

Agradeço desde já !

luckasgibson
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e aí Bertola. Você saberia me informar qua a ponte floyd das Ibanez Jem dos anos 80, mais especificamente uma JEM 7V 1984? Ela vale R$ 2500?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


rafamoraes
Não, pois as hastes das tarrachas tipo Kluson (de "tulipa" ou não) é mais estreita quea as das blindadas. Ademais, essas tarrachas, embora não sejam ruins, são inferiores às do tipo "blindada".
sandro1909
Os 6 parafusos devem estar firmes, mas não apertados. A base da ponte deve estar "pousada" sobre a superfície do corpo.
luckasgibson
Já ví até mais caro..... Mas acho muita grana pra pouca guitarra...........
Abçs

luckasgibson
Veterano
# fev/13 · Editado por: luckasgibson
· votar


Mauricio Luiz Bertola
porque pouca guitarra? Testei ela e gostei.
Que cuidados devo ter na hora de comprar qualquer guitarra seja ela nova ou usada? E nas usadas o que olhar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


luckasgibson
Acho muita grana para pagar apenas pela marca "Ibanez"... Ainda mais numa guitarra já usada. Até porque, guitarra com ponte tipo FR necessitam de manutenção constante e qualidade de componentes (o que é o caso...).
Para se compra guitarras usadas é necessário observar o estado geral do instrumento; se não há empenos, rachaduras, peças enferrujadas, estado dos trastes, etc. De cara vc precisará comprar um jôgo de molas novo (elas sofrem desgaste e tornam-se sem confiabilidade) e levar o instrumento a um luthier para uma regulagem geral.
Abç

snd
Veterano
# fev/13 · Editado por: snd
· votar


emachado
Diodos não server para o que você quer fazer. Olha esse aqui: http://i1150.photobucket.com/albums/o604/shotdownzero/Looper.jpg
Ele é completamente mecânico.

fconde77
Veterano
# fev/13
· votar


snd
Agora fiquei curioso sobre essa resposta, fui até a pág. 301 e não achei a pergunta do emachado ...rsrs
Esse esquema e do penta switch?

emachado
Veterano
# fev/13
· votar


Snd
Na verdade este esquema me pareceu bastante próximo do que procuro e do que desenhei. Porém, nele você não terá um recurso de ligar um patch (1 por exemplo) e ao mesmo tempo desligar o 4 que estava acionado.
Fica mandando sinal de duas chaves DIP ao mesmo tempo.


Fconde77
Minha pergunta inicial esta aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/p299#8641031

O que você acha?
Não perderia sinal demais com tantos fios e chaves?
O que acontece se a "entrada de sinal acontecer por meio de mais de uma DIP? Por exemplo, tenho um delay no patch 1 e vai entrar de novo o delay do patch 4, entre outros pedais.

emachado
Veterano
# fev/13 · Editado por: emachado
· votar


Fconde77
Bertola

Aproveitando, você conhece o Peavey envoy 110 (SS, falante de 10", dois canais, sem efeitos mirabolantes, saídade headphone, 65 W...).
Achei por 600 Dilmas e tenho boa impressão da Peavey (os Vypyr são escrachados aqui no fórum, mas outros modelos falam bem).

Tô no maior trampo pra comprar um bom amp .
Valvulado com fone só vi o Bugera V5.

luckasgibson
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw Bertola.
Abs.

fconde77
Veterano
# fev/13 · Editado por: fconde77
· votar


emachado
Não perderia sinal demais com tantos fios e chaves?
Perder sempre perde, mas acho que um boost resolveria esse problema.

O que acontece se a "entrada de sinal acontecer por meio de mais de uma DIP? Por exemplo, tenho um delay no patch 1 e vai entrar de novo o delay do patch 4, entre outros pedais.
Não acontece nada... esse penta switch serve pra isso, um toque varias configurações...
Dá uma olhada no vídeo review do "De Ros", acho que vai te esclarecer bem mais que qualquer coisa que eu escreva aqui.

emachado
Veterano
# fev/13
· votar


O que acontece se a "entrada de sinal acontecer por meio de mais de uma DIP? Por exemplo, tenho um delay no patch 1 e vai entrar de novo o delay do patch 4, entre outros pedais.
Não acontece nada... esse penta switch serve pra isso, um toque varias configurações...
Dá uma olhada no vídeo review do "De Ros", acho que vai te esclarecer bem mais que qualquer coisa que eu escreva aqui.


Fconde77

Então, eu não sei qual o esquema elétrico usado com o Penta switch, mas algumas opções americanas utilizam reles ou qualquer outro componente para fazer isso que eu apontei: liga um, desliga o outro.
O do Pedrone faz isso.

emachado
Veterano
# fev/13 · Editado por: emachado
· votar


Fconde77

Então, eu vou tentar montar neste esquema.
Se der errado, as chaves DIP são muito baratas e ainda aproveito as chaves 3 PDT para fazer um igual ao da TRUE BYPASS LOOPER EFX

Quero montar um case para pedais já com este recurso adicionado. Por isso, vou fazer o projeto já considerando o lugar de deixar este recurso.
Saudações

fconde77
Veterano
# fev/13 · Editado por: fconde77
· votar


emachado

Olha amplificador não tem muito que falar, vc testa e vê se gosta do som.... o que vc pode obter em fórum são experiências de outros usuários são informações sobre confiabilidade e durabilidade.
Não adianta eu falar pra vc comprar um Marshall se vc curte o som clean de um Fender.

emachado
Veterano
# fev/13
· votar


Fconde.

Neste esquema, não existe a opção do sinal fazer algo comum com pedais:

Digamos que eu use um overdrive de boost nas distorções mais pesadas. O sinal não terá uma "ordem a seguir", primeiro o overdrive e depois a distorção...

Não entendo quase nada de eletronica, mas no esquema são somados os sinais num único ponto, a chave DIP.

Procede?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


emachado
Sim, conheço e é um bom amp, mas eu prefiro o Banditt, com seu falante de 12pol.
Abç

emachado
Veterano
# fev/13
· votar


Valeu mestre!

emachado
Veterano
# fev/13 · Editado por: emachado
· votar


Fconde77

Na verdade, o sinal de cada ponto do return se encontra na chava 3 PDT, ou seja, sem que o efeito de um pedal passe pelo outro, tipo um phaser antes da distorção.

Snd

É por conta disto que cogitei o uso de diodos ou qualquer outro recurso que impeça o "retorno do sinal" para o próprio pedal, algo como um círculo...

Com "canais" para cada 3 PDT posso imprimir uma ordem nos pedais. É o que faz o da EFX que deixei o link acima.

Perceba que cada ponto SEND/RETURN recebe apenas o sinal "puro" produzido pela guitarra, sem efeito dos pedais.
Na 1ª chave 3PDT é o sinal marcado com marrom claro "saindo" en on para a 1ª chave DIP e está marcado com rosa claro.

emachado
Veterano
# fev/13 · Editado por: emachado
· votar


Fconde77
Bertola


Neste esquema é possível ter "uma ordem" na passagem pelos pedais.

Basta ligar o TIP na próxima combinação de chaves e jacks, como numa série. A 3 PDT vai "liberar" o sinal "puro" ou com o efeito aplicado.

É claro que podemos também ligar mais de um pedal em cada "canal" SEND/RETURN.

looper with led

fconde77
Veterano
# fev/13
· votar


emachado
Cara já me perdi todo nas suas perguntas, quando estou escrevendo a resposta vc edita!!!
Não sei ao certo o que vc pretende, quando digo pretende eu me refiro a uso. Agora, se as suas dúvidas forem sobre a eletrônica, propriamente dita, a galera aqui pode te até ajudar, mas aconselho visitar o fórum Handmades que o pessoal só discute sobre isso lá.

snd
Veterano
# fev/13 · Editado por: snd
· votar


emachado
Acho que o link que eu postei não é bem o que você queria.
Esquece tudo que você falou sobre diodo. Não é bem assim que funciona. Sugiro que você vá com calma nos experimentos DIY.

O sinal de audio da cadeia de efeitos é AC (corrente alternada), a tensão é na casa de mili-Volts até alguns poucos Volts (1V, 1.5V). Se você colocar um diodo em série com o sinal de audio ele irá causar um queda de pelo menso 0.6V, devido a sua característica funcional, além de evitar que metade da onda do sinal de audio siga em frente.

Quanto a pergunta sobre a criação de algo parecido com o pentaswitch ou o octaswitch. Eu acho que a melhor opção é algo como esse daqui: http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_sss_diagrams.pdf

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


Symptom
Valeu pela explicação cara, valeu mesmo !
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Tava vendo uns relatos aqui e vi gente dizendo que inverteu o captador do braço, isso realmente muda alguma coisa ou pode dar algum problema ?
Abçs

emachado
Veterano
# fev/13
· votar


Snd
Fconde77


Muito obrigado pelas dicas e links.
Vou optar por algo como o True da EFX mesmo, o qual é bem simples.

Valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Felippe Rosa
Eventualmente pode ficar "fora-de-fase"
Abç

Mulambojr.
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, eu sei que devem ter 300 mil perguntas assim aqui, mas mesmo assim... Eu tenho uma Strinberg Egs-267, aquela stratinho bem ruim hehe. Uso cordas .10 nela, e queria saber se se eu botasse .11 o braço iria empenar ou não.

Obrigado Bertola, abração cara!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji