【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Fábio Santiago
Veterano
# dez/12
· votar


olá um pergunta que parece obvia mais é uma ideia,

o braço da minha Epiphone les Paul 100, quebrou é parafusado, troculo de 57mm, so que os luthier aonde moro cobram R$1000, e um outro me cobrou R$2500 um braço novo, e demora varia de ate 4 meses por causa da lista de espera.

pra min o valor é alto, e já dá pra comprar uma guitarra igual a minha usada, recorri a internet, mas so achei braço de stratocaster, ou braço de telecaster,

sei que as medidas são diferentes, e vai ficar fora a ponte da Les Paul pra entonação, ou seja tem que colocar ela uns 20mm pra trás, aproximadamente.

só que vi uns braços mais compridos de 22 casa maiores do que os comuns foto http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456148349-braco-para-telecaster -_JM

do que os que só a escala é maior e o braço é menor foto
http://cdn102.iofferphoto.com/img3/item/507/901/470/warmoth-stratocast er-neck-ebony-board-w-boatneck-back-0253.jpg


minha pergunta este braço maior serviria na minha guitarra pra não precisar mexer na ponte, e eu não e pra voltar usar a guitarra?

RatRat
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá,
Tou montando uma guitarra e tentando me livrar do costume de achar que o que vem dos EUA é melhor. Por enquanto tenho um corpo de uma sx (que o luthier, meu amigo indentificou como basswood). O braço está sendo feito em pau-marfim(li argumentos seus que ele é tão bom quanto ou melhor que o maple e decidi me arriscar hehe) e queria saber uma madeira diferente pro corpo, mas com uma resposta boa pra quem toca Hendrix, SRV, John Mayer e que seja encontrada no Brasil. Sei do Marupá e do Cedro, mas queria alguma coisa com resposta melhor...
Já toquei em um guitarra feita em freijó e achei interessante, mas queria mais idéias...

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


deboraiommi
Não. Procure usar encordoamentos de espessura alta (0.12 ou 0.13).
Fábio Santiago
minha pergunta este braço maior serviria na minha guitarra pra não precisar mexer na ponte, e eu não e pra voltar usar a guitarra?
Não. Em 1º lugar essa guitarra é relativamente barata, e isso só se justificaría por valôr sentimental. Braços de guitarras tipo Gibson tem escala menor, e não importa o nº de trastes, mas e relação entre eles que é menor.
Compre esse:
http://www.ebay.com/itm/New-Unfinished-electric-guitar-Neck-Solid-wood -1-pcs-3l-/190764804472?pt=Guitar_Accessories&hash=item2c6a77e978
RatRat
Cara, o freijó é o ideal. Agora, não existe alguma coisa com resposta melhor, o que existe é madeira boa ou ruim, amp bom ou ruim, capts bons ou ruins, músico que timbra bem, ou não....
Abçs

Fábio Santiago
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é colado esse, preciso de um que seja parafusado, igual de strato troculo de 57 mm

RatRat
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hum... O basswood é realmente ruim ou isso é um preconceito por ser uma madeira barata?

fconde77
Veterano
# dez/12 · Editado por: fconde77
· votar


Fábio Santiago

É só dar uma catada no Ebay que acha... não li atentamente mas acredito que esse serve.
http://www.ebay.com/itm/EDEN-LP-Guitar-Neck-Mahogany-Rosewood-Solid-Bl ack-Finish-24-75-24-3-4-Scale-/160946987104?pt=Guitar_Accessories&hash =item2579302060

RatRat

Mito, é apenas uma madeira tonal como outra qualquer, e características sonoras proprias, inclusive a Ibanez usa muita essa madeira na maioria de suas guitarras inclusive nos modelos TOP como a RG Premium

NicoRox
Veterano
# dez/12
· votar


Se eu comprar uma guitarra com braço inteiriço e ela empenar depois de um tempo eu posso transformar o braço em um braço colado ou parafusado? irei gastar muito ou pouco?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


Fábio Santiago
No próprio ML, tem. Procure.
RatRat
O basswood é realmente ruim
Isso não existe meu rapaz...
NicoRox
Se eu comprar uma guitarra com braço inteiriço e ela empenar depois de um tempo eu posso transformar o braço em um braço colado ou parafusado?
Não.
irei gastar muito ou pouco?
Como assim?
Braço empenado conserta-se com o tensor (até um determinado limite). Torcido é que é o problema... Quanto ao muito ou pouco, depende...
Abçs

RatRat
Veterano
# dez/12
· votar


Mas Bertola, vc mesmo disse que o que existe é madeira boa ou ruim... Desculpa a confusão, mas é que eu realmente não entendi...

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


RatRat
Existe mogno bom e mogno ruim, tília (basswood) bem e ruim, freixo (ash), bom e ruim, corpo mal feito (com excesso de emendas horizontais) e bem feito... O TIPO da madeira influi, mas o que interessa é que a peça "usinada" tenha qualidade (somado ao das outras peças e ao amp).
Abç

Eliseu_Augusto
Veterano
# dez/12
· votar


na construção de um violão é preciso ter cuidado/atenção além do normal do que na construção da guitarra em relação a madeira ou é a mesma coisa? se tiver que ter mais atenção, é devido a oq?
abraço

krixzy
Veterano
# dez/12 · Editado por: krixzy
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, usando cordas hibridas 0.10 ~ 0.60 ou 0.11~ 0.70 por muito tempo, pode torcer o braço da guitarra, tipo como se torce uma flanela pra tirar excesso de água, ou pode causar algum problema no braço com o tempo?

(Isso com tensor regulado pra tensão das cordas)

LucasGuitar9712
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

voce entende de pintura tambem?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


Eliseu_Augusto
A construção de instrumentos acústicos é mui mais complexa exige muito mais perícia (e talento!),e bem mais horas-trabalho.
krixzy
Não.
LucasGuitar9712
Muito pouco, o suficiente para não fazer. Sub-loco esse tipo de serviço.
Abçs

Eliseu_Augusto
Veterano
# dez/12
· votar


entendi..
eu tbm to querendo comprar um violão mas não mt sofisticado. ai vi esse aqui http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_89285_1526_Violao- Condor-Folk-SD-10-Aco-Eletrico-Afinador-Embutido
eu não entendo nada de madeiras de violão mas li que mogno é uma madeira muito utilizada no fundo e nas laterais . e no tampo o spruce! e esse violão tem exatamente essas coisas: laterais e fundo de mogno e tampo de spruce! é custo x beneficio esse violão ou você teria um violão melhor custo x beneficio pra me indicar?

Eliseu_Augusto
Veterano
# dez/12
· votar


aaah, e outra rs e eu não achei mt coisa sobre esse Nato (madeira do braço). poderia me dizer qual as especificações dessa madeira? abraço

eliahu
Veterano
# dez/12
· votar


Olá ,galera. Comprei minha primeira guitarra. Sempre toquei piano e violão, e agora vou de guitarra. Escolhi uma Shelter Nashville Les Paul, que retirei há alguns dias da loja. Agora preciso das regulagens para deixa-la tinindo. Alguem me indica um luthier aqui em Sampa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


Eliseu_Augusto
É um violão de bom custo-benefício.
Eliseu_Augusto
Semelhante ao mogno e ao cedro-rosa.
eliahu
Só posso indicar meu mestre e grande pessoa: Sérgio Buccini.
Abçs

vitorrock
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola,minha guitarra é H-S-S,estava pensando em deixar H-H
Para isso é necessário só trocar o escudo e potenciômetros?
Não é preciso cavar nada na madeira?

eliahu
Veterano
# dez/12
· votar


Ok, Bertola. Obrigado e abr.

RatRat
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ah, entendi agora o que vc quis dizer! Esse conceito eu meio que já usava, mas o que eu queria saber era que madeira escolher pra ter um timbre de strato, mas que fosse algo nacional. O freijó seria o ideal mesmo?

Obrigado pela atenção!
Feliz ano novo e Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


vitorrock
Depende de que guitarra for, e se tem cavidades para isso...
RatRat
Sim.
Igualmente.
Abçs

Thejapamuri
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Caro Bertola, eu queria saber qual ferramente é necessária para regular o tensor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Thejapamuri
Geralmente chave Allen.
Abç

sandro1909
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luis Bertola

Antes de mais nada " Feliz 2013 "

Tenho uma Fender American e ontem ao colocar a alavanca na guita, ( antes coloquei a mola ) td tranquilo, mas ao retirar a alavanca, a molinha não quis sair junto. Será que isso é sério ? Oque faço agora ? Tento eu mesmo tirar ou levo no luthier ?

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


sandro1909
Tente com uma pinça.
Abç

vitorrock
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É uma strato,será que dá?

Thejapamuri
Veterano
# jan/13 · Editado por: Thejapamuri
· votar


vitorrock

Se voce tirar o escudo (vai ter que trocar ele também), voce vera a parte de baixo do escudo que dependendo de alguns modelos é totalmente cavado (por isso o uso de escudos) e também há guitarras onde só é cavado nos lugares dos captadores. E você também precisara trocar a fiação.

@Edit: Se eu falei uma besteira, por favor me corrijam.

LucasGuitarBand
Veterano
# jan/13
· votar


Fala cara, a minha guitarra é floyd rose, e como alguns sabem, as cordas dela só podem ser trocadas uma de cada vez, se não ela desregula, mas como irei fazer a troca dos marcadores de escala? (aquelas bolinhas brancas)

O.B.S : Vou usar umas bolinhas da cor do braço da guitarra pra cobrir as bolinhas velhas!

sandro1909
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Depois de tentar com uma pinça por inúmeras vezes, coloquei a alavanca de novo, dei umas puxadas, e ao retirar a mola veio junto, hehehe.
Valeu pela dica.

Abs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji