【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
rafael_cpu
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
rafael_cpu
Cara, como luthier eu não recomendo isso. Eu estou aqui com uma guitarra para reforma que o dono comprou esses trastes (que aliás já coloquei), mas que foi uma verdadeira tortura para colocar e desbastar as pontas (o que estou fazendo), inclusive caiu uma limalha no meu olho ferindo-o e deixando p...! Estou tendo que usar uma Dremel com "bit" de pedra de amolar para fazer isso, um verdadeiro inferno, que me deixou com uma p.... má vontado com a dita guitarra......


Obrigado, Bertola!
Bom final de semana.

seek n destroy
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, as guitarras Vintages são de qualidade ?
Outra dúvida, como eu devo tirar as cordas quando for limpar a escala, para não danificar o braço, empenar ou coisa parecida ?

Desde já agradeço.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


seek n destroy
as guitarras Vintages são de qualidade ?
Sim, são.
como eu devo tirar as cordas
Apenas tire-as, limpe a escala e coloque as cordas novas.
Abçs

WebTiago
Veterano
# abr/11
· votar


Bertola, o que acha dos violoes Walden? Seriam superiores ao Cort? Tanto em questão de madeira...

iRock
Veterano
# abr/11 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pelo que eu sei os transtes dos violões de nylon devem ser mais quadrados, enquanto os da guitarra e do violão de aço podem ser iguais, correto?

guizimm
Veterano
# abr/11
· votar


o bertola,se eu coloca 0.11 na minha guitarra vai diminua muito o risco de estora as cordas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


WebTiago
Não os conheço...
iRock
Sim.
guizimm
Depende de porque as cordas "estouram" em sua guitarra. Se for por alguma "rebarba" de metal em alguma paça de metal, não fará diferença. Se é porque vc "senta a mão", sim.
Abçs

kami_hiey_bakura
Veterano
# abr/11
· votar


cara estou com um problema
ontem meu amigo disse que iria começar tocar guitarra so que ele disse que o pai dele tinha uma guitarra velha(toda fudida) e não tinha grana para levar a um lunthier,ai para ajudar o cara eu fui dar uma arrumada na guitarra(limpei ponte,trastes,captadores,e poli um pouco também arrumei a altura dos caps e da ponte e ajustei as tarraxas) dele so que na ponta das cordas aquelas bolinhas enferrujaram e travaram e eu so consegui tirar 4 falta 2 que estão completamente travadas oque eu posso passar nela para tentar tirar?

fconde77
Veterano
# abr/11
· votar


kami_hiey_bakura

Cara, tenta com WD-40, alias as partes metálicas podem é devem ser limpas para evitar a oxidação, aplique com cuidado e moderação retirando o excesso depois com pano macio.

fconde77
Veterano
# abr/11
· votar


Bertola, estou com um violão bem antigo e notei que o tampo atrás do cavalete esta empenado (estufado) deixando o cavalete mais alto (não está soltando).
A colocação de um cordal diminuiria a tensão no cavalete?
Teria como o tampo voltar só com o cordal, ou seria necessário outro procedimento?

WebTiago
Veterano
# abr/11
· votar


So pelas especificações, é bom:

G740CE
Corpo

Shape: Flat Grand Auditorium Cutaway
Tampo: Solid Sitka Spruce
Faixa/fundo: African Mahogany
Cavalete: Rosewood
Cores: Natural

Braço

Braço: Mahogany com tensor regulável
Escala: 648mm em Rosewood
Trastes: 20 em Alpaca

Detalhes

Tarraxas: Blindadas Douradas
Logotipo: em Abalone
Rosette: em Abalone

Acabamento

Acabamento Satinado (Fosco)

Opções

Pré-eq: Fishman Aero + com afinador eletrônico
Equipado com cordas Daddario EXP
Acompanha umidificador Planet Waves, um pino de cordas e um rastilho extra
Acondicionado em Bag Luxo Walden

Saul Morello
Veterano
# abr/11
· votar


grande bertola olá denovo!!


uma duvida e uma curiosidade agora

duvida: vc conhece as ibanez S 420? são boas? vlw aew se responder

curiosidade: se colocarmos cordas de aço (aquelas de violão) o som sai? e se colocarmos cordas de nylon em semi-acusticas o som tbm sai? já q é uma guuitarra que tem um som aproximado de um violão

kami_hiey_bakura
Veterano
# abr/11
· votar


fconde77
cara eu passei aqui em casa,so que eles continuaram entaladas la dentro dos tubos,ai eu usei um prego bem fino e coloquei la dentro ate elas sairem por traz da guitarra

Andras
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vou tentar por de outra forma:

Tenho duas guitarras, cada uma com as caracteristicas citadas anteriormente. Uma das guitarrras soa com um volume mais baixo tocada desplugada que a outra (tocada desplugada tambem).

Eu acredito que a diferenca se deva ao encordoamento de marcas diferentes, mas como tenho duvidas quanto a procedencia da madeira de uma das guitarras (a de mogno), gostaria de ter uma ideia de se "obrigatoriamente uma guitarra de mogno deve soar mais alto desplugada que uma de nato".

StratoBlues
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Mestre, desculpe atolar seu sábado com questões idiotas mas...

Eu reformei aqui uma guitarra pro meu sobrinho, e coloquei tarraxas Gotoh Magnum Lock. Até aí beleza, só que ele estourou uma corda,e não estou conseguindo soltar as travas das cordas...Como proceder?

Elas possuem uma entrada para chave de fenda, e depois de tentar eu só consegui dar uma marcadinha na entrada, não consegui gira-lá.

Já peguei o manual das tarraxas, videos do youtube, site da Gotoh e nada... Será que você poderia me salvar?

Abraço!

fconde77
Veterano
# abr/11 · Editado por: fconde77
· votar


kami_hiey_bakura
cara eu passei aqui em casa,so que eles continuaram entaladas la dentro dos tubos,ai eu usei um prego bem fino e coloquei la dentro ate elas sairem por traz da guitarra

Cara... só uma palavra: "TENSO", mas é assim mesmo, o WD solta mas não de uma hora pra outra, as x tem que aplicar + de 1 vez e deixar. Como vc conseguiu com prego.. rsrsrs.. parabéns!
Mas me diga só de curiosidade: Que ponte é, Tune-o-matic, tremolo ou aquelas que equipavam as antigas Giannini ?

kami_hiey_bakura
Veterano
# abr/11
· votar


fconde77
não manjo muito disso mais a ponte é bem ''podre''

a guitarra doc ara é uma yamaha g303 eu acho a ponte dela é igual a da menphis mg-32

foi foda tirar as cordas com o preguinho

fconde77
Veterano
# abr/11 · Editado por: fconde77
· votar


Quem puder me ajudar, e opinar nessa dúvida eu agradeço!

Surgiram 2 oportunidades de compra de um SST 57, sendo que:

- 1º esta por R$ 350,00 toda original, como saiu da loja,
- 2º já esta toda regulada e com tarraxas Planet Waves com trava por R$ 500,00.

Qual valeria mais a pena, a segunda né?

Bereta
Veterano
# abr/11
· votar


Meu suor é altamente destrutivo! Mesmo limpando após tocar, detona tudo!

To com um parafuso daquela "moldura" em volta dos captadores enjambrado pela ferrugem. Com a chave ele nem dá sinal de girar e se forçar vai desgastar o parafuso. Como posso fazer pra tirar ele? Idéias?

Abç!

kami_hiey_bakura
Veterano
# abr/11
· votar


Bereta
tenta na força mesmo mano se desgastar coloca outro ou não, use o xd-40


uma guita do meu mano tava com os parafusos enferrujados também troquei todos por um par de parafusos pretos ficou muito top ainda mais pois a guitarra era da cor preta so falta colocar knobs pretos para ficar mais foda.

JeanOliveira93
Veterano
# abr/11 · Editado por: JeanOliveira93
· votar


olá Bertola. quero saber se fica bom usar uma pedaleira junto com pedais. tipo tenho uma zoom g2, usar ela junto com um Guv'Nor.

fconde77
Veterano
# abr/11 · Editado por: fconde77
· votar


Bereta

Tenho o mesmo problema com meu suor e a maresia aqui de casa, mas passo WD-40 nas ferragens pra não ter esse problema ou minimizar, já tentei achar o WD-40 em caneta, tipo marca texto pra facilitar nesses lugares menores e mais precisos mas não encontrei, então com um pano velho eu aplico e limpo o ecesso.

Como falei com o camarada acima com as cordas travadas na ponte, passa WD-40 no parafuso e deixa, repetindo a aplicação... se depois de +- uns 3 dias não der sinal que vai soltar, coloque a chave no parafuso e de "leve", pra não estragar o escudo ou corpo, de umas batidas no cabo como se fosse "martelar" o parafuso com a chave pra destravar e tente afrouxar depois disso!
Em ultimo caso se estragar o parafuso eu usaria uma micro retífica e trasnformaria o parafuso de philips para fenda pra ter um maior torque e outra oportunidade!

GustGuitar
Veterano
# abr/11
· votar


Bertola
Eñtão, a saída do captador da Malagoli é de 16k mais ou menos, os stock da Condor tem mais ou menos saída?
Obrigado

Joel_ESP
Veterano
# mai/11 · Editado por: Joel_ESP
· votar


Deixa pra lá...

Alex Guitarreiro
Veterano
# mai/11
· votar


to querendo reviver minha condorzinha rx20 aqui sem gastar muito dinheiro
coisas pequenas mas que fazem a diferença sabe
só não pretendo levar em luthier pra fazer regulagem (tenho outra guitarra e vou usar essa para aprender esses ajustes mais simples)

oq me aconselharia? nut de osso, blindagem?

provavelmente vou trocar os parafusos do escudo que estão enferrujados

queria saber também se a ferrugem nos captadores atrapalha muito e se seria necessario trocá-los por causa disso

e queria saber se a ferrugem na ponte e nas tarraxas pode ser "limpada" com bombril
isso ai são minhas duvidas =)

fconde77
Veterano
# mai/11 · Editado por: fconde77
· votar


Alex Guitarreiro

Rapaz, se é só pra reviver acho que nut de osso e preciosismo(sei que é melhor e não se discute isso), como vc falou que não pretende levar a um luthier se errar vai ter de levar até pq o NUT vc tem que abrir o espaço pra corda.
Parafuso enferrujado é legal trocar,não pela estética, pq depois essa porcaria trava e as X só sai na porrada.. rsrsrs
Ferrugem em tarraxas e ponte podem ser limpadas com moderação, mas não vão ficar como novas pq o cromo esta soltando, mas melhora! Use WD-40 pra manter livre da umidade e maresia e tire o ecesso com pano.
Quanto a ferrugem em captador não sei dizer... isso é assunto pro Bertola que tem muito mais estrada!
Legal que vc pode fazer nela é uma blindagem!

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E essas Squiers Jazzmaster são antigas, né? Porque não tem nem pra vender nem no site.... Elas são boas?

valeu!

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


kami_hiey_bakura
Use uma chavinha allen para empurrar a bolinha da corda da cavidade. Um pouco de WD-40 ajuda.
fconde77
A colocação de um cordal diminuiria a tensão no cavalete?
Sim.
Teria como o tampo voltar só com o cordal, ou seria necessário outro procedimento?
Existe uma grande possibilidade de que sim.
WebTiago
Não sei. Teste e veja se é ou não...
Saul Morello
São guitarras legais sim.
Cara, corda de violão é para violão, de guitarra, para guitarra.....
Andras
Cara, cada guitarra soa de um jeito. Geralmente boas guitarras tem bom timbre e projeção quando tocadas desligadas.
StratoBlues
Não há como eu ajudá-lo... Vá tentando aí... com uma chave adequada...
Bereta
Use uma chave de fenda, e limpe bem sua guitarra depois de tocar, bem como diminua o consume de carne vermelha e lave muito bem as mãos antes de tocar.
GustGuitar
Tem menos, mas não sei quanto. Consulte o site da empresa ou meça com um multímetro.
felipelfln
Cara, eu não sei... Já saíram de linha.
Abçs

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pena.... Vai ter que ser uma Fender msm... É que gostei do som dos P-90... Principalmente o do braço... Então outra pergunta. Os P-94 tipo o Phat Cat da Seymour Duncan tem o mesmo som do P-90? Senão compro uma SG ou LP e ponho...

Valeu, cara

abç

_Dudu_
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que vc acha da strinberg clp-79, experimentei e achei o braço bem fino e macio + a captação deixou a desejar
o q vc acha delas ? vc acha que vale a pena investir nela e trocar as tarraxas e a captação ? tem alguma melhor nessa faixa de preço ? (tava 480 $$, quero ela para estudo e para tocar na igreja e pequenos eventos)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji