【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Guinervauscko
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz
Bertola

Me diz o que não ficou claro que eu tento esmiuçar melhor novamente.
Quanto aos captadores eu acho que resolvi o problema, eu consegui deixar a ponte numa altura aceitável, em relação a ação das cordas e também consegui deixá-la reta para manter a afinação. Os captadores eu tive que baixar o da ponte um pouco mesmo, mas o da ponte ainda fica inclinado fazendo com que a parte mais póxima da ponte fique mais alta, não sei se isso é normal. A gente vê foto daqueles EMG's retos certinhos até com o corpo da guitarra e acha que todo captador com o mesmo desenho tenha que ficar assim. Já não sei demais nada.
Certo, consegui regolar a floyd de uma maneira que ela se mantesse reta em relação ao corpo, mas não tá segurando a afinação, não faço idéia do que pode ser. Isso é por que ainda precisa oitavar ou mesmo antes de oitavar tem que segurar a afinação?
Outra coisa, vi em outro tópico alguém dizendo que trastejamento com ação baixa é normal. Eu toco mais metal extremo mesmo, death, thrash, black metal. Para evitar esse trastejamento é bom então eu deixar a ação mais alta? Isso vai dar mais volume tamém não?
Em relação ao tensor, eu realmente não tenho intensão de mexer nisso, se tiver que fazer eu vou procurar alguém de fora mesmo, e o braço não parece estar inclinado ou empenado em nenhum sentido, pelo menos eu não percebi, minha dúvida foi em relação ao trastejamento mesmo que eu to achando demais.
Em relação aos suportes. Então não faz diferença manter a guitarra dentro ou fora do bag desde que eu a mantenha limpa?
Obrigado pelas dicas e respostas ajudou bastante.

Tom.Morello
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não é pra ficar mudando afinação toda hora não...

Aproveitando o tema.
No meu caso eu só mudo a afinação da mizona. Pois em algumas músicas tenho que afiná-la em D. É a única corda em que eu altero a afinação, mas isso é frequente. Por exemplo, na banda que toco, de 10 músicas 4 eu necessito da afinação da mizona em D.

Isso pode ter algum problema maior?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Guinervauscko
Cara, o captador tem que ficar inclinado mesmo, pois as cordas primas tem menos massa e menor amplitude de vibração que os bordões, assim os polos do capt tem que ficar mais próximo delas.
Sua guitarra não está segurando afinação por um monte de motivos: Má regulagem; cordas colocadas erradamente; molas da ponte gastas, froxas o em menor quantidade. Quanto á regulagem de 8ªs, ela deve ser feita com afinador eletrônico, e, em uma ponte tipo FR, ela é mais dificultosa.
Atente para uma coisa: SE NÃO SAI NO AMP NÃO É TRASTEJAMENTO.
Se vc acha que está trastejando por conta de sua técnica, ou vc a muda, ou aumenta a ação das cordas, mas não demais. Use o bom-senso.
Tom.Morello
Em demasía é prejudicial sim. Mas é difícil dar problema d empenamento.
Abçs

Jean_Strato
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara vou essa semana, comprar uma Cort gold viva 2, tem algum comentário ou critica referente a marca e/ou a guitarra ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Jean_Strato
Não, nenhuma. É uma boa guitarra...
Abç

Guinervauscko
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, afinar meio tom mais grave(Eb) com cordas 0.9 dá muita diferença pra que não segure a afinação? Precisaria de mais molas para meio tom apenas ou um encordoamento mais expesso como 0.10?
Eu tenho um afinador eletrônico, por isso mesmo reparei que a afinação não estabilizava, de ouvido deu para perceber bem também.
Achei um bendito luthier aqui na minha cidade que cobra R$50,00 para regular + cordas. É um preço justo? Pois estou querendo levar nele de uma vez e parar de sofrer. Para tocar death, thrash e black metal você recomenda uma ação mais alta ou baixa, ou isso depende mais de como eu toco?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Guinervauscko
Prefira sempre 0.10, principalmente se for usar uma afinação "mais baixa"...
Embora hajam limites, a ação deve seguir a "pegada" do músico.
Não comento preços; é anti-ético...
Abç

Pipinho999
Veterano
# mai/12
· votar


Vou comprar uma guitarra da Walczak( tele ou strato). Sempre gostei de telecasters, ela vai ser de Cedro Rosa. Será que ficaria versátil se eu botasse um hot rail na ponte? Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Pipinho999
Cara, isso apenas lhe dará maior saída e um timbre mais agressivo.
Quem tem que serversátil é o guitrrista....
Abç

ssantoss
Veterano
# mai/12
· votar


tava tocando com minha epiphone les paul classic e do nada ela comessou a fazer muito ruido e nao sair o som (do que eu toco), mais quando eu coloco a mao no cabo isso praticamente some (volta ao normal), portanto suspeitei que fosse problema com o terra. abri a guitarra (tirei os parafusos do jack e a tampa onde fica os pots) e vi um fio que saia do jack estava quebrado, procurei algum fio entre os pots, mais nao vi nenhum quebrado (que fose o correspondente ao que quebrou no jack), procurei varios esquemas na internet mais nao achei num que me mostrasse onde esse fio e soldado. onde eu soldo esse fio? vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


ssantoss
Onde está arrebentado? No "jack", no potenciômetro?
Abç

willmouradd
Veterano
# mai/12
· votar


galera queria saber se alguem pode me dar detalhes sobre esta guitarra q comprei pois n sei nada sobre ela modelo,marca origem
[IMG]http://img844.imageshack.us/img844/3200/dsc06659e.th.jpg[/IMG]

[IMG]http://img26.imageshack.us/img26/7991/dsc06660w.th.jpg[/IMG]

willmouradd
Veterano
# mai/12
· votar


mauricio luiz bertola vc pode responder minha pergunta ae em cima?

Pipinho999
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tipo, ela ficaria sem ruídos nas distorções?

willmouradd
Veterano
# mai/12
· votar


alguem sabe algo da minha guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Pipinho999
Isso não existe (guitarra 100% silenciosa), mas o nível de ruído será menor sim.
willmouradd
Amigo estou na universidade e aqui não abre esse tipo de site. Portanto, tenha calma e aguarde, pois aqui ninguém é pago para responder nada...
Abçs

willmouradd
Veterano
# mai/12
· votar


aaah blz foi mal

ssantoss
Veterano
# mai/12
· votar


ele esta quebrado no jack, tem dois fios saindo do jack, um que se junta a outros e vai para a chave de selecao de captadores (eu acho), e tem o fio que arrebentou, que tem apenas uma ponta saindo do jack.

MatheosXpt
Veterano
# mai/12
· votar


Dizem que sempre que se compra um violão novo, é bom levar em um luthier pra fazer regulagem, ajustar a altura das cordas, pra ficar melhor é bom trocar as peças de plástico por de osso.

Minha dúvida é: isso também se aplica aos violões tops?

Eu tenho planos pra comprar um Taylor 314CE; com relação a minha dúvida de cima, seria bom levar ou não num luthier? E pedir pra ele mudar o que no violão?

Desde já agradeço :D

Pipinho999
Veterano
# mai/12 · Editado por: Pipinho999
· votar


Ah, eu também queria saber se vale a pena comprar uma daquelas Jazzmaster da Guitarfetish.

Ps: Meus modelos preferidos são Tele e Jazzmaster hehe.

Edit: Qual será que tem o maior CxB, a Jazz eh em Alder e vai custar uns 1000 reais com impostos e a Walczak Tele é em Cedro e custa 800 reais.

Luiz Almeida
Veterano
# mai/12
· votar


Olá!

Tenho uma guitarra modelo Les Paul com braço parafusado (sei, não é LP...) da Stuwart (nem logo tem).
O problema é que eu gostei do braço dela, então estava pensando em fazer um corpo LP e utilizar esse braço, porém colando.
Estou pensando em colocar esse braço mais para dentro do corpo (novo) da guitarra, respeitando a distância da ponte (oitavas).
Será que vai ter algum problema, tipo descolamento? Ou outro problema?

Digo problema de descolamento pois o braço não tem esse formato de tróculo de LP:
http://bimg2.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_2710705997_052012.jpg

Já agradeço pela ajuda.

Shinigami_
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vou trocar o nut da minha Epiphone LP Standard, que até o momento é de plástico.

Poderia me dizer qual seria o material de nut indicado? Pretendo tocar rock e metal com ela.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


ssantoss
Então solde de novo... Ou leve a um luthier que saiba o que fazer.
MatheosXpt
Sim, aplica-se.
Pipinho999
Isso é com vc...
Luiz Almeida
Possível, é. Usam-se pinos, mas isso tem que ser feito por um luthier habilitado.
Shinigami_
Osso ou latão.
willmouradd
Está me parecendo uma Golden, mas não tenho certeza absoluta...
Abçs

trashit hc
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

bom dia!

eu comprei essa guitarra.

só que ela veio sem as roldanas. eu posso comprar qualquer uma que serve?? ou tem algum modelo certo?

tava querendo comprar essas.

ou essas.

abs.

Luiz Almeida
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Luiz Almeida
Possível, é. Usam-se pinos, mas isso tem que ser feito por um luthier habilitado.

Mauricio, agradeço pela resposta. Mas o que seriam esses pinos? Seriam aqueles utilizados em móveis para juntar uma peça a outra?
Gostaria eu mesmo de fazer, até porque o único luthier de confiança que tinha por aqui suspendeu as atividades.

Valeu cara.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


trashit hc
Cara, compra logo modelos com trava... Comprei numa loja aqui de Niterói para meus baixos por um pouco mais de R$20.
Luiz Almeida
Sim, pinos como esse.
Cara, é preciso experiência para fazer...
Abçs

trashit hc
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, compra logo modelos com trava... Comprei numa loja aqui de Niterói para meus baixos por um pouco mais de R$20.
aqui em PE é mais dificil encontrar... tenho que comprar pela net mesmo.
mais no mercado livre tá por R$ 60,00 com trava.


então os lhe mostrei serve??

abs.

Pipinho999
Veterano
# mai/12
· votar


Um amp Landscape Predator 65w da conta de ensaio e ta bom por 660 reais?

Shinigami_
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quais são as diferenças/características dos nuts de osso para os de latão em uma guitarra?

Vale a pena um nut graphtech?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


trashit hc
Servir, serve... Mas esses não são de trava.
Pipinho999
O problema desse amp é ter falante de 10 pol....
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji