【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Otaniel
Veterano
# abr/12
· votar


Aproveitando, li a pergunta do iRock quanto a madeira ALDER x BASSWOOD ,,,, kero deixar aki uma conclusão.

Os kits (guitar) que sao vendidos la fora, e que muitos inocentemente importam, são descritos que o corpo é el ALDER, porem, nao caiam nessa ilusão. É somente uma lamina colada em cima do Basswood.

Nada contra a madeira X ou madeira Y, sou contra as propagandas enganosas e que, infelismente muitos teem caido, comprando bijoteria no lugar de joia.

Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


iRock
A tília (basswood), proporciona uma sonoridade mais grave que o amieiro (alder).
Abç

Otaniel
Veterano
# abr/12
· votar


Eu nao conhecia o nome científico dessas madeiras... poxa .. .to aprendendo .. rs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Otaniel
Isso não é nome científico, mas sim o nome na nossa língua.
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Abusando da sua paciência mais um pouco. Liguei o bandolim em alguns amplificadores e ficou horrível, creio eu que pela sinal de saída muito alto. Ele não tem controle de volume (nasceu acústico e foi adaptado com o que consegui achar). Não existe regulagem no nível do amp que dê jeito. Você tem alguma sugestão para isso?

Obrigado pela paciência.

João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/12
· votar


Aproveitando o tempo (o churrasco começa só daqui uma hora): ele tem dois captadores de contato (internos, acho que estes: http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1267-2dj_violao_cavaco _banjo_etc) mas já estou procurando um captador magnético para colocar na boca. Algo não muito caro, já que, como você mesmo disse no melhor comentário que já vi neste fórum, não vale a pena colocar um V8 numa Fiat 147. Você tem alguma sugestão?

Obrigado de novo

João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/12
· votar


Otaniel
posta foto do seu trabalho heim !!
Posto, sim. Agora que deixei um emprego e sou professor num só lugar, isso vai acontecer.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


João Pedro Strabelli
Um pedal equalizador...
Veja se a Sound/Malagoli tem. Mas acho que esses capts aí dão conta...
Abç

felipebarile
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola


bertola, boa noite, o q acha que pode ser?

quando coloco na posição 2 e 4 da chave da minha estrato o som fica baixo, cai muito, porem nas posições 1, 3 e 5 o som fica normal, alto. troquei a chave pensando que fosse isso porém nao era!!

muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


felipebarile
O captador do meio está "fora-de-fase". Inverta as posições dos fios (o + vira - e vice-e-versa).
Abç

felipebarile
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

colocar o terra na chave e vice e versa??

fconde77
Veterano
# abr/12 · Editado por: fconde77
· votar


João Pedro Strabelli

lendo o post vi que seu bandolim esta com 2 captadores de contato e vc quer colocar mais um.
A um tempo atraz troquei e-mail com o Erico Malagoli sobre como mixar a captação de rastilho M-Band2 com a de contato no meu antigo violão e ele me mandou esse esquema:

http://bf1.farm6.staticflickr.com/5308/5601746536_ede2c9618d.jpg

Mande um e-mail que ele pode te passar uma sugestão pra mixar essa captação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


felipebarile
Exato.
Abç

felipebarile
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ja fiz e ja resolveu bertola!! valeu mesmo!

muito obrigado!!

Jean_Strato
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A seladora o fundo(primer) e a tinta, os três, tem que ser aplicados com compressor? a tinta eu sei que sim mas e a seladora e o fundo ?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# abr/12
· votar


Pode perguntar qualquer coisa sobre equipamento?

Se puder...

Num amplificador valvulado, na hora de trocar as válvulas do power, precisa fazer um tal de ajuste de bias mesmo se a válvula for da mesma marca e modelo da que a substituirá? E as válvulas do pré? E, em caso de amp com loop valvulado, a válvula do loop?

rock_simpsom
Veterano
# abr/12 · Editado por: rock_simpsom
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Com essa tupia - fresa conssigo fazer as cavidades dos captadores e principalmente a cavidade do braço 100% em relaçao a parte de cima dpo corpo de uma strato?

link da fresa


Fiz varios corpos mas nunca conssigo fazer um corpo com a cavidade do braço plana igual a parte de cima

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Jean_Strato
Necessariamente, não.
GuitarristaDoNickEstranho
Se for de mesma marca e modelo, não. As de pré não precisa nada.
rock_simpsom
Sim. Mas cuidado com o manuseio dessa máquina, é mui perigosa...
Abçs

Otaniel
Veterano
# abr/12 · Editado por: Otaniel
· votar


Mauricio Luiz Bertola
pois eh .. me expressei errado quanto a tradução do nome das madeiras ... kkk ... mas valeu ... em todos casos, estou aprendendo ... kkkk

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# abr/12 · Editado por: GuitarristaDoNickEstranho
· votar


Bertola, e no caso de ser amp com loop valvulado, precisa ajustar algo na hora de trocar essa válvula ?

E as do power, precisam ser em par casado?

Elkinho
Veterano
# abr/12 · Editado por: Elkinho
· votar


fala bertola, tudo bem? eu estou tentando reformar uma shelter antiga que eu tenho aqui em casa e gostaria de saber como eu descubro qual é o fio terra do captador, e para usar um esquema de um pot de tone apenas (stratoo) eu posso usar o mesmo pot de tone que veio com ela? (que ja tem o coisinha verde soldado)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Isso vai depender do amp....
O ideal é que as válvulas de power sejam "par casado"
Elkinho
como eu descubro qual é o fio terra do captador
É o que está ligado à carcaça do pot de volume. Geralmente tem a côr preta.
e para usar um esquema de um pot de tone apenas
Siga esse esquema aqui:
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=66tele
eu posso usar o mesmo pot de tone que veio com ela?
Sim. O outro vai ficar inoperante.
que ja tem o coisinha verde soldado
Isso é um capacitor, como vc pode ver no esquema acima.
Abçs

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
se eu deixar a guitarra(strato, no caso) sem a capinha de trás(que cobre as molas da ponte e os buracos das cordas, presa por parafusos) pode acontecer alguma coisa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


guizimm
Não.
Abç

jonathan otaku
Veterano
# abr/12
· votar


Bertola

Se eu usar uma guitarra Floyd Rose sem captadores F-Spaced, o que pode acontecer?

G123
Veterano
# abr/12
· votar


pra que q serve a blindagem?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


jonathan otaku
Nada...
G123
Para reduzir chiados e ruídos...
Abçs

G123
Veterano
# abr/12
· votar


brigado

Andreziculaxxx
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara desculpa se a pergunta é tosca, mas gostaria de saber se as marcações de escala interferem no timbre ou sustain?
Por exemplo, a minha tem marcação Shark fin, existe diferença se comparada ao trapezóide, bolinha, etc;

Pergunto isso pois sou novato e tenho me interessado muito pelos detalhes do instrumento, principalmente os de construção.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Andreziculaxxx
Não interfere.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji