Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Manubio
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola,
To com um probleminha com minha tagima ja-2, estava tentando regular ela sozinha e percebi que quando travo o lock nut a afinação dela sobe quase 1/2 tom, creio que isto ocorre pq ela nã tem aquele baixa-corda, e o luthier que colocou a gotoh nela disse que não era necessário.

Como eu poderia fazer para instalar? É melhor levar pra um luthier?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


Manubio
É para isso que existem os parafusos de microafinação da ponte. Apenas afine, trave, e depois retifique nos parafusos.
Abç

Manubio
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É que normalmente eu deixo estes parafusos sempre o mais solto possivel, só para aumentar o tom, nunca para diminuir, mas é uma boa idéia, mas é que ai muda a altura da ponte, ou ela continua alinhada?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


Manubio
Isso nada tem à ver com a altura da ponte.
Abç

likerock
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quais são os malefícios em se usar o bloco da ponte genérico?

Manubio
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw Bertola, assim que chegar em casa eu vou testar de novo, finalmente consegui deixar a floyd alinhada, nada como conseguir economizar um pouquinho.

Abraço

RFSF
Veterano
# abr/10
· votar


Boa tarde, qual a melhor posição para usar um Hot rail, ponte, meio ou braço? Gosto de sons encorpados e bem definidos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


likerock
Metal vagabundo, menor massa, portanto menor sustentação, pior timbre e menor estabilidade.
RFSF
Qualquer uma.
Agora, se sua guitarra é S-S-S e vc quer instalar apenas um desses, instale na ponte.
Abç

RFSF
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu !

likerock
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tanto as Tagima 635 quando as SX SST tem esse problema com o bloco da ponte?

Na minha Ibanez GRG 170 DX não vi esse problema com o bloco e é uma guitarra na mesma faixa de preço da Tagima. Isso não ocorre na minha guitarra ou eu não percebi?

Galattico
Veterano
# abr/10
· votar


entre a condor cpr pro II e a cort m600 em questao de qualidade de materiais qual e melhor?

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Maurício, me surpreendi com o Baixo. De fato, é um instrumento excelente. Não esperava um baixo tão legal por 500 reais. Trastes bem colocados, escala confortabilíssima, corpo bem sólido, nível baixo de ruidos, e um acabamento muito bonito. Estou muito feliz com minha aquisição, recomendo à todos colegas do fórum.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


likerock
Sim, ambas tem, e sua Ibanez também....
Galattico
São equivalentes.
janick
Excelente! Por favor, faça um review detalhado do mesmo (até para a minha própria informação...).
Esse aí é o modelo JB. Existe também um modelo "neck-thru" dessa marca muito interessante. Os modelos Eagles antigos (a "mão" com o design Fender, sem pintura), tanto guitarras quanto baixos, eram muito bons e, às vezes, vc os encontra em lojas de usados por R$ 200. Vale à pena comprar e colocar na mão de um luthier para ajustes e "up-grades". O resultado é surpreendente!
Dessa série nova que vc comprou eu já fiz regulagem de um, mas precisei "rebater" alguns trastes e polir. No mais, os ajustes de praxe.
Abçs

Galattico
Veterano
# abr/10
· votar


que nota vc da para uma condor cpr pro II?

(uahsuhauha que pergunta tosca) mais responde ai^^

abç

likerock
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Uma dúvida que surgiu no chat do FCC:

Qual a diferença entre a CLP2 e a CLP2S?

Alguma delas necessita de troca de alguma coisa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


Galattico
Cara, não tem nota. É uma boa guitarra...
likerock
Posicionamento de botões e serviço de controle de qualidade, que melhorou nas CLP2S.
Quanto a trocas...Qualquer guitarra beneficia-se dos "up-grades".
Abçs

likerock
Veterano
# abr/10 · Editado por: likerock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas por exemplo, no caso da CLP2S, tem tarraxas Groover e tal. Com excessão dos captadores, que vai de gosto, existe alguma mudança necessária a ser feita (que prejudique a guitarra de forma notável)?

Outra coisa, aquele escudo que vem nela, pode ser tirado, ou não tem pintura ou algo do tipo por baixo?

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vc conhece as floyd rose pro line ? sao boas?
oqe vc acha do cap seymour duncan 59 para o braço?acha que le casaria bem com o super distortio da dimarzio?

Dexterzin
Veterano
# abr/10 · Editado por: Dexterzin
· votar


ola bertola eu estou muito interessado em uma ESP que o guitarrista do nightwish usa uma esp vh1 voce poderia me dizer onde eu posso comprar e o preço ? obrigado e outra o meu captador e humbucker e tem aquela proteçao prata e eu fui tenta tira a proteçao mas ai eu desparafusei em cima o0 os parafuso do captador aquele q parece q tem cera dentro , ai depois q eu tirei qdescobri q a parada e soldada , mas tipo eu tirei os parafusos mas coloquei dinovo altera auguma coisa ess amodificaçao? obrigado tenho uma shlter lp

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


likerock
Não... Talvez os capts mesmo, pois alguns os acham "abafados". Sim, o escudinho pode ser retirado, ou mesmo trocado por um padrão Gibson (existem genéricos nas lojas, da Dolphin).
MAIDENMANIACO2009
Floyd-Rose boa, só Gotoh, Schaller ou originais.
Ótimo captador.
Dexterzin
Não conheço essa guitarra...
Abç

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o vendedor me disse que a pro line eh do mesmo material das originais, eu ate pude ver , abri a embalgem e comparei com uma original , igualzinha.
e sera que o 59 casa bem com o superdistortion?

Dexterzin
Veterano
# abr/10
· votar


Bertola oq vc pode me dizer sobre as gibson studio? qual vc acha melhor el aou a ephiphone standard

Excelion
Veterano
# mai/10 · Editado por: Excelion
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite hehe

Então cara, eu tenho uma Strato, a ponte é a Vintage Synchronized da Fender mesmo, minha dúvida seria que eu estou usando 5 molas atrás já, ponte colada no corpo porém...

...Ainda acho a ponte mole demais. Eu gosto de prender os dois parafusos da ponta e os outros 4 no meio eu deixo meio soltos, pros 2 da ponta ficarem como pivôs, semelhante àquelas pontes que a Fender põe nos modelos MIA não vintage. Quando eu aperto os 4, fica mais duro, porém perde o "curso" da movimentação também

Tem alguma solução, alguma gambiarra pra botar mais molas que é o que eu gostaria, ou o negócio é apertar os quatro parafusos do meio mesmo?

Abraços!

Konk
Veterano
# mai/10
· votar


MAIDENMANIACO2009
1- Independentemente de você ter comparado, foi visualmente, resumindo, não sabe como elas se comportam na hora H.
2- No início qualquer floyd rose se comporta bem, se desafina é uma desafinada mínima que mal da pra perceber.
3- Você descobre se a Floyd-Rose é boa ou não depois de alguns meses/anos de uso. Não imediatamente.

As boas mesmo são:
Gotoh:
Fábrica as pontes Gotoh mesmo e as pontes top da ibanez (se não me engano);
Schaller (fabricam as Floyd Rose Original e licenciadas, ambas de altíssima qualidade)
Floyd Rose Original (tenho uma de 7 cordas, posso falar que ela parece incrivelmente estável e é bem tijolona... Pretendo fazer um reviewzinho dela e de dois DiMarzios mais pra frente.)

Tu ainda tá na mesma onda de comprar tudo ? Haja bolso heim velho...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


MAIDENMANIACO2009
"Casa" como? No civil? No religioso? Cara, isso não existe! Qualquer captador "casa" com outro, desde que tenham qualidades compátíveis. E, nesse caso, tem...
Dexterzin
Gibson é Gibson cara...Nada à ver com Epiphone...
Um grande amigo meu teve Gibsons Studio e Standard...Sonoridade e qualidade id~enticas (ou quase), o que muda é o acabamento...
Excelion
Apenas ajuste. Aperte os parafusos de modo a atingir um ponto de equilíbrio.
Abç

daococao
Veterano
# mai/10
· votar


gostaria de saber quanto se gasta em média para se construir uma guitarra soloist em mogno,braço em maple e escala em rosewood.
só o corpo sem ferragens,nem trastes,só na madeira.

cristian1990
Veterano
# mai/10
· votar


Bertola

estou afim de compra um SG de no maximo 800 reais e fazer um upgrade nela, que marca compensa fazer um upgrade, as shelter compensao, tem outras marcas que compensam mais ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


daococao
Não se comentam preços aqui.
Pergunte ao seu luthier.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


cristian1990
SX SSG STD.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142098353-shelter-sx-sg-braco-c olado-com-case-nepiphonegibson-_JM
Abç

damn.wylde
Veterano
# mai/10
· votar


Bertola,
Quais os pros e contras de uma guitarra com 1 captador na ponte apenas.

vlw

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)