Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


damn.wylde
Prós: Saída ligeiramente maior (menor "caminho" para o sinal do capt percorrer), simplicidade (menos chance de defeitos).
Contras: Pouca versatilidade timbrística.
Abç

Ian Anderson
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aquele "String lock" que vem nas pontes da kahler, pode ser usado como pestana?

jah que vi em umas stratos, não eram usados como pestana.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Ian Anderson
Sim, podem.
Os modelos que vc viu são antigos.
Abç

craken
Veterano
# mai/10
· votar


olá... já vi várias guitarras que tem os captadores mais centralizados, ou seja, mais próximos entre si, e outras eles são instalados bem próximo às extremidades (braço e ponte)... quais são as diferenças timbrísticas entre essas duas formas de instalação???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


craken
Os que são mais próximos entre sí são de guitarras com maior nº de trastes... O resultado é uma menor amplitude entre os sons agudos e graves.
Abç

reefs
Veterano
# mai/10
· votar


bertola vc q ja regulou condor rx-30 e rx-20s ....
vc notou alguma diferença no braço ?
tenho a rx-20s axei q ela tem um braço duro desconfortavel '-'
já a rx-30 tanta gente fala q é boa é macia e confortavel ...

pscb
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola. Estou conversando com a equipe do Eliezer Lara para a construção de uma Classic I (design lembra uma PRS tipo a do Santana).

Pensei em corpo e braço em mogno, escala em jacarandá, tampo em quilted maple, captação Seymour Duncan 59 (ponte e braço), ponte Wilkinson VS100, tarraxas Gotoh com trava, 24 trastes.

Para efeitos comparativos, essa guitarra teria um timbre parecido com alguma guitarra "de marca" ou teria um timbre "imprevisível"?

E se eu reduzir a 22 trastes que mudança timbrística pode ter?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


reefs
Cara, nessa "classe" de guitarras, existem muitas variações... Quanto a ser "macio" ou não, isso é uma questão de regulagem.
Costa 85
Cara, não se pode prever que timbre terá uma guitarra, a não ser dentro de certos parâmetros determinados pelos materiais usados. Agora, se vc está fazendo um instrumento com o Eliézer...Espere algo "top"; ele é um grande mestre luthier (com quem aprendi e continuoa aprendendo).
Abçs

seek n destroy
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Braço pintado atrás,atrapalha na hora de tocar ? Trava na hora de fazer um "slide" mais longo ?

abradeço :]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


seek n destroy
Não sei... Depende de vc mesmo. Tem gente que não gosta, outros...Não se importam.
Abç

pscb
Veterano
# mai/10 · Editado por: pscb
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, tu conheces os captadores Aero PAF? Seria possível compará-los a algum modelo da Seymour Duncan ou estariam acima ou abaixo considerando a qualidade intrínseca (se é que isso existe)?

Abraço

malucobeleza666
Veterano
# mai/10 · Editado por: malucobeleza666
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, estou com algumas dúvidas aqui. Estou estudando guitarra a sério a mais ou menos um ano, e já venho percebendo a necessidade de trocar algumas coisas. A grande questão por agora é a respeito á captação. Cara eu amo stratocasters, como nenhum outro tipo de guitarra, toquei em les paul, não gostei (Apesar de serem lindas), não gosto de guitarras com floyd, gosto mesmo é de stratocaster, porém me vem a dúvida de conseguir desenvolver um bom trabalho ao longo dos estudos com uma stratocaster, sendo que meus estudos são voltados mais para trabalhos solos,(tocando bastante hard rock, heavy metal e vira e mexe um blues e, country, que pretendo estudar com afinco mais para frente. Obs: Não toco esse estilos mais ''pesados'' como death e black metal, não curto. Aí queria saber quais captadores cairiam bem para tais finalidades, com o objetivo de poder tocar solos com distorções legais, compor músicas que possuem bastantes solos, porém conseguir tocar legal também um blues e um country(Esses não vão ser na mesma medida que hard rock, metal, mas irei estudar também). Não leve a questão do custo em primeiro lugar ( claro, também não vá me recomendar captadores de 1000 reais cada...eheheheh). Ou você acha que é impossível tirar bons sons de estilos diferentes como esses com uma única guitarra e desencanar de vez com essa história de strato e partir para uma guitarra com floyd de ''fritador'' Valeu pela atenção, desculpa o post ser grande e aguardando sua resposta. Obs: A guitarra provavelmente seria uma fender standard series, mas leve mais em conta a possibilidade de ser uma strato descente, não necessariamente uma fender.


^^

JCSK8
Veterano
# mai/10
· votar


Mestre Bertola. Escolha minha guitarra:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142987632-condor-clpii-impecave l-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140555316-guitarra-condor-clp2- braco-colado-excelente-construco-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142830481-sx-les-paul-colado-be lissima-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142947287-guitarra-shelter-sx-g g1-std-lespaul-99-nova-_JM

Todas com preços bem próximos. Umas com case outras não. Estou tentado na condor nova, preta. Mas tenho pouca experiência em guitarra, mas o suficiente pra ver que a minha de 299 não vai falar muito não rsrs.

Um grande obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Costa 85
Cara, eu não conheço essa marca, mas já ouví dizer serem muito conceituados.
malucobeleza666
Cara...Quem "faz" a guitarra soar bem, em 1º lugar, é o músico. Depois o resto (amps, capts, cabos, cordas, pedais, etc).
Se vc quer uma dica, aí vai:
http://store.guitarfetish.com/casetof3lilk1.html
Ou:
http://store.guitarfetish.com/nenoopisebl.html
JCSK8
Cara, com qualquer uma delas tu estarás bem servido. Por questão de design eu prefiro as Condors.
Abçs

Andreas Miller
Veterano
# mai/10 · Editado por: Andreas Miller
· votar


Mauricio Luiz Bertola.
Ola amigo. tenho uma guitarra com ponte fixa mas ela ta com um problema. Acho que por ela estar com as cordas bem rentes ao corpo a corda mizinha ta trastejando do traste 18 pra frente, simplesmente nao ta saindo som. o que eu devo fazer? Mexer nos carrinhos ou na altura da ponte? Obrigado.

malucobeleza666
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara...Quem "faz" a guitarra soar bem, em 1º lugar, é o músico. Depois o resto (amps, capts, cabos, cordas, pedais, etc).


Então cara, mas será que não seria exagero colocar tres lil killers não? para o que eu quero não compensaria colocar um lil Killer desses apenas na ponte, e colocar no meio e braço singles legais? Ou você acha que esses lil killers conseguem um som legal no blues e country também?

^^

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Andreas Miller
Procurar um luthier habilitado, pois pode ser que se precise de uma intervenção especializada.
malucobeleza666
Cara, se vc quer algo mais "versátil". use esses aí mesmo. Existem outras séries com saída mais baixa. Confira no site da Guitarfetish.
Abçs

Galattico
Veterano
# mai/10
· votar


as schecters sao superiores as condor em questao que madeira?

JCSK8
Veterano
# mai/10
· votar


Obrigado Bertola, já iz minha escolha. Tenho outra dúvida. Se as cordas forem de uma mesma marca, uma 0.10 numa escala tipo Fenders 25,5pol e uma 0.11 numa escala tipo gibson 24,75pol, você acha que as tensões se equivaleriam? Em termos de toque?
Pergunto porque estou usando 0.10 numa 'les paul' que nem sei a marca, mas a escala mede exatos 25,5. Li numa outra resposta sua que astipo gibson são mais curtas e as cordas ficam mais frouxas, o que faz sentido devido ao encurtamento da escala.
Por isso quero ver quando chegar a condor, medirei o tamanho da escala pra escolher a corda que vou usar. Se forem equivalentes em tensão vou por 0.11, se pesar muito vou testar 0.10 mesmo.
Obrigado.

R81
Veterano
# mai/10
· votar


Bertola, Seiji e Galera do fórum,

Minha questão é a seguinte: um captador Seymour Duncan "alnico II pro" (que é um captador de saída baixa) feito pra ser usado na posição da ponte pode ser instalado no braço, junto com um outro cap de saída mais forte na ponte?

grato a todos que puderem colaborar

JC_Junior
Veterano
# mai/10
· votar


Grande Bertola!

Estou com uma dúvida aqui:

Minha guitarra (Epiphone SG Vintage Faded) foi restaurada devido a um headstock partido. O serviço foi bem feito, o braço ficou como novo e vibra uniformemente ao longo de todo braço, a emenda está lisa e quase não se percebe. O restauro foi feito há uns 5 meses. Gostaria de saber se vai ter muita diferença (prejudicar, para ser mais exato) se eu aumentar as minhas cordas de .0105 para .011? Uso sempre cordas D'addario, nunca coloco outra marca.

Sei que a diferença é pouca, mas é uma dúvida e um receio que eu possuo.

Muito obrigado!

Gava
Veterano
# mai/10
· votar


Olá Mauricio Luiz Bertola
Tenho uma guitarra modelo Les Paul.
Eu usava cordas 0,9 estava trastejando muito,
dai fui fazer uma regulagem de oitavas, dei uma retificada nos trastes e tal.
Ficou bacana só q coloquei cordas 0,11.
Tipow ficou boa p caramba, nem deu problema nenhum.
( tipow empeno)

So q, agora, vi q ao trocar a numeração das cordas é preciso fazer regulagem no tensor.

Oq seria essa regulagem? Na minha num precisei não e ficou blz.

So q as vezes vou voltar p 0,10. Vai q da algum problema.

Fiquei sabendo q tem numero de voltas certas por dia, é verdade?

Se puder me dar umas dicas,

Obrigado.

T+

Mr. Zakk
Veterano
# mai/10
· votar


Gostaria de, se possível algumas opiniões sua, sobre as Epiphones Les Paul Koreanas feita em Unsung.
Se trata de uma compra que talvez eu faça. A guitarra segue o mesmo padrão das Standards, porém possui o braço parafusado. De acordo com o serial, foi fabricada no ano de 97.

Queria saber, por exemplo em comparação com as standards atuais(china) de braço colado, quais são os prós e contras? Ja li por ai que o controle de qualidade dessas antigas era melhor, e que talvez a madeira dessas mais antigas sejam melhores.
Outra dúvida que se deve também é sobre o braço. O fato de ser colado, vai afetar o timbre em que dimensão? Sustain(e será muito notável a diferença)? A resposta da guitarra e funçao do ataque as notas?

Agradeço desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Galattico
Geralmente são melhores.
JCSK8
Quanto mais curta a escala, menos tensas ficam as cordas. Se sua LP tem escala de 25,5 pol.j ela tem um braço com escala maior, padrão Fender.
R81
Sim, pode.
JC_Junior
Não haverá problema algum.
Gava
Ao mudar a espessura das cordas vc tem que fazer OBRIGATÓRIAMENTE, tanto o ajuste do tensor, quanto o de entonação. E evite ficar trocando a espessura das cordas. Vais usar 0.11, mantenha assim.
Leve sua guitarra a um luthier habilitado.
Mr. Zakk
Conheço bem essas Epis antigas. São de madeiramento superior às atuais. Esses modelos de braço aparafusado são bons também, mas a sustentação é um pouco menor e o timbre, ligeiramente mais agudo.
Abçs

Mr. Zakk
Veterano
# mai/10
· votar


Mas chega a fugir do timbe gordo caracteristico de les paul?
No caso colocando um Seymour Duncan Alnico II Pro(pelo que lí ele puxa mais pros médios) o som fica próximo de uma de braço colado?
Ou no caso teria que ser um cap que puxe mais para grave?

E sobre o sustain, a diferença é em que proporção? Notável? Quase imperceptível?

mauricio msp
Veterano
# mai/10
· votar


Bertola
Opa, beleza?

Gostaria de saber se existe algum produto ou procedimento mais recomendável para limpeza da Gibson BFG p/ o corpo e escala, que não a agrida ou manche. Como a BFG é uma guitarra de acabamento diferente das outras, já que ela não é "envernizada", li que não é bom passar esses polidores convecionais.

valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Mr. Zakk
Não, o timbre é semelhante.
A redução é pequena; quanto aos capts, só experimentando mesmo...
Abç

Fernando de almeida
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, vc conhece o ampli hughes & kettner Attax 80??? Poderia me dar algum detalhe dele??? É bom?? Serve pra tocar a praia tipo rock à heavy metal???

no quarter
Veterano
# mai/10 · Editado por: no quarter
· votar


Professor Bertola, mestre da história e da lutheria,

Telecas baratas, de até 1500 dinheiros, jogo rápido de custo-benefício:

Condor tlc
Squier (qual vale?)
Xaviere pronta (guitar fetish)
Kit do guitar fetish (para ser montada por luthier)
Corpo e neck do guitar fetish (com hard e elétrico melhor escolhido)

>> Acabamento butterscoth blonde (necessidade)

Qual a melhor opção?
Sairia caro esse acabamento feito por um luthier?
O aspecto do poplar com butterscoth seria bonito?
Poplar é uma boa madeira?

Pretendo criar um tópico-tutorial de como comprar uma teleca barata e bonita, com base na sua resposta e em pesquisas.

Desde já, muito obrigado.

pscb
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, para fazer par com uma ponte Wilkinson Gotoh VS100, tarraxas com trava Schaller ou Sperzel são as mais indicadas? Ou tanto faz?

Obrigado

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)