Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
xExLucasx
Veterano
# abr/10 · Editado por: xExLucasx
· votar


Bertola
Num tem muito a ver com guitarra...

Mas é o seguinte
Eu vou comprar uma placa de som nova
E quero saber qual seria boa pra usar os VSTs Guitar Rig 4 e Amplitube Metal

Saberia me informar?

Abraço

Galattico
Veterano
# abr/10 · Editado por: Galattico
· votar


as fender MIM nao tem nada escrito na parte de tras do headshock ?

alder ou ash para strato?

maple ou rosewood muita diferenca?

Rodrigues
Veterano
# abr/10
· votar


E ai pessoal tudo bom?
Gostaria de saber se para limpar a escala e polir os trastes é necessário soltar o tensor para se tirar todas as cordas, em outro tópico me disseram que não é necesário mas resolvi tirar as dúvidas aqui.Se não for necessário, como devo proceder para que as cordas sejam retiradas sem que o braço corra o risco de se torcer??
Obrigado desde já....

Tivertimailaif
Veterano
# abr/10
· votar


Hey mans, qual é o peso de um strato fender american?

Keith Young
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Giannini Stratosonic das antiga... anos 80... quero trocar a captação dela e fiquei em duvida entre esses dois trios Custom Alnico Blues e Custom Alnico 50 da Malagoli..Como sei que o mestre trabalha com as linhas da Malagoli... Minha pergunta é qual é a diferença? Quero um som típico de strato e com versatilidade... irei tocar desde rock/blues com overdrive e musicas tipo a do lulu santos com bastante chrous e modulações....

Outra coisa... a ponte dessa guitarra é a original em latao ainda... um carrinho nao é original... nao achei para repor, tem problema? um luthier me falou q nao teria problema desde que ficasse na primeira corda, isso procede? Estava sentindo a alavanca dela mto pesada... ta regulada pra 010 e tava com 3 molas na ponte... tirei a do meio... ficou duas assim nas pontas | | nao levantou a ponte fico normal e mais leve... isso pode prejudicar em algo?




abç

DaniloReis
Veterano
# abr/10
· votar


Tenho uma Shelter Nashville, comprei ela branca pois já tinha o propósito de deixá-la parecida com a Zakk Bullseye. Infelizmente ela tem o braço pintado atrás, e verniz brilhoso. Queria começar a transformação lixando o braço atrás.

Que lixa usar? Se eu passar um Bombril, ele vai deixar o braço com menos verniz e manter a pintura, ou eu vou ter que repassar o verniz de qualquer jeito? Se tiver que tirar a pintura toda e depois passar o verniz sem brilho, por favor explica o processo! Vlw

Leo Zanon
Veterano
# abr/10 · Editado por: Leo Zanon
· votar


Bertola

Qual guitarra seria melhor pra tocar blues?
Tagima635 ou SST 5.A madeira(marupá) dessa Tagima é boa?Quais modificações poderia ser feita nela pra deixar ela "top"?
Teria alguma outra nessa faixa de preço?


Abrçs.

Arimoxinga
Veterano
# abr/10 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Mauricio Luiz Bertola


sei que vc tem muitas pergutas ai pra serem respondidas, mais vou perguntar, olha eu queria dar uma pintura estilo Bullseye como as de zakk wylde na minha guitarra modelo estrato, ela é vermelha então gostaria de fazer circulos pretos ou brancos, seria necessário eu lixar todo o verniz da parte superior deixando só o vermelho? e fazer os circulos com desejado? resultado ficaria mais ou menos assim

http://img.photobucket.com/albums/v285/promt/Charvel_CS_Strat_bullseye _ebony/DSC07335.jpg

Peace

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


condor.guitar
Sim, porque não teria...
nandosarkis
Use apenas pano limpo e sêco. Nesses acabamentos fôscos, ao se cair gordura, eles ficam "brilhantes".
cristian1990
acho que vc nao comenta preço de outros luthier
.. WiLk ..
Procure um luthier habilitado. Ele saberá o que fazer.
xExLucasx
Não faço a menor idéia, pois não entendo nada de informática.
Galattico
Não.
Rodrigues
Apenas retire as cordas e proceda a limpeza, depois, instale um encordoamento novo.
Tivertimailaif
No site da Fender tem.
Keith Young
O Alnico Blues tem mais saída, o alnico 50, é mais "tradicional". Eu prefiro os 1ºs. Troque logo todos os rastilhos. A ponte foi projetada para 5 molas, com a devida regulagem. Lembre-se de que, quanto mais massa, maior a sustentação e melhor o timbre, e, alavanca não tem que ser "leve", ela tem que atuar. Também de nada adianta ter uma ponte totalmente regulada se os sulcos da pestana e os "abaixa-cordas" não estiverem devidamente lubrificados e as cordas colocadas corretamente.
DaniloReis
Cara, isso é um trabalho para o luthier que vai fazer a pintura total da mesma.
Leo Zanon
Qual guitarra seria melhor pra tocar blues?
Qualquer uma, pois quem toca é vc...
Compre a SX SST 57 e troque a pestana e os capts (por Sound/Malagoli Alnico 50 ou Traditional).
Arimoxinga
Cara, isso é trabalho para um pintor (luthier) profissional.
Abçs

Keith Young
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
sim... a unica coisa q ainda vai permanecer é o corpo, braço, tarrachas, escudo e canoa do jack hahaha... tá um lixo... to pensando em troca a ponte tbm... qual marca boa e barata que vc me indicaria de ferragems... pra strato e pra uma lp q to reformando...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


Keith Young
http://store.guitarfetish.com/
Compre aqui.
Abç

joeyhc
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

e ai bertola blz ??

então gostaria de saber um pouco sobre a T735 hand made brazil da tagima fabricação 2006 e quero pedir pra que vc fala sobre os pontos fracos e fortes da guitarra.

me ofereceram na troca pela minha sx sg shelter que é braço parafusado.

compensaria a troca??

abraço té mais

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


joeyhc
Cara, essa guitarra é uma incógnita. Algumas são corretas (e não passa disso), outras...Bem, tem vários problemas de construção.
Creio que vc trocaría 6 por 1/2 dúzia...
JUnte uma grana e compre uma guitarra melhor, mantendo sua SX como reserva.
Abç

joeyhc
Veterano
# abr/10
· votar


então ela não seria uma boa guita pra trocar e a 635 é melhor que ela???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


joeyhc
As antigas 635 sim.
Abç

WendellA7x
Veterano
# abr/10
· votar


Bom dia! Bem, queria saber o seguinte.. Recentemente comprei uma Jackson JDR Concept pra mim, Japonesa.. Corpo em Alder.. veio com JB e 59 da seymour.. enfim, vcs devem conhecê-la... Só que.. eu queria a altura das cordas em 1,3mm... levei num luthier local para fazer isso pra mim, e ele falou que o limite dessa minha Jackson era 2,0 mm ... poxa, será q ele está realmente certo? Peguei ela por 1500 e não vou poder usar ação baixa? :/ ... Será q trocando trastes... ou algo assim.. poderia solucionar meu problema? Abraços!

likerock
Veterano
# abr/10 · Editado por: likerock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

No caso da SST 57, não seria necessário trocar ponte ou tarraxas pra ela aguentar algumas alavancadas e bends sem desafinar? Ou só trocando a pestana e os capts ela já fica perfeita?

Sobre a Tagima 635 Hand Made Brazil, o que seria necessário trocar nela para ficar em um nível legal (pra dar bends e alavancar, assim como perguntei sobre a SX)?

Abç

Playing for God
Veterano
# abr/10
· votar


Prezado Bertola,

Tenho um filho de 8 meses que é super curioso e bagunça o que pode. Assim, resolvi tirar minhas duas guitarras (strato) e meu viõlão (aço folk) do chão.

Comprei suportes de parede (aquele qui a guitarra fica presa pelo braço.

Há perigo de danificar o braço da guitarra ou isso é lenda?, uma vez que a maioria das lojas trabalha com essa ferramenta

Kieling
Veterano
# abr/10
· votar


Caro bertola
Gostaria da sua opinião sobre os caps e pedais do guitarfetish, caso ja tenha testado algum deles.
Na real estava pensando em pegar um delay e quem sabe alguns caps para minha CLP2, no caso ou um par de ClassicII ou de Vintage 59. E os p-90's tem um som legal?
Abraços

PEdroooo
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

bertola, eu quero pintar uma guitarra de branco e por friso nela tb...

eu posso colar o friso depois de passar o primer ou precisa ser antes?

valeu!

mateusguitar
Veterano
# abr/10
· votar


eu queria por dois Push-pull em uma guitarra com dois Knobs (1 volume e 1 tone), com relação aos potenciometros, eles são iguais ou tem alguma diferença de um para o outro? me refiro aos valores, e se são lineares ou logaritmicos.
Só pra constar, é uma guitarra HSH.

Valeu.

Tonanteador
Veterano
# abr/10 · Editado por: Tonanteador
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Minha guitarra, uma 7play da Condor (é bem provável que nunca tenha ouvido falar, até hj só vi a minha na vida) foi regulada para o uso de cordas 0.10. No domingo, pus cordas 0.09, e notei o trastejo nas cordas graves.

1°: Pode ser por causa da regulagem?
2°: Corre o risco de empenar?
3°: Se pôr cordas 0.10 o mais rápido possível, tem algum problema, ou o estrago já está feito?
4°: Tenho quase certeza, mas será preciso MESMO regular a guitar já?

Abs

Ian Anderson
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a diferença entre os Alnico 2 e Alnico 5?

AugustoDamned
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala mestre!
Por favor, só para confirmar: trastejamento isolado na guitarra é traste mesmo? Ou nut...?
Mandei regular a minha em D com 012. Mas ainda persiste um trastejamento na 3ª casa e nos 3 bordões.

Ah, sim. Pode deixar, vou levar ao meu luthier. Não mecho no que não sei.

Grato!

-Rafinha-
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola,
minha pergunta é diferente. To no 9º ano do colégio (tenho 13 anos) e tenho interesse em fazer um curso de luthieria. Gostaria de saber qual é a idade mínima, pois tenho interesse em fazer no colegial.
Desculpe caso vc não saiba,
abraço!

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Tenho uma pergunta ao Mauricio Luiz Bertola:

Qual a sua opinião acerca do baixo Eagle SJB 006?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


WendellA7x
Cara, qualquer guitarra sempre tem um limite de ação, e não há muito o que fazer. Talvez, com uma retífica de trastes e seu polimento, haja a possibilidade de baixar mais a ação das mesmas... Agora, 1,3mm... Há um certo exagero aqui, não?
likerock
Cara, "bends" nada tem à ver com a ponte, apenas com as tarrachas e a pestana, e as cordas colocadas corretamente. Já alavancadas...Se vc quer fazer coisas radicais, esqueça. Pontes tipo "vintage" não são para esse tipo de coisa, principalmente essas que possuem bloco fino e leve e de material ruim (antimônio). Qualquer guitarra, que tenha um corpo confeccionado em madeira corretamente tratada e um braço bem "shapeado" beneficia-se de bons "up-grades".
Playing for God
Lenda...Eu tenho uns 3 desses...
Kieling
Os pedais eu não conheço. Os captadores...são muito bons (principalmente pelo preço).
PEdroooo
A colocação de friso é um serviço difícil que exige máquinas específicas de corte (tupia vertical com suportes). Não recomendo que vc faça isso. Ou então, procure um profissional...
Tonanteador
Cara, essa guitarra é bem fraca, e, ao alterar a espessura das cordas vc ocasionou um leve empeno. Retorne para a espessura original e verifique se o trastejamento continua. Se continuar...Luthier nela...
Ian Anderson
Apenas de formulação. O AlNiCo 5 costuma ser mais forte (saída).
AugustoDamned
Como essa afinação é mais "baixa", a amplitude da vibração das cordas aumenta. Vc precisará levantar a pestana.
-Rafinha-
Não existem cursos regulares de luthiería no Brasil, salvo o de uma Universidade do Paraná (os Stª Catarina, não me recordo bem), que é um curso universitário. Existem alguns cursos modulares como o da BH luthiería em SP e outros como o do Beluthier aqui no RJ (voltado para acústico) e na Escola de luthiería da Amazônia (também voltada para acústico).
Na sua pequena idade eu recomendo que vc faça um curso técnico de marcenaría (de qualidade, como o do SESI) e veja a possibilidade de, mais tarde, servir como auxiliar de um luthier experiente (se ele o aceitar...).
janick
Eu não conheço esse baixo, apenas o ví em lojas. Há um "review" dele em uma Cover Baixo, mas eu não confio muito em "reviews" de revistas... No mais, achei-o com um belo design e uma construção boa (mas, não sei nada sobre a sonoridade, tocabilidade ou durabilidade do mesmo).
Abçs

jim loko
Veterano
# abr/10
· votar


Bertola,
eu tenho uma pedaleira simples, rp50
e eu queria montar um patche bom para tocar em ambientes abertos e com o ampli em volume BEM alto, mas não tenho como montar em locais assim, tenho q montar em casa, para dps usá-los fora, ql o melhor modo de ter um resultado satisfatório, sem precisar deixar surdo todos aki em casa? x]

vlww

likerock
Veterano
# abr/10
· votar


Cara, "bends" nada tem à ver com a ponte, apenas com as tarrachas e a pestana, e as cordas colocadas corretamente. Já alavancadas...Se vc quer fazer coisas radicais, esqueça. Pontes tipo "vintage" não são para esse tipo de coisa, principalmente essas que possuem bloco fino e leve e de material ruim (antimônio). Qualquer guitarra, que tenha um corpo confeccionado em madeira corretamente tratada e um braço bem "shapeado" beneficia-se de bons "up-grades".

Não pretendo fazer nada agressivo, só alguns vibratos, a ponte de ambas aguenta?

Quais são as modificações necessárias para deixar tanto a 635 como a SST 57/62 guitarras "top"?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


jim loko
Não sei te responder à essa pergunta pois não "saco" nada de programações...
likerock
Bons capts, boas tarrachas e um bloco de aço ou latão para a ponte, com 5 molas novas e de qualidade.
Abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)