Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
JoaoKorb
Veterano
# mar/10 · Editado por: JoaoKorb
· votar


Bertola!

Nao adianta sou consumidor compulsivo! hehe. Estou encomendando um destes setups, voce escolhe pra mim!

Opcao 1
Neck: Fender Custom Shop 69' Abygail Ybarra
Middle: Fender Custom Shop Fat 50' Reverse Wound
Bridge: Fender Custom Shop Texas Specials

Opcao 2
Neck: Fender Custom Shop 69' Abygail Ybarra
Middle: Fender Custom Shop 69' Abygail Ybarra
Bridge: Fender Custom Shop Texas Specials

Opcao 3
Neck: Fender Custom Shop 69' Abygail Ybarra
Middle: Fender Custom Shop 69' Abygail Ybarra
Bridge: Fender Custom Shop 54'

Opcao 4
Neck: Fender Custom Shop 69' Abygail Ybarra
Middle: Fender Custom Shop 69' Abygail Ybarra
Bridge: Fender Custom Shop Fat 50'

Juntamente vou pegar um Fender/Schaller Deluxe Locking Tuners para substituir os Fender Ping Tuners que nao aguentam usar o tremolo sem desafinar. E um escudo Fende Pearl White pra dar aquele toque deluxe no visual!

Me baseei em algumas configs de Custom Shops que me agradaram. Saberia me explicar teoricamente qual seria a diferenca de um Fat50/RW ou CS69/AY no meio a nivel de tom principalmente? O que me atrai no fat eh por ser reverse wound que me traria menos ruidos nas posicoes 2 e 4, e no CS69 simplesmente pelo tom a la hendrix e pelo toque final da mestre Abygail Ybarra. Ou se voce me recomenda outra mixagem dos captadores Custom Shop da Fender que ficaria melhor ainda?
Tenho a possibilidade de adquiri-los separadamente, facilitando assim uma bela mixagem.

Agradeco desde ja mestre Bertola! O destino do meu tom esta contigo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


JoaoKorb
Cara, trocar as tarrachas por essas Schallers é um bom "up-grade", mas eu recomendo uma boa regulagem da ponte, com a instalação de 5 molas e a lubrificação dos rastilhos e dos sulcos da pestana e dos "abaixa-cordas" com vaselina sólida ou cêra.
Quanto aos capts, a fiação do tipo reversa pode ser encontrada em todos os modelos, portanto...
Creio que vc deva também conferir os Lollars e Van Zandt, de excelente qualidade.
Não, em 1º lugar não xiste destino, em 2º lugar, o timbre é uma "construção" exclusivamente sua.
Abç
Abç

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, caso eu coloque o Seymour 59 + Kent Armstrong Middle + Seymour JB eu não irei ter dinheiro para trocar as tarraxas. Você recomenda travar a ponte tremolo nesse caso? Eu mal uso ela.

JoaoKorb
Veterano
# mar/10
· votar


Obrigado pela resposta Bertola!

A minha situacao eh que nao tenho como testar os pickups antes de compra-los entao tenho que me basear nos forums e videos que encontro sobre os modelos citados.
Meu objetivo eh poder tocar sons como Gilmour, Hendrix e Edge na mesma strato, perante isto voce teria como me indicar o melhor mix para tal ? Pensei tambem alem das opcoes ja citadas a seguinte:

Opcao 5
Neck: Fender Custom Shop 69' Abygail Ybarra
Middle: Fender Custom Shop 69' Abygail Ybarra
Bridge: Seymour Duncan SSL-5 Custom Staggered

Sei que o SSL5 eh o pickup perfeito para solos a la gilmour, mas se conseguisse um resultado similar com algum custom shop da fender, eh de minha preferencia. Sou fa da Fender :)

Muito agradecido pela sua atencao Bertola!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


likerock
Sim.
Abç

Smothie
Veterano
# mar/10
· votar


Caro bertola Boa tarde!
Uma pequena dúvida me surgiu e uma guitarra com 3 humbuckers (a exemplo uma ephiphone custom). A chave dela é de 5 posiçoes ou apenas 3?

PEdroooo
Veterano
# mar/10 · Editado por: PEdroooo
· votar


Mauricio Luiz Bertola


bertola, eu tenho um pedaço de marfim de 45x17x3,5 e queria dividir ele em 4 lâminas (tirando o corte da serra daria 0,6cm +ou-).

que tipo de máquina se usa pra fazer isso? serra de fita?


Ps: quanto tempo dura uma colagem (no caso a colagem de uma escala) com cola de madeira amarela? Eu colei uma escala ontem a noite e hj a noite ja queria começar a trabalhar com o braço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Smothie
3.
PEdroooo
Serra circular plana. Pode ser feito em serra-de-fita também, com uma guia.
Abç

Ml_l2
Veterano
# mar/10
· votar


Olá, eu queria saber o que acontece, eu usava cordas 0.09, agora mudei para 0.11 e mandei regular, eu tenho uma Shelter Nashville, agora quando estou tocando principalmente na mizinha as notas nao duram nem 1s.
Obrigado

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, desculpe te encomodar mais uma vez, mas gosto de pesquisar bastante antes de fazer alguma coisa!

Os captadores da Seymour Duncan 59' e JB são ideais para tocar os seguintes estilos: Blues, Classic Rock, HardRock e talvez um metal?

Você tem alguma opção melhor para me indicar da própria Seymour ou da Dimarzio? Ou essa combinação já seria perfeita para o que quero?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Ml_l2
Regulagem errada.
likerock
Da SD os SH-1 e 2.
Da Cabrera, os Classic 1 e 2.
Abçs

likerock
Veterano
# mar/10 · Editado por: likerock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

No caso dos SD, o SH-1 é o 59' e o SH-2 é o Jazz Model, porém ambos são mais indicados para o braço! Qual seria aonde?

E com essa combinação da pra tirar algo mais pesado, também?

fabãorenato
Veterano
# mar/10
· votar


Olá Bertola, olá Fábio. Eu estive sumido daqui por um tempo e agora volto eu para mais uma dúvida.
Eu troquei recentemente as cordas de uma guitarra (aquela Golden branca que vc regulou Bertola! Se é que vc lembra!) e sempre estava usando ernie ball 0.011(11 14 28 38 48). Acontece que dessa vez comprei Elixir (11 14 28 38 49) e gostei muito do timbre, só que tive que aumentar a ação das cordas pq na regulagem anterior estava trastejando demais na "E" e a "A" nas notas de G a B e D a E respectivamente. E a "e" tarastejava lá pela casa 15. Eu fui regulando a altura da ponte aos poucos (1/4 de volta) até que não trastejasse mais. Só que a ação ficou muito alta para meu gosto. Dei uma olhada nos trastes e não vi, a olho nu, nenhum desgaste. A curvatura do braço acredito n ter variado muito (nunca mexi no tensor) mas ainda sim é curvado, mas como já li diversas vezes que uma curvatura é sempre normal...
Eu reparei que colocando um capotraste na 1º casa e apertando na última a altura da E para os trastes não é muito absurda, mas fica alta, acho que passa pouco coisa de 1mm. Será que eu posso solucionar sozinho esse problema? A questão não é preguiça de procurar um luthier, é pq eu gosto também de conhecer esses detalhes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


likerock
SH-1 ou SH-2 para o braço, SH-4 para a ponte.
fabãorenato
Vc precisará fazer um ajuste do tensor e possivelmente um "rebatimento" de trastes.
Abçs

likerock
Veterano
# mar/10 · Editado por: likerock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah, ok.

Para a ponte tremolo, tem que ser TB-4 ou pode ser o SH-4 mesmo?

E não sua opinião, qual é o melhor, Jazz model(SH-2) ou 59' (SH-1)? Ou fica mais pra questão de gosto mesmo?

fabãorenato
Veterano
# mar/10 · Editado por: fabãorenato
· votar


É eu pensei nisso! Já li bastante com relação a regulagem do tensor, em relação a voltas (1/4 por vez). Eu n tenho ideia de que tipo de tensor é usado nessa guitarra. Não sei e é de barra dupla, barra simples. E se tal fato altera o sentido de aperto do tensor. No caso de o braço estar côncavo em relação às cordas
devo apertar ou afrouxar o tirante -sentido horário ou antiorário?

Ah! Bertola. Esqueci! Eu tomei como base o seu minifuz e fui brincando com as possíveis combinações. Eu coloquei na clipagem dois diodos em série e estes ligados a um outro diodo assimetricamente em paralelo. Também em paralelo a este conjunto coloquei um capacitor cerâmico de 100pF que controlou um pouco mais a "sujeira" da distorção e o resultado foi a tendência maior para um overdrive. Os diodos que usei foram de germânio. Irei testar com os 4148 e leds até decidir pela sonoridade.

Em um rádio antigo que já não funcionava encontrei alguns transistors 1815 e 3 ransistors dois 2sb370 e um 2sb75 de germânio que estão funcionando! Eu dei uma pesquisada na internet e n encontrei nenhum projeto com esses transistor de germânio. Os 2SB370 vi pelo datasheet que eles tem hfe700 e que são pnp...não encontrei projeto de fuzz com transistor pnp...só npn. Vc sabe de algum?

Edu Gtr
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola.

Tenho suor excessivo nas mãos e estou querendo comprar uma guitarra nova, estou em dúvida entre uma com escala em maple e outra em rosewood.

Gostaria de saber qual das duas é mais indicada para mim.

Abç.

Ricardo.N.B
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eu tenho uma Epiphone Custon Black nova que acabau de sairo do luthier, mais cara, a guita não ta confortavel pra tocar, sei que as LP são mais duras acontece que ja toquei em umas tão macias.

da pra deixar legal?
vai de guitarra pra guitarra?
as Epiphones são uma caso perdido devo vender?
nem uma das opções acima?

valeu

fabaaao_guitarrista
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eu sei q ja fizeram essa pergunta,mas eu queria perguntar de novo porque eu queria especificar a minha guitarra pra vc responder com base nela... blz?



é uma tagima pr 100 ,eu quero escalopar ela,falei com o luthier e ele disse q é 80,mas q é pq ele esacalopa com cuidado pra futuramente não haver problemas com o baço(empenar)

mas vc q entende,tah caro? vale à pena escalopar? e a principal pergunta:EMPENA O BRAÇO?!

desde já agradeço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


likerock
Sim. O Jazz Model é mais "encorpado".
fabãorenato
Horário.
O circuito do FF original usava Trs pnp e não npn.
Edu Gtr
A de escala escura é mais adequada, pois pode ser limpa mais facilmente. Porém o problema maior é nas partes metálicas, e não no braço. Use munhequeiras, uma toalhinha para enxugar sempre as mãos, lave-as com sabão de enxofre antes de tocar, e limpe MUITO BEM a guitarra depois de tocar, e aplique WD-40 de vez em quando nas partes metálicas.
Ricardo.N.B
que acabau de sair do luthier
Volte è ele e explique a questão...
as LP são mais duras
Não são não.... Aliás, não existe isso. O que existe é guitarra desregulada ou regulada inadequadamente.
fabaaao_guitarrista
O braço escalopado, principalmnte em uma guitarra em que o mesmo é fino (do tipo Ibanez), fica sim mais propensa à empenos, portanto, o serviço tem que ser muito bem feito, por profissional experiente.
e ele disse q é 80
Embora eu não comente preços, achei esse barato demais para um serviço tão "exigente".......
Abçs
Abç

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, só não entendi se pra ponte tremolo tem que ser TB (acredito que a sigla queira dizer trembucker) ou SH?

Abç e desculpe o incomodo!

axleWs
Veterano
# mar/10 · Editado por: axleWs
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pergunta de violão (acho que pode né). Por conta do rastilho ser regulável (pelo menos que conheça) somente lixando o mesmo, existe alguma dica de saber o quão pode "abaixar" o rastilho (claro, considerando trastes alinhados e braço sem desvios)? Tipo, saber quão mais baixo podem ficar as cordas sem que ocorra trastejamento?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


likerock
SH-4.
axleWs
Sim, rastilhos tem que ser lixados.
Não existe dica além da experiência do luthier.
Abçs

fabãorenato
Veterano
# mar/10 · Editado por: fabãorenato
· votar


Obrigado Bertola. Peguei o esquema no tonepad.
Desculpe algum incômodo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


fabãorenato
"Incômodo" nenhum..
Abç

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/10
· votar


Bertola

Olá!
to com um problema na minha es-335.
Quando eu toco a corda ré, solta, vem um som metalico da ponte. eu toco a corda e vem um "Peim" ali, creio eu, do carrinho. Uma vibraçao estranha
o q poder ser isso?


abçs!

fabãorenato
Veterano
# mar/10 · Editado por: fabãorenato
· votar


É verdade..."incômodo" rsrsrsrs....puts...hehehe
Fazer o que agora né depois de já "escrivinhado".

Edu Gtr
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok.
Obrigado pelas dicas!

Abç.

axleWs
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
a experiência seria baseado em alguma coisa, não? Mas enfim, obrigado.

likerock
Veterano
# mar/10 · Editado por: likerock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, ontem de noite, eu tava com sono, coloquei minha guitarra no bag, ficou colocar numa mesa e sem querer bati a guitarra na quina da mesa, que por sinal era bem pontuda. Amassou um pouco (bem pouca coisa, só da pra sentir passando o dedo ou contra a luz), não é muito visível, mas da pra perceber pois tirou um pouquinho da tinta.

Perguntas:

Eu nunca vi madeira amassar, isso pode acontecer com a guitarra? Ou pode ter sido a tinta da pintura que amassou e não a madeira?

Existe algum adesivo pra guitarra que eu possa colcar em cima?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)