Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
lindoso
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E qual das marcas(Sound e Cabrera) possuem captadores com uma sonoridade melhor?(Na sua opinião)

patudodi
Veterano
# jan/11
· votar


Como posso me tornar um luthier? Como voce se tornou?
Existem escolas pra isso? Ou tem que aprender fuçando ou aprendendo na internet? Não tem luthier na minha cidade, entao nao posso ser aprendiz, nao agora pelo menos...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


lindoso
Os que citei pra vc são adequados.
Abç

PEdroooo
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

bertola, jatoba serve para corpo de braço?
alias, jatoba serve para o que mais?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


PEdroooo
Cara, usa-se o jatobá apenas para longarinas, e não para o "corpo" inteiro do braço, posto que é muito pesada.
Abç

GustGuitar
Veterano
# jan/11
· votar


Bertola
Então, mas se eu não tiver uma auto-clave, e quiser envelhecer a madeira deixando-a no Sol não daria certo?
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


GustGuitar
Não é no sol (vc pode até colocar no sol eventualmente) cara, mas num local de temperatura alta e baixa humidade...
Abç

GustGuitar
Veterano
# jan/11
· votar


Desculpa ser chato, mas você poderia me indicar alguns locais com essas características?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


GustGuitar
Depende de como é a sua casa, que, por sinal, eu não conheço...
Abç

Lokin
Veterano
# jan/11
· votar


Bertola
Uma ponte bigsby e mais tipo um tremolo de strato ou mais pra floyd rose?

GustGuitar
Veterano
# jan/11
· votar


Então, quis dizer algum cômodo da minha casa por exemplo, que seja mais aconselhável. A temperatura daqui é de em média uns 20ºC e a umidade é relativamente alta...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


Lokin
Nenhuma das duas coisas....
GustGuitar
A temperatura daqui é de em média uns 20ºC e a umidade é relativamente alta...
Então não poderá ser aí...
Abç

lindoso
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual seria um bom single para a posiçao braço que combine bem com o Traditional Hb Hot?

Joel_ESP
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola, a guitarra Ibanez RG 420 FB (esse modelo é o de mogno) é uma boa guitarra pelo preço de 2.000?
E para tocar uma coisa bem pesada, uns EMG's 81/85 nela ficariam bons?
E esse EMG 85 por ser de ativo de alnico tem realmente o timbre e a limpeza dos captadores desse material?

Aqui vão as especificações dela:

Tipo do Braço: 3pc Wizard II Maple neck
Corpo: Mahogany body
Trastes: Jumbo frets
Ponte: Edge III
Captador Braço: INF1 (H)
Captador Ponte: INF2 (H)
Ferragens: Cosmo Black

Dimensões do Braço

Tamanho: 648mm/25.5"
a : Largura no Nut: 43mm
b : Largura no Último Traste: 58mm
c: Grossura no 1º Traste: 19mm
d : Grossura no 12º Traste: 21mm
Raio: 400mmR

Abç.

ZoSo of Zeppelin
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, levei minha guita logo quando comprei para um cara (que dizia conhecer de guita, como moro no interior da bahia e não tinha nenhum outro, foi ele mesmo) ele regulou a guita e taz, mas me deu a guita com muito trastejo, no outro dia devolvi, e pedi que ele tirasse o trastejo, ele o fez.
Quando hoje 2 meses depois do ato, pude notar que na mizona ele pos uma especie de fio de barbante (no nut, pra dar uma levantada nela) mas o infeliz, colocou cola maluca (super bond) no caraio. e o que eu faço agora? perdi o nut?
Me ajuda aê e Abração..

Joel_ESP
Veterano
# jan/11
· votar


ZoSo of Zeppelin
Liga pro SAC e denuncia ele, ou então chama a polícia.

celotoledo
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Por favor, me diga se tem como reparar essa batida sem trocar o tampo todo da guitarra?? E se é serviço que vale menos que R$ 100,00?

http://www.4shared.com/photo/R1FJZxL1/DSC02844.html

baboni
Veterano
# jan/11 · Editado por: baboni
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e ai blz? comprei 1 captador humbucker pra colocar na ponte da minha fender ultra, minha ponte eh de 2 pivo , o captador q comprei foi de 53mm , comprei o certo? vlw

fioravanti
Veterano
# jan/11
· votar


OI, vi um cara no youtube com uma shelter sx gg1 custom....ele inverteu as cptações, nao trocou a da ponte pelo do braço e vice-versa apelas virou elas de posição. qual eh a real diferença como s caps desse jeito??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


jvianna
Passe óleo de peroba em sua escala.
lindoso
O Traditional "vintage"
ZoSo of Zeppelin
Cara, colocar um pouco de cola bonder no sulco da pestana não tem nada demais, mas isso tem que ser feito com cuidado, e colando-se um pedacinho de folha de alumínio.
Joel_ESP
Essa é uma boa guitarra. Se o preço está justo ou não, não sei...
celotoledo
É melhor nem mexer nisso......
Não tem como reparar, a não ser refazendo TODO o acabamento da guitarra, o que, óbviamente, não vale à pena.
baboni
53mm é o padrão para ponte.
fioravanti
Esse cara deve tocar apenas com o capt do braço.
O capt do braço SEMPRE tem uma saída MENOR que o da ponte, pois a amplitude das vibrações das cordas aí (na ponte) é menor.
Abçs

fioravanti
Veterano
# jan/11
· votar


eu tambem tenho essa sx custom q citei antes...se eu virar o captador da ponte existe a possibilidade ter um ganho a mais? ja q o capt do braço ja tem uma pegada forte pela amplitude da vibração obviamente

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


fioravanti
Não faz muita diferença não....
Abç

patudodi
Veterano
# jan/11
· votar


Como posso me tornar um luthier? Como voce se tornou?
Existem escolas pra isso? Ou tem que aprender fuçando ou aprendendo na internet? Não tem luthier na minha cidade, entao nao posso ser aprendiz, nao agora pelo menos...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


patudodi
Não existem escola para isso no Brasil.
Sei que existe um curso, voltado para instrumentos acústicos numa Universidade do PR, e tem os cursos modulares da BH (em sampa) e do beluthier (aqui no RJ - também voltado para violões). No Amazonas tem também um projeto voltado para crianças carentes (também para acústicos).
Você só tem uma opção: Fazer um curso técnico em marcenaria no SENAI e achar um luthier competente que seja seu mestre e lhe aceite como auxiliar. Ler e estudar também faz parte, mas, as obras significativas são em inglês e francês.
Abç

baboni
Veterano
# jan/11 · Editado por: baboni
· votar


mauricio na minha fender eu coloquei uma ponte da fishman ( piezo) http://www.fishman.com/products/details.asp?id=62 e nos carrinho tem tipo uma pecinha pequena tipo "oval" onde a corda passa em cima, e essa pecinha saiu de um dos carrinho , e eu perdi, mas meu amigo vai fazer outra pra mim, mas com q tipo de cola posso usar pra colar essa pecinha no carrinho? cola-quente será q daria? pensei na cola-quente pq eh facil de remover! ou super bond, vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


baboni
Cara, eu não sei te responder essa com total precisão... Mas eu arriscaría a Super Bonder...
Abç

baboni
Veterano
# jan/11
· votar


http://www.fishman.com/products/details.asp?id=62 o link da ponte, eh aquela pecinha "oval" e uma vez q coloquei outra e nao funcionava, tipo entrava em curto o piezo, ai fui ver tinha q isolar essa pecinha do carrinho, estranho

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


baboni
Pois é cara... Essa pergunta é difícil, e esse tipo de ponte dá problema pra caramba! Vários colegas luthiers já me relataram coisas do gênero..........
Abç

baboni
Veterano
# jan/11 · Editado por: baboni
· votar


será q super bond depois nao dah xabu? q tipo de probs eles relataram? vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


baboni
Pois é... Não tenho certeza....
Perda dos contatos (a pecinha), mal-contato, quebra da fiação.... etc

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)