Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


BendinFuria
http://www.vintagevibeguitars.com/dox/dummy_coils.pdf
Porém, as opiniões sobre esse recurso são controversas, pois alguns observam perda de "potência" do capt.
Abç

Eddie Van Hallen
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu Bertola
ja consegui consertar
dei mais uma mechidinha no tensor e deu certo
valeu a ajuda
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


Eddie Van Hallen
Falou!
Abç

CarinhaDaGuita.Roxa
Veterano
# dez/10
· votar


Ae pessoal... eu tenho uma strinberg EGS 216... e pelo que podemos ver em fotos e pessoalmente, o escudo dela é diferente das stratos comuns...
é menos pontudo e talz...
eu comprei um escudo preto da dolphin pra strato, ai mandei pro luthier, mas até agora nao tive noticias de que fim deu...
gostaria de saber se tem como colocar o escudo que é um poco diferente nela.
Pelo que eu tava vendo somente 3 furos nao batem... o da ponta esquerda da guitarra, qe ele terá que fazer um novo furo.
e os 2 da ponta direita. o problema, é que o escudo novo nao irá cobrir o buraco que ficara da onde ta parafusado o escudo que veio nela...
Alguem pode me responder se o luthier consegue da um jeito nisso?
de tampar o buraco ooou amenizar alguma coisas...
vlw, e desculpa qualquer coisa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


CarinhaDaGuita.Roxa
Não, o escudo dessa guitarra é totalmente diferente. Se vc quer um outro escudo, de outra côr, terá que mandar fazer um novo.
Abç

CarinhaDaGuita.Roxa
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então, pra mandar fazer um escudo pra ela, fica caro? sabe a faixa de preço +/-?
vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


CarinhaDaGuita.Roxa
Cara, não se comentam preços aqui. Pergunte a seu luthier.
Abç

guitar_kevin
Veterano
# dez/10
· votar


pergunta ao Bertola

na sua opinião, qual humbucker tem um som mais puxado para o grave? dimarzio tone zone, falaram que ele é puxado para o grave, ele é mesmo?

rafael_777
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, outro dia eu estava vendo alguns vídeos atoa no youtube, ai vi uma banda q não recordo o nome, q o guitarrista usava uma guitarra com o corpo transparente, ai veio as dúvidas, que material é esse, como uma guitarra q tenha um corpo q não seja de madeira pode ter um som tão bom, que características de som tem esse tipo de material, médio, agudo, grave?
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


guitar_kevin
Cara, essa pergunta não pode ser respondida com exatidão, pois isso vai depender de uma série de coisas... Os Intruders, por exemplo, tem essa característica.
rafael_777
O material é o acrílico, plexiglass. O som não é bom. É "duro" e excessivamente agudo. Por aí vc pode perceber como mais de 60% do som vem do amp...
Abç

Rodrigues
Veterano
# dez/10
· votar


Grande Bertola, invoco seus poderes, troquei as cordas da minha cort m200, por novas do mesmo calibre e marca(daddário o10), porem está trastejando em varias cordas e em varias casas, aumentei a ação para 3 mm na mizona e 1,5 + ou - na mizinha, diminuiu mas não cessou totalmente, apesar do trastejamento não aparecer no som do amp ele ta me irritando, pois num era para trastejar com essa ação de cordas correto???já faz um tempinho que num levo a menina no luthier, e na verdade não ando confiando muito nos luthiers daqui, por isso queria ver se haveria possibilidade de eu mesmo resolver o problema, fiquei na duvida se poderia ser trastes desnivelados, ou quem sabe braço desregulado, confiro sempre a marcação apertando na primeira e na ultima casa, me certificando de haver um espaço minimo sobre o traste 12 na mizinha e mizona, pode ser braço desregulado mesmo assim????
Abração Bertola..

erick_guitar
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Amigão! Tem uma dúvida que não sai da minha cabeça!

Eu tenho uma Squier Affinity dos anos 90, comprei de um luthier... E vendo no site da Squier.BR eu vi o modelo dela, cujo a madeira do corpo é Alder e do braço Maple!

http://www.squier.com.br/padrao/padrao.php?link=lista_produto&cod_linh a=1047&produto=3107

A minha é vermelha com escala em rosewood.

No site Squier.com, o modelo da minha guitarra também é em alder e braço em maple...

http://www.squier.com.br/padrao/padrao.php?link=lista_produto&cod_linh a=1047&produto=3107

Cara só me confirma por gentiliza, é isso mesmo ? Minha humilde Squier tem o corpo em alder e braço em maple? Ou seja ela tem madeiras boas certo ? Vale a pena colocar uns caps massa nela?

Desde já muito obrigado!

Abraço

Leo Porto
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde, gosto muito de blues e pop/blues (SRV - John Mayer - etc), porém também toco na maior parte das vezes com a banda, pop, levadas Soul, pop/rock e até reggae... rs

Mas o que gosto mesmo é aquele timbre brilhantissímo e estalado, estava pensado em um set fender 54', ou um hot noiseless pela ausência do ruido.

O problema é que nunca toquei em nenhum dos dois, e nem vai ter como, aqui na cidade ninguém tem, só os conheço por reviews.

Queria saber se o ruido dos 54' são bem aceitáveis, e se a beleza do som é tudo isso que falam, em fim o que quero mesmo, é som de strato de qualidade aquele brilho e presença inconfundível.
Muito obrigado pela atenção e mais essa ajuda!
Grande Abraço!

Arimoxinga
Veterano
# dez/10 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola boa tarde gostaria de saber o que vc poderia me falar sobre essa guitarra Ibanez RGT42MDX já vi umas demos dela no youtube e gostei perguntei lá no (tópico de quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda) mas niguém nunca ouviu falar dela o.O que estranho... Ahh eu vou pegar essa guita com ponte tradicional tremolo. pois na loja a ponte flutuante é opcional

EDIT:só para completar esse site fala um pouco sobre ela foi lançada ano passado http://ibanez.wikia.com/wiki/RGT42MDX

Peace!!

Filhada
Veterano
# dez/10
· votar


Meu último post da série o que fazer na strato, sério.
Só para confirmar, aproximadamente dia 20 irei a belém(moro em Salvaterra, aqule pontinho no mapa), aproveitarei para ajeitar a strato, a grana é insuficiente para fazer tudo o que queria, aqui a listado que farei:

Colocar o strap:(tava largada na loja, quando foi em casa, fui colocar a correia no "chifre", o parafuso quebrou!)não dá pra tirar o parafuso, então não tem problema em furar do lado(não próximo, que fica frágil)e colocar um novo(mais tarde boto com lock, ta em falta).
ESSE será feito em casa.

Travar a Ponte:não uso a alavanca, mas a ponte anterior tá meio enferrujada.troco, ou não? tem umas molinhas, estão enferrujadas, não afina as oitavas assim.

Trocar as Tarraxas:Fundamental para manter a afinação. pretendo colocar daqueles com dois buracos paralelos(EZ-Lok).

Blidagem,Afinal, strato é barulhenta sem blidagem.

E claro, regulagem completa.(eita, tudo isso vai ficar caro)
Só passei por aqui para saber se tem algum erro, quanto ao strap e a ponte.Na próxima coloco os caps(Já conhecia o site Captadores.com, acontece que queria mini humbuckers, e o extreme hot parece muito hot pra mim rsrs.Prefiro um King Mid(S.Rosar) ou Distortion S(Dimarzio), mas procuro parecidos.
Aceno a distância!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Rodrigues
apesar do trastejamento não aparecer no som do amp
Então não é trastejamento....
Cara, um polimento de trastes ou um rebatimento seria legal, mas, como vc mesmo diz que não aparece no amp e a sustentação está legal, repito: NÃO TEM TRASTEJAMENTO.
erick_guitar
Cara, essas Squiers Affinity dos anos 90 são inferiores às atuais, e, na prática elas não tem madeira definida (usava-se o termo genérico "hardwood"), o corpo era, vía-de-regra, abaixo da espessura padrão (40mm ao invés de 45mm) e tinham VÁRIAS colagens. Portanto, não há como saber...
Ademais, não existe isso de "madeira boa" só porque é de um tipo ou outro; isso não importa. O que interessa é a qualidade intrínseca da peça, e isso, vc nunca poderá saber, a não ser em comparação com outra guitarra.
Leo Porto
Cara, som de qualidade significa:
1º) Amplificador de qualidade.
2º) Guitarra de qualidade e capts idem, de preferência blindada.
3º) Cabos de qualidade
4º) Você mesmo e sua concepção sonora.
Esses capts que vc citou são bons, e isso basta. Agora, eles são apenas 1 componente do som....
Arimoxinga
Cara, desculpe, mas eu desconheço esse instrumento... Mas essa série da Ibanez costuma ser boa.
Abçs

Jandira
Veterano
# dez/10 · Editado por: Jandira
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não estava querendo furar o escudo da minha Fender, mas queria fazer a ligação de 7 posições nela, dá pra fazer com Push Pull? Você tem o diagrama e poderia me passá-lo?

Arimoxinga
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


pow estranho niguém sabe nada sobre essa guitarra mas, obrigado.


Peace!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


Jandira
Cara, no site da SD tem...
Abç

capguitar
Veterano
# dez/10
· votar


Olá mestre. Quero trocar o encordoamento da minha Tagima T-635, mas não sei qual é o calibre das cordas originais, e não estou achando essa informação na net. Será que se eu botar 0.10 corre o risco de desregular?

Rodrigues
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então não é trastejamento....
Cara, um polimento de trastes ou um rebatimento seria legal, mas, como vc mesmo diz que não aparece no amp e a sustentação está legal, repito: NÃO TEM TRASTEJAMENTO.


Me falaram que pode ser falta de costume com o som das cordas novas, mas fiquei encabulado, de qualquer forma, muito obrigado pela ajuda.
Grande abraço..

Jeffdmaais
Veterano
# dez/10 · Editado por: Jeffdmaais
· votar


qua a melhor floyd rose???

Sioux
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


bertola qual seu e-mail de contato?
obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


capguitar
Cara, o ideal é que vc a leve a um luthier, não só para colocar o encordoamento, maS também para regulá-la inteiramente.
Jeffdmaais
Floyd-Rose...
Sioux
mlbertola@hotmail.com
Abçs

Crisprn
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Minha guitarra tem cordas 010 com afinação normal quero por 09 e afinar em Eb tenho que fazer alguma regulagem?

Joel_ESP
Veterano
# dez/10
· votar


Crisprn
Acho que sim pois a afinação está mais alta com cordas que fazem mais tensão ao braço, e você quer trocar por cordas que fazem menos tensão ao braço e usar uma afinação mais baixa.
Creio que tenha que fazer alguma regulagem sim.

Se falei bobagem me corrijam, mas espera o Bertola vir aew.
Abç.

renansena777
Veterano
# dez/10 · Editado por: renansena777
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Gostaria de saber qual a diferença de timbre entre cedro e mogno, e se e verdade que mogno tem mais sustain. Valeu!

Edit*
Tambem gostaria de saber se há diferença notavel entre braço de marfim e maple, digo tanto no conforto quanto no timbre

Brigadão ai!

Sector
Veterano
# dez/10 · Editado por: Sector
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá, minha Memphis Les Paul tá soltando o strap lock, eu aperto, e ele segura, mas quando uso a correia ele começa a soltar aos poucos, ai tenho que ficar apertando de novo.
Qual a solução para isso ? Encher de cola o buraco onde parafusa resolve ? Posso usar Superbonder, cola branca ? Ou tenho que levar a guitarra a um luthier pra ele furar de novo ?

Floyd N Roses
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Oi Bertola, tudo bem?! =]


O negocio é o seguinte...eu tenho 2 combos aqui que eu queria trocar os falantes. Só que olhando na parte de traz do falante...não diz nada...nem a impedancia nem a potencia!!! =/


Então...o que eu tava precisando saber é se você não conhece algum jeito de eu descobrir a potencia e a impedancia desses falantes com um multimetro ou alguma coisa assim??? o.ô




Brigadão aí!!! Abraçoo!!! o/

Joel_ESP
Veterano
# dez/10
· votar


Olá Bertola.
É verdade que a Gibson Les Paul Studio tem a mesma qualidade que uma Gibson Les Paul Standard?
Quais as diferenças entre elas?
Abç.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)