Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Joel_ESP
Veterano
# nov/10
· votar

Ei Bertola, eai cara, eu queria saber se a madeira Louro Canela é boa para a fabricação de Les Paul's, e para quais tipos de guitarra ela é mais aconselhada?
Abç.

lehnox
Veterano
# nov/10
· votar

rafael_777
é, o bertola quis dizer q só pode ter certeza ao ver o instrumento ao vivo

e o google não traduz pq é latim

Mad_LSO
Veterano
# nov/10
· votar

Queria tirar o verniz do braço da minha guita.
Atrapalha pra deslizar, o verniz meio que prende o dedo.

Isso prejudica a guitarra?
Diminui o tempo de vida, ou alguma coisa assim?

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

rafael_777
Cara, "in loco" é uma expressão latina que quer dizer no local e na hora............
capguitar
Não faço a menor idéia, até porque é o dono da loja quem avalia na hora............
Filhada
1) Não. Deixe como está, e troque TODAS as molas.
2) Não muito.
3) Não. Consulte o site www.captadores.com.br Lá tem tudo o que vc precisa e a um preço adequado.
Joel_ESP
Se vc leu os "posts" anteriores sabe que eu não recomendo essa madeira.
Mad_LSO
Não, apenas suja mais.
Abçs

rafael_777
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
tem alguma forma para q eu mesmo identifique se ash a madeira?
pelo cor, pelo cheiro?
vc pode da algumas dicas?
vlw

Bruno CK
Veterano
# nov/10
· votar

Olá Bertola

você conhece um cap epiphone descrito como sendo modelo HOTCH para ponte? Se sim, ele é bom?

Obrigado!

Wenty
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola, estou aqui mais uma vez, bem, estou interessado em comprar um corpo de guitarra feita em ash, mas não faço a minima idea de qnt isso valeria realmente, então vc poderia me dar uma média, de um corpo em ash usado?

Fotos do corpo >> http://img836.imageshack.us/g/p6110015.jpg/

victorhs
Veterano
# nov/10 · Editado por: victorhs
· votar

Eae bertola, venho aqui te encher o saco mais uma vez. hehe

Uma duvida sobre pintura...

Que tipo de finalização ou tinta é usada pra deixar esse acabamento? Sera que é possivel fazer isso com outras cores?

(é a guitarra cor de vinho)

http://img340.imageshack.us/img340/6571/jagjt90b.jpg

http://img193.imageshack.us/img193/8606/img0302sml.jpg

http://img714.imageshack.us/img714/7941/jaguarxd1.jpg

http://img529.imageshack.us/img529/753/jaguarinternet1.jpg

Não sei explicar bem, é muito parecido com aquela casca de Maçã do Amor sabe?

Parece que tem uma casca brilhante por cima da pintura, da uma impressão de profundidade.

Achei muito interessante e gostaria de saber o que é necessario pra fazer isso.

Wenty
Veterano
# nov/10
· votar

victorhs
Nossa, q guitarra bonita hein? Mas vc mudou os caps? parece diferente nas fotos!

victorhs
Veterano
# nov/10 · Editado por: victorhs
· votar

Wenty
Não é minha não, quem me derá! haha

Achei fotos dessa fender na internet

Mas tem uma marca japonesa chamada Combat Guitars, eles só fazem guitarras custom e tem umas Jaguar muito lindas.

olha a galeria deles

http://www.combat-guitars.com/gallery/guitar.html

Esse site aí me inspirou em comprar uma guitarra modelo Jaguar como proxima guitarra, mas provavelmente vai ser de luthier porque as Jaguar da fender não me agradam $$$.

Wenty
Veterano
# nov/10 · Editado por: Wenty
· votar

victorhs
Hahaha, é pq tinha umas fotos q tinham até marca dos dedos....Mas realmente são lindas, fiquei inspirado tbm!
*-*
Parece q é melhor eu guardar grana....X.X
_____
Vi a galeria, alguns são realmente lindas e inspiradoras, mas outras são bem parecidas!

Sub_Zero
Veterano
# nov/10
· votar

Olá Bertola!
Gostaria de saber se a strato SX SST-62 ainda é uma boa opção de compra. As novas remessas estão vindo bem construídas, corpo na espessura correta?

Obrigado.

Jandira
Veterano
# nov/10 · Editado por: Jandira
· votar

victorhs
Não sei explicar bem, é muito parecido com aquela casca de Maçã do Amor sabe?
O nome dessa cor é Red Candy Apple. Mais conhecida por Candy Apple. Existe também uma cor parecida com essa que é a Candy Cola, só que nesse caso o efeito de 'profundidade' não é tão visível como na Candy Apple.

Mauricio Luiz Bertola
Havia feito umas perguntas, mas acho que minhas perguntas passaram despercebido: Pra mudar o Raio da Escala da Guitarra tem que tirar madeira (cortar, escavar, essas coisas..), qual é o grau de dificuldade desse serviço? É normal isso acontecer?

Tenho uma proposta de uma Fender com o braço modificado, o cara fez o retrastejamento da Guitarra e aumentou o raio da escala com a justificativa que a 'pegada' ficaria mais parecida com as guitarras mais modernas da marca. O luthier dele aplainou a escala da guitarra, pelo o que ele disse o serviço foi feito por um bom Luthier e que usou os gabaritos e tudo mais pra deixar o serviço melhor possível e etc, etc, etc...

As guitarras mais novas realmente tem a escala mais plana? O que você me aconselha nessa oportunidade?

Tenho outra pergunta:
Existem chaves seletoras de 5 posições para strato padrão e um modelo chamado super-switch que é de 5 posições também, a diferença é a quantidade de terminais que ele tem, o padrão tem 8 terminais e o super-switch tem 12 pares de terminais, você sabe me explicar a utilidade desse quantidade de terminais a mais no super-switch?

Switch Padrão: http://cgi.ebay.com/Fender-Original-5-Way-Lever-Switch-Strats-Etc-/270 669867481?pt=Guitar_Accessories&hash=item3f052e69d9

Super-Switch: http://cgi.ebay.com/Fender-5-Way-Super-Switch-Strats-and-Teles-Etc-/22 0691737228?pt=Guitar_Accessories&hash=item336240aa8c

Ian Anderson
Veterano
# nov/10 · Editado por: Ian Anderson
· votar

Jandira

Jah que tu me achou um Super switch da Fender por menos de 100 reais vai a dica,

Sim com o passar do tempo alguns modelos tem o raio da escala menor, nos anos 80 os sonho de consumo era uma escala plana, pois as floyds não tem regulagem de altura, as de ponte tune-o-matic, apesar de não ter reg. de atura, eras tem uma direrença de altura entre elas dando o raio da escala, como as pontes da fender pode se regular a altura pra cada corda poder ter diferença do raio, mas não q todos os modelos ficaram mais planos, principalmente aqueles q são copias dos vintages

provalvelmente eh um serviço bem chato de se fazer.

Num Switch comum se consegue essas posições
Position 1. Bridge Pickup,
Position 3. Middle Pickup,
Position 5. Neck Pickup

Só que as posições 2 e 4 (soh apareceu nos anos 70) é a união das posições 1 e 3 ; 3 e 5 genado isso
Position 4. Middle and Neck Pickup
Position 2. Bridge and Middle Pickup,

O Super- Switch as posições independentes 2 e 4 (e não uma ligação de outras posições),

Podendo fazer essa doidera (q se acha nas American Deluxe)
Pos. 1. Bridge/Mid/Neck Pickups,
Pos. 2-Bridge/Mid,
Pos. 3-Mid/Neck,
Pos. 4-Bridge/Neck Out-Of-Phase/In Series w/ Tone Cap,
Pos. 5-Bridge/Mid In Series/Out-Of-Phase/In Parallel with Neck Pickup

Philipi
Veterano
# nov/10
· votar

[b]Mauricio Luiz Bertola
Como eu faço para entender o esquema elétrico de uma strato, sabe algum site que ensine ou de noções.
Preciso arrumar e modificar 3 stratos minhas, as 3 são SSS porem tem as partes elétricas diferentes umas das outras.
Sabe se o esquema elétrico delas ou o tipo de fios utilizados fazem diferença no som?

Jandira
Veterano
# nov/10
· votar

Ian Anderson
Cara sinceramente eu não entendi bem sua explicação sobre o Super-Switch, pois hoje por exemplo, na minha SX eu tenho um switch convencional e eu consigo fazer as ligações "ponte+braço" e "ponte+meio+braço" com mais uma chavinha on-off então eu não consegui ver nenhum tipo de vantagem em ter um Super-Switch.

Philipi
Veterano
# nov/10
· votar

Jandira
Pow eu sabia de um esquema com uma chave de liga e desliga cheguei comprar as chaves mas esqueci como, aew eu iria usar somente um tone para os 3 caps e ligava essa chave, porem não lembro como fazer isso.

MettaLeiruS_MorbbiDuS
Veterano
# nov/10
· votar

Eaew pessoal, beleza?
dêem uma olhada nesse tópico por favor! valeu!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/247587/

assacinodeemos
Veterano
# nov/10
· votar

Olá Bertola e amigos(as) deste nobre forum , boa noite! gostaria de uma opinião sobre a GUITARRA IBANEZ RG370DX ela é uma boa guitarra na sua faixa de preço (R$1600,00) ? me indicaria outra com floyd nessa faixa de preço (até uns R$1800,00)?

Muito grato,
Assacinodeemos

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

rafael_777
Não, não tem. Até profissionais encontram dificuldades às vezes para identificar madeiras.
Bruno CK
Não conheço não.
Wenty
Já ví esse anúncio aí. Tá caro!
Afinal, Ash (Frêixo), porque?
victorhs
Verniz poliuretano.
Sub_Zero
Sim.
Jandira
Cara, as Fenders originais (até 1980) tinham radiano de escala de 7,25pol. As atuais reedições japas também. As Fender atuais tem escala de 9,5 pol.. Qualquer luthier experiente faz esse serviço (de redimensionar o radiano da escala). Essas chaves "Super Switch" proporcionam a ligação de 7 posições.
Philipi
Cara, se vc não tem experiência em eletrônica o em fazer ligações, procure um luthier. A chance de se fazer besteira (até estragar um capt) é grande.
assacinodeemos
Sim, é uma boa guitarra.
Abçs

Math-Ador
Veterano
# nov/10
· votar

Qual eram os preços das condor lemon drop quando estavam no mercado?
Na faixa de preço dela me indicaria ela ou outra les paul?

pscb
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, qual tua opinião sobre as guitarras N. Zaganin? E sobre as Höfner? Estou avaliando semi-sólidas tipo ES 335 de ambas.

Obrigado

Wenty
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Eu tbm achei caro bertola, mas eu peguei o e-mail dele, aí não precisa pagar taxas e talz, dava pra negociar, mas vou deixar pra dpois....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

pscb
Cara, as Höfners são caríssimas... Sinceramente, eu compraría uma Zaganin...
Math-Ador
Não existem Les Pauls no mercado, exceto Gibsons, que se comparem às Condors "Lemon Drop".
Abçs

pscb
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

E as Höfner valem o que custam? Com essa de GuitarCenter vender para o Brasil, o preço não é muito diferente das guitarras mais top do Zaganin.

Joel_ESP
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Já que você conhece a condor Gx40a
Gx40a com 3 captadores 59 Rails da malagoli e tarraxas gotoh viria a ser uma guitarra profissional?
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

pscb
Cara, sinceramente, se vc vai importar a Höfner, vais pagar frete e imposto. Zaganin "na cabeça"....
Joel_ESP
Cara, ficaría legal...
Quanto a "ser ou não profissional"... Quem ter que ser "profissional" é vc, no estudo, na dedicação, na amizade com seus camaradas de banda, com o cuidado com seus instrumentos e equipos, na sua relação com o palco e com o público, etc...
Abçs

Joel_ESP
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu!

brunorockandroll
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Escolhi o jacaranda para a escala de um violao classico, oque voce acha dessa madeira para escala?

Philipi
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Não tem Luthier na minha cidade e eu paguei um preço miserável na dita guitarra, se estragar perderei muito pouco.