Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
capguitar
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Da cabrera não tem nenhum que equivale a esse Stellfner Neodymium Hard?

Porque tá difícil de achar esse na net...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


capguitar
Não, não tem...
www.stellfner.com.br
Outra excelente opção são os Sérgio Rosar
http://www.sergiorosar.com/
Abç

jrfassarella
Veterano
# nov/10 · Editado por: jrfassarella
· votar


Caro Bertola
se eu construir uma guitarra toda em jacaranda
Isso não existe...
Pela pergunta vc não sabe nada de guitarras e sua fabricação. Consulte um luthier ou compre uma guitarra pronta.

Não entendi sua colocação..o que é que não existe?..a madeira citada? a construção com a madeira citada?..se a a referencia isso não existe é em relação à segunda pergunta...entendi menos ainda..pois vc disse isso

PRSfreak
A sua pergunta não faz sentido...
O tipo de madeira não interessa muito, mas sim a qualidade da peça.


Pois eu tenho a madeira JACARANDÁ..de exelente qualidade..e secagem natural de aproximadamente 50 anos
me desculpe se fui impertinente..mas so perguntei pq eu não sabia
se de fato a madeira que citei não serve para tal proposito
E quanto a e não entender nda de guitarras..pode ser que vc esteja enganado rssssssss

iRock
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara andei danco mais uma pesquisada e fiquei meio em duvida nos caps. Duas perguntas:

1) Que captadores tu recomenda pra botar numa Viva Gold, dando um timbre com mais punch e mais encorpado, com um clean legal e peso pra tocar metal? Se possivel mais de uma opção.

2) Tu acha que os Alnico II aguentam uma distorção de metal? Melhor dizendo, tu acha que eles tem saída suficiente para "alcançar" o drive necessário?

Ramsay
Veterano
# nov/10
· votar


jrfassarella

O que o Bertola quiz dizer é que o jacarandá é uma madeira que só funcionaria bem na escala de uma guitarra, mas não no corpo e possívelmente nem no braço, porque é uma madeira muito dura e... afinal ele é o luthier e vai te explicar o porque!!

Math14
Veterano
# nov/10 · Editado por: Math14
· votar


Mauricio Luiz Bertolae Seiji
eu queria saber se vcs fazem guitarra de acrilico?e +ou- quantos um lutheir pode cobrar para fazer uma?

Heaffy
Veterano
# nov/10
· votar


bertola vc ja ouviu falar ou ja testou captadores das marcas Randall ou Ultra??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


jrfassarella
Meu filho, não existem guitarras inteiramente de jacarandá. Essa madeira só é usada para escalas e para tampos (eventualmente). Se vc tem uma peça dessa madeira em grande quantidade, venda-a (para mim de preferência, rs...), pois ganharás um bom dinheiro...
iRock
Cara, vc já parou para pensar que de nada adiantará vc ter uma guitarra com capt X ou Y sem que vc tenha um amp de qualidade e pedais adequados??
Captador não faz milagre... Eles apenas tem que ser bons (ou ruins!). Se vc quer capts de alta saída, compre-os (acima de 10K) e instale, e depois, vá "esculpir" o seu som com o que vc tem à mão, nada mais...
Vc quer algo de alta saída,mas que ao mesmo tempo "...tenha um "clean" legal..." Portanto, se vc exagerar na saída, não terás isso...
Quanto a ser AlNiCo, cerâmico ou Neodymiun... Bem, a diferença está no timbre, que é mais "ardido" nos capts que usam os dois últimos, nada mais...
Já te dei inúmeras dicas, todas mais ou menos adequadas ao que vc pretende fazer. Portanto, faça... Se vai te agradar ou não... É outra estória... Mas lembre-se que milagres não existem, e, se o som não é bom, a culpa não é do captador (dentro de determinadas proporcções).
Math14
Acrílico (plexiglass) é um material de difícil trabalhabilidade, ao qual um luthier não podería construir uma guitarra por tratar-se de um complexo processo industrial (portanto caro!). Ademais, esse material não tem boa sonoridade (não é à toa que não "vingou").
Heaffy
Não, não os conheço...
Abçs

iRock
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, eu tenho o resto do set, digo, nada milagroso, mais sei que com isso posso conseguir um som legal. Uma POD X3L e após acabar a reforma aqui em casa um Laney LV100, que só não trouxe por falta de espaço. Eu só queria sugestões, principalmente suas, que tem uma opinião formada sobra cada modelo, porque toda vez que me decido por um aparece outro e com comentários que desamnimam pelo anterior, entende?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


iRock
Cara, vc tem uma ótima pedaleira, e um amp legal. Estude-os.
Quanto aos capts, leia atentamente o que lhe indiquei e decida.
Tente não prestar muita atenção às opiniões excessivas, posto que a maioría dos que as emitem não tem a experiência necessária para tal. Existem alguns participantes aqui do FCC que são caras mui experientes e bons músicos; procure ouvir esses...
Por exemplo: Você já leu algum "post" do DeRos (só para citar um, que é músico profissional consagrado), falando de captadores, madeiras, etc, etc, do modo que essa molecada sem experiência faz?
Abç

iRock
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pra dizer a verdade nunca.

Obrigado cara, sério mesmo. A única coisa que me da medo na Viva é a madeira, que é um tanto incomum ser usada no corpo. Mas velho, eu não cheguei a ver quais você indicou, só o Air Norton S, se vi não lembro, poderia "lista-los" novamente por favor?

Mauricio Full
Veterano
# nov/10
· votar


Pessoal, Muito Boa tarde!!!!

Preciso tirar uma dúvida.Meus caps são single coil e a guitarra uma stratocaster.Pelo que sei o que normalmente acontece é aquele característico som "hum" gerado pelos caps,quando as cordas estão sem contato com as mãos. Só que a minha não faz esse "hum".Nenhum ruído!! Desculpe a ignorância de iniciante , mas o que poderia ser?Grato desde já e abraço a todos.Ah! O modelo é Squier Série Deluxe ,caps duncan designed e ponte twin pivot.

felipelfln
Veterano
# nov/10
· votar


É normal humbuckers chiarem quando nao tem nada meu encostado nas cordas? Quando coloco a mao o barulho para. Acho que é normal, mas é melhor ter certeza..

Kyho
Veterano
# nov/10
· votar


Sou novo por aqui e gostaria de tirar a principio uma duvida.
Mauricio Luiz Bertola e Seji o que os senhores acham da guitarra Tagima K2?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Full
Bons captadores... Blindagem, etc...
Kyho
Uma guitarra mediana.....
Abçs

jrfassarella
Veterano
# nov/10
· votar


Caro Bertola
Valeu pela resposta..brigadu ae pla atenção

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


iRock
DM Tone Zone. A Cort Viva Gold é uma boa guitarra para sua faixa de preço.
jrfassarella
Afinal, vc tem ou não o jacarandá?
Abçs

iRock
Veterano
# nov/10 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok, Air Norton no braço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


iRock
Sim.
Abç

iRock
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok cara, valeu mesmo, só mais uma perguntinha: as características sonoras do maple são semelhantes a do ash? E qual a diferença entre ash e swamp ash?

Mauricio Full
Veterano
# nov/10
· votar


[b][/b]Mauricio Luiz Bertola[b]

Prezado,
Muito grato pelo apoio pois eu já estava grilado pelo fato de não fazer aquele ruído.No mais o timbre é show.
Valeu cara!!!!

Kyho
Veterano
# nov/10
· votar


Obrigado pela resposta Bertola preciso escolher entre duas guitarras e como pode ver sou iniciante, então gostaria de uma opinião sua com toda a sua experiencia nesse ramo de guitarras, preciso escolher entre a Schecter Blcack Omen 6 Diamond Series e a Tagima K2.
Mauricio Luiz Bertola qual o senhor me recomenda?

pitiko
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obrigado pela resposta outro dia(da guitarra que eu queria comprar com floyd por R$ 700,00)...Mas será que eu não acho nem uma usada
nessa faixa? até uns 800 reais?

pitiko
Veterano
# nov/10
· votar


Pepe Le P
vlw por me responder !!!

Jandira
Veterano
# nov/10 · Editado por: Jandira
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola, quanto tempo que não passo aqui.
Estou negociando uma Fender Stratocaster MIJ de 93-94 e estava pensando em colocar captador humbucker em formato de single coil na ponte, estava pensando em Seymour Duncan JB Jr., mas estou com medo de ter muito ganho, gostaria de colocá-lo para manter umas bases com mais drives e poder splitá-lo e ter um som interessante e útil também, nada além disso.

Para efeito de ciência, os captadores do meio e braço, acho que não vou mexer por enquanto, se algum dia for mexer vou colocar algo mais classico pra não fugir muito da proposta da guitarra.

O que você acha? Esse captador tem tanta saída assim? Conhece alguma outra alternativa interessante? Esse papo de não poder Captador Ceramico e Captador de Alnico juntos é verdade?

pscb
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola: Além da Gibson ES 175, qual seria uma ótima opção nesse tipo de guitarra full hollow? As custom da Ibanez Artcore seriam uma possível solução?

Obrigado.

Mr.Folk
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Onde encontro essas seras pra guita tipo a grand prix ? Posso passar em Pintura stanrbust ? Passar com um flanela em qualquer movimento ? Abç.

marcosamugakan
Veterano
# nov/10
· votar


Gostaria de uma ajuda. Minha guitarra Fender Stratocaster Reissue 62 (CIJ) veio com um braço maple/rosewood com um verniz bem brilhante e bem alaranjado. Isto prende a minha mão, não deixando deslizar e dificultando a pegada. Minha filha tem uma Telecaster American Special braço em maple inteiro e na especificação dessa tele está escrito que é SATIN URETHANE FINISH. O braço da guitarra dela é simplesmente demais. Desliza que é uma beleza. Pois bem, gostaria de saber o que seria esse SATIN URETHANE FINISH e se é possível fazer o mesmo acabamento em minha guitarra e sendo possível, quais serviços seriam necessários? Agradeço as opiniões pois vou mandar essa guitarra em um luthier aqui em Curitiba e gostaria de saber o que exatamente pedir à ele!

Andreh000
Veterano
# nov/10
· votar


Preciso de uma opnião. Eu estou querendo por floyd rose na minha guitarra ( umas strato ) mas sem o backbox, e ja que eu nao quero fazer nada como o Vai, por exemplo, queria saber se a ponte Takeuchi é boa. Dai no caso eu compraria a ponte e um lock nut Gotoh, pq eu vi que dependendo do lock nut ( e das molas ) a guitarra nao perde tanto afinaçao, isso é verdade?

Obrigado.

rafael_777
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara eu queria saber se há possibilidade de colocar aquele filete de madeira escura que tem atras dos braços das fander's em um braço de strato q não tem, tipo essas guitarras mais baratas, ou teria q fazer outro braço pra colocar os filetes?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)