Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


pitiko
Não sei, isso é contigo...
kittsf
Melhor amp cara, vc já tem uma guitarra bem razoável, e um pedal idem...
Eddusr
1) O capacitor pode ser cerâmico ou poliéster, tanto faz, de 0.22uF/100V/5% (compre na loja fornecendo esses dados).
2) Não, não dá, e essa mod, no meu entender, é inútil. Apenas instale o pot "push-pull" no de volume para a ligação Hb/single. Nada mais.
3) Recomendo meu Mestre, o grande luthier Sérgio Buccini.
Abçs

Mr.Folk
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A cera Grand Prix é uma Boa pra pintura Sunbust ?

CidC
Veterano
# nov/10 · Editado por: CidC
· votar


Mestre Bertola, por favor tira essa dúvida.

Eu comprei uma fender southern cross (achei muito boa, diga-se de passagem), usada já... só que tem uns problemas....
- ela é velha, tá com as tarrachas perdendo o cromo (to pensando em trocar por douradas)
- a ponte também num ta lá essas coisas... (se fosse trocar, ia colocar dourada também
- um potenciometro ta quebrado, to pensando em trocar os 3 (os outros dois tão enferrujados)

gostaria de saber o que preciso fazer?
-qual potenciometro colocar (exatamente pf, porq eu não entendo nada. Faz diferença se for fender ou não)?
-precisa mudar a ponte e as tarrachas? (se fosse, ia comprar no ebay, então sairia uns cento e pouco tudo)
-tem muita diferença da ponte da fender mexicana pra a ponte da americana? (no preço tem bastante)

Se quiser dizer um upgrade bom além desse pra dar nela também eu fico agradecido.

CidC
Veterano
# nov/10 · Editado por: CidC
· votar


Ah... desculpa, eu queria saber também o que uso pra tirar arranhão leve do corpo e limpar a escala. Obrigado!

CidC
Veterano
# nov/10
· votar


se trocar só os carrinhos da ponte resolve (desculpa os 3 postos, é que eu esqueci!) =/

Vinas_PB
Veterano
# nov/10
· votar


Bertola e Seiji

Caras, andei lendo sobre fabricaçao de guitarras e me interessei muito, tanto que resolvi fazer um corpo de mogno de uma ibanez RG. Enfim a questão é, fui numa madereira e encontrei etc, porém essa madeira já está pronta para ser usada na fabricaçao ou ainda precisa de algum tipo de secagem? se precisa como e quanto tempo devo fazer?

Grato...

beu
Veterano
# nov/10 · Editado por: beu
· votar


Caros, me ajudem por favor

.é muito difícil eu mesmo trocar a ponte de uma strato q vai ficar fixa sem tremolo com as mesmas especificações ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Mr.Folk
Cara, sunburst é um acabamento como outro qualquer... Já te respondi, não use cêras abrasivas....
CidC
Cara, isso aí é bobagem, apenas retire os carrinhos da ponte e limpe-s com WD-40 e bombril. Quanto às tarrachas, faça a mesma coisa, aproveitando para apertar todos os parafusos. Quanto a trocar por douradas, vc vai gastar grana à toa, pois ela descasca rapidinho, ficando ainda pior do que já está.
Os pots podem ser Alpha, da medida que vier nela (250 ou 500K, não me lembro agora), e eu instalaría um Texas Special na ponte.
Se quiser trocar só os carrinhos, faça-o.
Deixe os arranhados como está, pois isso não atrapalha. Para tirar, seria necessário refazer TODO o acabamento.
Vinas_PB
Impossível saber por aqui, só um luthier experiente observando mesmo.
beu
Vc já demosntrou que não sabe. Portanto, não faça.....
Abçs

beu
Veterano
# nov/10 · Editado por: beu
· votar


obrigado pela resposta, realmente não sei. sei regular minha guitarra e me pareceu q seria o caso apenas de tirar os 6 parafusos e colocar a outra ponte no lugar. a que vai substituir tem o mesmo tamanho e espaçamento dos parafusos. é tão melindroso assim o serviço? a que estava já estava fixa. desculpe insistir.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


beu
O problema não é esse.
Vc terá que desmontar toda a ponte e depois re-regulá-la. Para isso é necessário uma certa experiência. Acredite, a uns 20 anos atrás, quando eu estava começando com esse negócio de luthiería, eu fui tirar uma ponte e ela "pulou" na minha cara, rs,rs,rs...
Portanto, tenha cuidado. Depois, corte um pedaço de madeira maciça que encaixe exatamente na parte de trás da base da ponte, sob pressão (pode até usar um martelo de borracha para colocar), daí ela ficará bem fixa (o que melhorará um pouquinho a sustentação e o timbre).
Abç

beu
Veterano
# nov/10 · Editado por: beu
· votar


valeu, vou comprar uma daquelas máscara de baseball pra fazer isso, rs

mas falando sério, prefiro fazer com luthier, vou ver se não fica muito caro.
abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


beu
Não fica não...
Tem máscara de esgrima também.... Ah,ah,ah,ah....
Abç

HotokiriBattousai
Veterano
# nov/10
· votar


Prezados Bertola e Seiji,

Estou querendo diminuir o atrito dos dedos com as escalas da guitarra, mas não tenho coaragem de escalopar o braço, então nesta questão ouvi dizer que a melhor solução é a troca de trastes. Neste caso qual seria mais indicado, tendo em vista que não quero que a mudança prejudique a técnica e a velocidade, dentre os trastes diferenciados já toquei em um médio jumbo e achei super confortável a tocabilidade, mas desconheço os trastes jumbo e o jumbão. Qual seria a diferença entre eles? Para o meu caso quel seria o melhor para ter a sensação de escalope (pois me senti super confortavél ao tocar em um braço escalopado)?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


HotokiriBattousai
Uma coisa nada tem à ver com a outra...
Velocidade nada tem à ver con trastes, e sim com sua técnica. No meu entender, nem mesmo com "atrito" com a escala (afinal, é nela em que vc digita).
Quanto a diferença entre esses trastes que vc falou, é apenas de tamanho, nada mais. E isso é meramente pessoal. No site da Dunlop tem uma "cartela" com as medidas dos trastes que eles fabricam, e vc pode se orientar por lá.
De uma forma geral, os trastes mais massivos proporcionam mais sustentação, mas são menos "exatos" na afinação, notadamente se mais gastos.
"Escalopar" escala também não é o "supra-sumo", mas apenas uma certa característica de certos braçços de certas guitarras de certos guitarristas. Como esses caras são músicos de sucesso (e, em nossa sociedade o marketing é uma das "molas" fundamentais do sistema econômico), muita gente acha isso importante. Não é.
Até porque 99% dos clássicos da música popular do final do século XX NÃO foram compostos/tocados com guitarras cujos braços tem essa característica. Ademais, o braço tem que ser testável o suficiente para aguentar essa intervenção sem empenar...

guitarfilth
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Iae Bertola,
é o seguinte, eu montei uma guitarra com um corpo que eu tinha em casa e comprei um braço e as peças no ML, levei pra um funileiro passa massa no corpo e pinta, ai o problema e que agnete mediu os furos da ponte fixa la, depois de pronta eu axei a ponte fixa meio longe do captador, longe uns 2 cm, isso irá interferir na sozoridade da guitarra? Fiz ela com um captador so, pq fiz ela pra tocar metal em afinação baixa.

Abraços, Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


guitarfilth
Sim, vai. Mas isso não é importante, desde que a ponte esteja instalada na posição exata, se não, a guitarra não afinará.
Abç

guitarfilth
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Afinando ela ta sim, e direitim, so a ponte que fico um poco longe do captador, mas acho tbm que ñ vai ter problema pois o captador eo intruder pro da malagoli, tem uma saída altíssima.

Vlw Bertola.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


guitarfilth
Eu acho até que, sendo uma guitarra de apenas um capt, vc acertou em colocá-lo mais longe da ponte. Assim o som fica menos estridente, principalmente dado esse captador aí que é bem forte mesmo.
Abç

diego souza
Veterano
# nov/10
· votar


Bertola, você poderia me dizer qual as medidas (diâmetro e comprimento) das barras de um tensor barra dupla com 46 cm?

Estou pensando em fazer um pois não encontro tensor aqui na minha cidade.

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


diego souza
Cara, porque vc não compra direto pelo E-Bay?
É barato...
Abç

Mr.Folk
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok. Sobre aquele efeito do "tensor" empurrar o braço e o corpo em posições diferentes. Fiz isso algumas vezes nao faço mais. O que podia ter acontecido era do braço ter sido discolado ? Nao vo fazer mais isso hehe. Minha guitarra esta perfeita. Se ela esta Boa afinação ta segurano legal. quer dizer que nao danificou em Nada ??? Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


Mr.Folk
Sim.
Abç

diego souza
Veterano
# nov/10
· votar


Maurício, até que é uma boa ideia, o problema é que não tenho cartão de crádito e fica impossível comprar.

Pensei em comprar na net para vir de SP ( aí sim, pois lá tem) mas notei que certos sites só trabalham com cartão, pagseg, etc.
Aí volto a estaca zero .

Se eu fizer um tensor sai mais barato, no entanto também é um pouco ( só um pouco) complicado.

Bom se vc puder me passar as medidas ficaria agradecido.

Obrigado e abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


diego souza
Eu não estou em casa, mas...
Um tensor bem simples pode ser feito com parafuso de barra, da tórcula à mão.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


diego souza
http://www.hotstringsguitar.com/dvd-replace-truss-rod.php
http://www.youtube.com/watch?v=ysKRHdIaaEg

diego souza
Veterano
# nov/10 · Editado por: diego souza
· votar


Certo, vc está na faculdade dando aula, certo?

Quando vc estiver na sua casa e tiver disponibilidade de tempo, caso tenha algum tensor barra dupla disponível e puder medir, pode enviar as medidas para meu email:
djangosouza@yahoo.com.br

Muito obrigado Maurício, era isso que faltava para que eu pudesse compreender e desculpe se te atrapalhei em algo.

abçs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


diego souza
Não atrapalhou não Diego, será um prazer ajudar.
Abç

PEdroooo
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

fala mestre!
o carrinho é fator determinante na qualidade da ponte?

Por exemplo:
se eu comprasse essa ponte (é o modelo BS006, da marca Condor)
http://www.artmusicdf.com.br/tremolobridges.html

e trocasse os carrinhos por estes
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=400172660253&fromMa keTrack=true&ssPageName=VIP:watchlink:top:en

eu teria uma ponte de qualidade, no mínimo, razoável?
obrigado!

oliviojunior
Veterano
# nov/10
· votar


Minha experiência quanto à modificar guitarra é a seguinte: Nunca trabalhei, nem penso em trabalhar na área, mas sou um curioso do assunto. Tenho duas guitarras: Uma Ibanez RG 250 Ltd Japonesa e uma Strato da marca Malagolli que comprei com o Erico. Na Ibanez, não me atrevo à modificar nada, tá perfeita, mas na Strato, já fiz uma série de modificações e confesso que com o que gastei, daria pra comprar uma nova, bem razoável na loja. Primeira mudança que fiz, foi a troca de captadores. Ela veio com aqueles chineses, bem mal acabados e uma fiação fininha como um cabelo e os maus contatos começaram. Comprei então no Ebay um Kit já montado ( comprei como TEX MEX, não sei se é ), e substitui, bem fácil, aproveitei para fazer a blindagem das cavidades e do captador, fiz com papel alumínio mesmo. O som melhorou sensivelmente e não chia tanto. O braço da guitarra me incomodava, pois era um braço estreito, fino e no tróculo, as cordas quase saiam fora do braço. Era um braço plano e acabou empenando. Comprei então um braço em maple pelo Mercado Livre, que veio com uma furação no encaixe toda torta, tive que tapar os furos ( um amigo marceneiro me deu uma massa à base de água para isso ) e refazê-los. Surgiu um problema: o tróculo tinha uma medida de 57mm e o encaixe do corpo 54mm ( como eu disse o braço antigo era estreito ), tirei 3mm de madeira na grosa ... Ajustei e parafusei o braço, instalei a primeira e a sexta corda para que ele ficasse alinhado com a ponte. Fiz um ajuste da ação das cordas com um pedaço de cartão telefônico ( aprendi aqui ) colado atrás. Pronto ? Que nada, não dava afinação nas oitavas! Precisei puxar a ponte para trás, tirei um pouco de madeira ( com a grosa de novo ) da cavidade da ponte, refazendo a furação e tampando a antiga. Cordas novas, ponte regulada de acordo com a curvatura da escala, sem trastejar, sem desafinar, timbre bem próximo ao tradicional strato. Tarrachas e pontes nem sei a marca, vieram com ela, não troquei. Fiquei contente, mas quando olho de frente para a guitarra, dá a impressão de que ela está torta. O corpo é de Caixeta, provavelmente vai ser o próximo à ser trocado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


PEdroooo
Cara, vc teria que medir a largura dos carrinhos, pois essa ponte Condor tem uma borda em volta dela toda, se vc colocar carrinhos mais largos ou mais estreitos, não vai dar. No mais, a diferença é muito pequena.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)