Treble Bleed Mod - Solução p/ a Perda de Brilho no Volume

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Curly

Bom, o SD chama de Treble Bleed: http://img19.imageshack.us/img19/7282/treblebleedmod104.jpg

Acho que vc fez confusão...

Abs ;-)

Curly
Veterano
# ago/09 · Editado por: Curly
· votar


MauricioBahia

olha, acho que deve ser "treble blend", sei lá, como falei o verdadeiro blend é isso aqui:

http://www.mojomusicalsupply.com/images/2113349WD.pdf

mas já vi chamarem essa parada do brilho de blend também, vai saber...

** edit - corrigindo o link

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Curly
Véio, vc tá falando de outra coisa! hehehe Não tem a ver com pickups, apenas com o pot de volume.
Abs

Curly
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

vai ver que é então... é a idade, hehe !!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Curly

ehehhe!! São muitos Mods!!!

O objetivo do "Treble Bleed" é evitar que o som fique "abafado" (sem brilho) quando vc diminui o volume no pot de volume da guitarra.

Abs

[edit] Ouviu o sample que postei?

Curly
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

ouvi, achei que equilibrou o som

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Curly

Ficou bem melhor. Simplesmente eu não podia reduzir o volume da guita pq fica muito abafado, com ouviu no sample que postei.

Vamos ver na prática se esse trêm é baum mesmo!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Pra quem não viu, vai a dica!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Pra quem não viu, vai a dica! (2)

Ant--
Veterano
# ago/09
· votar


Eu sempre usei treble bleed.
Vi esse mod numa Guitar Player do início dos anos 90 e fiz na minha Strato.

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ant--

Na minha Lespa ficou outra coisa. Ouviu o sample comparativo? Na Strato eu não fiz ainda pq tem que tirar as cordas e elas ainda estão "tocáveis". É um mod muuuito simples e eficaz!

Abs

Penta_Blues
Moderador
# ago/09 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

MauricioBahia
Pra ratificar o esquema que vc colocou acima, vou colocar outro do site da SD:
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=treble_bleed

Na minha opinião, o termo Blend se aplica apenas quando se quer "misturar" (como o próprio termo sugere se traduzido) caps que não são interligados pela chave comutadora. O Bleed é uma dica dada também pelo Edmar Luighi em seu livro, cujo valor do capacitor fica entre 470pF e 1KpF.
Valeu!!!

Ant--
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
Ouviu o sample comparativo?

Fui lá ouvir.
Sim, é exatamente isso que o Treble Bleed faz. O volume vai abaixando sem modificar o timbre.
Não fiz isso na Les Paul porque como tem um volume para cada captador, uso muito um dos volumes para modificar ligeiramente o timbre, deixando o outro volume completamente aberto. E acho legal a matadinha de som que dá sem o TB.
Com o TB serviria mais para abaixar volume geral, como é o caso da Strato.
Também conta o fato da Strato ser minha guita principal, né :)

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Penta_Blues

Grande Penta! Sim, o Blend é outra parada! :-) Vlw por enriquecer o tópico!

Abs

Ant--: Não fiz isso na Les Paul porque como tem um volume para cada captador, uso muito um dos volumes para modificar ligeiramente o timbre, deixando o outro volume completamente aberto. E acho legal a matadinha de som que dá sem o TB.

Ah cara, eu esqueço de regular os pots. Estou tentado simplificar a vida. Volume é volume, tonalidade é tonalidade. Eu não lembraria de uma regulagem desse tipo de um ensaio pro outro, heheh.

Abs

Ant--
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
Eu não lembraria de uma regulagem desse tipo de um ensaio pro outro, heheh.

Nem eu, hehe.
Eu vou no instinto, nem olho para os pots. Não existe regulagem pre-determinada para um tipo de música. Eu tento "engordar" ou "emagrecer" o som conforme a necessidade do momento.
Por exemplo, quando eu uso os caps splitados, a chave (a original, da LP) na posição intermediária me dá um som clean legal, que eu tento simular violão (sabe como é, na medida do possível). Aí é que entram os volumes. Se quero encorpar o som um pouquinho, abaixo um tiquinho o vol do cap da ponte. Se quero um violão mais aço, mexo no vol do cap do braço.
O mesmo vale para bases distorcidas e os caps na posição Humbucker.

De qualquer forma a CLP2-s possui bons pots de volume. Não chegam a matar tanto o som quanto nas Stratos.
A GX-50 Vintage que ainda mantenho original (não uso, está sempre guardada), qualquer abaixadinha no volume mata completamente o som. abafa... realmente pede um Treble Bleed.

ogaitnas
Veterano
# ago/09
· votar


treble bleed é muito legal, eu montei na minha strato depois que mudei ela para HH e deixei bem parecida com uma js na eletrônica hehe

na LP eu não tinha pensado em mexer, talvez qdo fizer um up nos caps dela farei isso :)

Henrique S.
Veterano
# ago/09
· votar


50's wiring tambem resolve isso =)

tem um esquema no project guitar que e bom tmb...

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Ihhh! Minha Strat não tem mais esse "problema" do som abafado. Tinha antes da troca dos caps pros GFX Neovintage... Blz!

megadeth2612
Veterano
# ago/09
· votar


Pessoal,

Tem como fazer um treble bleed acionável via Push/Pull no próprio pot de volume?

mmayorca
Veterano
# ago/09
· votar


megadeth2612

acho que dá pra fazer mais qual vai ser a utilidade?

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


megadeth2612
treble bleed acionável via Push/Pull no próprio pot de volume?

Ouvi, se nao me engano nesse topico mesmo que alguma guitarra do Satriani possui esse esquema!

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

pra ver na tele eh soh tirar a plaquinha, po...

e soh respondendo as indagacoes, minha tele nao sofre tanto esse problema nao. o pouco que rola eh ateh muito bom, principalmente agora que aboli totalmente os pedais e estou usando-a no amp com um foot handmade (ganho medio no drive pro canal limpo e muito drive no sujo - ganho maximo e volume tambem, nos dois canais esse ultimo).
e como faco pra tocar em casa ou estudar ou nivelar o volume?? simples: meu amp tem "wattometro".... hehe

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


prog_jam
A minha não tem esse "problema" não. ;-) Só na minha LP.
Abs

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

sim, sim, eh com relacao ao fato de voce nao saber se ela jah possui ou nao essa mod que disse pra ver na tele eh soh tirar a plaquinha, po...

x=]

aproveita e responde se ela tem ou nao a modificacao e se tiver diz como foi feita...

Excelion
Veterano
# ago/09 · Editado por: Excelion
· votar


Aproveitando esse tópico falando de mods.

Eu pergunto, é muito tenso fazer esquema de split-coil?

É muito caro com luthier?

Por que eu pretendo fazer uma strato HSH com split nos dois buckers. Viável ou tenso demais?

P.S.: Por fazer eu quero dizer comprar os dois Humbuckers, e o que mais for necessário e dar prum luthier montar na Strato.

Penta_Blues
Moderador
# ago/09
· votar


Bom dia!!!

megadeth2612
Cara, eu acho possível sim.

mmayorca
Imagino que seja a possibilidade de optar por ter ou não ter mais agudos ao diminuir o volume da guitarra.

Excelion
Acho bem simples a instalação de Push/Pull para splitar Humbuckers, mas como tudo na vida, é preciso um pouco de prática e cuidado. Um Luthier certamente fará esta adaptação.
É necessário além do potenciômetro, captadores que possuam 04 condutores. Os esquemas vc encontra por aqui mesmo, ou na net com facilidade.

Valeu!!!

Excelion
Veterano
# ago/09
· votar


Penta_Blues

Valeu ai cara, eu vou dar uma pesquisada melhor sobre os esquemas!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


prog_jam: aproveita e responde se ela tem ou nao a modificacao e se tiver diz como foi feita...

Blz. Dou uma olhadinha lá nos pots assim que pegar nela novamente.

Vlw!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


prog_jam: aproveita e responde se ela tem ou nao a modificacao e se tiver diz como foi feita...

Minha Telecaster não tem esse mod não:

http://img401.imageshack.us/img401/6585/telemimpots.jpg

Abs

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


podes crer... e a tua ligacao eh diferente da minha tambem...

a minha tem dois capacitores: um ligado como o teu e o outro ligado no pot de tonalidade (onde na tua nao tem nada) e no terra do volume. e tem um aterramento da chave seletora tambem. No mais eh a mesma coisa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Treble Bleed Mod - Solução p/ a Perda de Brilho no Volume