Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Floyd N Roses
Veterano
# nov/08
· votar


IAI...ninguem poderia dar uma "corrigida" nesse esqueminha ai não??!!! O.O

http://img396.imageshack.us/my.php?image=esquemaguitarmodmjpqnyf2.png

Flw's...o/

mlorenzo
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ele tambem verificou isso, parece estar num angulo legal. Acho que esse carrinho já era mesmo, o sulco ta muito fundo e o atrito parece estar alto... soma-se isso aos meus bends de 2 toms toda hora...

Onde consigo outro carrinho que entre nessa AS73? abraço!

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


Floyd N Roses
Já que você pediu... eu também quero. XD

http://img233.imageshack.us/img233/4401/wiringeg0.png

Abraços.

Haven
Veterano
# nov/08
· votar


Bertola

o problema não é o comprimento e sim o "calibre" do parafuso que não entra no garfo do novo carrinho.

Floyd N Roses
Veterano
# nov/08
· votar


kairi
Olha lá...se aproveitando da situação!!! xP

Da nada...

Abraço!!!o/

bruno975
Veterano
# nov/08
· votar


eai galera
toh com uma duvida
quero colocar uns captadores na minha epiphone les paul standard
e pelo q eu vi no outro topico sobre captadores
eu podeira colocar Seymour Duncan ALNICO II PRO APH-1n/APH-1b no braço e na ponte?
ou seria melhor colocar outro?

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


Detalhe: quando o volume da guitarra está no 0 ou no 10, sem barulho nenhum... do 1 ao 9 chia muito. no tone, só de encostar já da um chiado irritantíssimo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


mlorenzo
Essa é uma boa pergunta.
Eu só ví desses carrinhos para vender em separado em oficinas de luthiers.
Haven
Foi isso mesmo que eu escreví.
bruno975
Esses são bons.
Abçs

Soul Wyx
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio
Qual distorção é melhor?

A própria do amplificador Laney Lv100 ou a da pedaleira G2.1U?

flws

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Soul Wyx
A de um Fulltone OCD ou outro pedal profissa.
Abç

mlorenzo
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bem, sabendo a medida eu consigo comprar no exterior pelo q eu vi... mas tentei retirar o carrinho pra medir e não consegui. Não entendi como ele é preso. Alguma luz?

Soul Wyx
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
não entendi?
qual das duas? so entre as duas msm
flws

Soul Wyx
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Resumindo aqui todas minhas dúvidas,

Qual distorção usar?Do amplificador LaneyLv100 ou a da pedaleira G2.1u?

Tem guitarra modelo strato(americana std) com o mesmo custo benefíco das cort x6? Qual guitarra vc me recomendaria strato? é q eu apaixonei em umas agora, e qual eh melhor? a CortX6 ou a Strato? seguindo esse mesmo preço.

flws
abrçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Soul Wyx
Cara, o que é "melhor", é meramente subjetivo, ademais, vc pode usar a distorção do amp para algumas coisas, e a do G2.1U para outras (embora eu não goste das distorções dessas pedaleirinhas). Quanto a guitarra, isso vai depender do seu orçamento, e de qual instrumento com a melhor relação custo-benefício vc poderá comprar com o que vc dispõe. Por exemplo, a Cort X5 e a SX SST57/62, tem ótimo custo-benefício. Eu não recomendo guitarras com ponte tipo "Floyd" para iniciantes.
Abç

PurpleZeppelin
Veterano
# nov/08
· votar


Olá Bertola e Seiji, eu possuo uma Gibson Les Paul, ela é minha companheira pra vida toda ( não há possibilidade de venda dela ), ela tem o acabamento Ebony ( Preto, como vcs devem saber ), mais eu gostaria de pintar ela de Cherry/Light Burst, isto seria possível sem estragar a guitarra ? ( não estou falando do preço, e sim da guitarra ), e como é um Maple Top, é igual ao Flame Top ? ( Poderiam me mostrar uma imagem, se tiverem, por favor ? )

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


PurpleZeppelin
Não recomendo que o faça, pois, em uma guitarra como essa, haveria uma grande perda de valor. Deixe sua amada Gibson como está.
Abç

Paulo Gilberto
Veterano
# nov/08
· votar


To pensando em comprar uma guitarra, toco Hard Rock ( Europe, Skid Row, Poison, Ac/DC etc. ) e Heavy Metal ( Iron Maiden, Metallica, Judas Priest etc... ). Qual a guitarra mais recomendada pra esse estilo na faixa de 1800 reais?

Gosto dos modelos da Ibanez, Jackson, ESP, gosto das Strato, Les Paul's e Teles...

Desde já, grato.

Paulo Gilberto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Paulo Gilberto
Qual a guitarra mais recomendada pra esse estilo
Isso não existe, pois quem vai tocar é vc. A guitarra pode ser qualquer uma.
Procure uma guitarra que conjugue preço, qualidade e facilidade de manutenção e "up-grades".
Abç

GustavoYCB
Veterano
# nov/08
· votar


Bertola

Comprei um JB pra pôr na minha strato. Só que percebi que o esquema elétrico do manual é de uma Les Paul. Então eu queria saber se posso tentar achar um desenho de um esquema elétrico e tentar colocar em casa mesmo ou se mando pra um luthier de uma vez. Grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


GustavoYCB
Cara, esse captador tem 4 fios, portanto fique atento para a ligação que deve ser feita para ele funcionar como "full Humbucker", no site da SD e da Stewart MacDonalds tem os esquemas.
Abç

Strato Tool
Veterano
# nov/08 · Editado por: Strato Tool
· votar


Opa, tenho uma pergunta para o Fábio Seiji!

Quais são as vantagens de se construir uma guitarra com o braço inteiriço somente até a ponte, utilizando desta forma apenas duas peças de madeira (uma para o braço e uma para o corpo)??

Braço inteiriço tipo "neck thru" já é conhecido, onde o braço vai até o final da guita e o corpo é constituido de dois pedaços de madeira, colados no braço. Mas fazer o corpo em forma de "U", e encaixar o braço neste vão eu ainda não conhecia! Tem dois luthiers daqui de Curitiba que fazem isto!

Valeu!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Strato Tool
As vantagens e desvantagens são as mesmas de qualquer "neck-thru". Esses luthiers utilizam esse expediente para economizar madeira.
Abç

Strato Tool
Veterano
# nov/08
· votar


Valeu Bertola!

Aero
Veterano
# nov/08
· votar


Tive uma dúvida, de acordo com a pergunta do Strato Tool

Braço inteiriço tipo "neck thru" já é conhecido, onde o braço vai até o final da guita e o corpo é constituido de dois pedaços de madeira, colados no braço.

Quais são as vantagens e desvantagens deste tipo de construção?
Qual é a principal mudança?

Valeu! =)

Fábio Seiji
Luthier
# nov/08
· votar


Floyd N Roses
Qual tipo de ligação vc pretende fazer?
Pelo que entendi as chaves do lado esquerdo colocam os captadores em fase ou fase invertida; mas a chave do lado direito tá com ligações confusas, tipo o fio azul do pot de volume de cima está em curto com o amarelo do mesmo, isso inutiliza o potenciômetro; e o fio azul do volume de baixo com o laranja aterrando o sinal...

kairi
O seu esquema parece OK, mas vc precisa tomar cuidado com o código de cores dos condutores pq isso não é padrão.
A cavidade está blindada? A ponte está aterrada?

PurpleZeppelin
Top em maple não significa que ele seja figurado (flamed ou quilted), só refaça o acabamento se ele estiver muito avariado.

GustavoYCB
O padrão de cores da Seymour Duncan é:
Preto - Hot - saída
Branco + Vermelo - juntos para ligação em série (full humbucker)
Verde - terra

Strato Tool
Esse tipo de junção, como dito pelo Bertola, tem as mesmas vantagens e desvantagens do neckthrough.
Pessoalmente eu prefiro colar as "asas" nas laterais do braço, pq assim eu não preciso fazer encaixe no corpo, que requer bastante precisão.

Fábio Seiji
Luthier
# nov/08
· votar


Aero
Muda bastante na construção, mas para o instrumentista o que muda basicamente é a facilidade no acesso às casas mais altas e a valorização do instrumento.

MANFREDINI
Veterano
# nov/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


alguém aqui já usou cordas da Fender de niquel? o timbre é melhor do que as de aço, tanto pra timbre quanto rasgado?

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


Fábio Seiji
A ponte está aterrada sim... o mais estranho é o lance do pot de volume gerar ruido quando não ta no máximo e o pot de tone gerar ruido quando não tá no 0.

Strato Tool
Veterano
# nov/08 · Editado por: Strato Tool
· votar


Para interessados em customização

Fiquei impressionado com o processo de construção desta guitarra..

http://www.guitaristjeffmiller.com/guitars10.htm


Seiji

Obrigado pela resposta da mensagem anterior!

Abs!

Floyd N Roses
Veterano
# nov/08
· votar


Fábio Seiji
Hmmm...verdade cara!!! =/

Então como eu poderia fazer hein??!!! o^...=S

Porque ali naquelas chaves da esquerda eu to tentando fazer uma ligação pra colocar em faze...desligar e defazar cada cap. mesmo!!! Com um pot de volume e um de tone pra cada cap.!!! agora...naquela chave da esquerda ali...eu tava querendo alternar entre ligação em série e em paralelo dos caps.!!! Mas eu e o meu amigo (que inclusive montou esse esquema ai pra mim!!!) tamo tentando "inventar" um jeito de fazer essa ligação ai...mas pelo visto num tamo conseguindo não né!!! =X

Você não sabe como eu poderia fazer isso ai??!!! Nós ficariamos muito gratos!!! ;D

Brigadão...

Grande abraço!!!o/

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III