Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Soul Wyx
Isso me aprece um componente "bixado" (geralmente capacitor). Deve ser algo simples, que um bom técnico de amps resolve fácil.
Pixar a guitarra igual fazem em capacete sem tirar a pintura é errado?
Eu não faria isso de jeito nenhum. Agora, decida.........................
DiogoCarvalho
Não há de que!
Abç

Soul Wyx
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estraga alguma coisa? Por que vi meu colega que fez um capacete custom pra namorada dele... E ficou bom de mais... Queria fazer apenas na parte dos captadores... escrever algo naquele meio...
Vou pensar.... e um capacitador? Meu pai entende de eletronica... reconhecendo o capacitador pode ele mesmo trocar para mim?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Soul Wyx
Não se pintam captadores.
em que er o esquema do amp para facilitar, mas e fácil.
Abç

Soul Wyx
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não nos captadores, na proximidade dos captadores.
Abri o amp, estou vendo tudo dele, capacitadores,pots,jacks, etc... Peguei o multimetro... Vou começar a ver qual capacitador esta queimado ou algo assim....
Descobrindo qual é converso com você para ver qual os procedimentos, troca , ou algo assim.
Valeus

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Soul Wyx
Troca.
Abç

Soul Wyx
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Testei um por um.
Todos estão perfeitamente.
Eu e meu tio começamos a apertar a fiação...
Resultado: Mesma merda. Não voltou a funcionar, e agora mauricio?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Soul Wyx
E agora a galinha pôs...Um ovo pra nós dois...
Eh,eh,eh.......
Não sei, vai tesando aí. Vê agora a ligação da saída com a placa de pré.
Abç

Philipi
Veterano
# abr/09 · Editado por: Philipi
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Aew vou fazer a blindagem da minha guitarra depois de muito tempo de eu ficar só na enrolation.

Mas eu queria saber se aquele negocio da chave de liga e desliga em Strato é realmente necessario?

E se eu posso colocar a chave em algum outro lugar que não tenha que fazer aquela escavação no corpo da guitarra?

E se tem que ser um fio de malha para conectar o aluminio das aescavações com o do escudo e etc..., ou se pode ser qualquer fio?

E o aluminio que eu comprei está todo enrrugado, eu posso usalo no escudo mesmo asim (eu tentei desenrrugar mas ele fica todo torto) ?

Socomegaton
Veterano
# abr/09 · Editado por: Socomegaton
· votar


Olá pessoal,

Sou recém inscrito no fórum, e já fiz a tão solicitada busca antes de postar este tópico. Como não encontrei nada sobre este assunto específico, então resolvi postar.
Encontrei muita coisa sobre traste em geral, mas não sobre o assunto que exponho a seguir:

Minha dúvida é a seguinte, eu tenho para mim (posso estar enganado) que a existência do traste zero valoriza muito o projeto da guitarra, talvez com exceção das guitarras com floyd rose.
Valoriza tanto que me parece ser um grande contra-senso que a maioria das guitarras com nut convencional não o possuam no projeto.

Porque veja bem:

- Ele (o traste zero) garante que a altura das cordas na parte do headstock esteja correta;

- Garante que o timbre e o sustain da corda solta seja o mesmo que o obtido com a corda pressionada em qualquer casa;

- O custo da colocação de um traste a mais justifica com folga o custo de se ficar ajustando corda a corda, a altura do sulco por onde elas passam, o que é demorado (quando o serviço é bem feito, obviamente);

- Concluindo: Existindo o traste zero, a altura das cordas já fica automaticamente correta no headstock, agregando valor por dois motivos: Fica perfeito e de forma rápida, além de uniformizar o timbre.

Então a grande pergunta é essa: Porque é que a maioria das guitarras não contam com traste zero no projeto, se ao que parece é praticamente só benefício?

Excluo da minha observação as guitarras com floyd rose porque o projeto delas deixa claro que o traste zero seria dispensável por causa do nut especial que elas têm, mas não consigo entender porque é que as guitarras com nut convencional (plastico ou osso) não sejam projetadas assim.

Gostaria de ouvir a opinião/elucidação dos senhores.

Um abraço a todos.

Fábio Seiji
Luthier
# abr/09
· votar


Socomegaton
Boa questão a ser levantada, já conversei com alguns amigos à respeito disso.
Na minha opinião as suas observações estão quase todas corretas.
Só acho que mesmo quando a ponte é floyd e tem locker nut o traste zero possui os mesmos benefícios.
O problema do traste zero não virar padrão é apenas tradição e estética.
Friso que esta é a minha opinião.

Fábio Seiji
Luthier
# abr/09
· votar


SRV5150
Orçamento só com projeto formatado.
Posso te ajudar a formatar o projeto detalhado, assim vc pode conseguir orçamento com vários luthiers e contrutores, mas vou avisando que pode ser um pouco cansativo, ok?
Meu email: fseiji@yahoo.com

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Philipi
chave de liga e desliga em Strato é realmente necessario?
Que chave é essa?
Socomegaton
Nos nos 60 era comum guitarras com traste zero. Nas antigas Finch e Snake ele era colocado, assim como em alguns violões de aço.
O fato é que o traste zero reduz a tensão na corda quando o ângulo da "mão" é baixo ou nenhum, e, caso a pestana esteja mal feita ou com os sulcos muito largos, a corda fica "sambando" em cima do traste zero. Assim, nem sempre esse recurso é adequado.
Abç

Valter Bergamo
Veterano
# abr/09
· votar


Socomegaton

Muito bem postado pelo Bertola.......O traste zero foi "abolido" pelas industrias de instrumentos, principalmente nas de grande escala pelo fato de que uma iregularidade no braço (empenado) ou nos trastes (desnivelados) aparecer com mais clareza em instrumentos que tenham o traste zero.

Voce pode observar os instrumentos nas lojas, a pestana de muitos esta muito alta, acima do ideal, uma vez que ficam pendurados meses, ou até anos, e sem o cuidado ideal de temperatura e humidade e regulagens frequentes.

Outro motivo que não podemos descartar é tb a estética e a arquitertura do instrumento, onde há casos como citado pelo Bertola que esse tipo de traste não é ideal, pelo fato da baixa angulação da corda em relação ao headstock.

Grato a todos!

Soul Wyx
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estava pensando em ser algo na potência do amplificador.
Pois o som está saindo, porém sem amplificação, mas baixo q a vibração de um celular no silencioso.
Vou verificar hoje a noite depois do ensaio com minha banda. Espero que eu mesmo consiga resolver, pois no momento estou juntando para comprar cabos... =O

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Soul Wyx
Pode ser mesmo.
Abç

Philipi
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aquela do Pisotones que tem em Apantalando una Stratocaster, eles chamam de Kill Switch, e eu posso substituir aqueles fios que conectam as cavidades no escudo por um pedacinho de aluminio ou por outro fio?
Abçs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Philipi
Se a "blindagem" for feita corretamente, basta que haja contato entre o alumínio (ou cobre) das cavidades entre encontato com a do escudo, "fechando o circuito".
Abç

Vinix
Veterano
# abr/09
· votar


Opa...
Eu tenho uma Ibanez RG-170 coreana (Fábrica da Cort), ela sofreu uma pancada violenta q tirou um pedação da tinta, e eu percebi q entre a tinta e a madeira existe um negócio cinza, com uma textura parecida com plástico. Algum de vocês poderia me informar q diabos é isso e se ajuda ou atrapalha na qualidade do som da guitarra?

Obg...

Soul Wyx
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hoje com mais calma vou procurar so pelo pre amp, se no final de tudo não resolver, tento passar ela por uns 200reais junto com a pedaleira g1.

deboraiommi
Veterano
# abr/09
· votar


Oi!
Mauricio Luiz Bertola
axo q vc pod me ajudar.... estava ligando um pedal behringer delay numa fonte hayonik
9vdc 500mA só q o pedal ficava com o led aceso direto(olhei a polaridade e estava correcta),daí testei numa outra fonte de 300mA e funcionou direitinho(antes ele já funcionava só q o led não apagava) ...
sempre ouvi falar q a corrente tinha que ser maior q o consumo do pedal , mas por que com 500mA o led ficava aceso? então não posso ligar naquelas fontes q tem 1A e varias saidas??
obrigada.
Bjs

rockuster
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Adquiri uma Giannini Diamond Stéreo, onde falta o cap do braço. A opção sería por um P90, mas este é maior. O cap original dela mede 8,00 cm de comp e 4,00 cm de largura. Quais seríam os caps possíveis para troca e se vcs teríam o esquema elétrico dela?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Vinix
Isso aí é o "primer" da pintura.
deboraiommi
Tenha muito cuidado com fontes em pedais delays, pois elas são responsáveis por 80% de defeitos nesses pedais. Sim, vc poderá usar uma fonte de 1A, pois a carga se dividirá pelos outros pedais, resultando em menor amperagem (mas a mesma voltagem).
rockuster
Coloque um Stellfner. Eles cabem certinho. Eu não tenho esse esquema.
Abç

Vinix
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sem querer abusar...mas tem como explicar do q se trata isso?

abç

Philipi
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Nossa saber disso realmente me aliviou, aquele negocio de Kill Switch ia ser bem chato e demorado para fazer, e ainda mais se tivesse que fazer aquela escavaçãozinha na guitarra.
Valew novamente.
Abç.

Socomegaton
Veterano
# abr/09 · Editado por: Socomegaton
· votar


Fábio Seiji

Sim, concordo. Mesmo com o locker nut o traste zero traria os mesmo benefícios.
Só que ao mesmo tempo, com eles fica mais fácil driblar (segundo a minha cabeça dura) os malefícios do não uso do traste zero, entende?
Por isso exclui eles da minha observação.

Eles são produzidos industrialmente, portanto ficam todos iguais, alinhados e bem espaçados, são de metal e etc.
Então fica faltando apenas instalar eles na altura correta, que o resto viria "de graça".

Obrigado pela resposta!


Mauricio Luiz Bertola

O fato é que o traste zero reduz a tensão na corda quando o ângulo da "mão" é baixo ou nenhum

Hum... ok, só que agora confesso que fiquei confuso...
Aquela famosa haste de metal aparafusada na mão, por onde as cordas passam por baixo, não resolveria? ela proporcionaria angulação nas cordas com relação ao nut, pressionando as mesmas em direção à mão, formando o ângulo.


e, caso a pestana esteja mal feita ou com os sulcos muito largos, a corda fica "sambando" em cima do traste zero.

Sim, concordo... mas isso não te soa um pouco "justificativa de baixo calão"?
Num nut mal feito, a corda não ficaria sambando de qualquer jeito, seja no traste zero ou no próprio nut?
Se um fabricante resolve abrir "avenidas" no nut para acomodar as cordas, penso que seria melhor este fabricante abandonar as guitarras e ir se arriscar no mercado de berimbaus rs.
Desculpe a brincadeira.

Grato pela resposta!



Espetinho

O traste zero foi "abolido" pelas industrias de instrumentos, principalmente nas de grande escala pelo fato de que uma iregularidade no braço (empenado) ou nos trastes (desnivelados) aparecer com mais clareza em instrumentos que tenham o traste zero.

Voce pode observar os instrumentos nas lojas, a pestana de muitos esta muito alta, acima do ideal, uma vez que ficam pendurados meses, ou até anos, e sem o cuidado ideal de temperatura e humidade e regulagens frequentes.


É verdade... isso faz todo o sentido do mundo.
Mas levando em conta que ninguém (pelo menos eu quero acreditar nisso) compra instrumento de corda sem antes testar, bastaria um "Fazão" com pestana na primeira casa para desbaratar a má intenção da quadrilha fabricante/revendedor rs.

P.S.: Esse negócio de quadrilha foi brincadeira...

Valeu pela resposta!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Socomegaton
Os "abaixa-cordas" estão aí para isso mesmo, para aumentar a tensão das cordas primas.
Se de "baixo-calão" ou não, eu não sei. Sei que a "ausência" do traste zero tornou-se padrão. O fato é que, se vc fizer um "bend" na 1ª casa, a corda irá mover-se sobre o trastes zero; sem ele, não haverá movimento nenhum.
Quanto a questão levantada pelo Espetinho, isso se pode verificar na prática, posto que vc pode "angular" a pestana, mas o traste zero, não. O assunto é polêmico e eu não creio que haja uma decisão definitiva sobre o assunto, nem verdades absolutas.
Abç

Socomegaton
Veterano
# abr/09 · Editado por: Socomegaton
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok, valeu mesmo!

Não leve a mal eu ter dito que a justificativa era de baixo-calão.
É a ânsia de compreender.
Agora ficou claro o porquê das empresas terem abolido o traste zero... o negócio é mais chato do que eu :-P

Obrigado mais uma vez.

Valter Bergamo
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa Noite!

Ein meu amp (Marshall MG 100 DFX) queimou..
Estou encomendando os componentes para arrumá-lo, o integrado TDA7293 Queimou.. e junto com ele muitos outros componentes, quando abri..vi que o cooler do dissipador do CI estava com a solda na placa rompido, o CI esquentou demais e abriu um buraco no meio dele....

Testei os componentes na placa....e vi os que estragaram...

Vc entende disso tb, se eu tiver alguma dúvida vc pode me ajudar tb?.

Grato!

Winterstorm
Veterano
# abr/09
· votar


gente to com uma duvida q ta me cutucando aki ...

tenho uma oportunidade de comprar 2 guitarras epiphone usadas .porem conheço as pessoas .

mas o q me interessa sao as guitas . qual eh a melhor ?

* Epiphone Les Paul Custom Black Beauty 3 (com a possibilidade de olocar novos captadores no futuro) (toda original)

* Gibson Epiphone Les Paul Classic edição limitada

especificaçoes (de acordo com o cra):

tem captadores humbucker originais de fábrica (Seymour Duncan)

bastante peso (gordo) e com bastante sustain,

e ele diz-

Atenção: NÃO CONFUNDAM COM A LP 100 que é muito parecida na aparência, mas possui setup inferior, nem com as Standard as quais não têm os logotipos Gibson nem setup e construção igual. Em relação às LP 100, ela possui marcação diferenciada nas casas, captadores originais de fábrica (Seymour Duncan), madeira diferente (maciças), braço colado no corpo, pintura, acabamento superior, e o mais importante: sonoridade típica das Les Paul, com excelente sonoridade. A guitarra tem número de série atrás do braço, e a identificação da guitarra como Edição Limitada.

quero saber se a informaçao procede e qual vale a pena , visto em conta q a Black Beauty tem 3 cap. e posso colocar 2 caps gibson 57 e um seymour duncan no meio.

me preocupo com a qualidade do instrumento primeiro.

gostei das duas no visual . masquero saber em relaçao ao acabamento e tal .

se puderem me rsponder , serei muito grato...

Valter Bergamo
Veterano
# abr/09
· votar


Winterstorm

Boa noite,
Tranquilo....


Ein... sem sompbra de dúvida as duas guitarras são feras.. porém nao podemos comparar as duas como se tivessem acabado de sair da loja,,,,

Pra saber qual escolher.... vc deve avaliar as condições dela...leve a um luthier ou a uma pessoa que possa avaliar tecnicamente pra vc..... pois como eu disse, elas não saíram de fábrica agora...

Se ambas estiverem boas.....avalie o preço de cada uma com o timbre que vc quer de guitarra.... sua escolha é muito importante pois vc irá tocá-la...e isso é muito intimo do músico....

Se tiver como postar umas fotos delas....o pessoal pode ajudar a fazer uma avaliação técnica.. a olho.. mas não deixe de levá-la pra alguem fazer a avaliação "ao vivo"


Grato!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III