Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Gambá Soturno
Nesse caso não, tem que ser poliéster mesmo.
Guguminator
Cara, eu já ouví isso também, mas nunca foi confirmado até agora, sinceramente eu acho que (ainda) não.
Abç

trashit hc
Veterano
# abr/09 · Editado por: trashit hc
· votar


Mauricio Luiz Bertola

você conhece, ou sabe algum luthier bom em Recife?

abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


trashit hc
Infelizmente não, embora tenha morado nesta cidade (quando vc nem era nascido), e tenha "parentes" por lá.
Abç

trashit hc
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

falou!

abraço.

Valter Bergamo
Veterano
# abr/09
· votar


Bom dia a todos do Forum!

Estarei me dedicando aos foruns relacionados a música daqui em diante, sou Analista de Logística de uma empresa em Cafelândia/PR, sou Bacharel em Sistemas de Informação tb, e a 3 anos me dedico a Lutheria.... toco violão desde os 12 anos de idade, e guitarra a apenas 3 anos.

Estarei desenvolvendo um Portal.. que seja referencia no assunto sobre que se relacione a música... como Lutheria, Compra de Peças, Musicalização, Equipamentos, Musica Clássica, Teoria Musical, HomeStudio...em fim.....o assunto será decidido por voces....

A idéia é nao ser um fórum e sim um portal sobre o assunto ... pois estaria sendo concorrente do FCC, isso não será feito..... todas as dúvidas e postagens serão encaminhadas ao FCC...pois este com certeza é o Fórum de referência Nacional sobre música.


No dia 25/12/09 (Natal deste ano)... estarei "sorteando" uma guitarra feita por mim....aos particiantes do site, que será a Guitarra FCC2009, e do meu site.

O Site estará no ar no dia 26 de Junho....

Conto com todos.. e aguardo comentários.....para darmos sequência..

Grato a todos!

Att/ Valter Bergamo

Guguminator
Veterano
# abr/09
· votar


espero que seu site dê certo, abraço

Month
Veterano
# abr/09 · Editado por: Month
· votar


Olá bertola,

Pra começo de conversa,sou iniciante na guitarra,pela primeira vez vou ter um professor,tenho uma samick artist series a muito tempo,uns 5 anos,mas nunca peguei firme,pois desde que comecei ser vocalista,deixei ela de lado a guitarra e só toco violão...Como não sou grande conhecedor de guitarra,gostaria de saber se rola vender essa samick e pegar uma sst62,sempre ouvi falar muito bem dessa guitarra aqui no forum,o preço dela é tentador,ou vc acha que rola mais começar com a samick e colocar uns captadores sound no futuro?Eu sei que são guitarras totalmente diferentes,mas pra um iniciante a opinião de quem conhece do assunto,seria de grande valor e tambem ouvi dizer que guitarras com floyd pra quem ta começando não é uma boa.

Agradeço desde já.

Abraço

assacinodeemos
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola , bom dia.
Na ediçãode março de 2005 da cover guitarra saiu uma entrevista do Helcio aguirra falando sobre equipamento e tal , em uma de suas guitarras ele usa um controle que defasa a bobina do humbucker gradualmente a fim de mistura-las.
.."conforme vou dosando , vou colocando a outra"...
achei bastante interesante é possivel fazer isso com um potenciometro comum?
acho que ele faz essa mistura em um Sd hot-rails.
obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Month
Cara, essa é uma decisão difícil, mas acho que, se vc tem uma Samick, leve-a a seu luthier para que ele faça uma revisão e uma regulagem geral da mesma, inclusive com o "bloqueamento" da ponte tipo "Floyd-Rose". Se irá precisar, ou não, de outros captadores, acho que é algo que vc mesmo deve "sentir" com o tempo e o aprendizado.
assacinodeemos
É com um ligação tipo "Blend". Vc encontra esse esquema facilmente na internet. Mas, sinceramente eu a acho pouco prática, até porque, dificilmente vc tem tempo ou mesmo necessidade de ficar mexendo em potenciômetros durante um show. Chavinhas são mais práticas e baratas.
Abç

trashit hc
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia?

eu gostei muito! do rápido review que você fez, sobre a guitarra shelter les paul nashville.
tirou todas minhas dúvidas! sobre essa guitarra.

eu gostaria de saber, quais captadores são melhores, para colocar futuramente? e que tipo? pra sons modernos, e pesados.

os malagoli são bons? tipo o que vc falou: malagoli custom alnico hb, (braço) e custom alnico hb hot (ponte)...

essa guitarra com bons captadores, e tarachas melhores. e revisada por um luthier. dar pra fazer pequenos show?s para uma banda que estar começando?

desculpe por tantas perguntas. mais aqui é dificil encontrar um luthier.

abraço.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola como chamam aqueles trastes usados nas Gibsons da nas reedições da Fender, uma que são menores, e com as laterais meio retas, e não aqueles atuais que são semi-circulares?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Cara, eu nunca ouvi falar que existiam esses trastes com "laterais retas". Os tamanhos comuns são: 6230(0,078" X 0,043"), 6150(0,0102" X 0,042"), 6105(0,090" X 0,055"), 6100(0,110" X 0,055") e 6130(0,0106" X 0,036"). Essas referências são da Dunlop, mas podem haver outras fora de padrão. Talvez vc esteja confundindo dado ao ângulo elevado dos trastes mais finos, o que dá a impressão de que eles são retos nas laterais.
trashit hc
Certamente que dá. É uma guitarrinha muito legal e que funciona bem com alguns "up-grades". Eu recomendo esses capts que citei anteriormente para sons mais "vintage". Para algo mais "pesado", os H777 ou os Intruders (que tem uma resposta de graves violenta!).
Abç

henrique.marin
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
legal

trashit hc
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

valeu !

abraço.

trashit hc
Veterano
# abr/09 · Editado por: trashit hc
· votar


Mauricio Luiz Bertola

os captadores intruder estão com um preço bem acessível!

posso colocar os intruders, na ponte, e também no braço?

abraço.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu nunca ouvi falar que existiam esses trastes com "laterais retas". Os tamanhos comuns são: 6230(0,078" X 0,043"), 6150(0,0102" X 0,042"), 6105(0,090" X 0,055"), 6100(0,110" X 0,055") e 6130(0,0106" X 0,036"). Essas referências são da Dunlop, mas podem haver outras fora de padrão. Talvez vc esteja confundindo dado ao ângulo elevado dos trastes mais finos, o que dá a impressão de que eles são retos nas laterais.

Acho que é isso mesmo, já que eles parecem ter laterais retas e a parte superior bem arredondada. No caso você disse que não como se fossem bem ovais a ponto de dar essa impressão.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


trashit hc
Para o braço eu não acho esse captador adequado não, pois é muito grave e, no caso, produzirá um som "embolado". Para essa posição recomendo o Traditional HB "Hot" (braço).
Abç

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola ou Seiji

Hey, eu de novo! Agora o "problema"eh com a LP hehe.
Vou comprar uma ponte nova para ela, jah q a atual esta serrando minhas cordas, e nao há lixa que apare a menina. Enfim, trocando a ponte, as oitavas estarao totalmente desreguladas neh?
Regular as oitavas e altura eh algo dificil? Vc me recomenda mandar num luthier regular ou eh algo simples? Se sim, poderia me dizer qual o procedimento a ser tomado?

Grato!

trashit hc
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

mais uma vez obrigado!

abraço.

wiiv1262
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola ou Seiji
Vocês conhecem algum luthier bom e confiável que fique na teodoro aqui a SP?
Obrigado!
Abrço!

wiiv1262
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu estava de olho para comprar um desses violão que são bem parecidos com o folk...só que há diferenças de preço entre eles que eu nao compreendo e gostaria de saber a sua opiniao sobre esses dois violoes...e tambem gostaria de saber se vale a pena comprar um desses ou é melhor comprar um yamaha?
Obrigado!
Abrço!

AugustoDamned
Veterano
# abr/09 · Editado por: AugustoDamned
· votar


Onde eu encontro essas peças da Red Special (Brian May) aqui no Brasil? Tremolo e o Roller.
http://english.redspecialparts.com/products.htm

Referindo-se a esse modelo vendido no site do guitarrista: Quais as modificações para trocar a ponte desse modelo pelo Tremolo e roller original?

_Dio
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola e/ou Seiji.

Olá! Seguem minhas dúvidas:

Estou com duas guitarras, uma shelter nashville e uma Groovin Gst270 (captação H-S-S). Meus planos são de colocar um par de HH777 na Lp e deixar a groovin do jeito que tá por enquanto. O problema é que não sei se terei que trocar os pots da LP, já que os caps que vieram são claramente de saída mais baixa. Sendo assim, como faço pra descobrir se devo trocar ou não os pots?

a outra dúvida é bem noob, mas lá vai:

também penso em blindar os caps das duas. Sendo assim, a blindagem dos mesmos vai afetar de alguma maneira o timbre? ou apenas eliminar o chiado?




Obrigado o/

B.Frusciante
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola e Fábio Seiji

Vocês conhecem os instrumentos Dolphin antigos? Os projetados por Carlos Assale?

ignacho
Veterano
# abr/09
· votar


olá
gostaria de saber se eu (leigo) conseguiria trocar os potenciômetros da minha guitarra, onde posso consegui-los, e se não quanto custaria para troca-los

obs: os controles de volume e tone da minha guitarra estão moles (macios) demais...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


AugustoDamned
Aqui no Brasil, em lugar nenhum....
DiogoCarvalho
Não tem que trocar pot nenhum. Deixe os de 500K originais mesmo. Não se blindam captadores, mas sim as cavidades (e o escudo, se for o caso) da guitarra. Isso não muda nada, apenas cria o efeito "gaiola de Faraday", eliminando o ruído de fundo e diminuindo a tendência à microfonia.
B.Frusciante
Sim, conheço.
ignacho
Se vc não sabe como fazê-lo, procure o seu luthier.
Abçs

Soul Wyx
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre, sei que você é luthier e cuida da parte da guitarra. Mas tive um problema na minha CondorGx35R. O Aux In não está pegando direito. Ele está muito baixo. Já tentei com outros cabos e não adiantou. A condor não deu garantia. O que eu posso fazer para a Aux In voltar a altura normal? Está muito baixo. Ja tentei em outros mp3 e computadores que uso como backing track. O aux fudeu? Tem como arrumar? é apenas ligaçao?
Valeus

Soul Wyx
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pixar a guitarra igual fazem em capacete sem tirar a pintura é errado?
Valeus

SRV5150
Veterano
# abr/09
· votar


Por acaso alguém poderia informar um contato do seiji para orçamento??? desde já agradeço!!!

_Dio
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III