Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Seria um mecanismo que altera a afinação da corda B em um tom acima? Se sim, como ocorre?

Slash_1989
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fala bertola, eu venho percebendo q os knobs da minha guitarra estao muito "sensiveis"
explicando melhor:
o knob de tom zerado deixa um timbre caracteristico. aumentando levemente o knob ele muda o timbre para mais aberto, e mantem esse timbre ateh o knob no talo.
mesma coisa com o knob de volume, porém naum eh tao descarado qto o tone.
eles naum proporcionam um aumento gradativo de 0 a 10, e sim todo o aumento possivel de 0 a 1... naum tem diferença entre o 2 e 10.
isso seria uma caracteristica da guitarra? para deixar mais dinamico eu deveria trocar os knobs? naum intendo nada de parte eletrica
minha guita eh uma schecter omen 6 extreme

guitarg3
Veterano
# dez/09
· votar


obrigado pela dica.. eu ja havia perguntado antes isso mas agora axo q vc sanou de vez minhas duvidas.. axo q vou colocar os captadores Stellfners agora no natal na minha guita entao.. para o braço e o meio q sao single eu coloco um "light" no braço e "soft" no meio? ou tem alguma outra sugestao?

mais uma vez obrigado.. vc está me ajudando muito!

guitarg3
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola, desculpa de encomodar com tantas perguntas, eu estava vendo no site da Stellfners o humbucker hot e la tem a opçao no cabo de 2 cond e 4 cond, qual eu compro? e tem também polos fixos e regulaveis.. qual eu escolheria?

obrigado pela ajuda!

iRock
Veterano
# dez/09 · Editado por: iRock
· votar


Cara que guitarra tu me indica até uns 2000 reais com Floyd Rose que seja um bom custo benefício, pro tocar Van Halen, Joe Satriani, etc? De preferencia no modelo Superstrato.

xcidoxx
Veterano
# dez/09
· votar


ola!! estou com uma guitarra com caps ativos EMG 81 e 85 estou penssando em trocar por caps passivos Seymour Duncan custom 5 e ''59'' em relaçao aos ponetnciometros que veio nelas podem ser usados para os cap passivos sendo que caps ativos tem saida muito alta e precisa de potenciometros com nivel alto de 500khz pra cima, os passivos nao soaram chochos?

AlanGilmour
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ae Bertola...tu que é um defensor das madeiras nacionais (assim como eu) olha que interessante este estudo...

http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf

Joselitoo
Veterano
# dez/09
· votar


vale apena um Boss Turbo Overdrive 270 reais Usado ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


André Maciel
Em princípio dá sim, mas é preciso verificar pois não há padrões absolutos.
mvmarquezini
Ela não tem um timbre de tele tradicional, até porque é semi-sólida. Creio que vc devería experimentá-la, pois a sonoridade é bem interessante. No mais, tem um outro modelo, a CTX50, que é mais "tradicional".
thegreen-eyedmonster
É um sistema mecânico em que a corda tem sua afinação alterada.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Slash_1989
Isso é característico de potenciômetro desgastado. Troque-os por pots de tipo logarítmico. Isso não tem nada à ver com os botões ("knobs").
guitarg3
Compre o de 2 fios mesmo, com polos fixos.
iRock
Schecter Omen 6 FR.
xcidoxx
Cara, captação ativa NADA tem à ver com passiva. Todo os potênciômetros tem que ser trocados (no caso de 2 Hb's, por de 500K).
AlanGilmour
Obrigado. Já conhecia esse artigo desde muito tempo.
Joselitoo
Tá caro.
Abçs

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/09
· votar


ai uma duvida, essas tarrachas que eu comprei da gfs diz que é gotoh style... ou seja essa porra num e da marca gotoh?
sera?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Fisioterapeuta
Cara, que eu saiba, a GFS só vende tarrachas deles e da Wilkinson.
Abç

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# dez/09
· votar


Caro Bertola, o que aconteceu com o Seiji? Ele não anda mais por aqui! Aconteceu algo com ele?

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
entao essa porra nao e gotoh huauahuahuha

da nada nao parecem serem bouas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


LeondelFefon
Não sei cara... Espero que tudo esteja em ordem.
Abç

iRock
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu ouvi falar da Schecter Sunset Extreme, qual a grande diferença entre eleas e qual seria mais vantajosa? E em questão de Custo x Benefício?

ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


Fisioterapeuta

gotoh style é pq a trava delas funciona do mesmo jeito que as da gotoh, mas as gotoh mesmo são mais caras.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


iRock
Na verdade eu prefiro a Omen 6.
Abç

alfacorrea
Veterano
# dez/09
· votar


Tenho uma Telecaster e comprei uma nova ponte, para abrigar um captador duplo DiMarzio Tone Zone.

A furação da nova ponte é diferente da furação antiga. De qualquer forma vou ter que tampar os buracos antigos e refazer a furação e a pintura.

Minha dúvida: Tenho 2 opções de furação da nova ponte. Deixar ela um pouco mais próxima do braço ou afastá-la no sentido contrário (posição original da ponte antiga). Essa variação é pequena, algo em torno de 4 a 6 milímetros.

Se eu colocar a ponte mais próxima do braço, é certo que vou ter que ajustar as oitavas e os carrinhos acabarão sendo deslocados mais para trás. Se eu colocar a ponte mais afastada do braço (posição original), os carrinhos ficarão mais para frante.

Nessa guitarra, acho que devido a algum engano, a ponte original (acho eu) está colocada muito afastada do braço, de forma que os carrinhos estão com os parafusos de ajuste quase todos desaparafusados. O parafuso de ajuste entra no carrinho e dá apenas 1 ou 2 voltas na rosca.

O parafuso de ajuste da corda "ré" e da corda "mizinha" está quase soltando, pois para manter o ajuste das oitavas, o carrinho tem que chegar tão pra frente que quase sai da rosca do parafuso.

Minha idéia: já que tenho a possibilidade de refazer a furação da ponte, pensei em aproximar a ponte do braço, cerca de 4 a 6 milímetros, de forma que o ajuste das oitavas acabe fazendo com que os carrinhos tenham que ser deslocados para trás, o que faria com que desse mais voltas no parafuso de ajuste e ficasse mais firme.

Tudo bem que a variação entre a "ponte mais pra frente" e a "ponte mais pra trás" é de 4 a 6 milímetros, o que não é uma variação tão grande assim.

O que eu queria saber é se tem grande diferença de timbre no captador da ponte se ele ficar 5 milímetros mais pra frente ou mais pra trás em relação aos carrinhos da ponte.

Obrigado.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado Bertola.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


alfacorrea
A variação será bem pequena.
Abç

JowR
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tem como colocar dois Humbuckers(ou menos na ponte) em uma Telecaster "tradicional"? Vai precisar trocar ponte, cortar madeira/escudo... Ou é mais simples?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


JowR
Tem que trocar a ponte por uma compatível com Hb's (no site da GFS tem) e escavar o corpo para colocar o do braço (o da ponte também). É mais "jogo" colocar "stacks".
Abç

iRock
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Hmm, mas tem alguma diferença entre elas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


iRock
Não muita.
No meu entender, até o visual da Omen 6 é mais legal.
Abç

iRock
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Beleza cara, valeu.

seek n destroy
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola,uma vez eu fui colocar grafite nos sulcos da pestana e acabei deixando cair um pouco na escala.

Aí ficou suja eu tentei de tudo passei pano,flanela e ainda ficou manchado.

Sabe alguma maneira,algum produto que eu possa usar pra remover totalmente essa mancha ? Lembrando que é escala clara.Em maple.

Agradecido desde já :]

[]'s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


seek n destroy
Lustra-móveis.
Abç

alfacorrea
Veterano
# dez/09
· votar


Bertola, veja que engraçado,

Fiz a instalação da ponte nova. Tudo certo. Bem...quase.

Por incrível que pareça, o volume da corda ´ré´ está bastante diferente das demais cordas.

Quando uso só o captador do braço, não acontece nenhuma variação do volume das cordas.

Quando uso os 2 captadores, não percebo diferença de volume.

Quando uso só o captador da ponte, há uma razoável redução do volume quando dedilho apenas a corda ´ré´.

Como é que pode isso? Já verifiquei a altura dos pólos e o pólo ajustável está da mesma altura dos demais. Que estranho...

Vc tem alguma dica do que possa ser? O captador é novo e estava funcionando bem até ontem.

Obrigado.

Bravenewworld
Veterano
# dez/09 · Editado por: Bravenewworld
· votar


mauricio luiz bertola

Vc sabe se esse roller nut é bom???Pq??
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-110106303-roller-nut-cromado-pa ra-guitarra-_JM
E ajuda a não desafinar quando uso alavancadas e bends??

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III