Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
mvtguns
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala Bertola beleza???
É o seguinte, estou com uma Eagle strato das antigas(headstock estilo Fender), parada la em casa......

Vc acha que compensa comprar um kit de captadores Kent Armstrong pra colocar nela??

Ela esta bem conservada pela idade.....mas queria saber se vale a pena.......pq as vezes nem compensa.....
aguardo...
Um abraço!

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o que é "killswitch" ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


mvtguns
Cara, essa guitarra tem corpo e braço bem feitos e de madeira mesmo, e na espessura correta. Vale muito à pena fazer "up-grades" nela, principalmente de captadores e tarrachas.
MAIDENMANIACO2009
É uma chave que desliga a saída da guitarra, tornando-a "muda". Usa-se como uma espécie de efeito (Tom Morello usa).
Abçs

mvtguns
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Beleza cara...obrigado pela informação....ja mudei minha ideia...hehe...

e esses caps da Kent Armstrong compensam? tem um kit no ML....captadores + escudo+ parte elétrica por R$ 140,00.....

eles são um bom custo x benefício?
um abraço e OBRIGADO novamente!

Pedrock City
Veterano
# set/09
· votar


Bertola, comprei uma Fender Mexicana para canhoto agora nos USA (U$499). Usei a busca e sei que já existem tópicos falando sobre as Fender Mex. e maneiras de se dar um upgrade nelas, mas eu gostaria de saber mais diretamente, sem muitas especulações e devaneios, o seguinte:

Fora os captadores, que já vou trocar (Tex-Mex, Texas Special ...) quais outras 2 ou 3 modificações você consideraria como FUNDAMENTAIS e possíveis para que a Guita suba 1 nível (ou até 2) em comparação às Americanas?
Quero usar a ponte tremolo sem risco de muita desafinação...

Então seriam:
1 - Captadores para estilo rock/blues (vou pesquisar a respeito). Vi gente falando pra colocar caps com ruídos msm (sem ser noiseless) mas fazer blindagem. Procede?
2 - Ponte, tarrachas e demais ferragens? O conjunto dessas peças é o hardware?
3 - Parte elétrica? O que exatamente trocar?
4 - ......

Bom, é isso, valeu!!

kiki
Moderador
# set/09
· votar


Só uma observação:

o tópico tá com 170 páginas...

se alguem sentir que está ficando lento, avise na central de ajuda.
como faz tempo que eu nao frequento aqui, não sei. mas quando passava de 100 páginas começava a dar uns bugs... aí a gente começava um tópico novo.

rumo ao tópico n°4!!!!

salve mestres

Les Guitar
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


mvtguns
Sim, embora eu prefira os Sound/Malagoli.
Troque também as tarrachas.
Pedrock City
Eu recomendaria a troca dos captadores por um jôgo de Texas Specials e faria uma blindagem. No mais, talvez a instalação de uma chave para 7 posições e potenciômetros CTS "no load", e nada mais.
Abçs

Pedrock City
Veterano
# set/09
· votar


OK Bertola!!

Só não entendi a chave de de 7 posições e os potenciômentros "no load". Em que consiste isso e qual a função?

E a ponte, será que realmente não precisa ser trocada ou reforçada para um uso mais tranquilo, sem perigo de desafinação e desregulagem frequentes?

Brigadão!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Pedrock City
Cara, a chavinha de 7 posições é uma modificação muito comum e fácil de fazer; pode ser feita usando-se um potenciômetro tipo "push-pull" ou uma chavinha "mini toggle switch" DPDT (6 pinos), que acho mais prático e barato, isso vai te proporcionar mais 2 configurações de ligação além das 5 "normais" da chave (vc liga o capt do braço e da ponte, como nas trelecasters, e os 3 capts ao mesmo tempo).
Potenciômetro "no load" é um tipo de pot no qual, ao "zerá-lo", ele dá "by-pass" total no sinal, sem perda, preservando toda a saída do captador e o timbre.
A ponte precisa é ser regulada corretamente, usando-se as 5 molas, e efetuando alguns truques (já descritos por mim em outros tópicos) para minorar as desafinações quando do uso da alavanca.
Abç

mvtguns
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pelas dicas!
Um abraço.

GustGuitar
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Há alguma diferença de materiais entre a Condor clp2 e a clp2s?
pelo menos os knobs da clp2 são mais bonitinhos.. rsrs
será que a diferença fica só nisso?
obreigado

lindoso
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual é o jeito mais correto de se colocar cordas?
Quantas voltas devo dar em cada corda?
Devo passar pela tarraxa primeiro e depois dou as voltas, ou vice versa?

obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


GustGuitar
Sim, são quase idênticas.
lindoso
Vc tem que lacear a corda, o nº de voltas deve ser pouco, o suficiente para não embolar na haste da tarracha, com as voltas ficando certinhas.
Abçs

Mamedio
Veterano
# set/09
· votar


Bertola / Seiji, gostaria de saber uma ordem das melhores marcas de captadores disponiveis no mercado (no brasil. tipo made in brazil, playtech e tal)?? e tbm gostaria de saber se aquelas squiers by fender de 1400, 1900 prestam.!? vale a pena comprar, oq vcs acham?

valeu, abraços.

Thiago Mamedio.

Chronnos
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Po bertola, mas a distorção do power dá aquele timbre tipo JCM 800 né? Mas eu ja ví racks e prés valvulados em powers transitorizados que ficaram com um belo timbre! Então, com power valvulado esse timbre vai ter outra definição? Abraços!

edilsonaragaojr
Veterano
# set/09 · Editado por: edilsonaragaojr
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aew Bertola gostaria da sua ajuda ou dos amigos do fórum que se propuserem a ajudar...Li seus comentários e comprei uma condor clp2s canhota na barramusic...A guitarra chegou novinha e tudo, mas aí percebi uma coisa, quando eu afinava as cordas e pressionava a 1a na corda na 1a casa (era para dar um fá...) a nota não ficava exatamente no fá...ficava um pouquinho acima. Minha primeira pergunta é:
1.) Isso é só regulagem de oitavas? Pq eu pensei que as oitavas só regulavam a guitarra da décima segunda casa para frente.

Continuando, depois disso fui regular as oitavas através dos parafusos que movimentam os carrinhos. Esse parafuso tem uma arroela fixa nele que impede que ele saia quando vc o afrouxa e faz com que só o carrinho se mova. Poisé, notei que a arruela desse parafuso tinha quebrado, puta azar! Aí mandei para um luthier que tinha um desses parafusos usados e colokei na guitarra e pedi pra ele regular as oitavas.... Aí vai a segunda pergunta:

2.) Depois que ele "regulou" as oitavas, ele falou que a corda lá tava com o carrinho já todo pra frente e não conseguiu entonar a oitava totalmente no afinador eletrônico. Ou seja, não tinha como deixar TOTALMENTE oitavada...O que será isso? Ele usou um afinador cort. Ele falou que isso era normal, não era perceptível ao ouvido humano e que era normal isso acontecer...Será que é o afinador ou a guitarra? Depois dakilo que o guscrispim falou sobre a furação errada dos potenciômetros e da ponte fikei com muito medo de q seja uma ponte com furação errada...Pode ser isso? Será que mexendo na ALTURA da ponte ou na regulagem do TENSOR pode resolver? Os luthieres daki não são muito bons, logo fico numa baita dúvida, por favor me ajuda, cara, tenho q resolver isso logo, pq se tiver q trocar de guitarra tem q ser agora, já mandei um e-mail pro Beto Laureano falando sobre isso. Fora isso a guitarra é excelente, gostei muito dela, mas tou realmente com medo disso que o guscrispim falou.

edilsonaragaojr
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Lembrando que o meu afinador é do vamp2 e o do meu luthier é um afinador cort de ponteiro no qual vc pluga o cabo da guitarra...A guitarra obviamente chegou da barramusic sem regulagem de oitavas, aí quando mandei regular as oitavas percebi que a da corda lá não estava totalmente regulada e o carrinho já estava lá na frente, gostaria de saber se pode ser que a ponte esteja numa altura desregulada (tipo a as cordas mais finas muito baixas e as 3 cordas mais grossas muito altas, dessa forma se eu corrigisse para uma posição ideal, conseguiria a entonação e o espaço para trabalhar com o carrinho da corda lá, isso existe?). Ou se poderia ser o tensor, gostaria de saber se a regulagem do tensor pode influenciar nesse problema que eu falei, pois soube que o braço da les paul é geralmente mais côncavo e talvez o da minha esteja reto...

edilsonaragaojr
Veterano
# set/09 · Editado por: edilsonaragaojr
· votar


tou preocupado aki...=[

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Mamedio
Squiers boas são as da série Standard Tão boas quanto as Fenders MIM) e Modified Vintage. Recentemente eu regulei uma da série California, e constatei que elas melhoraram (verifique a espessura do corpo, que deve ter por volta de 45mm (e não 40mm). Boas marcas de capts nacionais são os Sound/Malagoli (que tem uma linha extensa), Stellfner (que fabrica "satcks" (Hb em formato de "single"), e Cabrera. Todos podem ser adquiridos vía internet com toda segurança.
Chronnos
Cara, distorção "clássica" é a que vem do power valvulado. Isso não exclui que se tenha um bom timbre com um pré de valvula e power SS.
edilsonaragaojr
Cara, esse problema da nota é causado pelo traste, que está alto; seu luthier devería ter procedido o "rebatimento" dos trastes. Isso é comum.
Quanto à entonação, também é comum, nem sempre é possível entonar todas as cordas com precisão absoluta (isso acontece inclusive em guitarras caras, e já ví acontecer em Epiphones e Gibsons), porém não é correto. Pode depender de muitos fatôres, inclusive do calibre das cordas (sim, o calibre das cordas muda o ajuste de entonação) e do posicionamento dos carrinhos. Se a diferença (entre a nota na corda solta e apertada no 12º traste) não for muita (para mais ou para menos), não há muito problema.
Se essa questão persistir e vc ouvir claramente desafinações ao tocar acordes (principalmente com 7ªs), consulte a possibilidade de troca do instrumento.
com medo disso que o guscrispim falou.
O que ele falou não se aplica só às Condors, mas à maioria das marcas, inclusive às Epiphones. O fato é que ele, por alguma razão que não me interessa, pegou "pinimba" com a Condor. Esqueça isso.
Abçs

edilsonaragaojr
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, valew pelo esclarecimento. Vou levar amanhã a outro luthier, pedir pra ele dar uma olhada nisso, imaginei que o calibre das cordas bem como o ajuste do tensor tbm tivesse influência. A diferença na entonação não eh perceptível ao ouvido só achei estranho o carrinho está todo lah na frente, pra mim esses ajustes eram mais sutis. Acredito q possa ser regulagem de tensor e altura da ponte (no caso dessa oitava) o que você acha? Quanto à diferença na 1a corda é só esse negócio do rebatimento? Pq se for faz sentido mesmo...Ou pode ser oitavas tbm?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


edilsonaragaojr
Não, é "rebatimento" mesmo.
Abç

B.Frusciante
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
(meu problema é aquele sobre a alavanca quebrar e ficar uma parte dentro da ponte)

Nossa velho, então eu terei que trocar a Ponte?
Ou o bloco é uma peça da ponte que é removível?


Outra questão é esta: Eu posso colocar uma ponte Standard, aquela presa por 6 parafusos, no lugar da minha? A minha é presa por dois pivôs, como nas Wilkinson.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


B.Frusciante
Troque só o bloco.
Não. Tem que ser a de piVô mesmo.
Abç

MarcosBorba
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Tagima MM2 e quero colocar tarraxas com trava nela. O problema é que a disposição das tarraxas no headstock de minha guitarra é no padrão 4X2 e eu não encontro um jogo de tarraxas desse tipo. Tem como eu usar um jogo 6 em linha ou um 3x3? Ou a furação é muito diferente?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


MarcosBorba
O problema não é a furação, mas sim o posicionamento. Vc pode tentar o 6 "em linha".
Abç

MarcosBorba
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99593659-tarraxa-grover-6l-c-tr ava-mini-rotomatics-p-guitarra-_JM

você conhece essa marca? é boa? tem alguma que vc me indica?

Smothie
Veterano
# set/09
· votar


"-Bertola!

Opa tudo bom cara? To aqui no site da ronay, e vi um bloco de cedar, ele é o mesmo que o cedro rosa?"

"Smothie
Não sei, não conheço esse site. Me passe o "link" por favor.
Abçs"

O site ta ai! www.ronay.com.br

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


MarcosBorba
Sim. É boa. Gotoh e Schaller são melhores.
Smothie
Valeu!
Abçs

Freud Paranoid
Veterano
# set/09
· votar


Bertola,

O que você acha dessa guitarra?
Compensa fazer uns upgrades nela? A T 635 é melhor não é? Mas só encontrei pelo dobro do preço..

Grato.

Abs.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III