Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Rafael06
Sim, todas as Grovers que "caíram" na minha mão eram de boa qualidade.
Abç

Rod Turtle
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola,como ambos sabemos as guitarras com singles vêm com um na polaridade invertida,para que quando ligados juntos haja cancelamento de hum,certo?Agora,supondo que uma tele tenha 1 knob de volume para cada captador,ao invés de um knob de volume master e um de tone master.Colocando a chave no meio,haveria o cancelamento de hum.Mas e se eu zerar o volume de um captador,ainda haveria esse cancelamento?

Sparkle
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, qual seria a função do botão Blender numa Strato?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Rod Turtle
Cara, para que isso?
Se for para evitar o "cancelamento de fase", é inócuo, pois o captadador single funciona tanto utilizando um fio como o outro no positivo, daí, quando vc "zerar" um dos pots, o outro captador vai funcionar normalmente.
Sparkle
Inserir gradativamente outro captador. Eu, pessoalmente prefiro a colocação de uma mini-chave para a ligação com 7 posições ( braço mais ponte ou os 3 ao mesmo tempo).
Abçs

Rod Turtle
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bem,não sei o que é cancelamento de fase,mas o que eu queria saber é se dessa maneira como disse (colocando a chave no meio e zerando o volume de um cap) o timbre do outro continuaria normal,como se fosse ele sozinho mas sem hum,porque singles geralmente vêm um com a polaridade invertida ao outro para que em posições da chave em que ambos são acionados o hum desapareça.Funcionaria isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Rod Turtle
Não, pois o potenciômetro, que é um resistor variável, corta o sinal quando totalmente acionado, "fechando" o circuito.
Abç

Rod Turtle
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bem,não entendo nada de eletronica,então em termos leigos:não há como cortar o volume de um captador mas ainda deixá-lo atuando só para tirar o hum do outro?

john_joao
Veterano
# mai/08
· votar


Oi pessoal, apesar de eu acompanhar as discussões desde longa data, essa é minha primeira pergunta.

Acabei de adquirir um RG 1570, ontem eu a regulei e notei que o pivô que segura a Ponte Edge Pro na altura dos bordões está mais alta (cerca de 2mm ou 3mm) que o pivô que na altura das cordas primas, isso é normal? A ação das cordas e a tensão estão perfeitas, mesmo assim estou preocupado pois essas pontes são frescas pra diabo!

Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Rod Turtle
Em singles não. Em Hb's de 4 fios, vc liga só dois (uma fase só), daí funciona, mas há uma perda de "potência" do captador.
john_joao
A altura da ponte nas cordas bordões geralmente é mais alta mesmo.
Abç

Rod Turtle
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bem,obrigado,sabia que não poderia ser tão simples resolver o hum =/

john_joao
Veterano
# mai/08
· votar


Valeu, Mr. Bertola.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Rod Turtle
Ele incomoda tanto assim?
Faça uma blindagem em seu instrumento que melhora bastante.
Abç

Rod Turtle
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Já fiz quando o potenciometro de tone tava fazendo chiar,não sei se por incompetencia do luthier,ainda tem muito hum quando uso o single,mas consigo conviver com ele.

muka gibson
Veterano
# mai/08
· votar


ser luthier dá dinheiro?

Juliano P
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Existe mta perda de sustain, ou diferença timbrística, ou algum outro problema..em relação a quantidade de peças em q o corpo eh feito?
uma mesma guitarra em uma peça, eh mto diferente de uma de 4 peças?

Rômulo_DF
Veterano
# mai/08
· votar


Olá Pessoal!!!!

Estou de volta, após uns 8 meses fora do ar....
É com grande satisfação que volto a entrar contato, KIKI, BERTOLA, SEIJI, GUALTER e SOULFACE, em Dezembro eu conluí a Strato que estava reformando, ela ficou bonita, teria ficado melhor mas algns pequenos incidentes de montagem a deixou com algumas pequenas marcas.... acho que é coisa de "ROOKIE". Eu coloquei um kit de single da Kent Armstrong "Texas Vintage", tarrachas wilkinson e ponte da condor, o braço, como estava sem tempo eu fui obrigado a comprar um pronto também da condor, assim que descobrir como colocar fotos na web eu mando o link para vocês. OBS: não esperava que os caps da kent Armstrong gritassem tanto.

Um grande abraço a todos

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


Rômulo_DF
/o/

grande mano romulo!
legal, já tá tirando um som pelo visto!

mas algns pequenos incidentes de montagem a deixou com algumas pequenas marcas....
ela fica mais personalizada

aguardo fotos

leoxcort
Veterano
# mai/08
· votar


e o seguinte preciso que vcs me ajudem,tipo tenho um meteoro thor plus e uma das molas do reverb dele arrebentou,um cara la da meteoro disse que nao da nada se eu tira o reverb pra fora da caixa e tocar sem ele,e tipo quando ligo ele ele nao liga,dai mexo o cabo que liga na tomada e ele liga e fica um ruido di tipo eu ponho a mao em cima dele e ela abaixa o ruido,ja abri a caixa e nada solto,o que sera....podem me ajudar???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Juliano P
Existe, desde que o nº de emendas seja superior a 3, e a colagem seja mal feita e com peças de madeiras diferentes ou com graus de secagem diferentes.
Rômulo_DF
Welcome back!!!!
muka gibson
Depende do que vc considera dinheiro. Eu não me preocupo com isso.
leoxcort
Cara, leve seu amp a uma assistência técnica fa marca.
Abçs

movz
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá..
Você aconselha passar o produto Silvo (Polidor de Metais para Prataria e Metais Branco) nas ferragens douradas da guitarra?
Passar com um algodão.
E no corpo da guitarra um lustramóveis, também com um algodão, o algodão não vai arranhar a pintura da guitarra não né? estou tendo essa impressão.
???

Desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


movz
Cara, em ferragens douradas, o ideal é passar apenas uma flanela limpa, mais nada.
No corpo vc deve passar apenas lustra-móveis em pequena quantidade com uma flanela limpa. Se a escala de sua guitarra for escura, passe óleo de peroba de vez em quando.
Abç

movz
Veterano
# mai/08 · Editado por: movz
· votar


Hmm valeu Bertola, mas não posso fazer nada pra conservar a ferragem dourada? eu sei que com o tempo vai perdendo a cor, mas não tem nada pra aumentar esse tempo?
valeu

E flanela que você diz é de algodão né? que não solte fiapos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


movz
Não.
Ferragem dourada é a maior roubada.... Hííí, rimou!
Abç

EnrickAlves
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que eu faço pra diminuir os chiados da minha guitarra?
Detalhe: A minha guitarra é uma Memphis strato com captação original e um amp meteoro nitrous.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


EnrickAlves
Em 1º lugar troque esses captadores.
Em 2º lugar, proceda uma blindagem do instrumento.
Abç

movz
Veterano
# mai/08 · Editado por: movz
· votar


Mauricio Luiz Bertola

movz
Não.
Ferragem dourada é a maior roubada.... Hííí, rimou!
Abç


heasheuaheua também acho, vo esperar ficar totalmente oxidado e vou colocar cromada mesmo.
Valeu, Abraço

Rod Turtle
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tirando a parte estética não tem nenhum problema com ferragens cromadas não né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Rod Turtle
Não.
Abç

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


Opa! Bertola, ontem ensaiando me surgiu uma dúvida! Nunca tinha ensaiado na minha banda de rock'n roll com minha semi acustica, so em outras bandas de estilos "mais leves" eu usava ela pra clean e poucas vezes com overdrive, mas ensaiando com distorçao rolou akele lance comum de feedback e tals, mas tinha hora que o corpo da guita tremia MTO contra o meu corpo ressoando. A partir desse momento surgiu um medo. Tp em um episódio dos Mythbusters e como diz a física, algum objeto pode "soar" se algo tão forte quanto ele soar na mesma frequência. Tp é comum ligar o ventilador em uma certa "frequencia" e deixar o violao em baixo e escutar tp uma nota so, soando pelo corpo do violao, aumentando, aumentando, até que possa estorar a corda, assim como pontes derrubadas por ventos leves ou pessoas marchando em determinada frequência.
Será que o corpo da guita semi acustica pode arrebentar com essa realimentação em alguma determinada frequência de vibração?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


gucrispim
Sim, pode.
Essa é uma das razões que se deve evitar tocar com semi-acústicas (aliás, sua guitarra é semi-acústica, como a Gibson 175D, ou semi-sólida, como a 335 ou 355?), com distorção, ainda mais em lugares fechados ou próximo ao amp.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!