Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


MANFREDINI
Não. O que vc vai fazer é conseguir um som "fora-de-fase".
Para vc conseguir uma ligação de 7 posições (as 5 normais + os 3 juntos + ponte e braço), vc tem que instalar uma chave "mini toggle switch" on-off da saída 2 do capt da ponte para a entrada 1 (capt do braço), daí, quando vc acionar a chavinha com a chave de 5 posições na posição 1 (braço), vc terá os 2 juntos (ponte e braço) e na posição 2 (ponte e meio), vc terá os 3 juntos, mas em fase.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

o que seria fase?

qew
Veterano
# out/08
· votar


nossa, 113 paginas, ta na hra de criar um topico novo

=D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


MANFREDINI
A interação elétro-magnética entre os captadores. Quando eles estão "em fase" (+ com -), o resultante eé um som cheio mas estalado, como vc ouve nas posições 2 e 4 (por isso o capt do meio tem que ser invertido). Se os capts estiverem "fora-de-fase" o som resultante será "magro" e baixo.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# out/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


mas as fenders nos anos 60 e 70 não saiam todas com esse som fora de fase? a Blackie do Eric Clapton não tinha o cap do meio com polaridade invertida, tinha? então as teles também são "foras de fase" por não terem a posição 2 e 4? ou entendi errado?

eu tinha pensado nisso, pra ficar com os volumes independentes

http://img509.imageshack.us/img509/7927/esquemafd9.png
(os vermelhos e amarelos são os positivos e os pretos os terras)

mas ai eu poderia fazer isso com o captador do meio com polaridade invertida também, ficaria em fase?

é que do jeito que você falou eu não teria volume independente dos captadores

foi mal encher tanto o saco assim, mas é uqe eu demoro memso pra pegar essas coisas =/

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


eu gostei do meu esquema sempre uso o tone ou todo aberto ou todo fechado e por causa dos volumes independentes, mas futuramente poderia colocar um potenciomentro a mais, tipo na strato vermelha que o townshend tem (não faço idéia pra que serve aquilo hehehe), pra controlar a tonalidade total e tem diferença de potênciometros usados pra volume e tom?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


MANFREDINI
Aquele pot é para controlar o volume do piezo.
Quanto ao seu esquema...Bem, não entendi direito não...
Abç

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

valeu por tentar ajudar, vou testando aqui até conseguir hahaha

sr. das caravelas
Veterano
# out/08
· votar


ae bertola ...meu cabo deu um defeito na ponta...achu q a borrachinha q prendia na ponta solto e ta dando mal contato ...ele eh um cabo shelter ....eu jah to pra comprar outro ..mas sera q vale a pena leva pra alguem consertar(soldar) ele? achu q precisa so disso ...pq ta saindo um som estalado ...
vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


sr. das caravelas
Não. Corte o plug e solde outro.
Abç

sr. das caravelas
Veterano
# out/08
· votar


bertola
ah vlw

jigo__
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fábio Seiji

TD BLZ??

Algum de vcs sabe de alguem q restaure e venda amp's valvulados da gianini (true reverber II, tremendão, etc..) Pois estava pensando in comprar um hand made, clone do fender twin reverb, mais me disseram q esses dois tem caracteristicas mto semelhantes ao fender
E alem de td são mais baratos

Eu penso em gastar 1500 no maximo em um desses, ja q o clone q eu cotei estava na faixa de 2000

Tp eu penso em 50W, pois 100 W é mtoooo

bom se vcs souberem de alguem me ajudem

MTO Obrigado!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


jigo__
Vc encontra um ThunderSound em boas condições no ML.
Abç

rickymaster
Veterano
# out/08
· votar


Bertola

me ajuda aí...será qe a SX SG de braço parafusado é uma boa guitarra?

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


existe diferença entre pots de tom e pots de volume? se sim, o que acontece em usar um de tom para volume ou vice-versa?

Mauricio Luiz Bertola

andei re-lendo o que você escreveu e dando mais umas olhadas nos esquemas que eu peguei aqui e vi on de tava errado meu esquema, agora sei como bolar um novo fácil e que vai atender minhas "necessidades" - ou qem sabe, frescuras =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


rickymaster
Não gostei dessa guitarra (ví em uma loja), já a de braço colado, um amigo meu teve (vendeu por conta de grana), e achei bem legal.
MANFREDINI
Tá falado!
Abçs

jigo__
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o thunder sound tem reverb??

ele é bom amp??

tem q se feita alguma modificação??
qual é o melhor dos 3 (tremendão III, true reverber II, TS)????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


jigo__
Não tem reverb (e isso é secundário).
Não precisa modificar nada.
Dos que vc citou, o melhor é o True Reverb, mas é dificílimo de achar, e quem tem, não vende (é um combo 2X12).
Compre um Thunder Sound revisado e construa uma caixa 2X12 para ele. É "tiro-e-queda"!
Abç

jigo__
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mto obrigado mauricio!!

só mais uma ultima duvida...


ele tem a caracteristica de um amp valvulado de verdade (da akela crunshada em altos volumes???

é verdade q ele tem um som parecido com um bassman??
obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


jigo__
Claro.
Eu tive um, que infelizmente pegou fogo!
Abç

jigo__
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
hauahauuhua essas coisas acontecem! hehe

tp esse amp é uma boa??

da pra compra sem testar?? pois receio q nao de pra testar pois moro no interior...
o q tem q ser observado na hora da compra?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81834027-amplificador-giannini- true-reverber-2-_JM

Mauricio me perdoa pela perguntas seguidas e incessantes, mais é agora q tenho o $$$ tenho vontade de comprar logo o melhor amp possivel, pois to sem amp nenhum treinando só com a guitarra e isso é desesperador!!

Obrigado pela paciencia!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


jigo__
Sim, creio que seja um bom negócio, embora eu ache que o preço está um pouco alto demais. Porém, converse com o proprietário para saber das condições do amp (esse modelo é bem difícil de achar) e faça uma oferta.
Abç

jigo__
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mto obrigado!

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
existe diferença entre pots de tom e pots de volume? se sim, o que acontece em usar um de tom para volume ou vice-versa?

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


MANFREDINI
São iguais, o que muda é a curva de variação de resistência; se linear ou logarítmica.
É questão de gosto o uso de cada um deles, não existe aplicação específica de um ou de outro.

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
inear ou logarítmica.

e qual a difrença de um pro outro no timbre? qual o mais usado, os quem vem nas Gibsons e Fenders?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


MANFREDINI
Não há nenhuma.
Linear ou Logarítmo refere-se à curva de resposta do pot, que nos lineares (utilizado geralmente para o volume) é mais "abrupta", e nos logarítmicos (usado geralmente para tonalidade) é mais "suave". Mas vc pode usar qualquer um dos dois que não faz diferença.
Abç

Soulface
Veterano
# out/08
· votar


OK galera!
À pedido do Seiji, resolvemos criar outro tópico igual á este pq este daqui tá muito pesado. Então, de agora em diasnte, as dúvidas devem ser postadas AQUI!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!