Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Slave of hell
Qualquer fio fino de cobre(use um de seu instrumento como amostra), isso não faz diferença (a não ser que vc mande confeccionar fios de prata ou ouro!!!).
Snakepit
Cara, o Ash é uma madeira mais densa, mais "figurada" e mais cara que o Alder, proporciona também um timbre mais "brilhante". Tanto uma quanto outra foram usadas nas Stratos e Teles, sendo que, originalmente, Leo Fender projetou-as para usar Ash e a mudança se deu por motivos de disponibilidade do Alder (que é maior).
Abç

Cadarn
Veterano
# fev/08
· votar


Só uma curiosidade:
Alguém sabe qual foi o violão usado na gravação de Stairway to Heaven? '-'

Thx >"<

MarcosBorba
Veterano
# fev/08
· votar


Cadarn

Eu ouvi falar q foram sete violões/guitarras. Mas eu num seu se esse tópico eh bem pra esse tipo de dúvida. =]

Snakepit
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas entao tirando o fato de ser mais cara e mais pesada Ash eh melhor/mais indicada pra uma Stratocaster do que alder?

Acho estranho o fato de poucos guitarristas famosos usarem essa madeira, praticamente todos usam alder, e com certeza nao fazem essa opcao por ser a mais barata.

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Aero
Só falta eu achar a peça...
Pq caiu faz uns 2 meses...

=p
se não achar, isso da pra comprar. em casas de luthieria, lojas de instrumentos, ou pela net. essa ultima opção é ruim que voce vai pagar mais pelo frete que pela peça.

rei lucifer
Veterano
# fev/08
· votar


bom dia a todos
eu cxomprei um captador EMG 81 ativo e coloquei na ponte da minha bc-rich warlock
eu sei que o captador do braço deveria morrer
quando eu mudio para o braço é normal ficar um ruido?
ou deveria mutar totalmente?
pois meu captador apitou muito semana passada quando o braç oda minha guitarra estava trastejando.
essa semana eu ja arrumei ele mais ainda nao testei com um amplificador de verdade.

as perguntas são
é normal essa chiadeira quando mudo a chave para o braço mesmo com o captador do braço morto??

o trastejamento pode influenciar na microfonia?:

Obrigado!

pacman jp
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

o lance da compra eu tô considerando, mas estou com essa dúvida sobre ainda utilizar o captador "inteiro" pois o timbre dele me agradou bastante, o que me deixa com dúvidas quanto usá-lo com outro captador, ou usá-lo sozinho, ou ainda comprar outros, sem conhecer seu timbre (o que me deixa mais mordido ainda, pois num to com grana o suficiente pra comprar captadores top de linha).

por isso as dúvidas quanto ao funcionamento dos captadores, pois se são iguais, qual a diferença entre eles para o som? a madeira? como é isso???

ah, ainda resta essa aqui:
*há diferença entre o captados do braço e o da ponte, ou são identicos?

ah, qual a média de preço destes captadores que vc citou?
desde já, agradeço novamente!

pacman jp
Veterano
# fev/08
· votar


ah, ainda neste assunto, encontrei na net uns captadores Kent Armstrong, preço plausível (dentro de minhas possibilidades no momento)...

tem algo (bom ou ruim) a dizer sobre estes captadores?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Snakepit
Se vc for dar uma olhada no show do Deep Purple no "California Jam", verá o Blackmore tocando com uma strato de ash. Eu considero essa madeira "superior" ao alder.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


pacman jp
Cara, eu não entendi bem o seu questionamento.....
Existem vários tipos de captadores e vários materiais para construção de seus imãs ( AlNiCo, cerâmicos, ferrite, neodymium), cada qual com suas características de potência e timbre.
Esses que citei são de imãs cerâmicos, que proporcionam maior saída e um timbre mais "ardido" que os de AlNiCo. São bons captadores (pelo preço), que inclusive utilizei em instrumentos de minha confeccção.
Os captadores da ponte tem sempre que ter maior saída.
www.captadores.com.br - consulte aqui os preços.
Abç

PEdroooo
Veterano
# fev/08
· votar


e ae galera!

eu to fazendo a minha 1ª guitarra, escolhi a telecaster por parecer ser a mais fácil, mas eu ja descobri q nenhuma guitarra é facil de fazer com a minha serrinha tico-tico, mas beleza.

o corpo eu ja fiz em caixeta e pro braço eu escolhi freijó, q era a medeira mais seca q o cara da madeireira tinha.

o que vcs acham do freijó como madeira de braço? me disseram q era uma madeira nobre mas eu achei ela muito fragil e feia esteticamente. Se não der certo vou usar cedro mesmo, com escala em itaúba.

na captação acho que eu vo comprar uns captadores da tagima custom q eu vi pra vender na net por 110 paus.

o que vcs me dizem??

abrçs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


PEdroooo
Não serve. Use pau-marfim, a escala pode ser em ipê.
Aconselho vc a comprar o braço pronto, pois é mais seguro e rápido.
Abç

PEdroooo
Veterano
# fev/08
· votar


ahh esqueci de pergunta uma coisa!


mais pra frente, qdo eu pegar o jeito, to querendo fazer uma les paul. Mas eu to com uma idéia meio retardada na cabeça. Eu tava pensando se não dá pra fazer as bobinas dos captadores de ouro 75%/25%cobre, Talvez para a fiação também. o que ia melhorar no som da guitarra?

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


Minha duvida, já postei no handmades também....

Tou fazendo um projeto para a primeira guitarra que vou construir: A Grimc Marcally Guitar, de um Captador.


Como será a guitarra:

Corpo: Cedro? Imbuia? Marupá? Alguma outra madeira?

Braço: Comprarei um de Cedro Rosa com escala em Jacarandá?

Tarrachas: Gotoh

Captador: Um Quad Rail, não conheço marcas e modelos desse tipo

Ponte: Wilkinson Standard..
Escudo: Amarelo

Pintura: Roxa

Braço Pintado de verde

Head Pintado de Cinza


Estilo? Eu fiz o projeto

Mas, que peças eu posso usar nessa guita? Vale o investimento? Ou devo fazer como todo mundo e fazer uma strato ou tele? O troço é bem experimental msm, se num der certo num deu...

Snakepit
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Se vc for dar uma olhada no show do Deep Purple no "California Jam", verá o Blackmore tocando com uma strato de ash. Eu considero essa madeira "superior" ao alder.

Obrigado pela informacao. Sabe outros guitarristas que usam Fender em Ash?

Estou na duvida entre a Fender American Ash ou Alder, mas o que eu queria mesmo era a Custom Shop 56 em Ash. Quem sabe acabo comprando ela. Escala em Maple e headstock pequeno, perfeita.

MANKAS
Veterano
# fev/08
· votar


qual indicariam...
grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Snakepit
Cara, eu costumo dizer (e é o correto), que não existe isso de melhor madeira ou pior (por isso usei a expressão entre aspas), o que existe são opções, timbres, e o músico. Todo o resto é secundário. O Ash proporciona um acabamento mais bonito em guitarras no qual a madeira fica à mostra (pelo fato de ser uma madeira "figurarada"), isso não quer dizer que uma guitarra de ash seja melhor que uma de alder ou vice-versa (ou qualquer outra madeira).
Abç

qew
Veterano
# fev/08
· votar


Quem puder responder por favor =D

Eu tenhu uma strato com tres singles, e toh kereno liga-los em serie, mas nao sei como... qual dos tres eu ligaria em serie? e depois da pra defasa e dexa eles "single de novo"???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


qew
Há uma ligação no qual se substitui a chave de 5 posições por 3 "mini-toggles switches" de 6 pinos (DPDT), tipo "on-on-on", ao qual proporciona uma série de ligações série-paralelo. No site da Stewart MacDonalds e da Seymour Duncan tem esse esquema.
Abç

milenoguitar
Veterano
# fev/08
· votar


Eu conheço o George Tube..já tive contato com ele...hehehe

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


rei lucifer
Qual é o captador do braço?
Não é aconselhável misturar captadores ativos com passivos...


PEdroooo
mais pra frente, qdo eu pegar o jeito, to querendo fazer uma les paul. Mas eu to com uma idéia meio retardada na cabeça. Eu tava pensando se não dá pra fazer as bobinas dos captadores de ouro 75%/25%cobre, Talvez para a fiação também. o que ia melhorar no som da guitarra?
Ouro é muito caro e possui uma resistência elétrica maior que o cobre, não iria ter melhoria alguma no som, apenas iria sair bem mais caro !!

Grimc
Vc deveria fazer essas perguntar, primeiro, a si mesmo.
Se vc postar alguma foto e descrições mais detalhadas podemos ajudar a indicar alguns possíveis problemas

Megamedes
Veterano
# fev/08
· votar


Ok eu sou meio newbie. Queria fazer duas perguntas.

Se tem como (E como eu faria) tirar a capa que protege os captadores de uma Michael SG simples (Marcação de bolinha, um tone e um volume) e também como que eu sei qual é a marca do meu captador, e se é bom.

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Megamedes
Se tem como irar a capa que protege os captadores de uma Michael SG simples
Aquelas capas de metal?
Tem sim.

também como que eu sei qual é a marca do meu captador
Se não estiver escrito na frente, está atrás. Q fica por dentro.
Isso se o captador tiver marca né?!

e se é bom.
Isos aí só vc pode responder.
É uma questão de gosto.

Megamedes
Veterano
# fev/08
· votar


Sabe me responder ou me dar um Tutorial para ver se eu consigo retirar?

Agradeço pelas informações desde já, ah. Também queria saber se vale a pena montar um setup de pedais da Onerr.

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


salve mestres e colegas
queria uma opinião de voces, neste topico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/181019/

obrigado!

rei lucifer
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji
O captador do braço é o oiriginal da bc rich passivo, só que ele está desligado

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


PEdroooo
espero que esteja estudando bastante. ha muitissimo material bom disponivel em sites e e-books, e aqui no forum tambem. estude bem antes de ir fazer.

mas eu ja descobri q nenhuma guitarra é facil de fazer com a minha serrinha tico-tico, mas beleza.
só com serra voce nunca vai fazer uma guitarra, acho que ja deve saber disso.

e va postando seu desenvolvimento aqui pra gente ver.

Grimc
Vale o investimento?
depende. voce nao vai economizar fazendo sua guitarra. pelo contrario, provavelmente vai gastar o valor de uma guitarra no minimo um pouco melhor que a que voce fizer.
pensando pelos hardwares e captadores, que são mais da metade do custo, a maioria é reaproveitavel (ponte, tarracha, captador). pensando como "investimento", é retornavel. mas acho que o maior ganho é o aprendizado e a satisfaçã.

Ou devo fazer como todo mundo e fazer uma strato ou tele? O troço é bem experimental msm, se num der certo num deu...
deve fazer uma guitarra simples, sem complicações construtivas.
stratos e teles são bons exemplos de racionalização da produção, por isso sao mais faceis. mas voce pode inventar seu proprio modelo, talvez baseando-se nos principios destes projetos.

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Megamedes
voce tem que dar o modelo certinho do captador pra alguem conseguir te responder. ou no minimo uma foto dele.

qew
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ae fikaria tpo, pra um lado ligado em serie e pro outro em paralelo???

Megamedes
Veterano
# fev/08
· votar


Kiki

é um humbucker dá guitarra Michael SG simples [http://www.shop.com.br/michael/imagens/gm844_3.jpg], exatamente igual, só que a minha é preta.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!