PA versus Amplis para ensaio - pros e contras (deem suas opiniões!)

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # fev/08


    olá amigos do fcc
    queria saber a opinião, mas pra isso vou explicar rapidamente o assunto:

    eu tenho uma banda bem amadora, de ensaiar no apartamento mesmo, baixinho, a bateria tocando na manha e abafado.
    e sofremos dum mal que é a falta de amplis. o mais potente que eu tenho é o do baixo, de 12 watts, e mais um de 10 e outro de 1 watt. temos tudo no osso pra ligar guitarras, baixo, teclado e microfones.

    recentemente ensaiamos na casa de um amigo, com um PA montado. uma mesa de uns 20 canais, com sua potencia e duas caixas grandes (nao sei as especificações). la podia tocar alto (ao contrario da minha casa), entao os volumes eram altos.
    o que me intrigou foi que ligamos tudo na mesa, não tinha nenhum cubo.

    a minha questão é: quais os pros e contras de se ter um PA realizando todo o serviço de sonorização, para ensaios?

    eu sei que a preferencia é cada um ter seu cubo, mas eu achei o resultado da mesa bem satisfatorio. e acho que uma mesa é mais versatil, pra outras aplicações.

    qew
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    kiki
    eo retorno como fik?

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    kiki
    Depende... você ligou os pedais, por exemplo, direto na mesa de som? O som dificilmente fica legal nesse caso, a não ser que tenha algum emulador de cabs ou algo assim...

    Ou você usa pedaleira em linha? Nesse caso, é normal o som ficar legal mesmo, já que a pedaleira está jogando o sinal "pronto" pros PAs amplificarem.

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    qew
    eo retorno como fik?
    sem retorno, só pra ensaio mesmo.

    zaqueu_grunge
    Depende... você ligou os pedais, por exemplo, direto na mesa de som? O som dificilmente fica legal nesse caso, a não ser que tenha algum emulador de cabs ou algo assim...
    Ou você usa pedaleira em linha? Nesse caso, é normal o som ficar legal mesmo, já que a pedaleira está jogando o sinal "pronto" pros PAs amplificarem.
    saquei.
    mas é que a gente ainda é meio ruim nisso. a gente usa uma zoom 707, mas nem sabemos regular direito. ele tem emulador de amplis, alias a gente nem ligou isso... mas ele serve pra ser em linha sim.
    pro nosso ouvido destreinado, não ficou ruim nao... falta de treino nosso.

    valeu!

    Bog
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Bog
    · votar


    kiki

    SEM considerar amps valvulados, e apenas "amps de guitarra" em geral:

    Amps de guitarra colorem o sinal, têm timbre próprio. O timbre "puro" de quase qualquer guitarra é meio feioso, parece que faltam agudos e graves, e sobram super-agudos e médio-graves. Dá a impressão de som abafado, embolado e ao mesmo tempo abelhudo quando se usam distorções. O problema do PA é que um PA decente reproduz exatamente o sinal que entra, sem coloração ou distorção. E no caso da guitarra, a gente QUER que exista coloração - mas não ao ponto da guitarra perder a sua "identidade".

    Para ligar direto no PA, fica mais legal se você usar uma pedaleira ou qualquer outro tipo de simulador de amp e gabinete. Conheço pelo menos uma banda que faz tudo neste esquema, só na base do simulador (Pato Fu). Mas conheço uma centena que NÃO trabalha assim, hehehehe

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    kiki
    O som fica ruim.
    Amps de guitarra e baixo tem um pré específico, além do que uma resposta de frequência limitada. Quando vc liga instrumentos diretamente na mesa vc amplifica o que não deve, resultando um som agudo e sem "punch" (até porque power amps de P.A. são projetados para áudiom cuja resposta de frequência vai de 20Hz à 20milHz). O ideal é a compra de bons amps específicos para instrumentos e sua microfonação (exceto teclados e voz), principalmente guitarra (o amp de baixo até pode ser ligado à mesa via sua saída "line out").
    Abç

    Jio-kun
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Jio-kun
    · votar


    Kiki

    Desculpa, não sei responder tal pergunta pq tb tenho uma parecida (vou aproveitar-me deste tópico, posso? :D):

    All

    Eu tenho uma Tagima, uma Zoom G2 e um amp Multi-Uso (tem entrada para PC, DVDs, Guitarra, e Microfone, sendo que tem controle apenas de Bass e Trabble) da Master MU140W... O som pra mim ficou show de bola, porém não consigo controlar mto bem o volume (ou fica MTO alto ou fica MTO baixo), raramente consigo excessões... Se eu utilizasse um amp ESPECÍFICO para guitarra, tipo um de 30W da Meteoro ou similar, o som sairia melhor? (tenho receio com o volume desses cubinhos ;/)

    Obs: Já tive experiência com um amp "grandão" da Marshall (não lembro qual era) plugado na minha Zoom e numa Tagima da loja. Não achei mto legal o som (talvez pq o amp já tivesse com os drives e efeitos dele ligados e tb pq eu tava utilizando os patches de fábrica da Zoom :S)...

    Desculpe o tamanho do post... ^^'

    Editado para mais uma coisa: FICA COM MUUUUUITA MICROFONIA! COMO RESOLVO ISSO??? :SSSSS

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Bog
    Mauricio Luiz Bertola
    valeu pela explicação!
    eu ja tinha noção disso, mas a explicação de voces ajudou a esclarecer bastante.

    Jio-kun
    vou tentar ajudar...
    o "pulo" que o volume dá pode ser a baixa qualidade do equipamento. um potenciometro inadequado, alguma coisa assim. uma solução seria levar num tecnico e pedir pra ele dar uma olhada, e talvez trocar esse potenciometro. nao tenho certeza.
    um ampli especifico de guitarra deve ficar melhor sim.

    quanto a marshall, provavelmente é por que voce usa seu zoom num ampli, e quando liga em outro sempre fica diferente.

    Jio-kun
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    kiki

    uma solução seria levar num tecnico e pedir pra ele dar uma olhada, e talvez trocar esse potenciometro

    O que f****** tudo é que ainda tá na garantia (2 meses e meio de uso... ._.)...

    Senão levava mesmo...
    ]
    E a microfonia? Isso vem do fato da minha guita ser 3 Single (=ruido), usar drives com mto peso e o amp mto alto? o.õ

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Jio-kun
    E a microfonia? Isso vem do fato da minha guita ser 3 Single (=ruido), usar drives com mto peso e o amp mto alto? o.õ
    deve ser... se for essa microfonia de chegar perto do ampli.

    se tiver sem distorção e diminuir é sim. pode tentar reduzir os agudos pra diminuir, e evitar ficar de frente pro falante.

    se sem distorção nao diminuir, ai nao é microfonia, é chiado mesmo.

    Jio-kun
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    kiki

    Era o que eu temia... .-.

    Bom, espero que até mês 5 eu consiga tirar minha Cort X4 ou X6... Tô querendo aposentar minha Tagima já faz um tempo (bitonada, perde afinação fácil com os bends, etc...).

    Prestações do amp e da pedaleira matam... ._.

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Jio-kun
    antes de pensar em aposentar sua guitarra, de mais ums pesquisada sobre isso. eu entendo muito pouco de captadores...

    Jio-kun
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    kiki

    Vlw pela dica, mas o que tb tá me irritando é a bitonação da minha guita... Antes da 11º casa tá bunitinha a afinação... Passando daí aumenta o tom da afinação... Minha guitarra raramente fica com a afinação "tocável" por causa disso... Eu já tentei regular a oitava de tudo quanto é geito mas não consegui... Minha última tentativa é levá-la num luthier, mas tenho que esperar até pagar o resto das minhas prestações...

    Vamos ver no que dá...

    Vlw brotha... õ/

    jimmy vandrake
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    kiki

    Acho que vc deve pegar sua banda um dia e ir para um estúdio que disponha de amplis para baixo e guita independentes. Aí vc poderá ter uma idéia melhor de como fica o som.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Jio-kun
    Sua guitarra não está devidamente regulada (ajuste de entonação), por isso essa desafinação à partir da 11ª casa, ademais, se vc ligar guitarra direto em mesa com uma distorção, o resultado será microfonia na certa. Ademais, multi-usos não prestam.
    Abç

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    jimmt vandrake
    a gente vai sim, com frequencia. mas acho que meu ouvido é muito ruim pra perceber isso ainda.
    vou tentar prestar mais atenção, essa semana vamos no estudio, e depois ensaiar com esse PA dos nossos amigos.

    valeu!

    Jio-kun
    engraçado, tagima nao costuma ser tao tortinha... so um luthier vendo mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a PA versus Amplis para ensaio - pros e contras (deem suas opiniões!)