Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
froggy
Veterano
# nov/06
· votar


esse topico devia se chamar
aulas com leandro panucci online
e nao boteco da harmonia

froggy
Veterano
# nov/06
· votar


ou entao criar um topico em stick pra perguntas pro panucci
admiro o trabalho dele,
no site dele aprendi muitas coisas

panucci
um abraçao

Richard Guitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: Richard Guitar
· votar


esse topico devia se chamar
aulas com leandro panucci online
e nao boteco da harmonia


o que é isso cara?, vc está desmerecendo as outras pessoas que estão contribuindo para o tópico.

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


Richard Guitar


o panucci ta "panfletando" aqui no topico hehehehehe

LeandroP
Moderador
# nov/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Jabijirous
Line-Frango

Antes eu gostaria de me desculpar e deixar claro que a minha intenção não foi a de ser grosseiro, é um "modo" de falar mesmo. Quem já me conhece aqui no fórum sabe que eu sou espirituoso (pra não dizer bobo :p).

O que eu quero dizer, e o Extrapolation reforçou é de que, não são as notas as mais importantes e sim os intervalos. Todas as notas são boas... os shreders que o digam :p

Mesmo observando uma cadência, não basta apenas tratá-la como uma cadência (meu ponto de vista). Os acordes compõe esta cadência, e mesmo tendo sua origem numa mesma escala, não deixa de ser acordes diferentes.

Sem se aprofundar em harmonia, se você tocar dórico, mixo, e jônio num tradicional II, V, I, você já está tocando 3 sonoridades diferentes.

São tudo de uma mesma escala, certo? Toque então Ré dórico sobre um acorde C maior e toque Dó jônio sobre o acorde C maior. É diferente.

As possibilidades são numerosas, mas é preciso enxergar dentro do acorde pra entender as "possibilidades".

Aqui você pode encarar como os mesmos acordes: Am6, D7(9), F#m7(b5).

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


froggy

Obrigado pelo elogio. Só não quero criar uma falsa expectativa... se eu tocasse o tanto que eu discurso...

Jabijirous

hehehehehehehe

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar



São tudo de uma mesma escala, certo? Toque então Ré dórico sobre um acorde C maior e toque Dó jônio sobre o acorde C maior. É diferente.


eu ainda acho que nao soa diferente pq eu encaro isso como tonal!!! pode jogar qual quer modo ae que vai soar como escala natural de dó!!!

eu nao falei que voce foi grosseiro hehehe isso aqui é discussao, agora me diz onde é que voce pagou essa panfletagem ae que eu to precisand tb heauheiuaheiauehaiuehaiuea

Richard Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


eu ainda acho que nao soa diferente pq eu encaro isso como tonal!!! pode jogar qual quer modo ae que vai soar como escala natural de dó!!!

também vejo assim, mas se vc enfatizar nas notas caracteriscas de cada modo, mesmo estando na mesma tonalidade, vc pode obter os diversos sons caracteriscos deles.

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Jabijirous

Eu não consigo separar modal de tonal, não sei porque. Não sei se você já notou que eu não entro nessa discução de modalismo, tonalismo, serialismo... é uma coisa que eu ainda estou tentando captar.

eu nao falei que voce foi grosseiro hehehe
Eu sei... é que depois que eu li eu senti que poderia dar margem. Não sei que "panfletagem" é essa... só sei que eu tô sem ampli e sem bolsa de estudo :p
eu quero estudar :(

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


A gente pensa em nota característica do modo, mas não podemos esquecer que as principais são T, 3, 5 (7). Só isso já diz muita coisa.

A nota característica, no meu ponto de vista, serve apenas pra separar uma escala, do mesmo gênero, da outra.

Quando eu penso em diminuto por exemplo, numa improvisação, eu não penso dom-dim, dim-dom... pra mim isso é som de campainha (fraca essa :p)... eu penso em 3as menores... o recheio fica a gosto do freguês.

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


também vejo assim, mas se vc enfatizar nas notas caracteriscas de cada modo, mesmo estando na mesma tonalidade, vc pode obter os diversos sons caracteriscos deles.

pode ser, mas so se for de outro tom

o jazz é tonal, ele nao é modal, a maior parte do jazz é tonal, bossa é tonal, acorde de emprestimo nao é modal, qual a diferença do tonal pro modal???

na epoca medieval nao existia tonalismo so modalismo, o tonal surgiu mesmo no barroco, o nosso amigo bach que fez historia no tonalismo, mas no romantismo é que chegou no limite do tonalismo!! e é o q agente faz até hj, pega as musicas do tom jobim, que voce vai ver que tem a mesma harmonia no chopin!!!


ou voce tem uma base tonal ou voce tem uma base modal!! é assim que eu penso!!!

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


panfletagem é brincadeira, parece aqueles neguinhos da rua do centro da cidade destribuindo aqueles panfletos de propaganda hehehehehehe

o serialismo é uma parada totalmente diferente, ele é o atonal!! só que de uma forma mais organizada e dificil, pq a estética deles é complicada de mais pra entender, vou ver se posto minha peça pra clarineta solo aqui que é serial

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


Richard Guitar
TODOS

Tah tenho q penasr no acorde!!!!!

Só q se pensar-mos sempre no acorde ( dando q os acordes estao dentro do C.H), todas as notas serao iguais, entre aspas, até pq osintervalos serao diferente, tipo:

D F# A = D maior
e
F# A D = F#m5+

entao, como fazer com a Harmonia?Como analisar a Harmonia pra saber qual melhor opçao fazer?

valew

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
mano me passa teu msn, ou me adiciona..

valew (discutir-mos algumas coisa)( pra ter disculpa pra tomar um Cynar)hauiahiuhauihai

maikoll16@hot...

valew

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


Line-Frango

cara eu até uso msn mas quase nao respondo ninguem heheheheh

sobre o F# A D = F#m5+

eu nao uso um acorde menor com 5# pq ele nao vai soar como um acorde de 5# ele vai soar como uma 1º inversao de um acorde maior, isso é minha opinião!!

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Line-Frango
D F# A = D maior
e
F# A D = F#m5+


Isso não pode ser um F#m5+

Só pode ser um D/F#... não tem porquê complicar.

Até aonde eu observei, não existe acorde menor com 5a aumentada. Se tiver este intervalo, é melhor ver se não se trata de uma 6a menor, que é característico da escala menor.


Como escolher o modo mais apropriado?

Primeiramente é esquecer que Dm dórico é C Jônio, porque não é.

Depois de dominar o campo harmônico que é interessante investigar outros campos, substituições, etc. Senão só atrapalha e fica um excesso de informação desordenada.

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


eu nao uso um acorde menor com 5# pq ele nao vai soar como um acorde de 5# ele vai soar como uma 1º inversao de um acorde maior, isso é minha opinião!! (2)

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Jabijirous
qual a diferença do tonal pro modal???

Sinceridade?

Não sei. Nem sei separar ouvindo o que é um e o que é outro.

Serialismo é bem mais complexo mesmo. Tem a ver com série de notas que devem ser tocadas todas, pra depois mudar... muito louco... não peguei o espírito da coisa... mas não estou pronto pra isso (eu acho).

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


musica minha de serialismo

http://www.f-forge.com?d=xH9zuPNKXBIJiQYpoGAc

claro com influencia brasileira heheheheh

LeandroP
Moderador
# nov/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Jabijirous

Não consegui ver o botão pra baixar o som... terminou a contagem e ficou na mesma... como faz?

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


ele termina a contagem e abre a janela de download do seu browser

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
Jabijirous
I manos est exemplo de F#m/5+ foi bem tosco só pra representar oq estava querendo dizer, hehe num levem em conta/....

Manos eu tava complicando no jeito de falar....Tipo C jonio, Dm dorico, Em frígio e asssim vai...vc realmente usa em Dm, dorico de C, pq dorico de C c toca a partir de D, pq aí c encaixariam os intervalos.....

Mas entao devo obedecer o desenho da escala, tendo como q só muda os intervalos, entao: se mudar a ordem da execuçao mudam-se os intervalos e consequentemente o modo, certo?

valew

LeandroPanucci
Mao eu sei q tu mora em SP, tem como pegar aula com vc? valew (depois eu t explico como sei...

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Jabijirous

... suspeitei desde o princípio :p

downlodeando

As I Lay Dying
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci

cara,me tira uma duvida meio "besta"

lendo seus posts acima,vc falou em numa II,V,I tocar dorico,mixo e jonio

certo,os modos correspondentes ao grau,mas eu poderia tocar qualquer outro modo certo ?

digamos que C fosse I

eu poderia tocar E frigio,F lidio,etc.. ?

valew !

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


As I Lay Dying

Sim, você pode usar outros modos. Em princípio, se tratando de estudo, o legal é aplicar o modo que corresponde ao acorde, e ir assimilando paulatinamente a sonoridade de cada um.

Dm pode ser dórico, eólio, frígio, menor harmônico, menor melódico.

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
Me de aula (é serio) eu pago..valew

Tenho 17 anos!!!!!

Valew

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


As I Lay Dying

complementando:

Dm pode ser dórico, eólio, frígio, menor harmônico, menor melódico.

Dm9 pode ser também tudo isso, menos frígio, que tem na sua formação uma 9a menor.. aí é choque, atrito.

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Line-Frango

manda um e-mail... meu nick do fcc no gmail.

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
Me de aula (é serio) eu pago..valew

Tenho 17 anos!!!!!

Valew


olha ae, a panfletagem deu certo ehauehiauehiauehaiueh

As I Lay Dying
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci

humm acho que saquei cara,valeu

então eu tenho que ver antes,tpo,se tive na progressão um acorde com a 7m eu naum posso toca um modo com a 7M ?

acho que vou comprar o livro de harmonia do ian guest,mas ta dificil de achar

flws !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia