Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


o schoenberg é livro de harmonia tradicional, é para musica erudita!!! ele filosofa demais, a leitura é extremamente dificil!!!! voce tem livros do ian guest, e do chediak que pra mim sao os melhores que estao ai, e facil de entender

Atum Bluesman
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
Ele esplica e discorda do que falou o livro inteiro.

Zakk Wylde_
Veterano
# nov/06
· votar


é de difícil leitura mesmo, mas não quer dizer que não valha a pena

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


Zakk Wylde_


claro, agora, pra voce entender melhor sobre o q ele esta falando, tem varios livros pra inicio de conversa ai sim depois voce vai entender algumas coisas que ele fala!!! lembrando que é harmonia tradicional!!! nao tem nada a ver com a funcional

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


Atum Bluesman
Qual o livro mais simples para o estudo de harmonia?
eu uso 2 do almir chediak, harmonia e improvisação 1 e 2, muito bons

Line-Frango
bem o jabijirous ja explicou o q saum as funçoes heheh

Jabijirous
sobre a plagal, voce pode fazer um IV menor
intao quando eu tiver um IVm I7M isso seria plagal??

Zakk Wylde_
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous

Sim, tem razão, é muito mais melhor de prático começar por livros mais simples e mais modernos, só queria dizer que não era pra tacar o livro na lareira pois depois ele poderia ler com mais paciência, pois, afinal, é um livro de Schoenberg

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Line-Frango

Função dos acordes:

Iº, IIIº e VIº = função tônica.

IIº e IVº = função subdominante

Vº e VIIº = função dominante

Por exemplo, no campo harmônico de D maior, temos:

D7M, F#m7, Bm7 --> função tônica

Em7 e G7M --> função subdominante

A7 e C#m7(b5) --> função dominante

Cada acorde, de acordo com o seu grau, têm a sua qualidade funcional. As funções mais fortes são a I, IV e a V, sendo os outros seus substitutos e sua função é mais fraca.

A cadência harmônica é uma combinação dessas funções, e a sua classificação foi postada aqui pelo colega Jabijirous, na página anterior.

Pra finalizar, respondendo como aplicar os modos gregos sobre as cadências. Toque o modo correspondente a função da cadência.

Num II, V, I de C (Dm7 - G7 - C7M), toque dórico, mixolídio, jônio ou toque arpejos usando os graus substituto. Enfim, existe muitas possibilidades de se aplicar os modos em cadência. Um acorde sozinho pode não dizer nada, mas com outro acorde você pode ter uma cadência, e aí ter opções de escolha dos modos. Não adianta pensar apenas no acorde do momento, é bom saber o que vem depois, senão fica como perambular por aí, sem eira.

Jabijirous
Veterano
# nov/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


LeandroPanucci

leandro é um pensamento meio obivio, nao ta errado, mas pensa bem, Dm voce joga dórico, G7 voce joga mixolido, e C7M voce joga jonico, isso pra mim é escala de dó maior!!!

agora se voce falar, no Dm voce pode jogar eolio, frigio enfim qual quer outro modo que nao seja do tom, ai fica legal, até mesmo um Dm melodico ai sim, mas isso que voce falou pra mim é escala de dó maior, isso tudo é tonal, voce pode jogar qual quer modo qual quer escala em qual quer acorde, agora a questao da estética, que eu sempre falo, é muito importante, se voce achar que a tal escala funciona pra voce, entao fica nela, nao vai nessa de que nao é a escala certa, nao existe isso, improvisaçao é sua marca registrada, isso na IMPROVISAÇÂO, veja bem, o q voce falou nao ta errado, só que eu acho meio obvio!

Line-Frango
Veterano
# nov/06 · Editado por: Line-Frango
· votar


LeandroPanucci
Num II, V, I de C (Dm7 - G7 - C7M), toque dórico, mixolídio, jônio ou toque arpejos usando os graus substituto. Enfim, existe muitas possibilidades de se aplicar os modos em cadência. Um acorde sozinho pode não dizer nada, mas com outro acorde você pode ter uma cadência, e aí ter opções de escolha dos modos. Não adianta pensar apenas no acorde do momento, é bom saber o que vem depois, senão fica como perambular por aí, sem eira.

Entao mano mas aí fica tudo voltado pra escala maior co acorde, claro q alterando a execuçao dos intervalos mas naum deixa de ser JONIO..

A nao ser q Este DORICO MIXOLIDIO E JONIO Q VC CITOU sejam todos executados no campo de C !!!É isso mesmo ou vc quis dizer executar Dorico em cima de Dm7, mixolidio em G7 e talz?

LeandroPanucci
Jabijirous

Num existe outro tipo, por exemplo num sei, destes acords pegar os intervalos tirar outroacorde e improvisar em cima dest NOVO campo..

Por exemplo G7 - ( T 3 5 7) - (G B D F) alterando posso ter um F9/4+...

E sim dest F9/4+ tentar tirar outra escala e talz (fiquei sabendo desta historia)

Existe isto?


valew

Extrapolation
Veterano
# nov/06 · Editado por: Extrapolation
· votar


Line-Frango
Num existe outro tipo, por exemplo num sei, destes acords pegar os intervalos tirar outroacorde e improvisar em cima dest NOVO campo..

Por exemplo G7 - ( T 3 5 7) - (G B D F) alterando posso ter um F9/4+...

E sim dest F9/4+ tentar tirar outra escala e talz (fiquei sabendo desta historia)

Existe isto?

existe
mas nao precisa formar um outro acorde pra depois tirar uma escala diferente dele
pode-se fazer com o acorde de origem mesmo
é o q chamamos de politonalismo

dá pra juntar duas ou mais escalas tb

mas primeiro entenda o basico e elementar pra depois querer pensar em usar essas novidades

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


Por exemplo G7 - ( T 3 5 7) - (G B D F) alterando posso ter um F9/4+...

E sim dest F9/4+ tentar tirar outra escala e talz (fiquei sabendo desta historia)

Existe isto?


existir até existe, voce nao fez ai??? agora pensa

voce pegou o mesmo acorde de G7 começando pela nota fá, ou seja vai virar um G/F

LeandroP
Moderador
# nov/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Jabijirous
Line-Frango

Este é o princípio da "coisa". E vocês estão enganados, pois eu não tocarei sempre jônio. Tocarei dórico, mixolídio e jônio. As notas são as mesmas, mas os modos são diferentes. Tocar um modo não é sair sem destino partindo da 1a nota do modo.


Dm7 G7 C7M
e----------------|-------------------|------7---8------
B-----6-5--------|--------5-6-5------|----5------------
G---7-----7-5-4--|----4-7-------7-4--|--5----/5--------
D--7-------------|--5----------------|-----------------
A----------------|-------------------|-----------------
E----------------|-------------------|-----------------
Dm dórico G mixolídio C jônio



Isso não me impede de optar por outros modos, mas vamos digerir uma coisa de cada vez. :)

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
As notas são as mesmas, mas os modos são diferentes
isso é verdade
muita calma neste momento hehe

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci

nao falei que voce estava errado, so que, eu, to falando EU hehehe nao vou ficar decorando nome atoa pra no final jogar escala de dó maior, essa sequencia que voce passou é da tonalidade de dó maior, a finalidade das escalas modais na musica tonal é simplesmente dar uma sonoridade diferente!!!

ou voce trabalha modal ou voce trabalha tonal!! se quer jogar escala modal no tonal, que seja fora do modo da escala maior!!

esse é meu raciocinio hehehe

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
O mano nós estamos confundindo:

Num CAMPO HARMONICO DE C (OQ VC CITOU)...
VIRIA OS ACORDES: Dm7 - G7 - C7+ ...ENTAO

Relembrando q estamos no campo de C...

Se caísse Dm7 (vc disse q usaríamos dórico de D0 e está certo!!!!

Só q vc concorda comigo que seria Jonio de C executada?

Até pq o que define o modo num é a ordem em que executamos as notas!!!OU É????????(ME CORRIJAM)

Entao, só usamos os modos para diferenciar o SOM (pela execuçao)mas com as mesmas notas?

Só usaria notas diferente c caísse um acorde fora do campo perfeito: Como
G (campo) e A/G (proximo acorde)?

valew

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
Jabijirous

Entao os modos c definem na ordem da execuçao das notas?Isso seria os Modos Gregos?Se resumem a isso?Pq c forja faço isso.....Só q analisando os acordes no caso esquecendo do campo harmonico, do tipo c cair um Dm eu uso escala natural de Dm..

Os modos sao só isso?

valew

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


Line-Frango
cara
os modos gregos sao 7 escalas diferentes umas das outras
o q difere uma escala de outra nao sao as notas, e sim os intervalos

modos gregos pode servir pra tudo e pra nada ao mesmo tempo
modos gregos é um termo q se usa pra agrupar 7 escalas "comuns" na música grega antiga (nao me lembro muito bem da historia)

dessas escalas surgiram a harmonia modal, q era algo do tipo utilizar sequencias de notas especificas de cada modo
hj em dia o cara estuda os modos gregos para entender melhor a formaçao de escalas, acordes, entender intervalos e ter um leque de possibilidade frente a um acorde "sozinho"

se tu pegar Dm7 | G7 | CM7 (a famosa progressao/cadencia II V I) tu vai estar no tom de Dó na tonalidade Maior
tu toca Dó jonio ai em cima de tudo q vai tá beleza, ja q a base toda esta em Dó maior... mas nada te impede de pensar em casa acorde separadamente, deixando eles "sozinhos". ai o cara pode usar as escalas q existem nos modos gregos à gosto.

uma coisinha basica pra aplicaçao é esta:
Acordes Maiores pedem escalas maiores (que tenham 3M 5 7M)
Acordes Menores pedem escalas menores (3m 5 7m)
Acordes Dominantes pedem escalas dominantes (3M 5 7m)
Acordes Diminutos pedem escalas diminutas (3m 5dim 6bb ou 7m ou as duas ultimas juntas hehe)

isso é o basico um pouco mais avançado até hehe
com o tempo tu vai personalizando essa pequena listagem

é isso ae

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


um exemplo agora (pratico)

em Dm7 | G7 | C7M
usando a tabelinha q passei:
*no Dm7 podemos usar:
dorico, frigio, eolio

*no G7
pensando em modos gregos, somente o mixolidio (saindo dos modos gregos existem infinitas outras escalas)

*no C7M
jonio e lidio

isso ae

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


até a proxima rodada de cerva

e eu quero Sckin q é mais barata!!!! hehehhe

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


Extrapolation

em Dm7 | G7 | C7M
usando a tabelinha q passei:
*no Dm7 podemos usar:
dorico, frigio, eolio


Nao mano até aí eu to ligado, só q usamos a Dorico,Frígio ou Eólio do campo ou de cada acorde?

Essa é a duvida!!!!!



Pq se for usar Dorico,Frigio ou eolio do campo (DO CAMPO HARMONICO) qdo executar Dm7,faz sentido!!!

valew

_FrEd_
Veterano
# nov/06
· votar


Line-Frango

N sei c eh essa sua duvida, mas crei que ele quis dizer q vc pode tokar D dorico, D frigio e D eolio... cada um vai ser de origem em diferentes campos harmonicos: C.H. de dó maior, C.H de Bb maior, e C.H. de Fa maior

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


lol milhares de posts vo ler + tarde.. desce brahma q eu pago hehehe

Richard Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


em Dm7 | G7 | C7M
Pq se for usar Dorico,Frigio ou eolio do campo (DO CAMPO HARMONICO) qdo executar Dm7,faz sentido!!!

pegando essa progressão:

No Dm7 qnd ele fala que vc pode usar frigio dórico eolio, não significa que vc vai usar todas as 7 notas do modo de uma só vez rapidão feito um doido heehehhe,
as vezes uma única nota do modo que vc tocar em determinada passagem do seu improviso por exemplo, já vai tá indicando a caracteristica do modo.

brunocesar00
Veterano
# nov/06
· votar


em Dm7 | G7 | C7M
mano isso é puro tonalismo...a a não ser q use: Dm eólio ou frígio e por ai vai.....
mais essa sequencia II V I eh mto tonal

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


_FrEd_
Richard Guitar
brunocesar00

N sei c eh essa sua duvida, mas crei que ele quis dizer q vc pode tokar D dorico, D frigio e D eolio... cada um vai ser de origem em diferentes campos harmonicos: C.H. de dó maior, C.H de Bb maior, e C.H. de Fa maior

Manos ta mas no explo q citaram D dorico no C.H de Dó...........Só q a PERGUNTA É:

Dorico do C.H, ou seja dorico de Dó, ou Dorico do acorde, ou seja, dorico de D?

Qual dórico?

valew

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


brunocesar00


nossa musica vive muito em cima do tonalismo!!! a harmonia funcional de hj é toda tonal!! é por isso que em questao de improvisação eu nao penso em modos, eu penso em intervalos!!!

Richard Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


Dorico do C.H, ou seja dorico de Dó, ou Dorico do acorde, ou seja, dorico de D?

Qual dórico?

dórico de Dm. frigio e eolio tb de Dm.
pensando no acorde mesmo.

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


Line-Frango
Nao mano até aí eu to ligado, só q usamos a Dorico,Frígio ou Eólio do campo ou de cada acorde?

Essa é a duvida!!!!!

esqueça campo harmonico pra fazer essas coisas de aplicar escalas diferentes. pense só no acorde, como se só tivesse ele na musica.

no Dm7 é pra tocar Ré dorico ou Ré frigio, ou Ré eólio
se tu ta no acorde X qualquer escala q tu pense aplicar em cima dele vai ter a tonica em X... no caso anterior a tonica do acorde é Ré, já a tonica da escala q tu vai escolher vai ser Ré tb.

tu deve pensar assim tb: q o dorico é o segundo grau do campo harmonico maior, q o frigio é o 3º e assim por diante
nao caia em tentaçao hehe nao é isso. Essa relaçao é coincidência. Por acaso q é assim, já no campo harmonico menor, q se faz com escalas menores q tenham a setima maior (7M) o dorico nao vai estar no 2º grau do campo harmonico, alias, nem tem dorico lá, mas tu vai poder aplicar dorico em cima dos acordes menores q se tem dentro de uma progressao feita com o campo harmonico menor

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


marcelgtvcbx
ol milhares de posts vo ler + tarde.. desce brahma q eu pago hehehe
bá, hj de noite eu descobri q porre de brahma me deixa zonzo no outro dia hehe

brunocesar00
Veterano
# nov/06 · Editado por: brunocesar00
· votar


já no campo harmonico menor
vc quer dizer campo Harmonico Menor Hamonico né? pois é esse q tem a terça menor e sétima maior...
nesse caso os modos gerados vao ser outros...mais para os caras q nao entenderam BEM os modos partindo da Escala Maior nem pensem nesses da Menor Hamonica por enquanto

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia