Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
ae massa essa iniciativa.. isso me gerou uma duvida:
À dominante

Quando o repouso se faz sobre o V no estado fundamental

Meia Cadência

Essa apresenta 2 tipos

1- Com repouso no V grau invertido
2- Com repouso no IV grau precedido do I ou III.

1- vc usa a dominante como repouso?? como isso eh possivel?ou isso seria apenas o V grau de q q lugar q vc "esteja"? [cadencia a dominante]
2- serve para q q inversao do V grau??tb poderia exemplificar um repouso no IV grau, tipo todo I IV ou III IV que aparecer recebera essa denominação? [meia cadencia]
vlw :)

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar



1- vc usa a dominante como repouso?? como isso eh possivel?ou isso seria apenas o V grau de q q lugar q vc "esteja"? [cadencia a dominante]



claro que uso, fica meio suspenso, sabendo usar fica lega, o blues é assim ora :P

2- serve para q q inversao do V grau??tb poderia exemplificar um repouso no IV grau, tipo todo I IV ou III IV que aparecer recebera essa denominação? [meia cadencia]
vlw :)



ué, é um acorde invertido ora!! ali diz que sim, mas acho que qual quer acorde serve

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


marcelgtvcbx
politonalismo quer dizer usar varias tonalidades para o mesmo acorde/progressao/situação e etc
o caso mais simples é tu mudar a funçao de um acorde numa progressao tocando uma escala diferente em cima dela

tipo... temos o acorde Am7... ai tocamos normalmente A eolio... usando-se do politonalismo podemos usar A menor harmonico ou melodico, A dorico ou frigio...
e pirando o cabeçao ainda dá pra usar alguma escala dominante tb... mixolidio, lidio 7b, dom-dim, e os cambau

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
eh tem razao n tinha pensado no blues hehehe
ué, é um acorde invertido ora!! ali diz que sim
hauhauahuahuahuhau intaum ta neh hauhauhauhauh
Extrapolation
po muito massa isso, eh tipo conceitos avançados de harmonia... gostei vo pesquisar sobre isso, vlw :)

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


marcelgtvcbx
avançado é harmonia em bloco com walking bass
isso ae só é novo hehe

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


e viva o Joe Pass

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


joe pass é facil, é só transformar tudo em dominante!!! é a linguagem dele!!!

olha esse cara




Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
massa o tiozao
mas ainda prefiro joe pass, acho mais emoçao

mas é natural q o joe pass goste de passar tudo pra dominante, o cara cresceu tocando blues

tche, mas isso ae nao é guitarra, q coisa bem feia hehehe

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


pode ser feio, mais o som é maravilho hehehehe


tem um cd dele que na intrevista ele falou assim "eu deixei o rec ligado e fiquei tocando por horas, quando vi ja esta com meu cd pronto"

a primeira vez que eu li eu duvidei, mas depois quando eu fiz o teste aqui em casa e é verdade, tudo flui naturalmente, o meu unico problema era lembrar da melodia do tema hauehaieuahieuah pq era tudo na hora entao pra lembrar era uma merda heuaheiaehiuehaih

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


ae curti o som desse cara hauha sera q alguem c arrisca a analisar essa harmonia?? hauhauhauha eu sinceramente ainda n tenho essa pericia heheheh

joe pass é facil
discordo

Extrapolation
walking bass eu ja ouvi falar.. tem ateh uma musica famosa, acho q chama autuum leaves c n me engano, onde geralmente eles fazem esse tipo de estudo em cima dessa musica.. porem nunca estudei os conveitos do q seria isso, ja harmonia em bloco eu nunca ouvi falar, pode me falar um pouco + sobre isso? tipo o cenceito ja me ajudava muito, vlw :)

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


marcelgtvcbx
pior q eu nao posso hahaha
esse video ae q o Jabijirous postou é um exemplo de harmonia em bloco, eu acho hehe

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


joe pass é facil
discordo



voce tem partituras do joe pass????? se voce analizar voce vai ver que é facil facil

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
de entender sim, de tocar nao
eu me embolo os dedo tudo, nem consigo entender os dedos hehe

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


de entender sim, de tocar nao
eu me embolo os dedo tudo, nem consigo entender os dedos hehe


costume, voce tem que arriscar!! obiviamente voce tem que ter um conhecimento do instrumento e muito conhecimento de harmonia :P é praticar todo dia

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


Na verdade nunk vi uma partitura do joe pass

ghb
Veterano
# nov/06 · Editado por: ghb
· votar


marcelgtvcbx
Sobre arranjo em bloco olha aqui: http://www.conradopaulino.com.br/news1.asp?cng_ukey=389912329388J6UJOQ &map_001_c=03.04
http://www.conradopaulino.com.br/news1.asp?cng_ukey=390370230197SD9L6A &map_001_c=03.04


No site do Conrado Paulino tem informações bacanas... Dá uma olhada no resto das lições.

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


é legal, mas ele nao explica nada, ele so bota a melodia pra voce analizar, mas nao explica quais sao as outras opções, na segunda musica ele bota acorde ja deixa mais livre mas se o cara nao sabe as opções que tem ele nao vai fazer muita coisa, eu até entendo o pq disso, o cara tem que ter aluno, entao ele bota só o gostinho assim o cara vai procurar ele pra ter aula heheh classica jogada de marketing heuaheiauheiauehaie


minha dica é, estude inversao de acordes

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


ghb
po muito roxx essa lição cara... + tarde vou dar uma destrinchada nela, muito bom mesmo heheh, enfim consegui entender q q era esse tal de walking bass hauhauhauh depois tb vo ver as outras liçoes, achei o conteudo do curso q esse professor oferece sinistro ein cara, extremamente profissional, to impressionado *¬* .
Jabijirous
minha dica é, estude inversao de acordes
tem alguma dica quente ae sobre inversao de acordes?

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


estude até o possivel hehehe como assim?? toda extensao do braço começe com triades, depois tetrades, depois buscando notas melodicas

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
achei q vc ia falar assim.. c vc pegar escala maior X e for no grau dominante Y invertendo a quinta temos o acorde Z que c tocarmos a escala S resultara na sonoridade Xb hauauhauahuhauhauh isso eh coisa de bebado

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


eahueiuhaeiuahheuaheuaheia

a gente ta no boteco, bebado é meu estado normal ehaueiaueha

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


desculpem colegas alcoolatras
mas isso nao é coisa de bebado, coisa de bebado é beber!!!!

hehehe

Line-Frango
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
TODOS

Manos por indicaçao do LeandroPannuci estou afim d entender oq sao cadencias...

Jabijirous
Tev algumas palavras dificeis d entender (significado) vc (s) poderiam me explicar direito como funciona essa cadencias....e talz

Tipo to tentando aplicar os Modos Gregorianos nos acordes e talz, e o LeandroPannuci achou por bem saber como funciona estas cadencias...

Valew- Desd Já....(Linguagem Popular)huahuihaihaia

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


Tev algumas palavras dificeis d entender (significado) vc (s) poderiam me explicar direito como funciona essa cadencias....e talz

fala frango você poderia ser mais especifico???

Line-Frango
Veterano
# nov/06 · Editado por: Line-Frango
· votar


Jabijirous
Opa blza, vo tentar..
Tipo comecei a ler nest post...

Cadências

As cadências podem ser:

Perfeita
Imperfeita
Interrompida
Plagal
À Dominante
Meia Cadência .



Perfeita

Quando o encadeamento se faz do V ao I grau, ambos no estado fundamental

Imperfeita

Caracterizada pelo mesmo encadeamento da cadência perfeita, so que agora os acordes estao invertidos

Interrompida

Feita com o encadeamento V - IV, ambos no estado fundamental.

Plagal

Caracterizada pelo encadeamento IV-I

À dominante

Quando o repouso se faz sobre o V no estado fundamental

Meia Cadência

Essa apresenta 2 tipos

1- Com repouso no V grau invertido
2- Com repouso no IV grau precedido do I ou III.



Algumas palvras como: encadeamento, estado fundamental, precedido dificultam entender a explicação (talvez pela minha ignorancia-hehe)

E tipo gostaria de saber em q essas Cadências podem me ajudar em uma improvisação usando modos gregos e talz...

VALEW..ABRAÇOS

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous &
Extrapolation
cara vcs realmente saum meus amigos... frase classica de bebado em buteco huahauhauhauhauha

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


Line-Frango
cara.. n sei c sou o + indicado pra t responder isso, mas vo tentar:

cadencia harmonica: caracterizada pela combinação funcional dos acordes, com sentido conclusivo ou suspensivo, lembre - se que para ser caracterizado cadencia precisamos de pelo menos 2 acordes de difententes funções.
fundamental: bem fundamental e o mesmo q tonica ou estado natural de alguma coisa, acho q eh isso.

E tipo gostaria de saber em q essas Cadências podem me ajudar em uma improvisação usando modos gregos e talz...
sem duvida nenhuma podem t ajudar, ainda to estudando isso intaum n sei t dizer como, talvez alguem ae do balcao... hehehe

Line-Frango
Veterano
# nov/06 · Editado por: Line-Frango
· votar


marcelgtvcbx

Hum entendi.......Mas agora o seguinte, oq o nosso amigo Jabijirous
quis dizer com encadeamento......

lembre - se que para ser caracterizado cadencia precisamos de pelo menos 2 acordes de difententes funções.

Como assim?de diferentes funçoes?

Entendendo isto, consigo entender quais os tipos de cadencias e talz...

valew

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


a gente tem a função dominante, Subdominante e tonica


Acordes com função de tonica I, III e VI

Acordes com função de Subdominante II, IV, VI

Acordes com função de dominante V, VII

o VI grau ele funciona tanto como subdominante como tonica

esperimenta tocar isso aqui

I IIm V7 VI e depois I VI III IIm V7 I

voce vai sentir uma diferença

sobre o encadeamento

voce reparou que quando eu falei encadeamento, todos os acordes vieram de uma função de dominante??? com excessão da plagal que é de subdominante


sobre a plagal, voce pode fazer um IV menor

esperimentem isso aqui


C Em Am Am/G F Fm C

olha o encadeamento da plagal ai!! isso era muito usado

Atum Bluesman
Veterano
# nov/06
· votar


Qual o livro mais simples para o estudo de harmonia? Entendo muito pouco de harmonia e o livro do Schoenberg é meio dificil, quem leu sabe do que estou falando.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia