【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


crdiegorota
Voto pelos Intruders na ponte, e o EVO no braço.
Não esqueça que o pot de volume serve pra vc timbrar e controlar a saída do instrumento, bem como sua própria dinâmica de execução.
Abç

LeandroP
Moderador
# mai/14
· votar


Continuando o que postei anteriormente:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/126932/p66#8892113
(algumas imagens podem bagunçar o layout da página)

A guitarra está neste estado:

http://oi58.tinypic.com/1043v34.jpg

Estudei o esquema da "chave de onda (chave giratória) de 3 posições" e observei o seguinte esquema:

http://oi57.tinypic.com/k3rudv.jpg

A posição do meio da chave está anulada, não atua em nada. As posições 1 e 3 splitam os respectivos humbuckers da ponte e do braço. Os terminais A, B, C e D eu jogo tudo no aterramento, que é pra splitar quando um dos números de cada posição se casar com um dos 4 terminais A, B, C e D.

Sendo assim, o meu esquema elétrico ficaria desta forma:

http://oi60.tinypic.com/2wlr43o.jpg

Como o meu potenciômetro de tonalidade é um pushpull, eu aproveito pra fazer uma mistura entre os dois humbuckers quando esta chave for acionada, seja com a chave de 5 posições parada na ponte ou no braço.

As demais combinações são as básicas:

posição #1 - ponte
posição #2 - ponte + meio
posição #3 - meio
posição #4 - meio + braço
posição #5 - braço

A chave de onda (giratória) é esta do anúncio:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556955540-chave-rotativa-4-polo s-configuravel-ate-3-posicoes-_JM

Não entendi o esquema da imagem do anúncio. Com um multímetro verifiquei o quê combina com o quê pra ligar em curto a bobina conforme a posição, e conforme mostra a primeira imagem postada.

Antes de eu me descabelar com soldas, alguém identifica algum erro no esquema?

Deixei em vermelho todos os fios "hot" de cada captador. Azul escuro as saídas. O que está em laranja e magenta são os aterramentos.

Desde já agradeço, e quem quiser reproduzir o mesmo na sua strato HSH fiquem a vontade.

fender les paul
Membro Novato
# mai/14
· votar


meu amigo bertola vou fazer uma guitarra na luthieria w gabriel so que vou fazer ela enquanto faço a outra guitarra de cedro braço em marfim peça unica mas e captadores ceramico mas qual para heavy,trash,rock progressivo,hard rock,classic rock,rock brasileiro raul seixas,plebe rude,legiao urbana etc mas so tenho dinheiro pro maximo malagoli traditional texas ou traditional hb hot tenho pedalleira que simula hi gain mas nao tem overdrive melhor que do amplificador lembre e overdrive nao distorçao e 1 intruder eu posso pagar qual potenciometro e melhor para ficar equilibrado 250 k ou 500 k eu gosto de metal mas tambem gosto de som equilibrado

fender les paul
Membro Novato
# mai/14
· votar


tenho 2 guitarras uma strinberg egs 216,uma strinberg les paul e temho na casa do meu pai uma memphis mg 230 uma g1 next mas como tenho 2 guitarras aqui quero pra metal e clean

ThiChasnwegg
Membro Novato
# mai/14
· votar


Pessoal.
Estou pra fazer uma telecaster no estilo a deluxe fender e a tele custo da Squier com dois captadores humbuckers nela, para ter um som com mais peso do que colocar single coil.

Gostaria de dicas de que captadores posso colcar para tirar um som legal, com um peso bacana e mesmo assim tirando o clássico das tele.

OBS: Adiantando que não tenho condições agora para um Seymour Duncan e outros nesses níveis, gostaria de um médio para bom entre 300 e 400 o par.

SkyHawk
Membro
# mai/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


ThiChasnwegg
Para ter peso de humbucker e ainda manter um certo timbre de tele não vai poder colocar humbuckers de verdade na ponte e no braço. O ideal seria um humbucker em formato de single na ponte (tipo um hotrails) e um stacked no braço ou algo como o Little 59. Acho que o pessoal da Malagoli tem soluções nessa linha, dá uma consultada com eles.

Eu tenho uma tele com um par de alta saída, um Chopper T hotrails na ponte e um Area T stacked no braço, só que são Dimarzio e foram um pouco mais caros.

ThiChasnwegg
Membro Novato
# mai/14
· votar


Entendi, primeiro obrigado pela ajuda, o problema é que a madeira já tá aberta o espaço de dois humbuckers pra colocar um Hot Rail. Vou dar uma olhada nos modelos da Malagoli. Pra ter um som pesado, mas agudo.SkyHawk

LeandroP
Moderador
# mai/14
· votar


Alguém poderia verificar o esquemático que postei acima?

Gostaria que me indicassem se tem algum erro, porque estou sem tempo, minha guitarra está com "as tripas pra fora" desde outubro de 2013, e quando eu me sentar pra fazer, quero fazer uma vez... Se puderem me ajudar eu agradeço muito :)

fender les paul
Membro Novato
# mai/14
· votar


se vc nao sabe leva em um luthier o bertola e um luthier do rio de janeiro em sao paulo tem um luthier que eu vou na cidade de barueri luthier adao ribeiro www.arsguitars.com.br mas tem o zaganin,o edmar luighi luthier e o que nao falta mas vc que mora longe de um luthier tem videos no youtube falando disso

fender les paul
Membro Novato
# mai/14
· votar


www.arsguitars.com

fender les paul
Membro Novato
# mai/14
· votar


nao estou fazendo propaganda so estou indicando vc nao falo preços

LeandroP
Moderador
# mai/14
· votar


Alguém poderia verificar o esquemático que postei acima?

jucasambora
Veterano
# mai/14
· votar


Olá pessoal!
To querendo estudar esse lance de instalação de captadores e quero começar por uma guitarra caidinha que tenho aqui, é uma Ibanez.
Peguei ela com a parte elétrica ferrada, até funciona, mas fica com chiados altíssimos e quando encosta nas cordas o ruído aumenta, não tem aterramento...
Queria o esquema/circuito elétrico pra poder faze-la funfar.
Ela veio com HSH, 1 vol, 1 tone, chave de cinco posições, 1 mini toggle de 2 posições e outro de 3 posições.
Alguém pode me ajudar?

LeandroP
Moderador
# mai/14
· votar


jucasambora

O humbucker tem quantos fios?

Ornitorrinco
Veterano
# mai/14
· votar


Blz!? Estou com uma dúvida e conto com a ajuda da galera do forum, que sempre tem dicas interessantes: tenho uma Condor CLP e quero trocar os 2 captadores que vieram de fábrica. Consegui comprar barato um Malagoli Custom Alnico HB usado para o BRAÇO, e agora achei um Malagoli Traditional HB usado e barato para a PONTE... O que vcs acham? Devo comprá-lo? Ambos tem a mesma resistência (9V) sendo que o Traditional HB é cerâmico. Dá certo misturar um cerâmico na ponte com um de alnico 5 no braço? Por eles terem a mesma resistência, o captador do BRAÇO não ficaria mais forte que o da PONTE? Ou tem como compensar na regulagem da altura dos captadores em relação às cordas? Grato desde já.

jucasambora
Veterano
# mai/14
· votar


LeandroP
O captador do braço tem 2, e da ponte 3.
Esqueci de citar que o tone é push pull.

Obrigado!

jucasambora
Veterano
# mai/14
· votar


Quem fez a elétrica certamente não tinha a menor noção de solda, eletrônica... essas coisas, ta tudo mal soldado, sujo, o terra tem um borrão enorme de solda prendendo atrás do pot de volume e o fio não sai em lugar nenhum... deveria sair para a cavidade da ponte e prender ali, mas não... acredito que o cara deveria fazer com esta guitarra o mesmo que eu to tentando fazer agora: cobaia! rsrsrsrsr

LeandroP
Moderador
# mai/14
· votar


jucasambora

O humbucker da ponte da pra splitar utilizando o push-pull, já o humbucker do braço não dá.

Você deve pegar o fio "hot" de cada captador e ligar no respectivo terminal da chave seletora de captador (seja ela de 3 ou de 5 posições). O fio de aterramento de cada captador deve ser soldado na carcaça do potenciômetro de volume (depois você manda um fio da carcaça pra ponte). Os dois fios (+ e -) do humbucker da ponte você emenda as pontas e ligue no terminal do push-pull, mandando um fio do terminal oposto do push-pull pra carcaça. Assim, toda vez que você acionar push-pull ele vai ligar uma das bobinas do humbucker da ponte no aterramento, desativando a bobina e splitando o humbucker. Da saída da chave seletora você liga na entrada do potenciômetro de volume, em série com o potenciômetro de tonalidade. A saída do potenciômetro de volume vai pro jack e a saída do potenciômetro de tonalidade vai pra carcaça, podendo ter um capacitor no meio.

O conceito é basicamente este. Procure por esquemáticos no site da Seymour Duncan. Tem muitas opções legais. Lembrando que você não poderá splitar o humbucker do braço porque ele só tem dois fios.

jucasambora
Veterano
# mai/14 · Editado por: jucasambora
· votar


LeandroP
Saquei, então usando estes captadores não vou splitar. Pq eu gostaria de splitar o do braço e não o da ponte, mas não tem problema.
O que ficou pendente foi os mini toogles, não entendi ainda qual a função deles, tem um de 3 posições e um de 2 posições. Acredito que sejam pra splitar ou selecionar alguma configuração que a chave seletora não conseguiria fazer, mas parecem meio inúteis para os caps que estão na guitarra. Acertei?

De qualquer forma, vou comprar todo o material novo, pelo que vi, os pots estão bichados, o push ta quebrado, resumindo, da parte elétrica a única coisa que está legal são os caps, o restante ta tudo na merda...

LeandroP
Moderador
# mai/14
· votar


jucasambora

Os mini toogles poderiam estar lá pra alternar entre uma ligação em série e paralelo. Ou como um blender para os humbuckers. Ligar/desligar a guitarra. Tem um monte de aplicações pra essas chaves.

fender les paul
Membro Novato
# mai/14
· votar


pode comprar sem medo cara

jucasambora
Veterano
# mai/14
· votar


Assim que eu comprar as peças e fazer a montagem eu posto aqui o resultado.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Que vcs acham da mistura dos malagolis para uma strato sem marca (chamamos ela de Natasha - culpa da antiga dona, e tem 3S's Hi Gain, aparentemente é uma Eagle Skull que foi lixada e pintada de preto)

Ponte MiniHB (splitado) 59' Rails
Meio Standart S2
Braço Standart S2

A ideia é manter um hi-gain na ponte e um vintage no braço+meio para bases pop...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah
Uma boa configuração.
Abç

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
´
Bertola, encontrei esse mini HB a preço baixíssimo, mas o resultado me agrada... Que vc pensa? Vale o risco?

E para os demais, não adianta me dizer que cap X, Y e Z é melhor que esses que mencionei, mas por hora, é o que se encaixa no meu orçamento.

LeandroP
Moderador
# mai/14
· votar


Ismah

Eu não posso te afirmar se é bom ou não, mas pelo preço vale a pena correr o risco sim.

JoeLespaul
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: JoeLespaul
· votar


Boa dia Galera, sou novato aqui gostaria de pedir algumas dicas,
Sempre toquei com lespaul e agora estou afim de pegar um uma uma strato mais em conta e tuna-la com seymour duncan ssl-1, no meio um APS-2 Alnico II e na ponte ssl-5 o que acham? bobagem? No primeiro momento tinha pensado apenas no ssl-5 pois quero tirar um som mais proximo do Gilmour, mas vi uns videos no youtube com essas versatilidades de captadores e achei interessante, pra tocar um Blues, ou um Rock classico estilo Hendrix, ou um som limpo com SSl-1 lembrando John Frusciante. Então é isso, gostaria de algumas dicas uteis, e se puderem tb sugerir uma stratocaster custo beneficio pra esta aplicando esse captadores agradeço as indicações.
Quanto a comentários relacionado a valores etc, irei comprar os captadores fora a preço de banana...mas sem condições de trazer uma guita de lá por motivos de logística, por isso gostaria de indicação de uma vendida aqui no Braza pra esta aplicando e tunando... no mais vlwww

fender les paul
Membro Novato
# mai/14
· votar


JoeLespaul fica bom mas porque vc nao usa captadores nacionais tipo o malagoli custom 54 no braço e 2 custom dg custom fica excelente

Mauricio Luiz Bertola eu posso fazer uma guitarra sozinho ja que estou fazendo violao ja tenho uns esquemas de captadores aqui vou começar com uns 3 malagoli hot blade e potenciometro de loja de eletronica para começar obs vou fazer curso de eletronica digital

fender les paul
Membro Novato
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola ja que o hot blade e uma replica do hot rails o hot continua sendo preto,o verde e a malha o terra e o preto e o branco para splitar sendo assim http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=3lil_hum_1v_2t_5w

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


LeandroP

É...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas