【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
Rabisko
Membro Novato
# jun/14
· votar


Galera, tenho uma dúvida.

Tava pensando em comprar outra guitarra (até fiz um post aqui perguntando e o pessoal foi bem atencioso), mas antes de comprar outra guitarra, to pensando em fazer tunagens de baixo custo na minha stratinha de estimação.

É uma Shelter California STD15 com caps S-S-S.

Como gosto de um som mais farofa, tipo Warrant, Mötley Crüe, Guns N Roses, Def Leppard, etc, pensei em colocar um ou dois humbuckers (ponte ou braço/ponte) nela.

Pesquisando aqui, vi que o pessoal fala muito bem dos Malagoli e Stellfner (sendo este segundo bastante recomendado pelo Bertola para customizações de custo reduzido).

Então, primeiramente, gostaria de saber: um humbucker e um set deles, para esta guitarra, vale a pena?
Caso a resposta seja positiva: qual cap ou qual set é mais recomendado para o estilo de música que curto?

Abraços.

GAT621988
Membro Novato
# jun/14
· votar


Lorde Ironbagos
Olá!
Não Foi Compensatório Adquirir Esta Guitarra, Nem Será Instalar Os Captadores Por Você Citado Nela.
Com A Quantia Da Guitarra E A Dos Captadores, Poderia Adquirir Uma Guitarra Com A Relação "CustoXBenefício" Muito Melhor.
Obrigado!

GAT621988
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: GAT621988
· votar


Rabisko
Olá!
Não É Compensatório. Gastará Para Customizar A Atual Guitarra E Para Adquirir A Futura. A Quantia Gasta Na Customização Poderia Ser Utilizada Na Aquisição.
Obrigado!

Rabisko
Membro Novato
# jun/14
· votar


É que, se esta ficar boa, não pretendo comprar outra. Não pelos próximos anos hehe

E a outra que eu compraria, tem basicamente as mesmas especificações: corpo em basswood, tarrachas e pontes "questionáveis", etc.
Tenho um certo carinho por essa strato, e não queria me desfazer dela, por isso pensei nas modificações. Não sairiam tão caras, a princípio, e eu poderia manter a guitarra que tive durante esses anos :p

No final, teria a strato com captadores bons (pelo menos, pra tocar em casa) e gastando menos do que em uma guitarra nova, que teria que sofrer upgrades futuramente também. Mas a construção geral dela é que me deixa com um pé atrás. Já vi muita gente falando muito mal destas stratos mais baratas, aí fica a dúvida, né.

GAT621988
Membro Novato
# jun/14
· votar


Rabisko
Olá!
É Uma Guitarra De Relativo Baixo Custo, Por Isto Não É Compensatório. Também Não É Compensatório Adquirir Uma Guitarra Semelhante.
Obrigado!

Thorin o Hobbit
Veterano
# jun/14
· votar


Rabisko
Cara vai fundo, coloca um cap melhor nela, não precisa investir muito e comprar um top, se vc comprar um standart da malagoli já vai melhorar teu som, eu recomendo colocar o HB só na ponte que dai vc nao perde tanto o som "strato" e ganha uma variedade no som com o HB, o unico problema vai ser o escudo, mas o teu luthier pode resolver ou saber onde comprar um novo.

Rabisko
Membro Novato
# jun/14
· votar


Thorin o Hobbit

Opa, beleza.

Dei uma olhada no site da Malagoli, e me interessou o set:

Captador Traditional Vintage
Captador Traditional Vintage
Traditional HB (Ponte)

O que tu acha desta configuração? Considerando que meu foco é hard rock.

Thorin o Hobbit
Veterano
# jun/14
· votar


Rabisko
É uma configuração boa cara, eu recomendaria o HB4 e pensa se você realmente usa o cap do meio, conheço muito guitarrista que paga em um cap novo e nem usa essa posição.

Rabisko
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Rabisko
· votar


Thorin o Hobbit

Eu de vez em nunca uso o do braço. Raramente mesmo. Só ia colocar porque achei que ele teria alguma influência no som mesmo usando o da ponte ou meio+ponte.
Neste caso, acho que vou manter o padrão do braço, pegar o Traditional Vintage pro meio e o Traditional HB na ponte (considerei sua sugestão de pegar o HB4, mas vi que os dois citados casam bem, então acho que fico com o Traditional mesmo).

Valeu mesmo pela ajuda, cara! Abraço

Narbengesicht
Membro Novato
# jun/14
· votar


Tenho uma Cort x-2 com chave seletora de 3 posições, estava pensando em botar um cap com saída alta na ponte. Sera que rola mandar o cap do braco direto para a posição três da chave, sem passar pelos pots, para diminuir a diferença? tem alguma coisa que eu possa botar no caminho(entre o captador e a chave) para dar um boost no output? Desculpem-me se falei alguma besteira, sou curioso em eletrônica, o pouco que sei aprendi fuçando.

Nefelibata
Veterano
# jun/14
· votar


Narbengesicht

Cara, essa diferença de saída normalmente vc consegue balancear regulando a altura dos caps (e dos pólos, se der).

LeandroP
Moderador
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Verdade. Só uso humbucker. Tenho um single no meio, que utilizo também. Mas quase sempre combinado com um ou o outro humbucker. Pode ser isso também. Abração!!!

biazinguitar
Membro Novato
# jul/14
· votar


Alguém conhece estes captadores da Randall????
- Randall® UL
- Ultra XL

to pra adquirir uma washburn X50q, mas não encontro NADA sobre estes captadores!!

Alguém pode me ajudar???

icaro777
Membro Novato
# jul/14
· votar


*recebi advertência por ter postado isso na parte de violões e me indicaram esse tópico, poderiam me ajudar?*

pretendo comprar um violão epiphone hummingbird , ele é acústico, qual captação vcs sugerem olhando para o custo benefício ?

LR baggs m1 ( 650) ou o fishman isys blend (300) ???

baggs é mt melhor ? a qualidade é praticamente a mesma ? o que me dizem ? obrigado !

icaro777
Membro Novato
# jul/14
· votar


650 e 300 é o valor deles

Eliseu_Augusto
Veterano
# jul/14
· votar


Alguem saberia me informar um pickup que seja semelhante ao Filtertron, aquele modelo Classic usado nas Gretsch, ou baseado nele?
abs!

Tonho Cruz
Veterano
# jul/14
· votar


Amigos, minha dúvida é a seguinte: tenho aqui corpo de basswod com um trio de single coils Malagoli cerâmicos sendo 2 Traditional Vintage e 1 Traditional Texas na ponte.

Eles seriam muito superiores aos singles coils originais das SX's SST's?

Agradeço imensamente quem puder me esclarecer efetivamente.

leodl7
Membro Novato
# ago/14
· votar


Fala galera beleza?

Eu tenho uma humilde Rocky by Condor RX-20, sei que ela não vale muita coisa (ou quase nada) mas tem o valor sentimental que é oque contar para eu continuar com ela até hoje, estou pensando em dar uma melhorada nela começando pelos captadores, qual vocês me indicam visando o custo beneficio, eu costumo tocar um pouco de tudo, basicamente rock e outros gêneros quando estou com amigos, e também toco na igreja.

fnxZIKAAA
Membro
# ago/14
· votar


Galera eu fiz um vídeo mostrando como fica os caps da Malagoli em uma LP shelter.

https://www.youtube.com/watch?v=-ja6ylInK2o
https://www.youtube.com/watch?v=-ja6ylInK2o

O meu ampli é meio ruim e ainda ta velhinho, mas mesmo assim já melhoro bastante :P

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


fnxZIKAAA
Cara, vc já postou isso em 3 tópicos!
Isso é "flood".
Pare com isso!

fnxZIKAAA
Membro
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E que eu fico meio perdido nesse fórum kk, mas achei os assuntos relacionáveis ai postei pra galera ver, mas mil desculpas =/

Leggionarie
Membro Novato
# ago/14
· votar


Galera, fazer a seguinte combinação:
EMG85-Dimarzzio Hs2dp116-EMG 81 (HSH)
Ficaria ruim?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Leggionarie
Não se pode misturar capts ativos com passivos.
Abç

Leggionarie
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: Leggionarie
· votar


Mauricio Luiz Bertola[i][/i]
Por que cara?
Não é só regular o som?

Guiihh
Membro Novato
# ago/14
· votar


Qual um bom captador para Post-HardCore?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Leggionarie
Capts ativos funcionam de forma diferente dos passivos. Não há como ligá-los juntos no mesmo sistema.
Guiihh
Isso não existe.
Abçs

Guiihh
Membro Novato
# ago/14
· votar


Como assim não existe? Sou leigo neste assunto mas fui me informar um pouco sobre caps e que cada um ajuda no timbre, e queria saber um que ajudaria pra tocar musicas do estilo PostHC

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Guiihh
Cara, vc sabe o que é um captador? Aparentemente não...
Captador é um transdutor eletro-magnético, seu "trabalho" é captar a vibração das cordas e transformá-las em impulsos elétricos. Nada mais.
O que existe é captador bom (bem construído) e captador ruim (mal construído). Mesmo que vc tenha diferenças de saída entre os capts (bons), isso não impede que vc use qualquer bom captador para tocar qualquer estilo. Para isso vc deve usar seu amp, seus pedais, sua mente, seus dedos e seus ouvidos.
Portanto, vc tem que ter uma boa guitarra, com bons capts (se não tiver, troque), um bom amp, pedais adequados e saber tocar...
Abç

LukasBastos
Veterano
# ago/14
· votar


Olá pessoal. Não quero fugir das regras do fórum e criar um tópico só pra isso. Eu comprei uma Telecaster Memphis MG52, mas a captação dela é beeem fraquinha. Queria colocar uma opção boa e que valesse a pena financeiramente, não vou usar ela profissonalmente, só pra ensaios, shows pequenos e praticar em casa. Abraços

Moiséshendrix
Veterano
# ago/14
· votar


Galera, blz?
Tô montando uma telecaster corpo em swamp ash, braço all parts maple/rosewood, ponte vintage Fender 62, tarrachas Kluson vintage, capacitores a óleo e pots CTS. Agora chegou na hora de escolher os captadores. Optei por captadores nacionais pois todos que já comprei fiquei satisfeito (Malagoli, Cabrera). Então estou na dúvida de qual o melhor produto, já que agora é um projeto com peças de qualidade não posso me contentar com pouco, lembrando que todas as características devem ser vintage (p/ seguir o padrão da guitarra). Vou de captadores Guitar Garage, Edu Fullertone ou Malagoli? Ou deixo essa idéia de captadores nacionais e compro algum Custom Fender? OBS: Não citei os captadores Sérgio Rosar e Cabrera por não serem dos mesmos materiais e visual dos vintage, apesar de excelentes produtos.
Obrigado e aguardo opinião de vocês.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas