Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
mtiago
Veterano
# dez/06
· votar


só completando... não precisa ser muiiito caro :)

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Arilson_sp
como faço para evitar o enferrujamento dos meus caps humburkers ?
Primeiro vc passa uma lixa nos polos pra tirar essa ferrugem.
Mas tem ser lixa. Nunca passe palha de aço (o famoso Bom Bril).
Depois vc limpa e goloque uma gota de super bonder ou esmalte incolor. Espalhe pela superfície do polo e deixe secar.
Seus problemas acabaram! hehehehehe


Nossa... esse tópico está ficando repetitivo demais.
Eu li ele todo esses tempos atrás, e essa e outras perguntas se repetem algumas dezenas de vezes.

mariachi_violero
Veterano
# dez/06 · Editado por: mariachi_violero
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Para o braço: Custom Alnico HB modelo 01-041P (R$110)
Para a ponte: Custom Alnico HB Hot, modelo 01-042P (R$158)

Valeu cara pela dica, mas me diz uma coisa:

Não tem problema em por um cap com saída 9,0 k como Custom Alnico HB modelo 01-041P e um de saída 14,0 k, quando mudar de cap não vai dar diferença de volume? não são microfônicos como os da shelter, car fiz essa pergunta pq toda vez que ligo minha guita e aumento um pouco o volume do amp da microfonia.

Valeu

abraço

M Freedom
Veterano
# dez/06
· votar


Olá, gostaria de saber se existe mesmo uma preucupação extra com relação aos bracos neck-thru? A guitarra deve sempre estar guardadado no case? não se pode mudar a afinação antes de mexer no tensor?

Grato, M.

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


M Freedom
Q eu saiba, esse negócio de ter q guardar no case não procede.
Já com relação ao tensor... É bom vc regular a guitarra antes de mudar a afinação seja lá ql for o tipo de construção.
As vezes nem é necessário mexer no tensor.
Uma regulada na ponte ou uma alteração no calibre das cordas pode ser suficiente.
Mas é sempre bom uma pessoa mais experiente dar uma olhada.

M Freedom
Veterano
# dez/06
· votar


Soulface

Muito obrigado cara... então é "mito" essa história do case.

Nilson7
Veterano
# dez/06
· votar


Bertola

tenho uma guitarra ibanez grg 270 dx, pela sua experiência qual amplificador e pedaleira me atenderia melhor para este tipo de guitarra, sendo que curto um som limpo e bem distribuido.
hà vou levar minha guitarra par aum luthier, devo colocar cordas 010, ou permanecer com as 09.

um forte abraço.

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


Soulface
Cara, aí as tomadas são aterradas e estabilizadas; não serverm muito como referência; tem que testar comum multímetro, medindo a condutividade das partes mais distantes que vc conseguir (pontas opostas da cavidade dos controles) e tem que dar curto (0 ohms)
Eu costumo blindar tudo e ainda uso cabos coaxial, hahah. Sou meio paranóico com isso.

ToRReSMo
Vou mandar por email, valeu!

Steve Van Halen
Definitivamente equipamento não é comigo; pelo que eu sei o pessoal anda falando muito bem do GT8.

Arilson_sp
Se vc tiver habilidade pode arriscar raspar com uma lâmina. Dá trabalho e precisa de paciência. Senão vai na lixa mesmo só que é difícil de lixar só os polos e sempre acaba lixando em volta.

mglkk
Veterano
# dez/06
· votar


Bem.. Não li o tópico todo. Usei a busca e não encontrei nada de específico sobre a minha dúvida.
A Tagima T-635 tem uma ponte com 6 pivos, e a ponte wilkinson vs 100 tem 2.. Tem problema de compatibilidade, dá pra adaptar a vs 100 nela ou alguma outra opção?

Abraço

claudio garcia
Veterano
# dez/06
· votar


Olá Galera!!! Tudo bem?
Estou com um problema.
Tenho uma tc-250 crafter modelo tele.
O problema é o seguinte:
Quando ligo os captadores individualmente, eles funcionam bem.
Quando ligo os dois juntos, posição do meio, perde o ganho e fica um som médio. O que posso fazer pra consertar isso? os captadores são Fender.Comprei ela assim, mas o cara não soube explicar o modelo dos caps. Só sabe que é Fender. Mas tenho minhas dúvidas!!!
Obrigado

Claudio

r2s2
Veterano
# dez/06 · Editado por: r2s2
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Os senhores sabem se essa tinta é das boas?

Tinta pra blindagem

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


Arilson_sp
Cara, é muito simples: Passe esmalte incolor de unha sobre os polos (uma camada bom fina). Ah! Lavar bem as mãos antes de tocar, limpar bem a guitarra depois de tocar também contribuem bastante.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


duts13
Sim, pelo preço é uma guitarra bem legal.
mtiago
Qualquer bom captador de strato serve, teste um Malagoli Alnico Custom.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


mariachi_violero
O capt da ponte sempre deve ter saída mais alta que o do braço, e, essa diferença é bem vinda e uma questão de regulagem.
Nilson7
Cara isso vai depender muito de quanto vc dispõe para gastar, mas eu sempre recomendo que se compre um amp de potência entre 40 e 65WRMS e falante de 12pol. para ensaios ou shows pequenos. Quanto a pedaleiras... Bem, nehuma delas presta, a não ser as profissionais, o negócio é pedal mesmo.
mglkk
Essas pontes são totalmente diferentes, e para instalar a Wilkinson em uma guitarra que originalmente possui ponte tipo "vintage", todo um procedimento de lutiería deverá ser feito.
claudio garcia
Quem ligou os capts ligou-os fora-de-fase. Inverta a ligação de um deles ( o fio + passa a ser -).
r2s2
Considero tinta "condutiva" ineficaz.
Abçs

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


mglkk
Ponte Wilkinson VSVG
http://www.stewmac.com/shop/Bridges,_tailpieces/Electric_guitar_tremol os/Wilkinson_Gotoh_VSVG_Vintage_Tremolo.html

mariachi_violero
9K, 14K e etc é a resistência ohmica em DC da bobina, não se refere diretamente com o nível de saída, pois a "força" do magneto, quantidade de votlas e qualidade do condutor influencia nisso também.

M Freedom
O cuidado com um instrumento neckthrough é o mesmo que qualquer outro instrumento.

claudio garcia
Provavelmente os captadores estão defasados.

r2s2
Essa tinta tá me parecendo grafite em pó misturado com algum aglutinante; definitivamente fica uma porcaria; ao invéz de tinta condutiva vira tinta resistiva !!!

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


mtiago
Precisa ser daquelas com capa blindada cromada? É difícil de encontrar.

mglkk
Veterano
# dez/06
· votar


mglkk
Essas pontes são totalmente diferentes, e para instalar a Wilkinson em uma guitarra que originalmente possui ponte tipo "vintage", todo um procedimento de lutiería deverá ser feito.


mglkk
Ponte Wilkinson VSVG
http://www.stewmac.com/shop/Bridges,_tailpieces/Electric_guitar_tremol os/Wilkinson_Gotoh_VSVG_Vintage_Tremolo.html


Brigadão mesmo! ;)
Alguém sabe onde encontro a VSVG ?
Vou ver se acho por aqui no brasil..
Abraço!

claudio garcia
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá!!!
Tentei inverter. Mas quando liguei, o aterramento inverte. Tipo, se eu por a mão nas cordas, o ronco vem. tem que inverter mais alguma coisa?

Obrigado!!!

duts13
Veterano
# dez/06
· votar


a madeira da sg é basswood mesmo? é uma boa madeira? o som dela fica proximo ao da les paul, quis são as caracteristicas sonoras?
obrigado

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


mglkk
Sei que tem no catálogo da Musical Expresss, mas tem que se apressar pois as distribuidoras entram em férias coletivas na semana que vem.

duts13
Faz uma busca que vc vai encontrar muitas informações sobre basswood; o som dela não tem nada à ver com o da Les Paul.

claudio garcia
Veterano
# dez/06
· votar


Ok Galera!!!
Descobri o problema que me perseguia!!!
Foi deslize meu.
Eu estava mexendo nos fios errados. Devido à correria do meu serviço, estava mexendo no negativo de um captador com o positivo do outro.
Mas agora funcionou muito bem.
Obrigado e me desculpe por alguma coisa.

Abraço a todos.

Claudio

r2s2
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Valeu aí.

Seiji, tô pensando em levar minha guita e meu violão pra vc quando eu for pegar minha guita.

Na guita: Ibanez GRG 270DX

Ajustar a floyd, blindar, instalar um captador novo, ajustar os trastes (se necessário até trocar) e limpar a escala.

No Violão: Eagle cordas de aço

Trocar o nut (pra osso ou outro que vc sugerir), ajustar trastes, limpar a escala, trocar as tarraxas e colocar uma floyd... hahaha, zuera.

Será que dá pra fazer isso em uma semana? Tipo de 2ª a sábado?

markolino
Veterano
# dez/06
· votar


dae mestres,



estou montando um Mini Fuzz do bertola, dae tem que fazer aquela parte da placa de cobre , bom , oj eu consegui o percloreto....., que caneta eu passo na placa ???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


markolino
Caneta retroprojetora. No handmades tem um tutorial completo de como montar o pedal, atualmente eu uso o capacitor de entrada de 0,1uF e ao invés de diodo, um LED vermelho, o som fica mais "cortante" e dinâmico.
Abç

ToRReSMo
Veterano
# dez/06
· votar


r2s2
depende do caso..huahua...
1 semana da sussegado... ate 2 dias se forem bem planejados uq fazer,,

mtiago
Veterano
# dez/06
· votar


Bertola e Seiji

Na verdade, precisar não precisa, mas ficaria mais "telecaster". Mas se der a mesma sonoridade, já tá de bom tamanho... queria algo mais nervoso.

Outra dúvida... oq ue quer dizer o termo "calibrated pickups"??? Como assim captadores calibrados?

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu estou fazendo um projeto com o Seiji de uma guitarra Musicman modelo Petrucci, mas ele falou que não está fazendo a pintura das guitarras. Eu pensei em dois tipos de pintura. A 1º é cinza, verde ou vinho igual as do Petrucci mesmo, e a 2º é preta mas igual a uma que ele tem que parece ter gliter na pintura! Vc faz? Quanto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla
Na verdade eu "terceirizo" este tipo de serviço, pois estou morando em um apartamento e não tem espaço suficiente aqui, ademais, pintar instrumento é muuuuiito chato, eh,eh,eh,eh....
Abç

nao sei
Veterano
# dez/06
· votar


Oi, gostaria de saber se posso usar WD-40 na ponte e em outras partes metálicas para conservar.
Origado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


nao sei
Só se as partes metálicas estiverem oxidadas, se não, use óleo de máquina comum. Alguns não sabem mas o WD-40 e similares possuem um componente corrosivo (para retirar a ferrugem) que pode danificar outras partes do instrumento.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)