Ouvido Absoluto

Autor Mensagem
janick
Veterano
# dez/04
· votar


BlackBass
eu ja li umas coisas sobre ele q falava isso e ja vi um video dele q os kra faziam uns sons ai de kra ele reproduzia na guitarra, e eu acho q nao era armaçao nao... pode ser simplesmente(?) um amplo conhecimento do instrumento(da escala!=d)

Marisco
Veterano
# dez/04
· votar


BTNS
Eu to usando o do Burge junto com os exercícios do Prolobe (site que eu mencionei acima). Acho que ta valendo a pena.

Gabriel Rimoldi
Veterano
# mai/05
· votar


Marisco, gostaria de saber mais sobre esta tal livro que vc leu.

Gilberto Ribeiro
Veterano
# mai/05 · Editado por: Gilberto Ribeiro
· votar


Dizem que se a pessoa não treinar até os 11 anos, perde o dom
É cada bobagem que as pessoas inventam.

É possível sim desenvolver. Como eu disse antes, procurem o método do David Lucas Burge, o cara criou uma série de exercícios quando ele era adolescente, e desenvolveu o ouvido absoluto.
No curso dele, treinando em média de 20 minutos por dia, uma pessoa normal leva em torno de um ano para ter o que eles chamam de Aural Recall (o nível mais alto do ouvido absoluto), onde tu consegue pensar em uma nota e cantá-la.
O discernimento de uma nota é uma habilidade comum, assim como habilidade de reconhecer uma cor. Tanto sons quanto cores são ondas que possuem uma determinada freqüência. Se nossos olhos podem discernir diversas cores, porque o nosso ouvido não poderia discernir diversos sons?
Em uma comparação bem real, a coisa funcionaria da seguinte forma: tu não precisa ver a cor azul (por exemplo), pra saber que outra coisa é vermelha. O nosso ouvido também pode fazer isso: reconhecer um Dó sem precisar ter ouvido um Lá antes.




Gente, tenho outra opinião sobre o post copiado acima.


Sobre talento artístico:

Existe uma tese de mestrado bem aceita e conhecida nos meios acadêmicos (posso postar detalhes e bibliografica depois, não tenho aqui) falando sobre o desenvolvimento desde a mais tenra idade. Alguns pontos chamou-me a atenção.

PRIMEIRO - As potencialidades artísticas não são iguais pois prevalece a herança genética.

SEGUNDO - O meio é determinante no desenvolvimento do talento.

TERCEIRO - Existem duas curvas. A da IDADE e a do DESENVOLVIMENTO da aptidão, ou seja: quanto mais TARDE se inicia o desenvolvimento da aptidão, mais DISTANTE o iniciado fica do topo de sua capacidade latente, podendo não mais alcançá-la.

Agora: pessoalmente, tem coisas (tetos de capacidade) que técnicas e exercícios não são capazes de desenvolver.

Há níveis diferentes de ouvido absoluto. Os primeiros (mais baixos) voce pode desenvolver com estudo. Os mais avançados, pessoalmente não acredito.

Conheço um tecladista capaz de em uma sequência de acordes (não importa quão difícil/exótica seja a construção) dizer a tonalidade, acordes e o refino de dizer com precisão nota por nota de cada acorde sem errar uma nota sequer.

Conheço um trompetista capaz de afirmar (sem margem de erro) a nota emitida por um tilintar de moeda ao cair num piso de cerâmica. Troque de moeda e piso, use um metal qualquer, esbarre em um copo de vidro com metal e o cara não erra.

Certa vez vi um baixista afinar sozinho (de ouvido) seu instrumento e depois reclamar com o tecladista dizendo que seu teclado estava desafinado. O tecladista riu, o baixista insistiu, o tecladista foi conferir no instrumento e a afinação estava em 443.

São ouvidos absolutos, mas cada qual em um nível. Não consigo imaginar alguém "do nada" chegando depois de marmanjo ao nível dos dois primeiros que citei.

leomezz
Veterano
# mai/05
· votar


Gilberto Ribeiro
Concordo.

Vinicius Jordison
Veterano
# mai/05
· votar


cara eu fico meio nervoso com isso eu consigo afinar meu baixo certo bem afinado e tal...
mais pra tirar qualquer musica parece q eu num consigo perceber nota nenhuma eh bem estranho isso alguem poderia da uma dica??
valelw

Kurt

Gilberto Ribeiro
Veterano
# mai/05 · Editado por: Gilberto Ribeiro
· votar


Kurt disse: "alguem poderia da uma dica??
valelw"

Voce precisa de um tutor para te iniciar e "forçar" teu ouvido com técnicas que específicas para tua dificuldade. Aulas de solfejo tambem ajudam e muito.

Caso não tenha condição de pagar ou encontrar alguém capacitado pra te ensinar de graça, pode ser (pode ser, não é garantido) que o programa/livro indicado pelo Marisco ajude.

Não é garantido pois depende de teu grau de aptidão musical.

Se qualquer livro ou programa fizesse milagre, qualquer um de nós poderia ser um Bethoven ou Mozart moderno. Afinal de contas, a gente que lida com arte no dia a dia, sabe que não é só o estudo ferrenho que faz a diferença. Estudo aliado ao talento é o verdadeiro diferencial.

aacasarin
Veterano
# jul/10
· votar


Disponibilizo o curso "David Lucas Burge - Perfect Pitch Ear Training" transcrito e traduzido no link.
Outras coisas, como boas dicas para planejamento de sala de Home Theater no link.
Abc

Anti-Heroi
Veterano
# jul/10
· votar


Existe o programa Earmaster também. Um amigo que me indicou, ainda não testei.

Mep
Veterano
# jul/10
· votar


Tem um cara que toca comigo na Igreja, ele fez conservatório.

Lá diz ele que todos ficam meio paranóico com esse negócio de perceber o tom...

quando um carro buzinava de noite, eles ja gritavam que eram em tom de sol.

teve uma aula que eles tiveram que eles quebravam um copo pra saber que tom que era.

é uma habilidade meio difícl de ser adiquirida, hein.

aacasarin
Veterano
# jul/10
· votar


MELHORADO: AGORA COM NOTAS PARA OS Q N ESTAO COM INSTRUMENTO NO LINK

basscanhoto
Veterano
# ago/10
· votar


eu acho que a diferença disso tudo é q uma pessoa que treine consegue apanhar alguns tons como os amigos em cima,mas ouvido absoluto pega tom de qualquer coisa,aviao,panela,copo,eu posso dizer que eu tenho o ouvido absoluto .

basscanhoto
Veterano
# ago/10
· votar


o sacana do baterista da minha banda diz q eu tenho o ouvido absoluto e o tecladista tem o ouvido obsolento rsrsrs...

caioscattini
Veterano
# ago/10
· votar


façam o teste

http://perfectpitch.freehostia.com/info_port.html

minha maior pontuação foi 7.25 no piano

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


[edit]

caioscattini
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
sem comentários para um veterano...já leu as regras do fórum?

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


caioscattini: sem comentários para um veterano...já leu as regras do fórum?

Sim, já li. Foi uma piadinha pra descontrair. Mas vou editar pra evitar confusão. Não imaginei que fosse incomodar...

Flw!

iRock
Veterano
# ago/10
· votar


aacasarin

Valeu mesmo cara, ja tinha ouvido falar desse curso, mas não tinha achado para baixar. É o original(traduzido)?

caioscattini
Veterano
# set/10
· votar


Façam o teste de ouvido absoluto e postem o resultado:


http://perfectpitch.freehostia.com/info_port.html

minha maior pontuação foi 7.25 no piano

rickirmao
Veterano
# set/10
· votar


Façam o teste de ouvido absoluto e postem o resultado

Maior pontuação: 10,25 em "voz"

As únicas notas que eu consigo reconhecer mais fácil mesmo são dó e sol. No teste, eu fiquei com essas duas notas na cabeça, e cada vez que tocava uma nota, eu ia subindo ou descendo semitom por semitom, mentalmente, pra tentar achar a nota. Acho que esse é o tal do "ouvido relativo", não?

rickirmao
Veterano
# set/10
· votar


Mas realmente, se não dá pra desenvolver o tal do ouvido absoluto, dá pra pelo menos ir se acostumando. Depois de tentar mais algumas vezes o tal do teste, sem ficar cantando junto, consegui um 17,5 em "ondas senoidais"...

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


Ouvido Absoluto = Observar todos os detalhes da musica e estuda-los e é Claro "Tempo pata fazer tudo isso".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ouvido Absoluto