Ouvido Absoluto

Autor Mensagem
sagaz
Veterano
# dez/04


Gostaria de saber se de voçes se os baixistas também têm ouvido absoluto e se é possível adquirir esse dom.(em casos de ouvidos muito agussados, quase absoluto)Valeu!

leomezz
Veterano
# dez/04
· votar


Na minha opinião, acho que a precisão auditiva quanto às questões sonoras é algo que já nasce com a pessoa. Conheço um camarada afinador de pianos que tem precisão de afinador eletrônico. Ele afina a nota Lá em 440Hz de frequência, sem variação tonal! Acho possível desenvolver uma habilidade com os ouvidos de forma a se aproximar desse dom maravilhoso. Eu não tenho esse ouvido. Até consigo pegar um Lá meia boca, sempre variando 1/2 tom para baixo. Às vezes vai na cagada...

AlmostBeFlea
Veterano
# dez/04
· votar


É uma questão de desenvolvimento mesmo, uns tem mais facilidades que outros. Não é um absurdo, e basta treinar que com tempo vc consegue pelo menos acertar um "Lá" (440Hz) que já quebra um "galhaço". A não ser p/ música erudita que precise de um 415Hz devido a alguns tipos de instrumentos, aí já complica.

Marisco
Veterano
# dez/04
· votar


É possível sim desenvolver o "Ouvido Absoluto". Para que tem interesse eu recomendo o "The Absolut Pitch Super Corse" do David Lucas Burge e também o site www.prolobe.com, que tem rotinas diárias de exercícios para desenvolver o ouvido absoluto.

Fringway
Veterano
# dez/04
· votar


Tem algum lugar pra baixar esse curso????

Gabriel_Bp
Veterano
# dez/04
· votar


ouvido absoluto não se adquire. todo mundo nasce com isso, utiliza pra aprender a falar e depois perde. algumas pessoas ficam com esse dom. façam uma busca os desinformados por que isso já foi discutido exaustivamente por aqui inclusive com posts de uma mina que tinha ouvido absoluto.

Bico
Veterano
# dez/04
· votar


Acho q dá pra desenvolver ouvido absoluto sim. Ví ontem numa entrevista com Tom Jobim, ele falando que o Villa-Lobos desenvolveu ouvido absoluto pq o pai dele tocava umas buzina lá e o Villa-Lobos tinha que falar a nota certa pra não tomar umas porrada, hehe.

Gabriel_Bp
Veterano
# dez/04
· votar


acho que não meu... na realidade tenho quase certeza que não
isso provavelmente é ouvido relativo que funciona de um jeito completamente diferente

Bico
Veterano
# dez/04
· votar


Gabriel_Bp
Eu tb acreditava q não dava pra desenvolver, mas agora estou em dúvida.
Ouvido relativo é quando se compara notas, não é? Ah.. sei lá cara.

Grosskopf
Veterano
# dez/04
· votar


Bico
Essa história do Villa-Lobos eu já escutei!

Gabriel_Bp
Veterano
# dez/04
· votar


Bico: sei lá cara. eu não acredito pelomenos :) ouvido relativo é isso mesmo... é reconhecimento de intervalos.

SoldierOfFear
Veterano
# dez/04
· votar


O VL nasceu com isso, mas teve que desenvolver como todos. Dizem que se a pessoa não treinar até os 11 anos, perde o dom.

Marisco
Veterano
# dez/04
· votar


Dizem que se a pessoa não treinar até os 11 anos, perde o dom
É cada bobagem que as pessoas inventam.

É possível sim desenvolver. Como eu disse antes, procurem o método do David Lucas Burge, o cara criou uma série de exercícios quando ele era adolescente, e desenvolveu o ouvido absoluto. Ele dá cursos no mundo inteiro, explicando que qualquer pessoa (que não seja surda) tem a capacidade de desenvolver o ouvido absoluto.

No curso dele, treinando em média de 20 minutos por dia, uma pessoa normal leva em torno de um ano para ter o que eles chamam de Aural Recall (o nível mais alto do ouvido absoluto), onde tu consegue pensar em uma nota e cantá-la.

O discernimento de uma nota é uma habilidade comum, assim como habilidade de reconhecer uma cor. Tanto sons quanto cores são ondas que possuem uma determinada freqüência. Se nossos olhos podem discernir diversas cores, porque o nosso ouvido não poderia discernir diversos sons?

Em uma comparação bem real, a coisa funcionaria da seguinte forma: tu não precisa ver a cor azul (por exemplo), pra saber que outra coisa é vermelha. O nosso ouvido também pode fazer isso: reconhecer um Dó sem precisar ter ouvido um Lá antes.

Polygraciosa
Veterano
# dez/04
· votar


Pode ser legal pegar as músicas de ouvido.

Mas dá uma preguiiiiiiiiçaa.... :-s

flea fan
Veterano
# dez/04
· votar


eu so consigo gravar o som do Do, ai eu vou solfejando ate achar a nota que eu quero, isso que e ouvido relativo? se for isso , qualquer um tem.

sagaz
Veterano
# dez/04
· votar


Meus amigos, mais uma vez gostaria de agradecer a colaboração de todos inclusive do MARISCO que deu uma dica quente para quem quer alcançar esse talrnta que é o ouvido absoluto.VALEU.

conte
Veterano
# dez/04
· votar


flea fan
eh..
ouvido relativo qualquer um tem
mas alguns tem mais facilidade doq e outros

SoldierOfFear
Veterano
# dez/04
· votar


Marisco

Dizem que se a pessoa não treinar até os 11 anos, perde o dom
É cada bobagem que as pessoas inventam.



Agora a Ciência está descobrindo, tal como no caso do maestro brasileiro, que o ouvido absoluto não é um dom divino, mas algo que pode ser adquirido por meio de treinamento, desde que feito na infância.

Fonte: Superinteressante. (Não que eu leia essa porcaria)

joaozitorossi
Veterano
# dez/04
· votar


po...Não sei pq mas eu tenho uma afinidade, sei lah, com a nota Sol. se uma música está no tom G eu sei na hora...agora outros tons eu jah naum sei...estranho isso neh?

Marisco
Veterano
# dez/04
· votar


SoldierOfFear
Ok, não quis dizer que tu falou bobagem, mas sim que pessoas inventam esse tipo de coisa, e as vezes a gente acaba dando crédito. Eu também pensava assim, até ler um livro sobre ouvido absoluto e relativo, escrito por um cara que possui o mesmo e consegui desenvolve-lo quando ja era adolescente.

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


Interessante então esse DOM DIVINO da CAPACIDADE de DESENVOLVER o dito OUVIDO ABSOLUTO não?
Mas tipo não tem como afina com afinador eletronico uma corda no A, ouvir bem a corda, tentar depois fazer um A, dai tu vai ver se conseguiu, nao, afina de novo, ate tu conseguir sempre se aproximar dos 440??? muito disso nao funcionaria?

Marisco
Veterano
# dez/04
· votar


Baixo Alto
Olha cara, pelo que eu li, esse método não funciona. Isso só iria cansar teu ouvido. Tu tem que perceber uma certa qualidade no A, por exemplo, que as outras notas notas não possuam. É como quando tu ve uma cor, o vermelho é mais vibrante, por exemplo.
Duas notas boas pra começat são o F# e o Eb. O F# é mais vibrante, enquanto o Eb é mais meloso, mais soft. O A eu definiria como um nota bem brilhante...

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


tu tem esse. bom esse dom, MARISCO?

janick
Veterano
# dez/04
· votar


kra, acho q vao me escraxar aki mas... o steve vai tem o ouvido absoluto

BlackBass
Veterano
# dez/04
· votar


janick
nada cara, vc só ta impondo a sua opinião, quem te zoa.... bem não vo nem comenta né, ele toca muito bem sim e etc, mas acho que não dá pra saber se ele tem ou ñ ouvido absoluto né hehe!

Viu galera, será que esse curso ai que oMarisco passou é legal de seguir, comenta ele ai cara!
abraços!

sagaz
Veterano
# dez/04
· votar


Bom pessoal o que eu sei é que o grande ERIC JOHNSON tem ouvido absoluto.Ele diferencia até se a bateria da pedaleira esta nova ou fraca e essa informação é quente.

Marisco
Veterano
# dez/04
· votar


Pra quem quiser o curso procura no e-mule por David Burge, ou por perfect picth, absolut pitch.
Um site que tem bastante informação também é o www.prolobe.com

Baixo Alto
Eu comecei a treinar a 2 meses. E posso dizer que meu ouvido já melhorou bastante. Mas ainda não consigo definir todas as notas.

sagaz
É cara, sobre o Eric Johnson tem várias histórias. Dizem até que o cara sabe dizer se tão usando bateria alcalina ou normal nos pedais dele, heheheh. Mas ele tem ouvido absoluto mesmo. Se tu pegar um vídeo de qualquer show dele, tu ve ele afinando a guitarra sem nenhuma referência. Ele apenas toca a corda e afina...

inthelight
Veterano
# dez/04
· votar


Marisco
tem como se registrar nesse site prolobe, pra pegar as lições, ou tem q pagar?

Marisco
Veterano
# dez/04
· votar


inthelight
É tudo gratuito.

BTNS
Veterano
# dez/04
· votar


Marisco muito interessante. Vc está usando o método do Burge? Eu tava pensando em comprar mas é uma grana. Não tenho internet rápida ainda então não rola e-Mule.

Bom saber que a parada funciona porque eu quero desenvolver o meu ouvido o máximo que for possível. Tiro algumas coisas de ouvido mas na base da tentativa e erro. Às vezes acho mais fácil, outras tenho que penar bastante.

Vou atrás desse método.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ouvido Absoluto