Mesa Quadrada - Futebol e debate: Pô, a copa vai acabar, e o brasileirao vai começar, putz! :(

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# set/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Foi bem ruim no Gremio, e o elenco não é ruim não. Ele foi bem no Goias ano passado, com o Walter e tal. É a tal "nova geração", foi uma aposta do Gremio, não vingou e se perdeu completamente depois da eliminação da Libertadores.

Presta atenção que ele sempre da a mesma resposta para todas perguntas: "é normal". Perdeu? Normal. Goleado? Normal. Ta feia a coisa? Normal... as entrevistas dele são patéticas, deixava todo mundo louco.

Ganhou até Twitter: @endersonnormal

Will Bejar
Veterano
# set/14
· votar


http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2014/09/ crise-financeira-faz-sao-paulo-demitir-funcionarios-em-todos-os-setore s.html

Affff...
destaque para o comentário na página (segue abaixo):
"Aí ao invés de entrar com tudo na Sulamericana e ganhar dinheiro com bilheteria e atrair patrocínio com a visibilidade internacional que a competição oferece, eles preferem colocar time misto pra correr o risco de ser elminado mais uma vez para time pequeno (o que certamente influencia negativamente para atrair patrocínio), e como se não bastasse recusam uma proposta de 12 milhões pelo LIXO do Ademilson que ganha 100 conto por mês pra matar o torcedor de raiva. Definitivamente não dá pra entender essa diretoria."
Bem nessas... a verdade, é que já tô voltando a achar que o Marco Aurélio Cunha seria melhor presidente para o SP!!!

RafaelValeira
Veterano
# set/14
· votar


Will Bejar
Eu já disse: ano que vem vai ser um ano BEM complicado financeiramente pro SPFC. Quero ver só....
Apesar desse ano o time ter contratado reasoavelmente bem, foi muito dinheiro! Mas, se a reportagem estiver certa, quem fez a cagada foi o JJ mesmo. E eu bem me lembro, os últimos 2 anos dele, ele só contratou errado.

Snakepit
Veterano
# set/14 · Editado por: Snakepit
· votar


As 14 horas tem o julgamento do Gremio... e aí, o que acham que vai rolar?

Acho que vai ter multa + suspensão da Arena com jogos suficientes (minimo 2) para evitar o Gremio x Santos do dia 18 na Arena pelo brasileiro.

Sobre as ofensas racistas, peguei isso no Twitter:

Esse ano tiveram dois casos semelhantes ao do Aranha julgados no STJD. O Arouca ouviu gritos de macaco da torcida do Mogi Mirim. A pena foi multa de 50 mil reais. Marino, do São Bernardo, foi chamado de macaco pela torcida do Paraná. A pena foi multa de 15 mil reais.

Eliminar o Gremio da competição seria completamente fora da realidade. A pena seria obviamente muito maior apenas por ser o Gremio.

Nem casos de espancamentos, assassinatos e coisas piores tiveram a pena de eliminação do campeonato... sem falar que o Gremio, ao contrario de certos clubes como no caso de assassinatos, fez tudo que podia pra identificar os torcedores e até proibiu a organizada Geral de entrar na Arena.

makumbator
Moderador
# set/14 · Editado por: makumbator
· votar


Snakepit
A pena seria obviamente muito maior apenas por ser o Gremio.

Não, eu acho que poderia ser maior por causa da repercussão do caso em particular. Então pra mostrar serviço o tribunal pode endurecer, mas não exatamente por ser o Grêmio ou qualquer outro (na minha opinião).

Eliminar o Gremio da competição seria completamente fora da realidade.

Seria uma pena dura, mas ainda assim prevista na legislação nesses casos, então não considero fora da realidade. Mas acho que vai ser multa (alta) e alguns jogos de suspensão do estádio.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


também acho que será multa e alguns jogos, mas acho que deveria ser expulso da competição, assim como achei que o Corinthians deveria ter sido expulso da Libertadores no caso do rapaz que morreu na bolívia.

André Perucci
Veterano
# set/14
· votar


Pra mim é muito simples, quando a culpa for da torcida de algum clube tem que tirar o mando, faz jogar fora de casa jogo de ida e volta ate o fim do campeonato, e sem torcida visitante ainda

quaresma2
Veterano
# set/14
· votar


Esse negocio de punir clubes por causa de alguns da torcida é surreal, tem que punir o individuo, seja o racista ou o assassino, punir clube é tratar torcedor como um ser diferente em que nada lhe atinge e que tudo pode.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


quaresma2
tem que punir os dois

punindo só o indivíduo, tu coíbe um futuro incidente cometido por esse indivíduo. Punindo o clube tu inibe a torcida como um todo de incorrer em erro

JJJ
Veterano
# set/14 · Editado por: JJJ
· votar


quaresma2
Esse negocio de punir clubes por causa de alguns da torcida é surreal, tem que punir o individuo, seja o racista ou o assassino, punir clube é tratar torcedor como um ser diferente em que nada lhe atinge e que tudo pode.

Até acho que pode punir o time, mas sempre há o risco de que, para ferrar o adversário, um torcedor contrário se vista com a camisa dele e faça merda...

makumbator
Moderador
# set/14
· votar


quaresma2

Mas nada impede de se punir o torcedor, inclusive criminalmente (que é uma outra esfera). O que o STJD analisa é obviamente a esfera esportiva. Há uma tendência nessa discussão de sempre se querer uma coisa OU outra, quando obviamente pode-se ter várias punições para diferentes entes envolvidos em diversas esferas.

Pedro_Borges
Veterano
# set/14
· votar


Tenho acompanhado o episódio a respeito das incitações racistas por parte de alguns torcedores do Grêmio e, como gosto sempre de dar meus pitacos, não tendo feito ainda, vai aqui.

Sempre considerei o racismo um dos mais abomináveis preconceitos e por que não dizer, uma das mais covardes formas de um ser humano atingir a honra de um semelhante.

Observo de forma bastante positiva a reação de toda a sociedade pela reprovação de tal comportamento, o repúdio de generalizado através das redes sociais, como também a imediata tomada de posição das autoridades e/ou de quem, estando na conexão dos fatos, tem cunho decisório. Quero antes de tudo frisar que o que vejo de positivo nessa reação é o fato do empenho de toda sociedade no sentido de banir esse mal.

Entendo que os culpados devem sofrer as punições que lhe são cabidas, propiciando aos mesmos uma ampla reflexão e promovendo o exemplo a todo o conjunto da sociedade. Aliás tais penalidades devem ser por todos nós exigidas, caso o Estado se mostre leniente.

Por outro lado, não menos importante será neste momento a própria sociedade se cercar de cautela no tocante ao julgamento social, que já inclusive foi feito principalmente sobre a jovem estampada e retratada em toda imprensa, redes sociais e, enfim, em toda mídia inclusive mundial.

É necessário que essa jovem seja exemplarmente punida pelo seu mal comportamento (aliás mau), pois tal comportamento se traduziu em prejuízo de um semelhante e à transgressão de uma lei de proteção a sociedade. Portanto, não apenas um comportamento mas uma ação que atinge terceiros.

Mas, de nosso turno, também é necessário que sejam dadas todas as garantias a essa jovem, sobretudo a mais primordial de todas que é o direito de ser ouvida e de ser submetida a um julgamento justo, julgamento este que não pode aplicar-lhe pena desproporcional ao seu erro. Dessa forma, tem ela o direito de redimir-se e retomar sua vida normal.

O julgamento social e público e a consequente pena já aplicada é que pode fazer com que ela, tão jovem e ainda quase adolescente, possa sequer ter chances de sobreviver em qualquer parte do mundo. Os rápidos meios de comunicação hoje existentes muitas das vezes funcionam como verdadeiras bombas atômicas que, em questões de segundos transformam tudo em pó e poeira.

Drowned Man
Veterano
# set/14
· votar


One More Red Nightmare
tem que punir os dois

punindo só o indivíduo, tu coíbe um futuro incidente cometido por esse indivíduo. Punindo o clube tu inibe a torcida como um todo de incorrer em erro


Exato: punição no âmbito criminal (o indivíduo) e no âmbito esportivo (o clube). Quer dizer, se o tribunal esportivo fosse uma entidade de respeito...

Snakepit
Veterano
# set/14 · Editado por: Snakepit
· votar


One More Red Nightmare
também acho que será multa e alguns jogos, mas acho que deveria ser expulso da competição, assim como achei que o Corinthians deveria ter sido expulso da Libertadores no caso do rapaz que morreu na bolívia.

Poxa cara, mas é dureza comparar uma agressão verbal com um assassinato hein... por isso que eu digo que a midia extrapolou todos os limites do bom senso nesse caso. Sem falar que o Gremio fez o possivel para identificar os torcedores, cedeu videos, excluiu os sócios e terminou com a Geral. Já o Corinthians fez o contrário...

Não existe proporção nenhuma com casos anteriores também, que são comuns, infelizmente:

Exemplo.

E esse ano 2 times já foram julgados por ofensas racistas de seus torcedores no STJD, ambos acabaram em multa e ZERO de repercussão.

Ninguem tentou matar o Aranha, ninguém foi bater nele, ninguem jogou banana nele. Sim, ofenderam e deve ser punido, mas enfim, foram palavrões no fervor do jogo... tratem como injuria racial, não como homicídio doloso.

Acho que o Gremio deve ser condenado e punido, assim como a torcedora, mas dentro da realidade e não no fervor do que a mídia e o publico quer. Façam um julgamento justo baseado na lei e jurisprudencia. Um tribunal não pode ser comandado pela midia e pela opinião publica.

Snakepit
Veterano
# set/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Caralho, cobertura ao vivo da midia!

O Terra e Globo Esporte passando ao vivo. O.O

http://esportes.terra.com.br/futebol/ao-vivo/26566/?home=

Ta parecendo começou o julgamento do mensalão, todo mundo de olho no tribunal. O loco!

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


Se depender da voz do presidente, o Grêmio tá lascado... hehehe

brunohardrocker
Veterano
# set/14
· votar


One More Red Nightmare
tem que punir os dois

punindo só o indivíduo, tu coíbe um futuro incidente cometido por esse indivíduo. Punindo o clube tu...


...tá fazendo o papel de papai e mamãe do Estado.

brunohardrocker
Veterano
# set/14
· votar


Novo modelo de contrato social dos clubes de futebol:


CONTRATO DE CONSTITUIÇÃO DE (Nome Empresarial da sociedade limitada)
1. Fulano de Tal (nome civil completo), nacionalidade, estado civil, regime de bens (se casado), data de nascimento (se solteiro), profissão, nº do CPF, tipo do documento de identidade, seu número, órgão expedidor e UF onde foi emitido, domicílio e residência (endereço completo: tipo e nome do logradouro, número, complemento, bairro/distrito, município, Unidade Federativa e CEP) e
2. Beltrano de Tal (qualificação idem acima) constituem uma sociedade limitada, mediante as seguintes cláusulas:
Cláusula Primeira - A sociedade adota o nome empresarial _____________________________ e tem sede e domicilio na (endereço completo: tipo e nome do logradouro, número, complemento, bairro/distrito, município, Unidade Federativa e CEP).
Cláusula Segunda - A sociedade tem por objeto atuar no ramo poliesportivo, formar atletas [...] e fiscalizar o racismo na sociedade.

malucobeleza666
Veterano
# set/14
· votar


http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/09/vic e-presidente-do-gremio-faz-criticas-aranha-uma-grande-encenacao.html

Papelão...Depois dessa torço pro Grêmio se lascar bonito.

Snakepit
Veterano
# set/14 · Editado por: Snakepit
· votar


JJJ
Não sei ao certo o que houve, mas desde que eu era criança o Koff tem essa voz.

O Gremio começou mostrando tudo que fez em relação ao caso, faz campanhas de conscientização, ajudou na identificação dos torcedores, etc.

Juiz do jogo negou que ele e o bandeirinha tenham ouvido as ofensas, o que reforça a ideia de que foram atos isolados, caso eles tenham de fato existidos... a prova é a leitura labial e a palavra do Aranha.

Agora, o que esses bananas do STJD fazem da vida que não sabem que na Copa do Brasil não tem auxiliar do lado do gol?

Snakepit
Veterano
# set/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Caraca, tão moendo o trio de arbitragem... enquanto eles não mudarem o relato e falarem que ouviram as ofensas vão continuar batendo na mesma tecla.

Vão ferrar com eles.

É um circo esse STJD.

Um bando de imbecis apadrinhados achando que são auditores e juizes sem ter prestado concurso publico.

O procurador pedindo a condenação por racismo e nos argumentos esta o fato de cantar "fernandão morreu" e de um dirigente que negou as ofensas racistas. É um circo esse negocio.

quaresma2
Veterano
# set/14
· votar


One More Red Nightmare
punindo só o indivíduo, tu coíbe um futuro incidente cometido por esse indivíduo. Punindo o clube tu inibe a torcida como um todo de incorrer em erro

Mas punindo o indivíduo você inibe a torcida toda de fazer o mesmo, e ok, se fosse um ato generalizado, eu concordaria em punir o clube mas não foi, e na maioria das vezes não é, vemos isso o tempo todo, há anos clubes perdem mando de campo e sei la o que, e o que muda? É só um ciclo até fazerem de novo, como o panorama não muda cada vez "torcemos" para que a punição dos clubes seja maior, isso não é necessariamente justo.

makumbator
Mas nada impede de se punir o torcedor, inclusive criminalmente (que é uma outra esfera). O que o STJD analisa é obviamente a esfera esportiva. Há uma tendência nessa discussão de sempre se querer uma coisa OU outra, quando obviamente pode-se ter várias punições para diferentes entes envolvidos em diversas esferas.

Ok, mas sabemos que não é assim, as punições aos clubes servem para diminuir a sensação de impunidade ao individuo, e neste caso como na maioria das vezes são casos isolados, o clube nada tem a ver se um, dois, ou meia duzias de boçais fazem merda vestindo a camiseta do clube, com qual camisa estava? Palmeiras? Vamos punir o Palmeiras. Corinthians? Vamos punir o Corinthians, essa associação que transforma o torcedor numa entidade, numa coisa totalmente diferente dos meros mortais que vão ao cinema, e que se fizerem merda vão ter que pagar.

Vamos supor que na Copa, um torcedor com a camisa da seleção brasileira mijasse na cabeça de outro com a camisa da Argentina, e ai o torcedor identificado(julgado e punido na esfera criminal) e a seleção brasileira seria punida por causa disso? Não é meio ou completamente absurdo isso?

makumbator
Moderador
# set/14 · Editado por: makumbator
· votar


Snakepit
Um bando de imbecis apadrinhados achando que são auditores e juizes sem ter prestado concurso publico.

na verdade eles são juízes/desembargadores com concurso público. São todos advindos do judiciário. E até onde sei eles nem recebem por esse serviço na esfera esportiva. Claro que isso não os torna infalíveis, super entendidos ou coisa parecida. Mas eles são sim concursados em alguma esfera do judiciário.

quaresma2

Ok, mas sabemos que não é assim, as punições aos clubes servem para diminuir a sensação de impunidade ao individuo, e neste caso como na maioria das vezes são casos isolados,

Pra mim não é essa a razão. O motivo de punir o clube seria (em tese) constranger outros torcedores a fazerem o mesmo (e incentivar outros torcedores a impedir tais atitudes de alguns, pensando na proteção do clube).

Vamos supor que na Copa, um torcedor com a camisa da seleção brasileira mijasse na cabeça de outro com a camisa da Argentina,

Perfeitamente possível de acontecer. Mas é por isso que os casos são julgados um a um, com suas particularidades específicas. Na minha opinião não dá para ter regras rígidas e imutáveis totalmente aplicáveis a todas as ocorrências.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/14
· votar


Snakepit
Ganhou até Twitter: @endersonnormal

hahahaha

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/14
· votar


Grêmio não tem que ser expulso. Tem é que pagar multa e perder mandos. Quem tem que ser responsabilizado de maneira severa criminalmente são os torcedores identificados, vão dormir na cadeia!

Falando em julgamento, será que o Corinthians vai ser julgado pelo caso Petros pelo STJD da mesma forma que julgaram a Lusa? Acho que não, entidade política e ridícula, advogados medíocres que acham que entendem alguma coisa de direito... Direito Desportivo no Brasil tem um nível ridículo, péssimos profissionais...

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/14
· votar


Sobre o jogo Alemanha x Argentina: Só comprovo minha teoria de que a Argentina teria sido campeã se o Di Maria tivesse jogado... tão ganhando fácil hahaha belíssima contratação do Man. Utd., grande perda pro Real, deveriam ter se livrado do Benzema, nunca do DiMa

Snakepit
Veterano
# set/14 · Editado por: Snakepit
· votar


makumbator
na verdade eles são juízes/desembargadores com concurso público. São todos advindos do judiciário. E até onde sei eles nem recebem por esse serviço na esfera esportiva. Claro que isso não os torna infalíveis, super entendidos ou coisa parecida. Mas eles são sim concursados em alguma esfera do judiciário.

Admito que não tenho conhecimento de quem são eles. Porém o STJD é privado, para estarem ali especificamente não é necessário o concurso, pelo que eu sei. Teria que analisar caso a caso.

Um dos auditores é o delegado Ivaney Cayres de Souza, suspeito de lavagem de dinheiro: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1002201112.htm

O procurador fanfarrão me tirou do sério pedindo a condenação por racismo e a sua exclusão do campeonato por causa da mediocridade de cantar "fernandão morreu" em outro capeonato, não é mole...

makumbator
Moderador
# set/14 · Editado por: makumbator
· votar


Snakepit

Porém o STJD é privado, para estarem ali especificamente não é necessário o concurso, pelo que eu sei. Teria que analisar caso a caso.

Porque é uma instância de justiça administrativa. Mas TODOS eles são de alguma forma concursados no judiciário (quase sempre juízes), justamente para ter o conhecimento de procedimentos legais. As indicações são feitas por várias entidades (ministério da Justiça, CBF, sindicato de atletas, clubes, OAB etc...). E eles não recebem para estar ali. Eles são cedidos em alguns dias da semana pelas instâncias aonde trabalham para poderem ir até as reuniões. E ao contrário do que se pensa, não são todos cariocas, há membros de vários estados do Brasil.

Pode parecer que estou defendendo o STJD com unhas e dentes. Longe de mim isso, mas é preciso comentar algumas coisas.

Snakepit
Veterano
# set/14 · Editado por: Snakepit
· votar




Will Bejar
Veterano
# set/14
· votar


RafaelValeira
Só 2 anos??? E o Fernandinho??? E o Saavedra??? E o Andre Luis (aquele que deu cartão amarelo pro juiz)??? Armaria, marinha, nãm...


Sobre o Grêmio e sua torcida, acho que o próprio clube deveria "fiscalizar" pra tirar o seu da reta quando acontecem essas papagaiadas.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa Quadrada - Futebol e debate: Pô, a copa vai acabar, e o brasileirao vai começar, putz! :(