【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

Autor Mensagem
chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar


Keith Young

Se tu for tocar em casa qualquer amp, tanto valvulado quanto transistor te servirá pois tu não vais tocar em alto volume no quarto correto? Um valvulado de 1watt já fará um barulho conserável no teu quarto. Se tu queres um valvulado pelas qualidades inerentes ao que este circuito proporciona acho o cub 10 seria interesante pra ti.

Ah, o cub 10 tem 10watts. Mas saiba que o cub 10 pra tocar com banda em ensaio e ao vivo não te dará um som totalmente limpo ok? Fora isso é uma boa opção, só não esqueça de testar todas as opções que tu citou pra ter a real noção de cada aparelho.

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar


Inoob

Ambos são ótimos amps e valem a pena, mas possuem algumas características que os diferem, vai depender do que tu quer deles. Dá uma lida nas especificações de cada um deles pra ti ter uma noção.

Ambos são valvulados com 15 watts.

Tisho
Veterano
# mar/12 · Editado por: Tisho
· votar


chris rocky
Cara, você sabe algum bom que de pra ensaios e não tenha som digital por uns 800-900 reais?

slipknotcr7
Veterano
# mar/12
· votar


qual é o melhor ampli com 700 reais ?
só quero para estudo
porem quero um timbre bom praa guitarra que vou adquirir

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar


Tisho

Como já referi existe uma extensa lista: borne evidence, fender frontman 65r, hiwatt 50g, hiwatt 100g, laney lv100, laney lv200, orange, peavey bandit, peavey studio pro 112, hughes and kettner blue 60, etc...

Acredito que todos eles te atendam bem. Pelo valor que tu dispõe dificilmente tu encontrarás estes modelos novos, talvez o amp da borne o evidence pq todos estes amps de mais de 50 watts custam pouco mais de mil reais então acho melhor tu dar uma pesquisada nos amps que se encaixam no que te disse.

Não existe uma receita de bolo, mas com o que te informei no meu post anterior, em linhas gerais, qualquer amp com 40watts transistor ou mais, dois canais limpo e drive e um falante de 12 polegadas vão te suprir na boa.

Qualquer dúvida pergunte.

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar


slipknotcr7

Pra estudo qualquer amp que citei nos tópicos anteriores te servirá, quanto a timbre ele só será ideal com amps equipados com falante de 12 polegadas. Mas vale ressaltar que timbre é uma coisa muito pessoal e pra ficar bom precisa de um certo volume, falante adequado e regulagens que deixem as frequências ao teu agrado.

Tisho
Veterano
# mar/12
· votar


chris rocky
Vlw cara, aqui na city não tem loja de instrumentos. Sabe alguma loja em POA pra eu comprar ou outro lugar pela net?

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar


Tisho

Em poa só: goodmusic, milsons, made in brazil e multisom. Comprar algo novo aqui no estado é foda, hehehe... Mas acho difícil tu encontrar borne aqui noestado é uma marca nova e não tenho visto muita coisas deles pra vender aqui em poa.

Lojas da net tem várias playtech, made in brazil, foxtrot, the riffs, as que vendem no ml. Dá uma pesquisada que tu acha bastante loja.

Tisho
Veterano
# mar/12
· votar


olhei em todas, eu não tem nenhum desses amps =X. e os que tem tão acima do preço =X

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar


Tisho

Vi o borne evidence no ml por R$908,00. Dá uma olhada o frete deve dar menos de R$100,00 pila.

Tisho
Veterano
# mar/12 · Editado por: Tisho
· votar


chris rocky
Vix cara, a coisa aperto, eh que meu irmão ta estudando na UFRGS em POA dai tenq pagar aluguel e tal xD.
Sabe algum mais barato EUEEUHEHUE, pode ser da borne, menos o FCC1260 que acho feio bagarai UEHUUHEUHEUH.
Vou citar uns que vi: Classic 1260 achei muito bom.
E G1230 e G1280. Eles são bons? Tão na faixa de preço de no máximo 700?

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar


Tisho

É uma marca bem falada no fórum, mas não posso afirmar categoricamente se é bom, acredito que seja, o lance é que por este preço é difícil encontrar algo novo com esta potência e falantes 2x12 entende?

Pois é, parcelamento com eles deve dar pra fazer, mas tem juros. Outra opção é pegar algo usado aí sim tu pode conseguir pelo valor que tu citou.

Tisho
Veterano
# mar/12
· votar


Malz eu editei xD
Agora eh assim:
Vix cara, a coisa aperto, eh que meu irmão ta estudando na UFRGS em POA dai tenq pagar aluguel e tal xD.
Sabe algum mais barato EUEEUHEHUE, pode ser da borne, menos o FCC1260 que acho feio bagarai UEHUUHEUHEUH.
Vou citar uns que vi: Classic 1260 achei muito bom.
E G1230 e G1280. Eles são bons? Tão na faixa de preço de no máximo 700?

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar


Tisho

Devem ser bons, quanto a preço só vendo na net mesmo e devem estar abaixo de R$700,00. Pois é estudar em poa é caro, aluguel aqui é uma facada, hehehe...

Tisho
Veterano
# mar/12
· votar


*** EDITADO PELA MODERAÇÃO ***

3. É proibido!

3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;

Regras:
http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

Inoob
Veterano
# mar/12
· votar


Qual melhor em custo beneficio?

Amplificador Fender Champion 600

Amplificador Fender Vibro Champ XD

CABECOTE ORANGE TINY TERROR TT VALVULADO PARA GUITARRA COM BAG - 15W RMS

Amplificador Fender Super Champ XD

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Inoob

Tirando o Vibrio Champ e o Super Champ, estes são amps com características bem diferentes. O "benefício" aí deprende muito das tuas necessidades e preferências.

Inoob
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Cara, eu não tenho banda nem nada, mas eu quero um som bom, vintage... provavelmente irei usar para gravação e estudo mas seria bom se tivesse o speak out ou o line out para eu plugar em uma mesa se tiver uma apresenteção ou um P.A etc...

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Inoob

Speaker out não serve para ligar na mesa. É para ligar em um gabinete. Gabinete de guitarra, não uma caixa de PA.

Line out é uma característica curiosamente rara em valvulados. Em parte, isso ocorre porque ele exige uma emulação de falante, que nunca soa exatamente como o falante de verdade. O falante do amp tem papel fundamental no som final.

Uma coisa a respeito de usar valvulados para estudo: valvulados soam no seu melhor quando começam a saturar o power. Um Champion 600, que tem 5w e um falante de 6", começa a saturar no volume equivalente ao de uma discussão entre duas pessoas. Um amp de 15w com um falante maior vai chegar neste ponto em um volume parecido com o de uma pessoa berrando a plenos pulmões. Não é volume de brincar no quarto. Para tocar no quarto, 1 ou 2w servem. Um amp de 5w com falante de 12" já está bem no limite do que se pode considerar "amp para estudo".

Você precisa de muita versatilidade? Precisa de um amp que segure bem drives pesados? Precisa de controles de ganho, tone, equalização, etc? Tem muita coisa que é preciso levar em conta. Você leu e assimilou o post inicial deste tópico?

Inoob
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Sim preciso ter uma versalidade, para tocar desde um blues a um grunge... seria interessante também os controles minha pedaleira é muito ruinzinha e quero usar os efeitos do amp ao maximo... sim eu li o post inicial... eu particularmente gostei do vibro champ XD

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Inoob
eu particularmente gostei do vibro champ XD

Você tem reservas quanto a amps com processamento digital? Porque o Vibro Champ e o Super Champ ambos têm vários efeitos e "voices", mas isso definitivamente não é feito só com as válvulas.

Se você quer versatilidade e distorção pesada, descarte de cara o Champion 600, ainda mais se você não pensa em usar um gabinete externo com ele. O Vibro Champ também pode sofrer um pouco com distorções pesadas, por conta do falante de 8". O Tiny Terror é um amp legal, mas tenha em mente que ele não é um amp para tocar em casa. Fica sobrando, e você acaba não usando o que ele tem para oferecer. O Super Champ é o irmão maior do Vibro Champ.

O valvulado de pequeno porte mais versátil que eu conheço, que faz de tudo, tem loop de efeitos e tudo mais, é o Blackstar HT-5. Você faz questão de que o amp seja valvulado?

Inoob
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Sim, faço questão de ser vavluilado, vou dar uma olhada nos blackstar.. valeu

Musico_Edu
Veterano
# mar/12
· votar


eu to afim de comprar um vox vt 40+, mas to com algumas duvidas...
Ela diz que é pré-valvulada,uma valvula 12ax7, mesma utilizada pela zoom :( , que tem controle de power pra diminuir a potencia : 1° duvida: por exemplo seu diminuir a potencia pra 5w ela funcionaria como um ampli de 5w e diminuiria volume ???o que eu gostaria, pois pretendo usa-lo em casa tambem sem pertubar os vizinhos,hehe)
OU alguem tem alguma outra nessa mesma faixa de $$$$. Cansado de meteoro :(
Obs: nao pretendo usar as simulações do ampli, vou trocar minha g7 por uma outra, não sei ainda talvez uma line6 ou Boss, ou começarei a montar um setup de pedais...
vlw...

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Musico_Edu
Ela diz que é pré-valvulada,uma valvula 12ax7, mesma utilizada pela zoom :(

Que emoticon é esse cara? 12AX7 é, de longe, o modelo de válvula de pré mais usado do mundo. De Fender Twin Reverb a Mesa Dual Rectifier, só dá essa válvula. O ponto não é o modelo da válvula, e sim a forma como ela é usada. E na Zoom G9 ela é usada de um jeito diferente dos amps Valvetronix - e em ambos os casos, de um jeito diferente de um Dual Rectifier.

No mais, o VT40+ não é um pré-valvulado no sentido mais usual da palavra. Ele tem um estágio que simula um mini power usando a válvula. Ela só é usada nas simulações.

1° duvida: por exemplo seu diminuir a potencia pra 5w ela funcionaria como um ampli de 5w e diminuiria volume ???

Sim.

nao pretendo usar as simulações do ampli

Então por que você vai comprar um amp cujo diferencial são exatamente as simulações? Saiba que se você não usar as simulações do amp, vai estar pagando por bastante coisa que vai ficar sem uso. Nem a válvula vai ser usada (se você usar o canal clean vermelho, que é só um EQ sem simulações, pode até tirar a válvula que o amp continua funcionando!).

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar


Musico_Edu

O fato de ser a mesma válvula usada pela zoom não quer dizer nada todos usam 12ax7 e variações nos seus prés assim como o power que tem geralmetne 2 6l6, 2 6v6, 2 el34, 2 el84...

Quanto a redução de volume pra 5 watts vou copiar um trecho de uma conversa que tive com um usuário aqui do fórum o nichendrix: a maior parte do volume que tu ouve, vem dos falantes. A potencia em si não tem uma relação linear e nem muito direta com volume. Por exemplo, 2W é bem mais baixo que 5W, que é só um pouco mais baixo que 10W que é pouco mais baixo que 20W, mas em menor proporção em relação a faixa 5-10, e 30W tem pouco mais volume em relação a 20W, mas muito pouco, de 30 pra 100W a diferença em volume é (via de regra), inferior a 15%.

Isso tu pegando os mesmos falantes. Agora se tu pega um falante de 98db de sensibilidade, e troca por um de 110db a diferença de volume é gritante, é muito maior mesmo.

A maioria das pessoas sempre procura mais potência achando que precisa disso pra ter mais volumes, mas uma mudança de 3db na sensibilidade do falante é equivale uma percepção de volume de mais de 30% a mais e dobra o SPL, 10db tu dobra o volume percebido.


Oque isto tudo acima quer dizer? Quer dizer que com 5 watts terás uma redução de volume em relação aos 40watts mas ela não será enorme. Tenho um vox ac4tv que possui 4 watts e chave de regulegem de 4, 1 e 0.25 watt. Quando toco em casa (apartamento) uso ele chaveado para um quarto de watt, ou 0.25 e não posso colocar o volume no máximo pq fica alto então tu precisa saber como é o local onde tu mora.

O Bog conhece bem estes amps da vox e talvez ele possa te dar informações mais precisas.

TU precaisa que seja um amp valvulado ou pod ser transitor pq tem várias opções legais pra escolher. Tem os blackstar HT1 e HT-5, crate v5, vox lil train, vox ac4tv com falantes 6.5, 8 e 10 polegas e por aí vai...

Musico_Edu
Veterano
# mar/12
· votar


é pq com a g7 eu já tenho uma dessa, hehehe....
vou ficar com duas....
se bem que vou vender a g7, voltarei a ficar com uma...

Musico_Edu
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
o caso de não utilizar as simulações seria pq eu talvez fosse usar uma pedaleira, então usaria as simulações dela e não do ampli, mas em contra partida não quero perde o uso da válvula que o ampli oferce... uma solução seria usar as simulações da caixa e usar a pedaleira so com os efeitos??? será que ficaria legal???? to com uma duvida enorme....

chris rocky

eu vou utiliza-lo na igreja, eu queria mesmo com falante de 10 pelo mesnos e mais ou menos uns 40w... e gostaria de utiliza-lo em casa tambem pra estudo, tipo 2 em 1 pq a grana ta curta... resumindo usa-lo em casa pra estudo e na igreja onde o ambiente é de médio porte...
vlw...

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Musico_Edu
é pq com a g7 eu já tenho uma dessa, hehehe....
vou ficar com duas....


Duas válvulas do mesmo tipo usadas em circuitos diferentes -> dois resultados diferentes.

o caso de não utilizar as simulações seria pq eu talvez fosse usar uma pedaleira, então usaria as simulações dela e não do ampli

Sinceramente, eu acho as simulações da Vox bem melhores que as da Zoom, especialmente nos sons com ganho moderado (que, por sinal, é exatamente quando a válvula do Valvetronix faz mais diferença).

Uma coisa que eu notei quando tinha um Valvetronix é que este amp não recebe tão bem outras coisas no input. Ele funciona melhor sozinho. É normal amps com simulações não se darem bem com outras simulações, mas no caso do Valvetronix eu não conseguia gostar muito dos resultados nem usando pedais de drive - neste ponto, ele é diferente dos Roland Cube, por exemplo. Se você faz questão de usar a pedaleira, acho melhor outra alternativa.

usa-lo em casa pra estudo e na igreja onde o ambiente é de médio porte

Estes amps da Vox funcionam bem melhor sozinhos e em volume moderado. Conforme o volume aumenta, eles vão ficando meio estridentes. Levando em conta isso e o falante de 10", eu diria que este amp é muito bom... para usar em casa. Para apresentações, eu pensaria em outra alternativa.

Se você gosta muito das simulações da Zoom, por que não usa simplesmente caixas ativas, ou liga direto na mesa? Nem precisa de amp de guitarra.

Musico_Edu
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
poxa uma alternativa que tinha pensado vc já descartou, que era de repente usar uns pedais de driver e depois acrescentar os outros pedais de modulação e de wah.
o que vc recomendaria pra esse mero mortal....
vc e o chris rocky tão sendo 10!!!!!! me ajudando muito....

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Musico_Edu

Na tua situação, eu buscaria um amp mais convencional, seja transistorado ou valvulado. Infelizmente, eu não conheço muito bem os modelos e os preços encontrados no Brasil, então não sei se poderia dar uma recomendação mais específica...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.