【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

Autor Mensagem
vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
Desculpe a teimosia,fui olhar na conta de luz com meu pai,apareceu que a voltagem é 127v,e agora??
Qual estabilizador devo comprar??

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
Ah,se eu comprar um transformador o problema está resolvido,ou os malditos picos ainda podem acabar com o amp?

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


UP!

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


vitorrock

O negócio dos picos é assim:

O fornecimento de energia não tem um número cravado. Ele tem lá um valor ideal, que é a tensão nominal, mas existe uma tolerância, que é definida por lei. Produtos eletrônicos precisam funcionar sem problemas ainda um pouco além desta tolerância. Um produto robusto vai aguentar valores bem fora da margem normal.

O problema é que um produto feito para o mercado americano foi feito para trabalhar sobre uma faixa onde:

a. Vale a lei americana (que eu não conheço);
b. A tensão nominal é 120v (diferente dos 127v do Brasil); e
c. O fornecimento é mais estável.

Os 127v "ideais" ainda deveriam ficar dentro da tolerância para esses produtos. Mas o valor máximo da faixa aceitável para um produto feito para 127v pode ser bem maior do que o valor para um produto feito para os americanos. E por isso, em certos horários o valor pode ter um pico que é aceitável para o seu ventiador brasileiro, mas inaceitável para o seu amplificador americano. E aí...

A princípio, o transformador devia resolver este problema. Obviamente, existem transfromadores e transformadores. Infelizmente, eu não conheço modelos nem sei onde você pode comprar. Só procure algo que tenha na entrada 127v, na saída 120v (pode ser um pouco menos também) e que ofereça no mínimo a potência CONSUMIDA pelo amp (procure as especificações, o valor precisa ser maior que a potência "de som" do amp). E alguns vendedores podem te dizer que você não precisa de transformador, o que é uma meia-verdade: em condições normais, você realmente não precisaria, o problema está na hora em que as condições saírem do normal...

A propósito, eu não tenho certeza disso, mas um técnico me disse que amps valvulados costumam ser mais robustos a sobretensão. Ele disse que um sujeito trouxe um valvulado do Japão (100v) e usou por alguns anos no Brasil sem desconfiar que precisava de transformador. Só ficou sabendo quando foi trocar as válvulas.

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
Cara valeu mesmo pelas explicações.
Então a potência consumida do amp seria o que?

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


vitorrock

Estou falando do consumo do amp. Procure nas especificações, no manual ou numa etiqueta atrás do amp. Vai ter um número com uma unidade W ou VA. Anote e peça quando for comprar o transformador um que dê para no mínimo este número.

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
valeu!!
agora desvirtuando um pouco tópico.:
Cara vi suas músicas do palco mp3 e tenho uma pergunta:
É vc que canta??
Se sim,vc canta muito,parabéns!
E bem legal seu estilo,pop/rock,curti bastante.
Parabéns mesmo!
abç

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


vitorrock
É vc que canta??

Sou eu desafinando sim. =P

Acho que o meu estilo não faz o gosto da maioria aqui, que prefere um rockão ou metal, de preferência com guitarras solando a 1000bpm, hehe. Obrigado por ouvir!

Tomasini
Veterano
# jan/12
· votar


Olá comprei um ampli blackstar studio 20w novo de um importsador do USA.
Ele tem canal clean (volume e tone) e drive ( volume e ganho) e equalizador bass mid treble, volume master e reverb.
Acontece que no canal clean se eu mecher na equalização do ampli não muda nada,sera que é por causa do tone? mas se eu colacar no drive a equalização funciona,e eu mecho no mid tbm n noto diferença...
Por favor alguem me da uma luz aew.
Fora que tbm tem o controle ISF que muda o som de americano pra mais britanico, porem tbm não noto diferença quando mexo.
Se alguem aew puder me ajudar vlw.

chris rocky
Veterano
# jan/12
· votar


Tomasini

Acredito que se o amp tem dois canais e você estiver no canal clean e mecher na equalização do drive (bass, mid e treble) não haverá qualquer alteração no timbre do clean pois o canal clean só será modificado pelo volume e o tone mesmo.

Agora, se vc estiver no canal drive, aí sim mechendo na equalização do drive (bass, mid e treble) haverá alteração no timbre. Quanto a atuação dos médios no canal drive ele deveria mudar um pouco conforme tu meche nele, sob pena dele estar estragado. Mas acredito que não seja o caso, tu mecheu nele com um volume razoável? Pois às vzs em volume muito baixo não se nota muita diferença na equalização.

Tomasini
Veterano
# jan/12
· votar


chris rocky

Nossa kra mosquei agora, ta certo a equalização (bass,mid,treble) não funcionava no canal clean pq a equalização era do canal drive, a do clean é so volume e tone msm, e o drive é o bass mid trble e ISF (controle de som mais UK ou USA) e gain.
Vlw kra , e sobre os medios, sim eu testei em volume extremamente baixo, agora deu certo,
Muito obrigado kra.

vitorrock
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
Cara,se eu colocar o violão na pedaleira para gravar algo,usando usb,devo habilitar alguma simulação também?

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


vitorrock
Cara,se eu colocar o violão na pedaleira para gravar algo,usando usb,devo habilitar alguma simulação também?

Não precisa. Só tome cuidado com o volume do violão. Guitarras têm circuito passivo, e o nível de sinal bem baixo. Um violão com preamp (aqueles com bateria) pode ter um nível de sinal bem mais alto, e por isso pode fazer a pedaleira clipar (estalar). Nada de deixar tudo no máximo.

vitorrock
Veterano
# fev/12 · Editado por: vitorrock
· votar


Bog
valeu!
Vc tem a digitech rp 355 né?
Vc poderia me dizer,a voltagem da fonte dela?
Vc já usou ela aki no brasil?

vitorrock
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
E atrás do amp está escrito em baixo do power,180w.
então devo comprar um transformador com um pouco mais que 180 para não ficar em tão encima né?
valeu!

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


vitorrock
Vc tem a digitech rp 355 né?

Sim.

Vc poderia me dizer,a voltagem da fonte dela?

De saída? 9v, 1.3A. De entrada não faz sentido eu olhar, porque a minha foi comprada no Japão.

Vc já usou ela aki no brasil?

Sim. Eu tenho uma porção de transformadores para as coisas que trouxe do Japão.

então devo comprar um transformador com um pouco mais que 180 para não ficar em tão encima né?

É bom. Mas se você usasse sempre em volume baixo, acho que podia até faltar um pouco. =P

vitorrock
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
Opa eu deveria ter falado sobre a tensão em vez de voltagem,qual é a tensão da fonte?
110v,120v?
É bom. Mas se você usasse sempre em volume baixo, acho que podia até faltar um pouco. =P

vc diz menos que 180w?

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


vitorrock

Voltagem = tensão.

Eu disse, eu trouxe a minha do Japão. A tensão de entrada da fonte é determinada pelo mercado para o qual ela foi fabricada. No caso, é 100v. Se você comprar uma RP355 no Brasil, ela virá com fonte de 127v ou 220v. Nos EUA, 120v. Inglaterra, 240v. E assim por diante.

vc diz menos que 180w?

Sim. Mas é melhor comprar logo um transformador que aguente o consumo do amp.

vitorrock
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
Entendi.
Então vou comprar,2 transformadores,pois vou comprar ambos os produtos,amp e pedaleira lá no eua.
Nunca tive um transformador,é 1 para cada,ou dá para usar a pedaleira e o amp em um só?

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


vitorrock

Você não precisa de 2 transformadores. Pode comprar um só e ligar a pedaleira nele, com um T. A pedaleira consome pouco, se você comprar um transformador mais parrudo, dá e sobra.

Aliás, eu lembro vagamente de ter lido o carlos adolphs dizer em algum tópico que era MELHOR ligar tudo no mesmo transformador. Mas aqui eu já não falo com certeza.

vitorrock
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
valeu,vou tentar ver um transformador parrudo.
kkk
flw!

vitorrock
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
Vc já fez alguma gravação via usb com a digitech?
Ela tem latência no som?
Ou é zero?

vitorrock
Veterano
# fev/12
· votar


vitorrock
Aliás,ela já vem com o asio né?
Que é melhor do que o driver externo.
ou não?

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


vitorrock
Vc já fez alguma gravação via usb com a digitech?

Não.

Ela tem latência no som?
Ou é zero?


Isso não faz muito sentido. Quando você grava usando a pedaleira, todo o processamento do sinal continua sendo feito por ela, e o que você ouve vem direto dela. A latência que você percebe monitorando pela pedaleira é idêntica àquela que você perceberia tocando só com a pedaleira. Mesmo se o PC tivesse 10 segundos de latência, você não perceberia.

Aliás,ela já vem com o asio né?
Que é melhor do que o driver externo.
ou não?


Não entendi o que você quis dizer. A Digitech fornece os drivers apropriados para a pedaleira. Acredito que seguem o padrão Asio. Não há necessidade de um driver genérico, como o Asio4All.

vitorrock
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
Me expressei errado,eu quiz dizer assim:
Eu tenho uma placa on board aqui no meu pc,ai tenho o amplitube,e o reaper (DAW)
Só que quando vou fazer uma gravação pela entrada de linha ou pelo mic,e também usando o amplitube com a backin track,a guitarra que eu gravei não fica no tempo da bt.
Mesmo eu tocando no momento certo,quando gravo fico com essa latência.
Ai eu queria saber se a pedaleira tem isso também.
Quanto a que eu falei sobre que ela ja vinha com asio,foi por causa que eu vi o maurício bahia falando isso:

"Zoom G2.U2 (modulação e placa de som)
ASIO4ALL

Cara, pra que usa o ASIO4ALL? Sua Zoom não tem USB? Seria a Zoom G2.1u?

Se é uma Zoom com USB e você a usa como interface de áudio pra entrada e saída, o ASIO4ALL tá aí inutilmente, atrapalhando e NÃO deve ser usado. Desinstala esse cara! Você SOMENTE necessita do ASIO proprietário da Zoom para esta unidade (G Series ASIO Driver) para o seu Sistema Operacional, que você encontra no site da referida empresa para download. Isso tudo está no manual do produto.

Abs"
vc também falou algo a respeito:
"O Asio4All é um driver genérico que provê interface Asio para dispositivos que não têm esta capacidade nativa. Se a Zoom TEM, é desaconselhável usar. É como ter uma placa de vídeo com aceleração por hardware e usar em vez disso um pacote com rotinas feitas por software"
Então queria saber se a pedaleira já tem o driver asio apropriado a ela.
E o driver externo que me refiro é Asio4all.
Más já que vc disse que ela já tem os drivers apropriados,nem vou precisar do asio4all.

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


vitorrock
Eu tenho uma placa on board

Você até poderia usar a placa onboard junto com a pedaleira, mas não há razão para isso. A pedaleira funciona como uma interface de áudio. Imagine que ela é uma placa de som. Quando você grava usando a pedaleira, ela é a única placa de som que você vai ter.

Eu nem me preocupo com latência quando gravo, simplesmente porque gravo independentmente cada canal. Eu vou gravando em camadas, começo com um metrônomo ou bateria de VSTi e gravo canal por canal. Depois eu colo a trilha gravada na mix, e nesta hora eu posso colocar o tempo que eu quiser. Mesmo se tivesse 10 minutos de latência, eu só precisaria cortar os 10 minutos de silêncio do começo do arquivo e posicionar ele no tempo certo na mix.

já que vc disse que ela já tem os drivers apropriados,nem vou precisar do asio4all.

Exatamente. É só baixar no site da Digitech.

vitorrock
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
uhn,ok
valeu!

Tomasini
Veterano
# fev/12
· votar


Eae galera.
é o seguinte comprei um blackstar studio 20w combo,segue os dados sobre ele.
http://www.blackstaramps.co.uk/products/ht-amps/ht-20.html
O problema que eu sou muito leigo sobre válvulas, e não sei se esta certo oque ta acontecendo, quando eu ligo ele as valvulas do power ficam com uma pequena luz acesa, mas ja as do pré que são as menores (certo?)
Não vejo acenderem,talvez porque parte delas ficam cobridas...mas em fim elas tbm deveriam acender?
Outra coisa se eu coloco no canal drive com muito ganho e volume alto, e toco agressivamente, o brilho das valvulas não aumentam continuam a mesma coisa, isso ta certo ou com maior volume e ganho elas deveriam acender mais fortes?
Vlw aew agradeço quem puder ajudar.

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Tomasini

O carlos adolphs já respondeu a tua dúvida no tópico que você mesmo criou ontem.

-Diuff-
Veterano
# fev/12
· votar


Aê galera, queria saber qual o melhor amp de guitarra em termo de qualidade até os R$500,00.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.