Coluna Low-Fi nº 21 - "Santa Raiva!"

Autor Mensagem
Sam
Moderador
# jun/03


Pessoal,

utilizem este tópico para trocar idéia sobre a 21ª edição da coluna Low-Fi, que agora está sob "nova direção". :)

Quem não leu ainda, pode fazê-lo pelo link abaixo:
http://www.cifraclub.com.br/colunas/lowfi/index.php?id=21

Um abraço,
Equipe Cifra Club

Keldorn
Veterano
# jun/03
· votar


opa opa vo ver e jah comento =>:o)

Keldorn
Veterano
# jun/03
· votar


Ora e se não é o grande ServeTheServants ?? ?
Tah certos mesmo... fazer oq isso q foi escrito infelizmente é a nossa realidade, eu já fui o Bom Samaritano e sempre me ferro pelos outros e isso realmente é mto ruim, mais é a minha natureza eu não sou uma pessoa ruim mais vou tentar ser mais espertos, mais não tão espertos qto os caras do metallica... q por acaso é a minha Banda preferida mais fazer oq acho q posso apagra uns discos da minha mente e ainda assim ouvi-los pq é o q resta...

maggie
Veterana
# jun/03
· votar


Muito legal!!
Serve, te cuida.. não pega pesado de cara não!! hehe
Mas também não esquece de imprimir teu estilo cara!! Parabéns e boa sorte sempre.

Saudações revolucion o muerte!! Ráá!!

Grow
Veterano
# jun/03
· votar


falando em beatallica que banda é akela q o vocalista ficou imitando o james hetfield no mtv icon? logo depois o james até comentou "eu canto assim?" é o beatallica?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jun/03
· votar


me parecia ser o vocal do Queens OF tHE sTONE aGE

Grow
Veterano
# jun/03
· votar


era bem diferente, mas eu já vi no site do beatallica q eles não aparecem para o grande público por esse motivo: "imaginem os advogados q duas das maiores bandas de rock de todos os tempos podem comprar?" é bom eles ficarem na encolha mesmo....

Morello
Veterano
# jun/03
· votar


Nao tem porque entrar com ação contra o Beatallica.
Eles nao tem fins comerciais. Só estão promovendo o nome das duas bandas.

Sobre o texto.
Eu so diria que o Low-fi ja teve tempos melhores.

Morello (pra falar que o Metallica é new metal, poe meu primo de 10 anos q ele tb fala a mesma coisa. Mas, o proprio autor deu a entender que o texto nao devia ser levado a serio, entao paciencia)

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jun/03
· votar


nunca levem a sério tudo o que eu escever lá, como eu já disse ..... é óbvio que todo mundo não vai ter a mesma opinião que a minha , o que não é necessariamente uma coisa ruim já que se todo mundo tivesse a minha opinião iriamos viver num mundo cheio de sociopatas ( que ensinam tecelagem submarina para velhas ) .......

Grow
Veterano
# jun/03
· votar


eu nem achei a st. anger new metal. aliás, eu sou mto fã do trash metal dos anos 80 (slayer, sepultura, destruction) e achei a st. anger uma mistura mto legal de trash com heavy, não achei new metal, mas foda-se, tudo é rock'n roll e isso é o q importa

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jun/03
· votar


Grow
então é isso mesmo que eu quis dizer ..... EU achei new metal , para mim soou como um disco new metal , e meu ouvido é diferente das outras pessoas ......

Grow
Veterano
# jun/03
· votar


haha, aliás, a traduçãO do cifra club tá errada, tá escrito são raiva, poxa, alguém tem q avisar o sam

Morello
Veterano
# jun/03
· votar


É, se tu queria isso, ce conseguiu.
Pq na estréia mexer no calo dos metallica-fans.
Ao menos ficou bem humorado.

Morello
Veterano
# jun/03 · Editado por: Morello
· votar


Bom, vo escrever o que eu achei sobre a coluna.

Pois é Serve...

Só que No seu ponto de vista, voce inferiu que a banda teria se vendido à gravadora, e que o cd nada mais era do que um "desejo de grávida" do produtor, que é o Bob Rock.

Veja bem, todos nós sabemos que o Metallica é uma banda que gosta de dinheiro, até mesmo por causa dos negócios do Napster, e as milhoes de acções na justiça por direitos autorais. Só que voce afirmar que a banda se vendeu, e que o som que eles fazem não condiz com o que eles queriam fazer, voce acabou extrapolando.

Como voce vai se sentir se algum dia voce tocar em alguma banda e ouvir uma coluna de um site relativamente grande, com ambito nacional (logico q os caras do Metallica nunca vao ficar sabendo da sua coluna), dizendo que voce se vendeu? Quem é voce pra saber se quem decidiu os rumos da banda foi a gravadora ou a banda?

Voce pode criticar o som, mas criticar a indole e a moral, aí o buraco é mais embaixo.

Deixo claro que mesmo fã do Metallica (que rala pra pagar 35 paus no St. Anger, e finalmente foi recompensado com bonus, um DVD e musicas na internet), to cagando e andando pra "atitude" dos caras. Só que é questão de respeito, eles são antes de tudo trabalhadores, que ralaram pra gravar o cd, ralam em turne sem ver as familias, tem problemas, igual todo mundo.

E eu sei que se eu estivesse no lugar deles, e ouvisse alguém falando, sem nem me conhecer, que eu me vendi pra mídia, eu ia ficar puto da vida.

É isso aí galera, respeito antes de tudo. Nao julguem as atitudes dos outros, que voces serão julgados com a mesma moeda.

E, principalmente nós, que somos músicos e almejam um lugar no topo desse mercado (eu pelo menos, humildemente almejo), devemos respeitar quem está no lugar que um dia queremos estar. Ninguem chega lá sem trabalho.

the_paranoid
Veterano
# jun/03
· votar


Morello o meu se falo bobagem, t liga soh em primeiro lugar (na minha opnião) se um dia eu vo quere tah no lugar deles (no sentido de se musico e se reconhecido, mas ao contrário naum se um burgues fdp q soh pensa em dinheiro) o máximo q eu vo pedi eh pra continua tocando, pq na minha opnião banda eh pra toca, naum pra ganha dinheiro, eu adoro toca, e se issu nu mínimo me traze sustento pra eu continua tocando por mais um longo tempo pra mim tah bom, naum me emporto se milhares de pessoas vao compra meu cd, pq eu sei q dessas milhares de pessoas raras vao se aquelas q eu realmente ia quere como fãs, raras são aquelas q eu realmente ia acha q merecem ouvi meu som e dize q vai v um show meu, como o cara disse, se os fãs do metallica vao em ql q otro show d ql q banda q seja, eles naum vao ta nem ai, desde q no dia do show deles os loco vao lah v ele, o metallica naum se emporta pra qm eh fã deles ou como são os fãs deles, e francamente se eu escolhesse entre dinheiro e meus fãs eu pegaria os fãs... naum acredita? intaum se um dia eu t essa oportunidade de escolhe eu mostro pra todos vcs. pq o q adianta toca se vc naum tm alguem curtindo realmente seu som? t alguem q saiba e admira o seu trabalho de verdade e naum q seja aquele tipo q ouve minha musica e se influencia com q a midia diz sobre minha banda soh pq eh moda, e soh pq eu to aparecendo na tv... relembrando eu vo da exemplo de um verdadeiro fã, naum me lembro da onde q deu mas me contaram q depois q o metallica fez seu primeiro clipe, um fã deles num show, curpiu na cara do loco e disse: "seus merda, pq vcs se venderam!?" e se aquele cara honra o q disse agora ele deve tah curtindo coisa muito melhor, e muito mais digna q um som q eh criado pela midia e naum pelos musicos... naum me arrependo de nada q eu disse

Morello
Veterano
# jun/03
· votar


Nao entendi porra nenhuma do que voce disse.

LeandroDF
Veterano
# jun/03
· votar


Morello

cara, é o seguinte.. nao concordo totalmente com o cara q escreveu a coluna(é tu ServeTheServants??)
mas tambem, nao concordo com vc Morello...
pq é o seguinte... os caras nao tem mais onde enfiar dinheiro, ja venderam milhoes de cds por aí...
acredito q eles tenham total competencia pra fazer um novo cd com musicas do tipo master of puppets, one, blackned, sanitarium, the four horseman e por aí vai...

logo vimos q ao entrar o bob rock o metallica mudou, fez o black album q apesar de ser ótimo e muito bem trabalhado e produzido, já nao é tao heavy metal, depois veio load/reload e S&M...
isso tudo veio por causa do bob rock, eles mesmo falam isso e declaram isso no dvd do black album assista!!!
agora eles fazem um cd de new metal e em breve farão um filme...
vc acha q nao querem dinheiro??
fala sério...

bom, sou um fã do metallica, tenho todos os discos, menos o st anger... mas ainda vou comprar...
nao gosto do q estao fazendo, mas... ´bom... dói falar, mas eles estao se vendendo sim... pois se fossem mais homens, nao deixariam uma pressaozinha de uma porra de uma gravadora ou de um idiota de produtor os afetasse...

deixou aqui minhas palavras...

o metallica nunca voltará a ser o q foi... o james mesmo falou: "este é o novo metallica", em outras palavras vou traduzir pra vc: "este é o novo metallica, gostem ou nao, foda-se vcs"

bom, mas como gosto do passado deles... ainda irei num show deles só pra poder cantar YOU KNOW ITS SAD BUT TRUE!!! ou entao MASTER, MASTER!!!!

LeandroDF
Veterano
# jun/03
· votar


outra coisa q esqueci de falar... numa entrevista o bob rock falou que levou apenas 5 min pra montar a bateria pras gravacoes, nao comprando nem pratos bons...

ta aí, por isso q o barulho em algumas musicas parece latao de lixo...

agora me pergunto, pq esse cara teve tanta pressa de gravar o cd.. com o som da bateria horrivel, com uma distorcão pior ainda...

ele quis mostrar q pode produzir algo ruim quando quer??? é isso? parabens bobo rock!!

Fernando
Veterano
# jun/03
· votar


Eu concordo em parte com o Serve e em parte com o Morello.

Como fã do Metallica, curto muito os 4 primeiros cds. Admiro d+ o som dos caras. Do novo cd eu só ouvi a St. Anger. Se eu gostei? Mais ou menos. O som é agradável, a música é legal. Mas não consigo aceitar a idéia de que aquilo é Metallica. Se fosse qq outra banda, eu até curtiria, mas não consigo ouvir St. Anger sabendo o que o Metallica foi um dia. Não consigo ouvir aquela caixa estalada do Lars parecendo uma panela. Não consigo ouvir aquela distorção fanha do Kirk.

Se eles se venderam? Como vou saber. Eu tenho uma opinião, mas quem sou pra julgar os caras? Eu antes saía falando q os caras eram fdp, mercenários, mas não dá pra saber.

Uma coisa eu sei: St. Anger soa bem melhor do o Load e o Reload, isso é fato. É ouvível. Não consigo ouvir o Load de jeito nenhum, q é aquilo.

Eles tem uma nova cara agora, um novo som. Que esse som seja sincero da parte deles, só isso. Pq se naum for, estamos discutindo que nem uns palhaços aqui.

Suicidal Dream
Veterano
# jun/03
· votar


Santa foi a raiva que senti quando vi mais um clipe absolutamente vendido e direcionado para o público acéfalo, quando esperava ver coisa melhor do que os últimos álbuns.

Meu, vc se ligou no encarte dos bundinhas???? Terrivelmente fabricado e digerível. Até com o encarte conseguiram avacalhar (lembra dos primeiros albuns, preto e branco). Virou objeto de decoração pra quarto de menininha que decidiu ser rockeira inveterada da noite pro dia e acha que o James, mesmo com aquela cara de mau, fica "fofinho" cantando Nothing Else Matters, aquela musiquinha tããããão romântica. Ridícula é a lavagem cerebral que os programinhas cretinos incutem na cabecinha dos que engolem qualquer coisa.
Algumas bandas tem anos de estrada sem perder a essência ou a referência: alguns violininhos, outras frescuras, não fazem tanto mal assim. Mas não é o caso do Metallica ( que eu lamento muito, pois amo de paixão a banda que existiu até o Black album) que de trash pra new metal, deu um pulo horripilante. Nada a ver com os garotos xexelentos que não estavam nem aí pras convenções, do primeiro disco. Cara, por nada do mundo eu deixaria de comprar Ride The Lightining pra levar pra casa Load, ou St Anger... Um fiascão.

Outra coisa: Thiago Ramires, adorei sua crítica!!!!!! Isso é que é descarregar a indignação! Tem mais é que detonar os bundinhas dessa podridão em que somos obrigados a conviver!!!

Morello
Veterano
# jun/03
· votar


LeandroDF

Ninguem discute a competencia que eles teriam pra fazer musicas como os primeiros debuts da carreira deles. Mas, o fato de nao o fazerem, quer dizer que els estão sendo influenciados? Não pode ser pura e simples vontade de tocar algo como Nothing Else Matters?

Eu por exemplo. A banda que me fez começar a tocar guitarra foi o Metallica. Só que hoje, além de Metallica, eu curto Jazz, curto som clean de guitarra, hard rock e coisas mais leves ainda. Então quer dizer que eu to sendo influenciado por alguem? Meu gosto nao pode ter simplesmente mudado?

Quanto ao Bob Rock, eu particularmente duvido que o Metallica mudou por causa do Bob Rock. Eu acho que o Bob Rock foi o resultado duma mudança de mentaldiade deles proprios. Na boa, nao pensem que o Metallica, no auge da carreira iriam simplesmente mudar o estilo (que ja vendia MILHOES DE COPIAS e era sucesso no mundo inteiro) so porque a gravadora chega e impoe o Bob Rock pra trabalahr com eles.

Todos nos sabemos que os artistas consagrados escolhem com quem querem trabalahr, e isso influi diretamente no som deles, logicamente. entao nao vem me dizer que chegou um louro de oculos mandando o James fazer baladinha, que isos tem que ser nenem pra acreditar.

Eu nunca disse que eles nao querem dinheiro. Ninguem tem essa mentalidade. Só acho que eles nao mudaram o estilo unica e exclusivamente pelo dinheiro. É claro que há uma mudança de mentalidade da banda também, maturidade, e isso é mais que normal.

nçao se esqueçam que as musicas tidas como s metaleiros por melhores da banda , do inicio da carreira, surgiram numa epoca em que lars nao tomava nem banho, james vivia bebado 24h por dia. Leiam uma entrevista da epoca do James e Lars na Rolling stone, no site, em que eles falam que era a epoca mais "louca" da vida deles. Entao, se a vida mudou, pq o som nao mudaria tambem? Musica reflete sentimento, momento, voce nao vai ficar fazendo o memso tipo de som a vida inteira so pra agradar aos fas mais antigos.

E, cd de New Metal, é opiniao sua. Nao vem entitulando o cd de New Metal, pq nao eh todo mundo que tem opiniao igual a sua.

O James disse bem, este é o novo metallica. Nao é vendido, é apenas o som que eles estao a fim de fazer agora, Voce decide se gosta ou nao.

E, pressao de gravadora? Sei la, todo mundo aqui parece filho de dono da Vertigo ne? ces nao tao sabendo demais pra meros fas nao?

E, sobre a bateria, nao sei quanto tempo durou pra setar ela, mas o Lars disse em entrevistas, eos outros também, que queriam um som de garagem, menos mixado e masterizado, justamente pra tentar dar um ar mais vintage, voltando um pouco as raizes. Ouçam o garage, que apesar de nao ter a bateria estalada, eh bem garajao também.

Fernando

Bom, primeiro recomendo voce a ouvir as duas preferidas minhas do cd, que sao Frantic e The unmaned feeling.

A distorção fanha que voce disse pode ser pelo fato da propria guitarra que agora é uma Les Paul custom, do Kirk.No mais, nao senti grande diferença nao.

É justamente isso que eu disse cara, como vamos julgar se os caras se venderam entao? So pelo som? Nego tem que ser homem pra falar uma coisa dessas. Muito facil falar assim na Internet, que o cara se vendeu. Quero ver ter coragem de chegar na frente de alguem e falar que o trrabalho dele é vendido e comercial, meramente, mas isso é outra história.

Também acho o St Anger o melhor cd de musicas novas desde o Load. Curti muito o Garage, pra mim ta entre os melhores da carreira deles, mesmo sendo de covers e algumas musicas do Grage Days.

Se o som é sincero, eu nao sei. Pra quem ouviu bem o cd, as letras, viu o DVD com a puta cara de satisfação da banda, o esforço de trazer o "melhor" baixista de metal do momento, as dificuldads do james na reabilitação, parece bem sincero. Se não for, meus ouvidos curtem mesmo assim.

Morello (My lifestyle... determines my deathstyle!)

Fernando
Veterano
# jun/03
· votar


Morello
Vou procurar ouvir essa músicas sim. A dist fanha q eu falei, é qdo a musica para, e entra um riff com power chords saca? a dist é fanha d+, eu acho horrível.

Tb curto o garage, mas como são só covers, acho q naum dá pra avaliar. E o garage não foi gravado de uma só vez, são tudo covers gravados no começo de carreira, em varios lugares diferentes, por isso a diferença de sonoridade das músicas.

O q eu curto mesmo são os 4 primeiros cds, naum tenho queixas. Do black curto algumas, e ao contrario do q alguns, curto muito Nothing Else Matters. Metaleiro não tem q fazer só porrada não, eles já tinham mostrado isso no 2º cd, com Fade to Black. Mas já o Load e o Reload, sinceramente não consigo ouvir, to falando sério: não consigo ouvir. Só Memory Remains e Mama Said que curto um pouco.

Mas o St. Anger veio diferente, é um estilo diferente, e parece q eles entraram de cabeça nesse novo estilo. Não tão mais com a lenga-lenga do Load e Reload. Isso é bom? Depende do ouvido de cada um. Se gostar, ouça. Senão gostar, não ouça. Mas não julgue os caras. Se eles tão vendidos, que se fodam. O que temos q fazer é curtir o q gostamos, q se lixe o resto.

Eduardo
Veterano
# jun/03
· votar


MAS AFINAL QUEM ERA AQUELE VOCALISTA Q ZUO O JAMES E O LARS E Q TINHA A VÓS MTO PARECIDA COM A DO JAMES??????

Grow
Veterano
# jun/03
· votar


Eduardo
essa é a pergunta q não quer calar

Vênus
Veterano
# jun/03
· votar


Pô SAM!! tinha que pegar tão pesado com os caras assim.
eu adoro os caras, estou escutando o CD 24 horas por dia e te pergunto, se te oferecessem o que ofereceram para eles, tu ñ te venderia tambem?????
Posso ser sincera, se me oferecessem isso, eu ñ pensaria duas vezes antes de "me vender".
Ñ que eu faça tudo por dinheiro!!!
Vê se dá proxima pega leve, valeu!!!

Eduardo
Veterano
# jun/03
· votar


Grow kra eu ri mto qdo ele começo imita o lars

to loco pra baxa esse video no kazaa e nao acho principalmente pq NAO SEI O NOME DA BANDA

aratohendrix
Veterano
# jun/03
· votar


e realmente, METALLICA naum e mais o mesmo!!!

Grow
Veterano
# jun/03
· votar


metallica não é mais o mesmo, mas tá mto bom

LeandroDF
Veterano
# jun/03
· votar


eu gosto do load/reload... tem musicas muito bem trabalhadas em ambos os cds... mas nao vi isso em st anger...

oucam bleeding me do load... é uma puta musica, uma das melhores na minha opiniao

PauloBlack
Veterano
# jun/03
· votar


Esse tipo de fã que acha que sabe mais que a banda sobre o que é ser a banda me espanta. O pior é que nego sabe lhufas.

Caro colunista, algum álbum do MetallicA (fora Load e Reload que eram um mesmo álbum duplo, comercialmente dividido) soa parecido com o anterior a ponto de se traçar uma linha do que é e o que não é MetallicA?

A resposta é não. Se você comparar qualquer disco com o anterior há mudanças sensíveis, de harmonia, de estilo mesmo. Pra melhor ou pior, como apreciador, seu gosto é livre, você escolhe. Agora como dizer que a banda não é mais a mesma quando ela nunca foi a mesma?

Dizer que a banda não está nem aí para os fãs é pressupor que "estar aí" é refazer o mesmo CD infinitamente pra agradar os fãs. Quer algo mais vendido?!

Nós, não banda, devemos entender e aceitar que nosso ídolos, ou alvos de admiração musical, mudam e com isso também muda o som. Por isso acho simplório descer a lenha, jogando lama no ventilador, só pq o som novo não te agrada.

Um álbum cru, pesado, totalmente com cara de Recém-sóbrio ex-bêbado (lembremos o lance do James): as letras, a melodia nervosa, uma jeito de personalizar a raiva que agora não é movida a álcool. Um álbum contextualizado, como deve ser um trabalho sincero. E sinceridade não falta.

Esse tipo de fã é esquisto. O Encarte clássico foi alterado pelo estilo "sem letra" e todo mundo reclamou. Agora nego incrementa, põe ate versos que não entraram na versão final de cada uma das faixas e nego ainda assim reclama?!

O senso comum desse tipo de fã considera Load/Reload um álbum comercial. Um admirador consciente encherga um trabalho de blues pesado: letras intimistas, riffs trabalhados, solos viajantes, guitarras que quase falam, melodias integradas.

Engraçado: é exatamente desses elementos, que transbordam nesses álbuns "comerciais", que esse tipo sente falta no álbum novo.

Esse tipo de fã é incoerente e egocêntrico. Assume uma posição passiva e acha que os artistas devem dar a ele o que ele quer. Não aceita ter que gostar apenas de um CD de uma banda e depois não gostar de outro: deixa de gostar de tudo. E ainda, se não gosta de uma banda (após ouvir apenas a primeir música de trabalho) nem se interessa pelo resto.

Esse tipo de fã odeia o mainstream mas tem nele a sua principal referência para gosto musical. E que desgosto é ver a banda de que ele gosta fazendo sucesso. "Vendidos".

O Metallica não era contra a MTV, mas contra os clipes ridículos das bandas de rock que lá passavam. Tomam a atitude de exigir que seu clipe seja um anti-palhaçada, sério, para mudar a cara da parada. Com honestidade e coerência o fazem e ele alcança sucesso. E esse tipo de fã acha um crime que ele dê entrevistas.

Esse tipo de fã secciona o mundo em lugares onde as coisas que ele gosta devem/podem estar e os outros, os estão todas e lá devem permanecer as de que ele não gosta. Passivo, espera que assim permaneça tudo.

Esse tupo de fã ignora que a banda também que gravar e põe a culpa de tudo na gravadora! Um amigo deixa a banda; outro se inter por problemas de depedência. E os artistas só gravam por pressão da gravadora. Os fãs e eles mesmos não tem nada a ver com a demanda por um novo trabalho, não, imagine. É tudo culpa da gravadora.

É difícil aceitar o "eu não gostei". É duro dizer que o ponto é o próprio gosto. Não, o problema é o trabalho da banda, que deixou de ser o que era. Mas, bonzinho, esse tipo de fã faz uma concessão: diz que gostou, mas que esperava mais, esperava algo melhor, algo menos comercial, algo mais do tipo do que ele gostava.

Esse tipo de fã me espanta... mas pelo menos espero que leia até aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Coluna Low-Fi nº 21 - "Santa Raiva!"