Coluna Composição nº1 - Fazendo música

Autor Mensagem
Sam
Moderador
# out/03


Pessoal,

este é o artigo de estréia da Isolda, compositora que é autora de mais de 300 músicas que já foram gravadas por grandes nomes da música brasileira e até internacional.

Utilizem este tópico do nosso fórum para trocar idéias com outros usuários sobre esta edição da coluna.

Quem ainda não leu, pode acessá-la por aqui:

http://www.cifraclub.com.br/colunas/composicao/index.php?id=1

Bons estudos!
Equipe Cifra Club

Ps1c0
Veterano
# out/03
· votar


po bem loko isso...
vou dar uma lida...

DANIEL JOHNS
Veterano
# out/03
· votar


Muito legal, mas sobre a próxima aula não gostei do tema, pq cada um compõe como quiser e não em uma ordem certa, uns preferem fazer primeiro as letras e depois a musica e outros o contrario, sou a favor de fazer o que vem na cabeça primeiro, não importa, mas dou um pouco mais de credibilidade as letras primeiro, pois estarei fazendo uma coisa livre e não mecanica pra encaixar em algum som.
Ou seja, posso fazer verdadeiras poesias e depois musica-las ao meu gosto.
Isso não será mais uma coisa mecanica e sim uma coisa que vem bem do fundo do coração da gente.

Fernando
Veterano
# out/03
· votar


Bem legal, acho que vai ajudar pra caramba a gente. =)

DANIEL JOHNS
Veterano
# out/03
· votar


tb acho que vai ajudar, a não ser a próxima aula, mas niguem sabe como será a próxima aula, as vezes ela pode falar a mesma coisa que eu falei.

Ronin
Veterano
# out/03 · Editado por: Ronin
· votar


Adorei...

Vai ser muito bom para a galera que quer, como eu, começar a desenvolver composição. Que a Isolda seja muito bem vinda entre nós.

DANIEL JOHNS
Ela não falou que existe uma regra... ela só falou que discutiria isto na próxima coluna... como será discutido é que vai fazer toda a diferença.

Ou seja, posso fazer verdadeiras poesias e depois musica-las ao meu gosto
Fazendo o contrário vc está livre para fazer uma ótima música sem ficar preso a letra, como vc mesmo disse: não existe fórmula mágica... casa caso é um caso.

Uma vez vi o Ian Anderson falar... já fiz diversas músicas boas, e que, com o instrumental pronto, estraguei colocando uma letra nela.

O que eu espero que seja discutido na próxima coluna sejam metodologias de criação... isto é bastante pessoal, mas dicas são sempre bem vindas para evitarmos dificuldades que podem ser evitados facilmente.

DANIEL JOHNS
Veterano
# out/03
· votar


foi o que disse mas na minha preferencia é essa, mas se vc faz uma boa letra sua musica ja tem meio caminho andado pra ser boa(sei la), foi o que eu disse não deve ter essa técnica, capaz dela falar isso, pra gente sentir o que é melhor, mas como Ronin disse
O que eu espero que seja discutido na próxima coluna sejam metodologias de criação... isto é bastante pessoal, mas dicas são sempre bem vindas para evitarmos dificuldades que podem ser evitados facilmente.

maggie
Veterana
# out/03
· votar


Li e gostei!

Tem muita coisa pra explorar...

A parte do networking pra mim merece até mais de um artigo.. tem muita coisa a ser dita!

Quanto à questão letra / música.
Realmente é muito pessoal isso... lembrem-se do caso do Legiao, mesmo o Renato fazendo as letras em cima da música saíram ótimas poesias!

Sam
Moderador
# out/03
· votar


Só uma curiosidade "on-topic": estava ouvindo no rádio outro dia, uma entrevista do Samuel Rosa, do Skank. Ele estava comentando sobre como ele compôs a música "Dois Rios" em parceria com o Nando Reis.

Segundo ele, o Nando Reis recebeu dele a melodia assim: "nanaanannaa nanannaana nana" (vcs entenderam, né?).. daí ele pôs a letra em cima. Curioso, né?

Por falar em Skank, gosto muito das letras deles. Em sua maioria são do próprio Samuel Rosa com o Chico Amaral(http://www.google.com/search?sourceid=navclient&q=chico+amaral) , que é outro super compositor.

IceDragon
Veterano
# out/03
· votar


Muito bom o tema. Inclusive acho que deveria ter uma sala do fórum especifica sobre composição, onde as pessoas podem mandar algumas músicas que fizeram para os outros opinarem, trocarem idéia, etc.

Independente
Veterano
# out/03
· votar


Gostei muito do tema e vai me ajudar bastantes essas dicas, já que eu estou começando também a compor agora.
Obs.: Claro que sem muita dedicação e o seu toque, seu estilo, sua filosofia não vai adiantar nada.
Tem que unir tudo isso.

DoRock
Veterano
# out/03
· votar


vamos aproveitar, tenho umas 20 muhsicas, kero as dicas d direitos autorais e vou ver se rola umas dicas de como grava-las sem produtor ( sem grana mesmo )...

Megametal
Veterano
# out/03
· votar


DANIEL JOHNS
Acho q a musica tem q vir primeiro.. é mt facil criar umas frases q rimam e botar uns power chord, até pq a musica importa mais q a letra na minha opnião.. ela é só uma mensagem. Algumas musicas o cara fica "viajando" na letra, qd a musica fica lá, tocando outra coisa.. com a musica pronta antes, isso nao acontece. Bom é minha opnião.

Gostei da coluna, só espero q nao fique pela metade como as outras. :D

maggie
Veterana
# out/03
· votar


IceDragon
Muito bom o tema. Inclusive acho que deveria ter uma sala do fórum especifica sobre composição, onde as pessoas podem mandar algumas músicas que fizeram para os outros opinarem, trocarem idéia, etc.

Cuidado com os direitos autorais.. :]

Sansa
Veterano
# out/03
· votar


Megametal
Essa questão da importância da letra e da música é muito relativa. Há péssimas letras em músicas boas e vice-versa. Há tbm músicas instrumentais que não têm a menor necessidade de letra. E há posias maravilhosas que nunca serão musicadas. Mas quando existe um casamento perfeito entre as duas partes, na minha opinião, torna-se insuperável.

Overdoser
Veterano
# out/03
· votar


nao gostei dessa primeira coluna... mas a ideia é otima, tomara que melhore

Domene
Veterano
# out/03
· votar


Sansa

Ou sei de varias músicas de sucesso (afinal a gente está interessado em fazer sucesso, não é?) que tem letra péssima e música boa.

Mas não sei de nenhuma de sucesso que tenha letra ótima e música ruim.

O peso entre letra e música é igual? Acho que não. Acho que a letra as vezes é somente um adereço.

Lud
Veterano
# out/03
· votar


Achei legal essa coluna, é um tema legal.E eu acho que a ordem de cômpor letra ou música primeiro não importa, normalmente eu escrevo a letra primeiro, mas faço uma melodia depois que tento encaixar em uma das músicas que escrevi.Varia muito.

Sam

Também curto muito as letras do Skank.E essa parceria do Samuel Rosa com o Chico Amaral, é ótima, de lá saem letras muito legais.

maggie
Veterana
# out/03
· votar


O peso entre letra e música é igual? Acho que não. Acho que a letra as vezes é somente um adereço.

Depende do estilo musical...

Sansa
Veterano
# out/03
· votar


Concordo com vc maggie. Depende muito do estilo musical.

Domene
Veterano
# out/03
· votar


Bem, se o peso entre música e letra varia de acordo com estilo, quais estilos privilegiam cada um?

IceDragon
Veterano
# out/03
· votar


maggie
Cuidado com os direitos autorais.. :]

Alumas frases ou versos para rima podem ser trocados sem problemas, além do que a letra sem o ritmo não tem vida, é a mesma coisa que vc entrar em um site de poesias, não passam de frases que rimam. Não tem muito problema de direito autoral. É legal para discutir rimas e idéias sobre o tema da letra.

caiohleal
Veterano
# out/03
· votar


eu ñ gostei dessa coluna ñ

Rustu Pai
Veterano
# out/03
· votar


Domene

Bem, o Hip Hop e Rap por exemplo destacam bastante
a letra. A parte mais importante do música.

DoUgLaS TuBãO
Veterano
# out/03
· votar


Vai ser bem interessante,tem muita banda que quer compor música mas naum sabe por inde começar

Chibé
Veterano
# out/03
· votar


Olha, gostei desses papos de composição e talz.. vou acompanhar :) pode ter certeza... heheheh..

emilioemileni
Veterano
# out/03
· votar


SIMPLEMENTE GENIAL!!!!
Nesse mundo artístico em que diariamente a gente ouve uma enxurrada de comentários negativos (muitas vezes até dentro de casa...) sobre a má sorte do artista brasileiro, vem uma pessoa com o carisma, a experiência e a certeza de quem sabe o que está falando e diz que ¨sim, é possível viver de música no Brasil¨.
E agora é alguém do calibre da ISOLDA!!
Parabéns pelo artigo, pelo estilo e pela iniciativa!!!

mauriciobaroni
Veterano
# nov/06
· votar


cara, esse link, da Isolda nao esta funcionando, alguem sabe onde encontro esse artigo pra mim ler?

Tiruk
Veterano
# nov/06
· votar


pra mim ler?
para eu ler
mim não conjuga verbo, cara palida

mauriciobaroni
Veterano
# nov/06
· votar


ta, pra eu ler. hehe.
Alguém sabe, o link? pq esse não esta dando certo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Coluna Composição nº1 - Fazendo música