Consciência politica na música

Autor Mensagem
elcio
Veterano
# abr/05


E aí galera, tudo beleza? Não sei se já notaram, mas são vários os casos de músicos e bandas que deixam evidente sua opinião e consciência politica, tanto em músicas como em declarações, bandas como: Green Day, System Of A Down, Rage Against The Machine, entre outras.
Eu queria saber qual é a opinião de vo6 sobre isso, ou vo6 estão igual o cara do Oasis (eu não sei qual) que pensa que, "músico é pra fazer música, não discutir politica"?

Soulface
Veterano
# abr/05
· votar


elcio
Acho q tudo é válido, desde q feito com conciência e coerência.
Mas esse assunto tb já foi bastante discutido por aqui. Dá uma procurada pela Busca q vc vai ver algumas opiniões da galera aí!

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


elcio
Eu acho q eh mto bom a conciência política nas músicas, tbém mostradas em abndas mais tradicionais como Black Sabbath, Ozzy e ateh Iron, sem esqcer d Sex Pistols e The Clash...
E ignore os kras do Oasis ->

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


Bom é quando se tem o que discutir, o ruim é quando a música não diz nada!

Soulface
Veterano
# abr/05
· votar


Oasis (eu não sei qual) que pensa que, "músico é pra fazer música, não discutir politica"?
Engraçado os caras do Oasis falarem isso. Logo eles q não fazem nem música nem política! hahahaha

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


LeandroPanucci
Exato

Soulface
Pode creh, hwahahaha. Por isso q eu digo, ignore-os ->

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


Soulface

hehehehehehe!

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


Soulface
LeandroPanucci
Vcs dois tem MSN?

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


John Elf

no, not no!

SoldierOfFear2
Veterano
# abr/05
· votar


músico é pra fazer música, não discutir politica

Assino em baixo.

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


->

elcio
Veterano
# abr/05
· votar


Soulface

I, realmente eu nao lí isso, ao menos vc acreditou q eu nao procurei me informar sobre esse assunto no topico, mas o assunto é bem pertinente
sabendo q tem gente q só sabe assistir novela, ler a bíblia, ouvir musica e a opiniao propria mesmo deixa de lado.
Quem sabe escutando os caras das bandas que eles curtem falando sobre politica nao os trazem direto pra realidade?

bulldog
Veterano
# abr/05
· votar


ignore os kras do Oasis (2)
Nossa cara, o Oasis é uma das piores bandas do mundo, que teve a sorte de dar certo. Nem leve em consideração o que aqueles tontos dizem.

Sincero
Veterano
# abr/05
· votar


músico é pra fazer música, não discutir politica

concordo

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


eu acho que o músico deve ser livre pra criar da forma que quiser, sem limitação nenhuma.

quanto a escrever coisas políticas, que deem toque na galera, acho legal, mas não é obrigação de ninguém, pois senão o escritor também só deveria escrever sobre política, o ator só deveria atuar em peças de cunho político, etc...

também não concordo que músico é músico, e não deve discutir política, pois seria o reverso da medalha, o músico obrigatóriamente deveria ser alienado aos problemas sociais, o que ao meu ver não tem cabimento, pois a classe representa uma força considerável como formadora de opinião.

Todos devem colaborar para melhorar o mundo, seja músico, gari, médico, alfaiate, e a melhora passa por ter consciência política, e não pela alienação.

Sincero
Veterano
# abr/05
· votar


Eu acho q pra fazer música de cunho politico e ficar de braço cruzado não adianta bosta nenhuma. O Rappa por exemplo, eles fazem musicas sobre problemas sociais e junto a isso fazem um trabalho social junto a ongs e etc. Agora ficar fazendo musica de protesto e não levantar a bunda da cadeira pra mudar as coisas é uma grande palhaçada.

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


Sincero

pô amigão, música de protesto sempre teve sua função, e na época da ditadura por exemplo, serviu muito bem pra driblar a censura e para alertar a massa, e naquela época os músicos não tinham projetos sociais.
talvez vc esteja confundindo a letra de protesto bem feita, consciente e poética, com algumas enganações que andam por ai.

Sincero
Veterano
# abr/05
· votar


Claudio Natureza
Confundindo não. Letra de protesto como as do Chico Buarque, Gilberto Gil e outros fizeram na ditadura são raras. O foda é o cara meter pau no sistema e passar com seu carro importado esborrifando lama na cara de um menino de rua. Isso sim que eu fico puto "letras de protesto" para marketing pessoal

Ed_Vedder
Veterano
# abr/05
· votar


músico é pra fazer música, não discutir politica

discordo totalmente...

Acho que não é obrigação... mas se for feito com coerencia e honestidade, não vejo nenhum problema

só pra citar alguns exemplos

O Rappa
Cazuza
Legião Urbana
Pearl Jam
Neil Young
R.E.M
System of a Down
U2
Pink Floyd

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Sincero

velho, vc tem que entender que expressão artística não deve ter barreiras, o músico deve escrever o que pensa e o que sente.

se o cara quiser falar de amor, nada demais, se isso é o que está sentindo na hora, assim como aquele que sente vontade de expressar sua revolta com algum setor ou situação.

quanto aos revoltados de grife, realmente, esses são os famosos rebeldes sem causa.

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


músico é pra fazer música, não discutir politica

Aff

Claudio Natureza
eu acho que o músico deve ser livre pra criar da forma que quiser, sem limitação nenhuma.

Eu ia dizer exatamente isso!
O artista tem que ter liberdade total. E se quiser criar músicas com engajamento político, ótimo.

Pra mim os maiores expoentes são o U2 e o Rappa [pelo menos atualmente].

=)

Ed_Vedder
Veterano
# abr/05
· votar


maggie

não ficou sabendo do bafafá que rolou com o pearl jam? o Eddie fez uma musica no ultimo album chamanda Bu$hleaguer, e durante toda a turne ele cantou essa musica, normalmente entrando mascarado de Bush, teve um show que ele tirou a mascara e começou a queima-la com um cigarro.. algumas pessoas vaiaram, outras foram embora...

Sinceramente, eu achei que ele extrapolou

Lady Banshee
Veterano
# abr/05
· votar


eu so suspeita pra falar pq eu so cega por mpb, so que realmente tem critica politica nela, também numas de rock brasileiro mais na atualidade, o legião. acho que no exterior o sex pistols e rage against the machine

aFFF
Veterano
# abr/05
· votar


Ed_Vedder

se tratando do Bush, ele fez o q devia......

Lady Banshee
Veterano
# abr/05
· votar


se ele queimasse o bush de verdade eu ficaria mais feliz

aFFF
Veterano
# abr/05
· votar


Lady Banshee


concordo....

John Johns
Veterano
# abr/05
· votar


depende da critica.

A critica do Megadeth eh estupenda, mas tem alguns, q eu vou t falar

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar


eu acredito que o artista deve ser livre e fazer o que quiser de sua arte...
na literatura paulo coelho é execrado e qualquer idiota que escreva como ele pq apesar dele saber conjugar os verbos tão bem ou melhor quanto clarice linspector ou mario de andrade, as obras dele são vasias de qualquer ligação com o mundo....
comparando com a musica é como um cd com two hands, tapping, 20 minutos de improvisação de cada instrumentos, 70 mudanças de tons, e tudo mais porem dizendo"olha que coisa mais linda" ou "oh yeh baby, you drive me crazy"...
pra mim arte sem relação com o mundo ou é masturbação de um mané que domina este ou aquele instrumento ou alienção,

tath cobain
Veterano
# abr/05
· votar


cara tipo eu acho legal eu pessoalmente se tivesse uma banda faria musicas reclamando sobre a atual situação não só do brasil mas das guerras que politicos fazem para dominar outros paises só para ficar com as riquezas dos paises eu acho certo bandas que fazem musicas desse genero pra botar um pouco de conciencia na cabeça das pessoas

elcio
Veterano
# abr/05
· votar


Ei galerinha, nao qero dizer opiniao politica "só" em letras, mas tem em

declaraçoes!

Valeu galera, vo6 tao levando a serio a parada!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Consciência politica na música