Os 60 anos daquele q já foi chamado, por muitos, de "deus"

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# mar/05 · Editado por: Moderador


Galera, o post é kilométrico, mas vale a pena ler cada linha deste texto. Pra qm gosta de música, pra qm gosta de guitarra, e pra qm gosta de lições de vida.
É uma singela homenagem q eu faço neste fórum a uma pessoa q completa hj (30/03/2005) 60 anos de idade... Mr. Eric Clapton!


Eric Patrick Clapton, o pequeno Rick, nasceu no dia 30 de Março de 1945, na casa de seus avós, Rose e Jack Clapp, um lar modesto no Green, em Ripley, Surrey. O sobrenome Clapton vem do primeiro marido da viúva Rose, Reginald Clapton. Filho de Patricia Molly Clapton, que tinha apenas 16 anos quando deu a luz, e do soldado canadense Edward Fryer, que servia ocasionalmente no Inglaterra. Em circunstâncias normais, a chegada de um filho seria celebrada pela família e os vizinhos, mas a gravidez de uma mãe solteira numa comunidade conservadora se transformava num prato cheio para mexericos. A vida não foi fácil para Pat Clapton. Edward Fryer era da força aérea canadense e servia na Inglaterra no final da segunda guerra mundial, tocava piano em salões de baile, nas horas de folga, donde veio a conhecer Pat Clapton.Era um relacionamento sem futuro, pois Edward retornou para o Canadá e sua mulher, e saiu da vida deles definitivamente tão logo a guerra acabou. Mais tarde Patricia casou-se com outro soldado canadense e mudou-se para a Alemanha, e mais tarde para o Canadá, deixando Clapton com os avós.

Eric nunca conheceu a vida do pai em detalhes até pouco tempo atrás, quando um jornalista canadense descobriu quem foi seu pai e os descendentes que deixou. Eric Clapton foi criado pelos avós, como sendo seus verdadeiros pais, em Ripley. Desde os 5 anos de idade o pequeno Rick freqüentou a escola primária da Igreja da Inglaterra de Ripley. Aparentava ser uma criança brilhante, capacitada a passar em todos os exames adicionais e indo para a aula de gramática, e então entrou para no St. Bede’s Secondary Modern, no Send, perto de Woking. Aqui ele demonstrou um talento natural para a arte e aos 14 anos ele foi transferido para o Hollyfield Road School, Surbiton, que abrigava o departamento júnior do Kingston Art College, próprio para estudar desenho gráfico. Mas havia um problema, Eric havia descoberto a guitarra.

A primeira, foi um presente ao completar 13 anos de idade dada por Rose e Jack Clapp, sendo uma acústica de 14 libras da Bell’s Music Shop em Kingston e, quase todo o seu tempo acordado era gasto aprendendo e conhecendo o instrumento. Ele a carregava no ônibus no trajeto para a escola e foi a principal razão para ser convidado a se retirar da escola aos 16 anos. Seu primeiro trabalho pago foi como carteiro temporário, durante o natal de 61. Eric chegou a trabalhar como assistente de pedreiro com seu avó, mas abandonou o trabalho temendo machucar as mãos e não mais poder tocar. As inclinações musicais de Eric Clapton se desenvolveram dentro de áreas mais exigentes do que o pop habitual da época.

Ele se interessou pelo autêntico Blues americano e ouviu com admiração os discos dos negros como Big Bill Broonzy, Muddy Waters, Howlin’Wolf, e o mais crucial deles, Robert Johnson, o lendário bluesman do Mississippi, o qual diz a lenda ter vendido a sua alma ao Diabo em troca de sua virtuose. A história de Jonhson, pitoresca dos bluesmen errantes do passado, pode ter sido o portal de entrada do jovem Eric, tal ele lutou para tentar se igualar às performances emocionais e atormentadas daqueles mentores americanos, em sua guitarra, uma Kay elétrica, de 100 libras, comprada com muito custo.

Assim equipado, ele entrou em sua primeira banda, “The Roosters”, após um convite de seu guitarrista Tom McGuiness. Os Roosters ficaram juntos nos primeiros seis meses de 63, tocando ao redor de Richmond, números de R & B. Quando a banda acabou, Eric e Tom juntam-se aos “The Engineers”, e a banda trouxe junto Casey Jones, líder de uma banda de Liverpool chamada “The Casanovas”, que tinham liberado seu vocalista e se rebatizaram de “The Big Three”. A reunião durou um mês. A próxima banda de Eric Clapton foi para trazê-lo à atenção de um vasto público mais afastado. Ele encontrou-os no Crown, um pub de Kingston, Surrey, e foi convidado a entrevistar-se após fazer um comentário desacreditando seu guitarrista Paul-Samuel Smith. O nome deles era “The Yardbirds”. O público batia palmas cadenciadamente, enquanto Eric trocava as cordas quebradas de sua guitarra. Assim, ele ganhou o apelido de slowhand. Eric Clapton começava a entrar para a história como o melhor guitarrista de todos os tempos.

A ascenção meteórica dos Yardbirds esbarra no purismo de Clapton, ele não admitia abandonar o Blues em troca do dinheiro fácil do pop. Clapton estava fora do grupo, e em abril de 1965, John Mayall convidou Clapton a juntar-se a sua banda: os Bluesbreakers de John Mayall. Durante a temporada dele com esta banda, Clapton estabeleceu sua reputação de guitarrista. Nesta época começou o fenômeno da re-importação do Blues pelos americanos. O relacionamento dele com a banda era turbulento e Clapton partiu durante algum tempo para visitar a Grécia com amigos. No retorno dele, o álbum Bluesbreaker Com Eric Clapton foi registrado. Durante os shows, o público gritava enlouquecido "Give God a solo!" Surge o legendário grafite nos muros e metrôs de Londres.Clapton is God! O álbum John Mayall´s Bluesbreakers featuring Eric Clapton é considerado até hoje, uma Bíblia de cabeceira para qualquer guitarrista. Em 1966, ele se associou com o Jack Bruce e Ginger Baker para formar O Cream. Viagens extensas nos E.U.A. e três álbuns, Fresh Cream, Disraeli Gears, e Wheels Of Fire - trouxe aclamação mundial para a banda . Enquanto membro do Cream, ele cimentou a sua reputação de guitarrista número um do Rock. Clapton conhece Jimi Hendrix e ficam amigos, quase irmãos. Hendrix demonstrou a Clapton que havia música digna de ser ouvida e vivida além do Blues. A banda esfacelou-se sob o peso do ego dos parceiros que discutiam constantemente. O mérito do Cream foi transformar o Rock' N' Roll em música para adultos. Bruce e Baker tinham forte formação jazzistica, e junto com o Blues de Clapton, conseguiram um som incrível, face aos longos improvisos no palco.

A separação do Cream aconteceu em 1968, e Clapton após ouvir o álbum Music From Big Pink do The Band decide dar uma guinada. Clapton fundou o Blind Faith - o primeiro supergrupo do rock - com Steve Winwood, Ginger Baker, e Rick Grech. Acabando depois de um álbum e uma excursão americana desastrosa, Clapton tentou esconder-se da fama crescente viajando como um sideman com Delaney & Bonnie. Um álbum ao vivo daquela excursão foi lançado em 1970. O debut de Clapton na carreira solo também foi lançado naquele ano.Pelo verão de 1970, ele formou o Derek and Dominos com os amigos dissidentes da banda de Delaney & Bonnie. Os Dominos iriam gravar o álbum mais seminal do rock, Layla e Outras Variadas Canções de Amor. Um állbum de conceito, seu tema revolvido ao redor do amor não correspondido de Clapton pela esposa de George Harrison, Patti . Nesta fase Clapton aumentou sua aproximação com o amigo George Harrison e colaborou com os solos de While My Guitar Gently Wheeps, do álbum branco dos Beatles, e depois trabalhou no primeiro disco de George, junto com o que seria os Dominos, além de várias sessões da gravadora Apple. A banda acabou fazendo uma excursão americana e uma tentativa frustrada de registrar um segundo álbum de studio. O fracasso comercial do álbum Layla e o amor não correspondido de Clapton afundado em tres anos de hábito de heroína, e a morte de Jimi Hendrix bateu duro nos Dominos. A banda chegava ao fim devido a essa paranóia e o uso abusivo de drogas. Clapton passou a ser considerado o mais prováve próximo morto, depois de Morrison, Joplin e Hendrix. Clapton jamais imaginou que sua viagem através da escuridão do mundo da heroína seria tão devastadora.

Após o Rainbow Concert em janeiro de 73, convencido pelo amigo Pete Townshend, ele iniciou um tratamento revolucionário, a base de acupuntura eletrônica para largar as drogas. Curado, trabalhou no verão como colhedor de feno para adquirir a forma física, em uma fazenda. Clapton estava pronto para trabalhar novamente. Em 1974, ele reapareceria com um estilo novo e lançaria o álbum agora clássico, 461 Ocean Boulevar. Ele estava feliz e casado com Patti Boyd, mas infelizmente ele substituiu o hábito da heroína pelo álcool. Ao longo dos anos setenta, sua vida pessoal e o trabalho de estúdio sofreram por causa disto. Em 1981, ele foi hospitalizado devido a úlceras causadas por uma combinação mortal de analgésicos e quantidades prodigiosas de conhaque. Escapa de um acidente de carro,sem maiores danos. Patti Boyd começa a notar que Eric está avançando o sinal. Em janeiro de 1982, convencido por Roger Forester, seu gerente e amigo pessoal, ele entrou na Fundação de Hazelden, uma clínica de reabilitação para alcoólatras. Clapton permaneceu sóbrio desde 1987 pelo ingresso nos Alcoólatras Anonimos.Em fevereiro de 1998, ele anunciou a abertura do Crossroads Centre, uma clínica de reabilitação em Antígua. Ele gastou mais de 6 milhões de dólares do próprio bolso neste projeto, e leiloou 100 de suas preciosas guitarras, para chamar a atenção sobre o seu projeto. O leilão arrecadou 5 milhões de dólares. A clínica tem por princípio, proporcionar tratamento gratuito para algumas das pessoas mais pobres do Caribe que não podem dispor de dinheiro. Dois terços dos leitos são para os pobres. Um dos motivos que levaram Clapton a construir o centro de reabilitação , foi o elevado consumo de drogas pelos jovens ingleses. Ele ficou indignado com a apologia das drogas e resolveu aproveitar sua experiência própria com esse pesadelo. Clapton transformou o hit "Cocaine" em um hino anti-drogas.

Soulface
Veterano
# mar/05 · Editado por: Moderador
· votar


Em 20 de março de 1991, já divorciado de sua tão amada Patti após um casamento de 9 anos, aconteceu o golpe mais terrível em sua vida. O filho Conor, nascido de um relacionamento extra-conjugal em 15 de agosto 1986, caía para a morte do alto de um apartamento em Manhattan, onde morava com a mãe. O pesar de Clapton seria expressado na canção "Tears In Heaven", que lhe traria abraços mundiais e uma nova legião de fãs, e teria seu lançamento no álbum Unplugged.Este sucesso é um tributo à decisão de Clapton de não se entregar ao vício da bebida ou das drogas novamente, face a tragédia. Desde o início de 1990, ele desenvolveu uma relação sólida com sua filha, Ruth Kelly Clapton nascida 11 de janeiro de 1985, de um relacionamento ocasional. A cada álbum após 461 Ocean Boulevard, Clapton reinventou-se musicalmente. Esta prática continua até hoje. Em 1985, Clapton descobriu um público novo, devido à seu desempenho no concerto de caridade mundial, Live Aid. Clapton deu um show espetacular e reapareceram as inscrições 'Clapton Is God' nos muros londrinos. Nos últimos anos daquela década, ele reemergiu como uma força musical a ser considerada. Clapton também esculpiu uma segunda carreira como compositor de trilhas sonoras para o Cinema e a TV. Apresentações anuais no Royal Albert Hall e álbuns prósperos como August, Journeyman, Unplugged, e as caixas Crossroads I e II, trouxeram os velhos fãs de volta, além de conquistar um público mais jovem e também feminino.

Clapton voltou ás raízes do Blues em 1994 com o lançamento do CD From The Cradle.O álbum á o tributo de Clapton aos seus heróis musicais, com versões de covers de Blues. No ano 1997 fez uma incursão na eletrônica com o lançamento de "TDF/Retail Therapy", sob o nome de X-Sample. Em 1998, Clapton lançou Pilgrim, o primeiro álbum dele de material inédito em nove anos. Pilgrim é um trabalho onde finalmente Clapton enterra os fantasmas do passado, escrevendo canções sobre seus dramas pessoais, como a falta do pai, a morte do filho querido, o abandono do vício, e o amor perdido, alé de revelar um profundo amadurecimento como cantor, mostrando uma incrível beleza na voz. Depois de algumas incursões pelas trilhas sonoras e algumas datas no Japão, além de algumas participações em shows especiais e discos de amigos, Clapton surpreendeu ao realizou um velho sonho: Gravar um álbum junto com seu guitar-hero B.B. King, lançado em Junho de 2.000. O álbum surpreendeu os homens da indústria da música, estreiando em terceiro lugar nas paradas americanas, foi disco de ouro em uma semana e, em apenas um mês, recebia seu primeiro disco de platina. O álbum é uma grata surpresa, recheado de clássicos do blues catados na memória de Clapton.

Em março de 2001, lançou o CD Reptile, onde demonstra claramente ter alcançado toda a sua maturidade musical, gravado no mesmo estúdio de RWTK e com praticamente o mesmo pessoal. Uma atmosfera retrô, totalmente jazzy, passeando da bossa nova ao blues e o jazz. Esta turnê Reptile, segundo Clapton, será sua ultima tour mundial, e comentou também que tem um projeto em mente de gravar com alguns artistas que estão retirados da mídia. Eric Clapton é papai novamente aos 56 anos. Sua namorada, Melia McEnery, de 25 anos, deu à luz a uma menina às 9:53 da manhã do dia 13 de Junho de 2001 tendo Clapton ao seu lado. Ela recebeu o nome de Julie Rose em homenagem a avó de Clapton. Este evento feliz ocorre 10 anos após a morte trágica de seu filho Conor, de 4 anos. EC também tem uma filha de 17 anos, Ruth Kelly-Clapton. Ele adquiriu uma casa para morar em Columbus - Ohio, com a nova família. Eles se casaram em janeiro de 2002, após um relacionamento de dois anos. Melia é uma moça simples que 'adora pescar', o hobby preferido de Clapton, quando não está tocando guitarra. Dia 28 de janeiro de 2003, nasceu Ella Mae, a segunda filha de seu casamento com Melia.Clapton declarou estar extremamente feliz com a vida de casado e com a nova família.

Após Eric Clapton anunciar em 2001 que "Reptile" seria sua última tournê mundial, os rumores de uma aposentadoria foram crescendo. Esta idéia se tornou mais consistente após o casamento. Muitos apostavam que a vida feliz ao lado da nova família faria o velho pendurar a guitarra de vez. Felizmente, para os fãs, esta retirada está sendo muito produtiva. Ao longo de 2003, Clapton participou de vários eventos musicais como o show na escola da filha, o Teenage Cancer Trust Benefit, o aniversário de Willie Nelson, o Pavarotti-SOS Iraq, o Jubileu da Rainha, o Blowin' The Blues Away, a histórica reunião com John Mayall e os Bluesbrakers, participou do novo disco de Ringo Starr "Ringo Rama" em homenagem a George Harrison, alem de que, foi o diretor musical do estupendo Concerto Para George Harrison, uma homenagem organizada pela viúva Olívia, após um ano da morte de George.

Dogs2
Veterano
# mar/05 · Editado por: Dogs2
· votar


Este é Eric Patrick Clapton

Dogs2
Veterano
# mar/05 · Editado por: Dogs2
· votar


Repito: Este é Eric Patrick Clapton

huahuahauhua

Tiruk
Veterano
# mar/05
· votar


Soulface
eu liiiiiii eu li aeoihaeohiaeo

Dreamchaser
Veterano
# mar/05
· votar


Algumas pessoas realmente merecem ser lembradas
Algumas pessoas relamente tem o que comemorar em seu aniversário, a vida que levaram/levam.

Longa vida ao Clapton

Pinguim Derris
Veterano
# mar/05
· votar


Um....... Fikei com preguiça de ler....Malz aew

Sparkle
Veterano
# mar/05
· votar


Com certeza ele é um dos Deuses da guitarra! Grande mestre!

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


\o/

Jackass Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


Ele merece, é um grande guitar...

Mindburner1
Veterano
# mar/05
· votar


É uma singela homenagem q eu faço neste fórum a uma pessoa q completa hj (30/04/2005) 60 anos de idade... Mr. Eric Clapton!

cara, hj eh 29/03/2005...

Peter Rocks
Veterano
# mar/05
· votar


Mindburner1
O Soulface mora no Japão kra

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Mindburner1

hehehehe pra ele já deve ser! arigatô!

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


cara, hj eh 29/03/2005...

Eu sabia q ia aparecer alguém... hahahaha

Jackass Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


porra vcs cagam dinheiro...

king_arthur
Veterano
# mar/05
· votar


Longa vida ao Clapton
\o/

muito tri o texto.. alias, descobri que nasci no mesmo dia que a filha do Eric Clapton =D



Eric Clapton é papai novamente aos 56 anos. Sua namorada, Melia McEnery, de 25 anos
putz.. pegador esse clapton hen :P

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


king_arthur
Olha a conta bancária do cara tb... Cantando Tears in Heaven no ouvido da muié ainda... hahahahahahahaha
Sacanagem com o cara! hehehehe

bocao
Veterano
# mar/05
· votar


Ouvindo a melhor música do Eric Clapton, que conta também com as guitarras do não menos genial Duane Allman: Layla. \o/
Seja nos Yearbirds, seja no Cream, seja em carreira solo, Clapton detona. \o/

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


bocao
Ouvi dizer q o Cream vai voltar. É verdade?

Igor Martins
Veterano
# mar/05
· votar


Não ia ser """""só"""""" um show do Cream?
Q eu lembro era isso

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


Igor Martins
Vou dar uma pesquisada nisso. Se souber de alguma coisa eu posto.

bocao
Veterano
# mar/05
· votar


Soulface
Sim.\o/
Mas não sei se é definitivamente ou vão ser só alguns shows...

cocomaluko
Veterano
# mar/05
· votar


naum li, mas deve ser interessante

Igor Martins
Veterano
# mar/05
· votar


Soulface
Procura no whiplash, lá deve ter

bocao
Veterano
# mar/05
· votar


http://whiplash.net/newsmore.mv?cod=cream

Aqui têm algumas notícias.

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


Igor Martins
Vou dar uma olhada nuns site japas tb. Sempre qndo essas bandas voltam, elas passam por aqui!
(é pra fazer inveja sim! haeuhaeuauehauehaueha)

Igor Martins
Veterano
# mar/05
· votar


Soulface
Soulface-San
Maldito!!!!!
kamehamehaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Makakankousapou (oro???)
Hitten-Mitsurugi Ryuu Ougi - Amakakeru Ryuu no Hirameki

(se eu lembrar algum golpe vou colocar)

Um dia aprendo japonês de verdade

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


Igor Martins
hauheauheauehaueauehaeuaea!!!
Alguma coisa de bom tem q ter nessa porra aqui!

Igor Martins
Veterano
# mar/05
· votar


Soulface
Japão é massa

Marty Friedman q fez bem, casou com uma japa e agora mora lá

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


Igor Martins
E dá aula do GIT daqui! hehehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os 60 anos daquele q já foi chamado, por muitos, de "deus"