Alguém pelo amor de Deus me responda "algumas" duvidas sobre compasso musical.

    Autor Mensagem
    Abacaxi14
    Membro Novato
    # dez/21


    Ja pesquisei e li em todos os lugares da internet mas simplesmente n entra na minha cabeça, então pfv me expliquem como se eu fosse um macaco.

    Como eu sei qual figura vale 1 tempo?

    Qual é a diferença entre um compasso simples e um composto?

    Como escutar/perceber qual é o tempo forte numa musica? Pra mim os sons parecem todos iguais...

    Num compasso 4/4 o numerador diz a quantidade de batidas que eu posso dar ou ele diz o tempo maximo do compasso? Tipo assim eu posso colocar 4 semibreves (4 batidas) ou eu posso colocar no maximo 1 semibreve que ja seria os 4 tempos? Ou nenhum dos dois?

    Nem sem mais oq eu to falando, pfv alguem me ajuda :/

    makumbator
    Moderador
    # dez/21 · Editado por: makumbator
    · votar


    Abacaxi14
    Como eu sei qual figura vale 1 tempo?

    As figuras são representações fracionárias do todo (o todo é o compasso), logo não é possível dizer de antemão que a figura tal isolada (de um contexto) vale um tempo ou não (entendendo-se 1 tempo como uma pulsação ou batida), pois isso depende do valor do compasso.

    Em x/4 (por exemplo, 2/4, 3/4, 4/4, 5/4, etc...) uma batida ou pulsação básica corresponde à figura semínima (que é o 4 de denominador na fração da fórmula de compasso).

    Em x/2, como em 2/2, 4/2, etc... a pulsação básica é a mínima (novamente, por estar expressa no denominador na fração).

    Em x/8, como 2/8, 3/8, 4/8, 5/8, 7/8, 11/8, etc... a pulsação básica é a colcheia.

    O mesmo ocorre em x/16, como 5/16, 7/16, etc... ficando a figura de semicolcheia como pulsação básica.


    Obviamente que pode-se contar de maneiras diferentes o mesmo compasso (algo muito comum por exemplo em compassos compostos). Um 9/8 pode ser entendido como 9 pulsações de colcheias, ou 3 pulsações cada uma com uma célula de 3 colcheias (dito de maneira simples para você entender, como se fosse um 3/4 de tempo "tercinado"). Um 12/8 pode ser visto como 4 tempos com cada tempo compreendendo 1 célula de 3 colcheia.

    3/4 em andamentos muito rápidos, muitas vezes são contados em 1 (ou seja, cada pulsação é literalmente todo o compasso).


    O que recomendo é que você pense as figuras sempre como frações, e não como unidades estanques. Elas dependem do contexto para se definir se são o tempo básico ou não. Ritmo musical é basicamente a disposição fracionária sequencial de sons e silêncios ao longo do tempo e dentro de unidades temporais maiores (chamadas de compassos).

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Abacaxi14

    "Nem sem mais oq eu to falando, pfv alguem me ajuda :/"

    Mano, o makumbator explicou direitinho, mastigadinho e você não entendeu nada, certo?

    Continua se sentindo um Zé Ruela do ritmo?

    Relaxa! É assim mesmo. O entendimento das divisões rítmicas são difíceis mesmo. Leva tempo para assimilar.

    Se um dia você interessar-se por polirritmia indiana, aí sim tu vai ver o que é bom prá tosse!




    Schelb
    Veterano
    # dez/21
    · votar


    Vou tentar mastigar mais caso não tenha ficado claro com a explicação do makumbator, que já ta bem clara. Você precisa ver um quadro pra entender o valor das notas pra entender a notação do compasso. Olhando o número de baixo da fração, que é o que informa qual figura ritmica corresponde à uma batida, você pode ter 2, que é a mínima, 4 que é semínima, 8 que é colcheia e assim por diante. Já o número de cima diz quantas figuras dessas vai ter o compasso, dessa forma, um compasso de 2/4 tem 2 semínimas, um 3/4 tem três semínimas etc. A escolha da figura de baixo se dá pensando em facilitar a leitura, mas a sensação de um compasso 2/2 e 2/4 é basicamente a mesma, já que ambos vão ter duas batidas por compasso, mudando somente as figuras ritmicas que vão representar o tempo sacou? Nesse último exemplo, você ter um compasso 2/2 com uma semibreve é o mesmo de ter o compasso 2/4 com uma mínima, vai ser tocado do mesmo jeito (1 nota durante o compasso, que corresponde à duas batidas).

    Num compasso 4/4 o numerador diz a quantidade de batidas que eu posso dar ou ele diz o tempo maximo do compasso? Tipo assim eu posso colocar 4 semibreves (4 batidas) ou eu posso colocar no maximo 1 semibreve que ja seria os 4 tempos? Ou nenhum dos dois?
    O compasso 4/4 tem 4 semínimas, ou 2 mínimas, ou 1 semibreve. Nesse caso a semibreve vale 4 pulsações.

    Agora, o tempo forte num compasso é uma questão de percepção. Normalmente os instrumentos evidenciam mais os tempos fortes, tocando mais forte/alto ou tocando notas com maior duração. Os compassos acabam tendo marcações mais comuns, como no caso dos compassos 4/4, que normalmente tem o primeiro e o terceiro tempo como fortes, sendo o primeiro ainda mais marcado que o terceiro. Numa música 4/4 com bateria, muitas vezes você tem o bumbo marcando forte a primeira pulsação e a caixa marcando a terceira batida, por exemplo, mas isso está longe de ser uma regra, é só um exemplo frequente. As trocas de acordes no violão também comumente marcam tempo mais fortes, na música 4/4 acontecem geralmente no primeiro tempo e as vezes no primeiro e terceiro, o que apesar de não ser uma regra é o que acontece na grande maioria das músicas. Músicas 3/4 costumam ter aquela sensação de valsa, com o primeiro tempo forte, seguido pelos dois fracos. Não vou seguir os exemplos porque tem muitas variações. Tenta reparar nessas coisas que logo você entende. Ritmo é algo muito intuitivo .. se você se deixar dançar ou mover o corpo de um lado pro outro, ou bater cabeça, você provavelmente vai seguir os tempos fortes.

    Deixa a compreensão de tempo simples e composto pra depois de entender o básico .. assim como tente entender como funciona um compasso 4/4 antes de tentar entender a diferença entre 6/4 e 6/8, blz? Lembrando que esse papo é mais importante pra quem faz leitura de partitura .. pra quem não faz, tem pouca contribuição prática.

    Abacaxi14
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    você pode ter 2, que é a mínima, 4 que é semínima, 8 que é colcheia e assim por diante. Já o número de cima diz quantas figuras dessas vai ter o compasso, dessa forma, um compasso de 2/4 tem 2 semínimas, um 3/4 tem três semínimas etc.



    Cara vc me salvou, finalmente consegui entender lendo oq vc escreveu. Eu tava quase pegando uma banana e indo subir numa arvore, muito obrigado mesmo já é a segunda vez que vc me salva nesse forum.

    Abacaxi14
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    Se um dia você interessar-se por polirritmia indiana, aí sim tu vai ver o que é bom prá tosse![/i]

    Eu tenho 2 coisas pra dizer sobre isso.

    1- Eu acho q desenvolvi 2 tumores lendo a partitura do video.
    2- Isso foi muito especifico.

    Schelb
    Veterano
    # dez/21
    · votar


    Fico feliz que tenha te ajudado cara!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém pelo amor de Deus me responda "algumas" duvidas sobre compasso musical.