Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      opinião: marcelo d2

      Autor Mensagem
      TrasTTe
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      roniel goldfeller


      todas as letras dele falam de como é bom usar maconha, na verdade se voc perguntar a ele : marcelo d2 como acabamos com a fome na Africa ele vai te responder "libere a maconha", ou se perguntarmos a ele como resolver o problema da globalização a resposta será a mesma..


      vai escutar direitinho a música dos caras, pesquisar o assunto de cabeça aberta e depois vem discutir...

      TrasTTe
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      Quanto ao Marcelo D2 como músico:

      acho o cara muito bom, curto pra caramba planet hemp, as músicas deles não tem nada de ingênuas e vão direto ao ponto. Primeira banda que levantou publicamente a questão da legalização da maconha e defendeu essa bandeira de maneira tão ferrenha que chegou a ser presa por várias vezes (facismo velado e censura ducaraio!!!)

      na carreira solo acho que ele tá mandando muito bem, curti muito o cd dele e na minha visão ele encontrou um meio termo muito legal entre o samba e o hip hop, flertando em alguns momentos com o funk e o soul...
      concordo com quem falou que é um dos melhores na mídia hoje (um dos poucos fazendo MÚSICA)

      nota: achei o acústico dele fraquinho, não acrescentou nada ao cd solo e não tinha cara de acústico.

      Quanto ao fato de ele ter se vendido, entrado pro sistema:

      concordo! é foda ver o cara cantando no faustao e o caraleo, baita hipocrisia... Tanto isso quanto a parceria dele com o americano e o acústico precipitado me cheiram a disignio de gravadora...

      não justifica!

      Talita Souza da Cruz
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      Um maconheiro fdp que faz letras sem sentido nenhum para um bando de
      retardados escutarem e se acharem os maiores...

      DiogoSnake
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      a não posos falar muto, só conheço mantena o respewito do planet ramp, e mais umas outras duas do marcelo d2 solo, bom, aeu acho legal as musikas q eu conheço pelo menos hehe

      Alan411
      Veterano
      # mar/05 · Editado por: Alan411
      · votar


      As musicas dele tem uma batida legal..esse trampo novo dele...algumas letras sao legais..nao todas... tem uma mistura legal com samba e rap seila....mais esse negocio de D2 e charie Brou os kr da atitude..Patz..meu cão tem mais atitude q eles..

      John Johns
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      TrasTTe

      Shaskpeare tinha altas criticas sociais, tche!

      TrasTTe
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      John Johns

      Com certeza, assim como Goya, mas não podemos esquecer que esses gênios tinham também muitas obras isentas de crítica social ou estilística (no caso de Goya) e que também são arte da maior qualidade....

      mas bah! é sempre bom falar com os conterrâneos do pampa!

      eu sou de São Leopoldo, tu é de porto alegre?

      lalinhacobain
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      Preferia ele no planet hemp era mais legal


      roniel goldfeller
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      caíto, caro colega voc nem me conhece pra dizer se estou dando uma de politizado ou não... o que falei sobre fome na africa ou do severino é apenas pq o marcelo d2 e o planet hemp tentam ser os "caras" que falam a verdade sobre os problemas sociais, mas na verdade são fraudes e de forma alguma eu tentei ligar a fome na africa com marta suplicy por isso o que voc fala não tem sentido...

      arte sem critica social não é arte é diversão
      isso não é só eu que penso é roger waters, bob dylan, stanley kubrick, oswald de andrade, mario de andrade, james joyce e milhares de outras pessoas que acreditam em um papel mais relevante da arte em nossa sociedade..

      Na moral
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      O cara é foda, mesmo falando de maconha e indo contra tudo quanto é preconceito, tai agora tendo reconhecimento.... mas tem gente q gosta de falar merda...

      John Johns
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      TrasTTe

      nao... sou de sampa!

      John Elf
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      D2 eh mto loko, com certeza eh um dos melhores da musica brasileira atual
      Sim, claro, depois d umas 2000...
      Esse kra eh boçal, ridículo msm.

      caíto
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      cada um fala o que que quer, um faz críticas sociais outro fala sobre a liberação da maconha outro canta questões existenciais, cabe você tirar o que é útil de cada um. arte não é crítica social, que burrice.

      o que eu não concordo com o planet hemp é que eles só falam da liberação da maconha. mas porra, liberar a maconha não ia acabar com o tráfico. ia ter ainda coca sendo consumida pra caraleo por aí, além da maconha mais barata na mão dos trafica. tipo, parece que eles só defendem o que é de interesse deles.

      Paula teix
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      "resolver o problema da globalização" q? cuma?
      hahahah problema da globalização foi boa!!!!

      Litza
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      Ele bota um cara pra cantar em inglês na música dele, ai depois fala : salve salve os arquitetos da musica brasileira...
      Leiam a "Revolução dos Bichos" de Geroge Orwell que vcs vão entender. [i][/i]

      TrasTTe
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      roniel goldfeller


      arte sem critica social não é arte é diversão
      isso não é só eu que penso é roger waters, bob dylan, stanley kubrick, oswald de andrade, mario de andrade, james joyce e milhares de outras pessoas que acreditam em um papel mais relevante da arte em nossa sociedade..


      eu também acredito em um papel relevante da arte dentro da sociedade o que não quer dizer que a arte não possa por exemplo ser uma proposta estética, ou uma crítica da própria arte por exemplo....

      isso não é só eu que penso é roger waters, bob dylan, stanley kubrick, oswald de andrade, mario de andrade, james joyce

      daonde? quem te disse isso?

      e milhares de outras pessoas

      que milhares?

      eu aprecio a arte que busca a reflexão crítica ou a contestação, mas não desprezo a arte que se prende a forma por exemplo (apesar de fraca em conteúdo é importante para a evolução da técnica), não desprezo a arte que busca refletir sobre a condição humana (Bob Dylan tem muitas músicas que esploram esse tema) ou mesmo busca explorar efeitos estilísticos (como Pink Floyd em diversas músicas)...

      a arte não é funcional (que diga Duchamp), sua unica "função" é refletir o mundo sob um ponto de vista e inspirar as pessoas...

      TrasTTe
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      roniel goldfeller


      arte sem critica social não é arte é diversão


      tu tá dizendo que Bach

      Leonardo Da Vinci
      Goya
      Shakespeare
      Michelangelo
      Bethoven
      Mozart

      não fizeram arte em seu tempo?

      TrasTTe
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      Ele bota um cara pra cantar em inglês na música dele, ai depois fala : salve salve os arquitetos da musica brasileira...
      Leiam a "Revolução dos Bichos" de Geroge Orwell que vcs vão entender.


      o que tem a ver o fato de ele enaltecer os grandes arquitetos(termo aqui muito bem empregado) da música brasileira, com ele pôr um americano pra cantar uma música?

      onde está a contradição?

      ele disse em algum momento que tinha algo contra rappers americanos?

      não que eu saiba...

      quanto a Revolução do Bichos, já li uma pá de vezes, George Orwell é um dos meus autores preferidos...

      leiam tb 1984....

      roniel goldfeller
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      Cara, gostei de suas criticas vou tecer aqui meus comentarios:
      Bach
      Leonardo Da Vinci
      Goya
      Shakespeare
      Michelangelo
      Bethoven
      Mozart
      aqui voc faz um monte de incoerencias: bota no mesmo balaio de gato caras como leonardo da vinci e shakespeare o primeiro era um humanista e pra ele a arte era só uma das "ciências" que ele dominava....
      shakespeare fez profundos questionamentos da natureza humana assim como faziam os poetas gregos e latinos faziam em sua obra...
      outro problema: bach, mozart e bethoven todos eles fizeram obras baseadas em poesias, tragédias e comedias classicas que tinham enorme questionamento social e humano....

      2. em hipostese alguma me mostrei contra ou a favor do uso da maconha, inclusive sou a favor desde que seja regulamentada como na holanda, onde só maiores de 18 anos usam, marcelo d2 não fala isso para seu publico... eu ja tive um amigo que com 16 anos tinha problema de memorização devido ao uso pesado de maconha....

      3 . cara faço letras e uma coisa que eu luto pq serei professor e que todos os professores que me dão aula lutam é que a literetura ou qualquer tipo de arte ( pois todas podem ser intepretadas com o auxilio de semiotica) tenha um papel social, pq a arte é a principal forma de comunicação do homem.... é claro que arte pode ter apenas valor estético mas é apenas arte pela arte e isso na literatura foi abandonado no começo do século passado.... por isso eu digo que exite muitas pessoas que acreditam,
      e cara ja vi roger waters, bob dylan, nos manifestos antropofagicos de dos modernistas, nas palavras de juan rulfo, gabriel garcia marques ou de james joyce que arte deveria ter como principal função o questonamento social aliado ao seu senso estetico pq senão não seria arte...

      que tem a ver o fato de ele enaltecer os grandes arquitetos(termo aqui muito bem empregado) da música brasileira, com ele pôr um americano pra cantar uma música?

      onde está a contradição?

      ele disse em algum momento que tinha algo contra rappers americanos?

      cara voc não ve a contradição: ele é um cara que em toda a musica dele exalta a musica brasileira então pq ele não põe o cara dos racionais mcs, ou qualquer sambista que ele diz que são os arquitetos da musica brasileira? cara só acho que se ele quis botar um americano tudo bem, o problema é esta frase que é quase como um pedido de desculpa... afinal voc chama seu vizinho do lado direito pra ir na tua casa e quando ele chega voc fica falando pra ele de como o do lado esquerdo é bom?

      cara outra coisa que ponto? que ponto a musica dele vai? ele só sabe dizer que a culpa é do sistema, dos homi, dos deputados, dos congressistas etc... ele nunca cita nomes e como eu disse nunca vai citar afinal ele toca pro caras que ele deveria apontar como culpados..
      as musicas dele sobre maconha só ficam querendo dar a entender alguma coisa mas não existe nada de concreto,

      todas as letras dele falam de como é bom usar maconha, na verdade se voc perguntar a ele : marcelo d2 como acabamos com a fome na Africa ele vai te responder "libere a maconha", ou se perguntarmos a ele como resolver o problema da globalização a resposta será a mesma..

      cara o que está escrito aqui atrás é um hiperbole, onde eu quis dizer que ele só fala de uma coisa nas letras dele, e como ele é "super" politizado e acaba falando só de um assunto...
      e pesquisar que assunto? a liberação da maconha? voc não entendeu o que eu to discutindo: não quero saber o que as pessoas acham sobre maconha e nem quis dar minha opinião sobre isso apenas queria que fosse discutido o artista e então mostrei minha opinião: acho ele hipocrita, fraco em suas parcas tentativas de tentar defender algo(a liberação da maconha) e um exemplo do que é um péssimo artista: vive por uns trocados ganhos graças a iludir um monte de idiotas com a promessa de que tendo a atitude "e ai neguinho qua lé" voc consegue ser alguém no mundo...

      TwisT_WesleY
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      eu sinceramente naum gosto...

      o estilo dele não faz minha cabeça... apesar d eu estar d acordo q as letras dele tm um otimo senso critico... mas pqp... o cara eh mto pessimista... eh dificil ver musica dle otimista.......

      ele eh mto down... or something like it...

      TrasTTe
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      E aí roniel goldfeller, blz?

      legal o que tu postou acima...

      concordo em vários pontos contigo, acredito que nossos pontos de vista não são assim tão diferentes, a discordância está apenas na maneira de defender as idéias.

      aqui voc faz um monte de incoerencias: bota no mesmo balaio de gato caras como leonardo da vinci e shakespeare o primeiro era um humanista e pra ele a arte era só uma das "ciências" que ele dominava....


      a seguir explicarei porque misturei esses artistas para defender que a arte independe da crítica social para existir....

      leonardo da vinci ... era um humanista e pra ele a arte era só uma das "ciências" que ele dominava....


      pode-se dizer que ele expressava a corrente humanista na racionalidade da sua obra, daí a dizer que suas obras continham crítica social é um abismo...
      quanto ao fato de ele ver a arte como uma ciência, não invalida a legitimidade de suas obras serem chamadas de Arte...

      shakespeare fez profundos questionamentos da natureza humana assim como faziam os poetas gregos e latinos faziam em sua obra...


      eu já havia mencionado isso no post anterior, (não desprezo a arte que se prende a forma por exemplo (apesar de fraca em conteúdo é importante para a evolução da técnica), não desprezo a arte que busca refletir sobre a condição humana (Bob Dylan tem muitas músicas que esploram esse tema) ou mesmo busca explorar efeitos estilísticos (como Pink Floyd em diversas músicas)... )

      vamos concordar que a reflexão da natureza humana não pressupõe a crítica social... no caso de Romeu e Julieta temos uma obra de Arte que não constitui crítica social....

      relembrando a tua afirmação: arte sem critica social não é arte é diversão

      outro problema: bach, mozart e bethoven todos eles fizeram obras baseadas em poesias, tragédias e comedias classicas que tinham enorme questionamento social e humano....


      bem como faziam sinfonias visando apenas a transmissão de sentimentos, a expressão de idéias musicais (principalmente em bach), isentas de crítica social e, ainda assim, Arte....

      ...............................................................................

      em hipostese alguma me mostrei contra ou a favor do uso da maconha, inclusive sou a favor desde que seja regulamentada como na holanda, onde só maiores de 18 anos usam, marcelo d2 não fala isso para seu publico... eu ja tive um amigo que com 16 anos tinha problema de memorização devido ao uso pesado de maconha....


      pode crer...

      cara faço letras e uma coisa que eu luto pq serei professor e que todos os professores que me dão aula lutam é que a literetura ou qualquer tipo de arte ( pois todas podem ser intepretadas com o auxilio de semiotica) tenha um papel social, pq a arte é a principal forma de comunicação do homem.... é claro que arte pode ter apenas valor estético mas é apenas arte pela arte e isso na literatura foi abandonado no começo do século passado.... por isso eu digo que exite muitas pessoas que acreditam,
      e cara ja vi roger waters, bob dylan, nos manifestos antropofagicos de dos modernistas, nas palavras de juan rulfo, gabriel garcia marques ou de james joyce que arte deveria ter como principal função o questonamento social aliado ao seu senso estetico pq senão não seria arte...


      que bom que tu vê a arte dessa maneira, com uma função social maior, eu tb vejo, quando faço uma letra procuro sempre criticar essa nossa sociedade apática a minha maneira....

      porém dizer que a arte deve ser de uma certa maneira, que a arte TEM QUE ter crítica social, é perigoso...

      PODE-SE ACABAR MATANDO A ARTE por uma tentativa de "enquadra-la" dentro de normas"...

      Eu parto do princípio de que a arte é algo vivo, quando no sistema capitalista a "arte" tem de se adequar às necessidades de mercado, ela deixa de existir, quando no sistema socialista um trabalho precisa representar as idéias do partido vigente, idem.

      endende o meu ponto de vista?

      a Arte é uma necessidade do artista, não se pode dizer que ele deve esquecer sua necessidade de expressar as idéias da maneira que quiser, seja fazendo um poema sobre um vaso chinês (vide Olavo Bilac) ou fazendo uma descontrução da própria forma (vide Piet Mondrian).

      Se o artista escreve que existe uma pedra no meio do caminho, que no meio do caminho existe uma pedra, para a sociedade "parnasiana bunda-mole" da época isso pode ser uma afronta, mas não chega a constituir uma crítica social, encaro mais como uma reflexão sobre o próprio processo de compor, no qual "a pedra" representa a racionalidade interrompendo o fluxo do subconsciente.

      ISSO É ARTE!!! sei que tu concorda comigo, por ter demonstrado ap[reço pelos modernistas....

      quanto a arte pela arte ter sido abandonada no início do século passado na literatura, não podemos esquecer que isso é consequência de um movimento contrário aos ideais parnasianos...

      a arte não foge à dialética de Hegel: tese, antítese e síntese...

      se dizemos que a Arte TEM QUE ter crítica social, corremos o risco de um contra-movimento defendendo a arte pela arte....

      TrasTTe
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      deixa eu tomar um fôlego....

      TrasTTe
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      cara voc não ve a contradição: ele é um cara que em toda a musica dele exalta a musica brasileira então pq ele não põe o cara dos racionais mcs, ou qualquer sambista que ele diz que são os arquitetos da musica brasileira? cara só acho que se ele quis botar um americano tudo bem, o problema é esta frase que é quase como um pedido de desculpa... afinal voc chama seu vizinho do lado direito pra ir na tua casa e quando ele chega voc fica falando pra ele de como o do lado esquerdo é bom?


      não tem contradição nenhuma aí e nem pedido de desculpa....

      se eu louvar os guitarrtistas da Escandinávia quer dizer que eu não posso chamar um guitarrista venezuelano para fazer parceria? não tem lógica...

      volto a dizer, o fato de ele prestar uma homenagem aos músicos brasileiros em nada interfere na decisão de chamar um rapper americano para fazer parceria...

      pq não chamou um cara do racionais?
      ele nunca se referiu aos racionais como arquitetos da música brasileira...

      então pq não chamou Sabotagem, Chico Science e Bezerra da Silva para cantarem?
      pq já morreram...

      Não vejo nada de tão anormal, perturbador ou contraditório nisso....

      TrasTTe
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      pra riba

      roniel goldfeller
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      cara voc achou que eu tinha medo de conversa? isso é um forum não é?

      bem vamos começar por partes....
      a respeito de leonardo da vinci o que disse é que ele encarava a arte assim como ele encarava a fisica, a matematica, pq ele dominava todas essas ciências... pois no ideal humanista o homem deveria dominar varos assuntos...desta forma pra ele fazer a monalisa tinha o mesmo impacto de criar aquele tanque de guerra esquisito que ele fez...

      voc em hipotese alguma pode retirar os artistas de seu contexto histórico: mozart, bethoven, shakespeare fizeram partem,cada um em sua época de movimentos que de certa forma tinham vinculo com a relidade solcial da época....
      voc sabia que a cantiga de amor na verdade é um critica social feita pelos trovandores da época em que eles questionavam o poder da igreja e da elite.... mas no segundo grau só nos ensinam que eram musiquinhas melosas feitas para uma dama idiota....essa dama era a burguesia e o deus o clero....

      cara talvez tenha exagerado , dou minha máo a palmatoria....
      é que quando vejo caras com 20, 17 e 14 anos se achando os revoltados mas admitindo que o que eles ouvem seja mais vazio que musica da xuxa eu fico triste...
      na literatura, pelo menos a moderna e dos grandes mestres, alguns dos quais eu já citei aqui nnnnão se admite arte pela arte desde o come:co do sec passado.... e dificil mas meu professor com 65 anos de idade tem mais atitude pq em hipotese alguma o cara toparia ouvir "eu canto assim pq fuma maconha"ou "e ai neguinho quale".....
      é ridiculo mas acho que vou convidar meu professora pra montar um banda de rock, pq nele ainda pussa aquele ideal critico que motivava aquele pessoal que já falei...

      outra coisa não fui eu que citei revo dos bichos, primeiramente pq é muito fraco e confuso, voc sabia que tem gente com 10 mil doutorados (hiperbole) que jura que ele é anti comunista e tem gente com igual capacidade que diz o contrario? e que na verdade o que ele queria era meter o pau nos dois lados...
      o problema cara é que ocorreu o siguinte:
      dois anos após a morte de george orwell a CIA comprou os direitos de revoluçao e fez um dezenho anti socialista que é foi exibido atá começo da decada de 90 em todas escolas americanas de 1 grau?
      sei que o cara não tem culpa, mas quando a esposa dele entrou na justiça a cia alegou que cada um interpreta o que quiser do livro e ganho!!!!
      o problema é que como ja foi dito da pra interpretar isso mesmo facinho.... tem cara que ja leu uns 20 mil livros e diz que orwell era anti socialista....
      ai reside o maior defeito dele ter feito um livro que fica em cima do muro... pega elegia 1938 de carlos d de andrade e tenta transforamar em um elogio ao capitalismo....
      revoluçao ou 1984 não são cifrados eles permitem muito facilmente uma leitura anti comunista e se voc se esforcar muito talvez voc tire algum argumento que seja anti os dois sistemas economicos....

      TrasTTe
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      roniel goldfeller

      cara voc achou que eu tinha medo de conversa? isso é um forum não é?


      ESSE É DOS MEUS!!!! hehehehheehhe
      [/i]

      quanto ao que tu postou acima sobre Leonardo da Vinci, sobre não tirar os artistas do contexto, sobre os Sheakspiere, mozart e etc eu concordo plenamente... ainda assim vejo obras deles sem qualquer intençãode crítica social e acredito que sejam mercedoras do título Arte, obvio que a época era outra e até o conceito de Arte era outro....

      enfim, nossos pontos de vista são muito parecidos, até agora o que gera discordância (a qual mantenho), é a "polêmica" frase [i]arte sem crítica social é diversão


      eu entendo perfeitamente o que tu quis dizer nos teus posts e apoio a intenção de se fazer arte com conteúdo político e principalmente a idéia de se discernir Arte (legítima) de entretenimento, o que se faz urgênte hoje em dia....




      Obs: aquilo que tu falou sobre o trovadorismo era algo que eu realmente n sabia... legal!!!!

      Lady Banshee
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      Sheakspiere

      shakespeare

      roniel goldfeller
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      TrasTTe

      e cara acho que a gente concorda em certo ponto, como eu disse acho que a minha raiva me cega e por isso falei uma frase que realmente não da conta de tudo....
      porem como eu disse a que fica guardada em meu coraçao é aquela que provoca, que é a última saida contra a hipocrisia deste pobre mundo que vivemos...
      mantenho teimosamente em dizer que mozart,bethoven e todos esses grandes artista tinham envolvimento social, talvez , náo em tudo que fizeram, mas as vezes simplismente por terem participado de um movimento que tinha como tematica a critica.....
      sabe precisariamos de muita analise pra chegar em uma conclusáo se eles eram ou não ....
      mas como eu disse assim como o trovadorismo, caras como shakespeare, os chamados poetas goticos brasileiros ( sabe poq os poetas romanticos eram melancolicos poq eles queriam fazer uma arte em um pais que tinha escravidáo ainda, por isso como alguém poderia ser poeta de algo bom em um lugar com tanta injustiça) ficam apenas parecendo caras cahtos no 2 grau onde eles nos saó apresentados
      por isso cara e complicado dizer onde estava a critica social no poetas, artistas antigos... ela pode esta onde voc menos espera....

      TrasTTe
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      Quanto à Rev dos Bichos:

      outra coisa não fui eu que citei revo dos bichos

      eu sei....

      o problema cara é que ocorreu o siguinte:
      dois anos após a morte de george orwell a CIA comprou os direitos de revoluçao e fez um dezenho anti socialista que é foi exibido atá começo da decada de 90 em todas escolas americanas de 1 grau?
      sei que o cara não tem culpa, mas quando a esposa dele entrou na justiça a cia alegou que cada um interpreta o que quiser do livro e ganho!!!!


      num sabia disso cara....

      assista ao filme Rev dos Bichos, é revoltante!!! (sério, da vontade de vomitar), eles alteram toda a história, colocam como uma propaganda anti-socialista e ainda promovem todo aquele conto de fadas da livre iniciativa e do individualismo como algo muito nobre....

      pf!

      Quanto a George Orwell:

      acredito que o livro não se mostre nem socialista nem anti-socialsta, pq o autor não tinha a intenção de se fazer claramente defensor de nenhum dos lados....

      George Orwell foi um inglês que viveu durante o período de guerras, no qual a Europa foi devastada. Marxista convicto (não ortodoxo...), ele se viu desiludido pela ditadura stalinista na URSS que, ao invés de avançar para um estado comunista, ampliava as desigualdades sociais e favorecia uma minoria que detinha o poder....

      Isso, na minha concepção, é muito claro em toda a obra dele, principalmente na Rev dos Bichos, que nada mais é do que o relato da visão do autor sobre a revolução russa que tirou os kzares do poder, a expulsão de Trotski (filósofo e grande intelectual russo, que por sinal é meu ídolo) da União Soviética e a instituição da ditadura stalinista....

      Não vamos nos esquecer que na época das guerras todos os intelectuais do mundo se imbuiram de um espírito de pessimismo, descrença na humanidade e de disilusão quanto às instituições políticas. Também pudera, assistindo à duas guerras que resultaram no massacre de milhões de vidas e um holocausto desumano que torturou e assassinou cruelmente milhares de judeus...

      Após a Guerra, com a Europa inteira arrasada e o mundo bipolarizado, George Orwell nunca se posicionou a favor da URSS ou dos EUA, talvez por ter perdido a esperança (confiança?) nos políticos que subiam ao poder....

      Na obra 1984 a grande crítica em questão, bem como na Rev dos Bichos, é o sistema político ditatorial, já que o autor mostra-se contra o autoritarismo....

      Me identifico muito com George Orwell.

      Sou contra a ditadura do proletariado, ou qualquer sistema ditatorial...

      O poder tem que estar nas mãos do povo e para isso é preciso estabelecer um sistema democrático, é preciso dar prioridade à educação, à livre imprensa e à mobilização dos trabalhadores...

      minhas idéias são muito inflenciadas por trotski e Marx, apesar disso, não me considero socialista, acredito que existem lacunas nesse sistema que realmente não abarcam a realidade individual do ser humano, apesar disso gostaria muito de ver nosso país socialista com um mercado aberto (como a China) e um sistema democrático....

      quando tu falou da juventude revoltada eu assinei embaixo, pq realmente o idealismo demasiada utópico (quem não tem uma utopia?) é uma característica geral do jovem, mas a medida que amadurecemos é importante firmarmos nossas posições atravé do embasamento, por isso, quando algum revoltadinho vem conversar comigo com o Manifesto Comunista debaixo do braço eu já vou logo falando: Vai ler Max Weber e depois agente discute....

      para se firmar em uma ideologia não basta ver só um lado, é preciso ler autores comunista, bem como os liberais...

      roniel goldfeller
      Veterano
      # mar/05
      · votar


      Lady Banshee

      obrigado por voc ter me corrigido, sou uma pessoa melhor desde então...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a opinião: marcelo d2

      306.085 tópicos 7.902.135 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital