Identidade musical

Autor Mensagem
Ed_Vedder
Veterano
# fev/05 · Editado por: Moderador


Salve Galera

Voces nao acham que mais importante do que técnica e até mesmo feeling, seja a identidade que empenhamos no que fazemos?

Estava assistindo o DVD do David Gilmour, e comecei a pensar... Voce reconhece uma musica dele só pela maneira como ele toca, os solos dele sao carregados de sentimento... e existem varios exemplos

Quem nao reconhece a guitarra de Carlos Santana, Mark Knopfler, The Edge (U2), Slash, as linhas de baixo de Flea, os vocais carregados de emoçao de Vedder, Bono Vox, até a maneira tosca de tocar guitarra de Kurt Cobain era inconfundivel, o baterista do Metallica tambem é outro exemplo.

Vamos desenvolver este assunto, se possivel com exemplos.

Um Abraço.

LeandroP
Moderador
# fev/05 · Editado por: Moderador
· votar


Pra mim todos os elementos podem ser usados na música.

Não acho que um bend de vários compassos significa feeling e nem um trilhão de notas por segundo significa técnica.

Há muito mais beleza, muitas vezes, em pausas do que as notas.

Valorizo o pensamento de que, se não sabe o que fazer na hora, não faça... passe a bola! A partida de futebol não fica mais feia porque um zagueiro fez o gol, não é?!

Sentimentos todos nós temos, a técnica é o meio e a música é o fim!

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci
excelente teu comentário

TrasTTe
Veterano
# fev/05
· votar


E aí Ed_Vedder, blz

o maior objetivo (e desafio) pra mim, dentro da música é encontrar o MEU SOM... acredito que isso seja mais importante do que técnica ou do que o próprio feeling.

eu acho sem graça quando vejo aqueles baixistas super técnicos com o mesmo timbre de sempre, tocando as mesmas linhas de sempre, enfim, sem personalidade.

Sou muito mais um Mike Dirnt (green day), por exemplo, que faz linhas simples, mas cheias de personalidade.

pegandou o caso de alguns mais virtuosos cheios de personalidade podemos citar Geddy Lee e Neil Peart (Rush), John Frusiante (Red Hot), Yamandu Costa, Marcus Miller...

TrasTTe
Veterano
# fev/05
· votar


Foi mal, botei o frusiante no meio dos mais virtuoso...
isso é bem questionavel...

de qualquer forma aproveito para citar dois nomes que fizeram sucesso transformando em música (musifazendo?) suas pesonalidades:Jimmi Hendrix e Tom Morello

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


TrasTTe

exatamente o raciocinio que eu estava defendendo... concordo com todos os citados, exceto Marcus Miller que eu nao conheço

Um Abraço

Digao
Veterano
# fev/05
· votar


ninguem aqui vai dizer q o mais importante e a parte mecanica... a discussao ja nasceu morta hehe...

Digao
Veterano
# fev/05
· votar


E quem vai julgar o q tem "identidade" e o q nao tem??? sob q criterios???

TrasTTe
Veterano
# fev/05
· votar


Digao

acho que para seguir uma discussão produtiva, por que não tentamos definir um conceito para estilo? o que exatamente é estilo? o que diferencia estilo de feelling?

TrasTTe
Veterano
# fev/05
· votar


o que exatamente é estilo?

o que diferencia estilo de feelling?

Digao
Veterano
# fev/05
· votar


TrasTTe

agora sim...

Digao
Veterano
# fev/05
· votar


Entao... estilo individual de um guitarrista seria na minha opiniao algo +- assim...

Dominio sobre o vocabulario q ele usa, sobre as dinamicas... O quao facilmente ele consegue transmitir o q pensa...

Se é parecido com alguem por influencias ja sao outros 500...

Mas basicamente é o cara q consegue pensar (e tocar) atraves do proprio raciocinio... consegue dar varias intencoes para o q toca...

Ja a diferenca entre estilo e feeling eu nao acho q seja algo comparavel...

feeling e apenas a forma como vc coloca as coisas...

felipe vai
Veterano
# fev/05
· votar


Mas isso eh do timbre e da pegada do cara!
Se todos esses citados tocassem em uma tonante com um amp ruim vcs nao reconheceriam seus sons!

Nicegirl
Veterano
# fev/05
· votar


É, cara....toda vez q eu ouço Santana, eu penso isso.....
é simplesmente lindo quem consegue ter uma identidade.....ter um jeito proprio de tocar...

yield
Veterano
# fev/05
· votar


Incluiria tambem Jethro Tull. Não sei o nome do guitarrista, mas o estilo é inconfundivel.

yield
Veterano
# fev/05
· votar


E viva Aqualung!!!

LêLP
Veterano
# fev/05
· votar


aqueles "berros" do Chester são marca registrada
o Slash,
o Axl tem uma marca vocal q ninguém mais tem
o Steve Tyler do Aerosmith, tbm tem aquele gritinho q ele dá no final de algumas frases q é só dele.

Urubu Rei
Veterano
# fev/05
· votar


O melhor do Jethro Tull é a flauta.

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


yield

Quem não conhece confunde Focus com Jethro Tull

Urubu Rei
Veterano
# fev/05
· votar


Jethro Tull é o som.
Eu to com um disco aqui: Live at The Isle of Wight
O disco mais foda q escutei esse ano, MUITO bom...

... e só de saber q o melhor som que escutei esse ano é a gravação de um show de 1970, dá pra ter uma noção da verdadeira CATÁSTROFE que se abateu sobre a musica atual.

yield
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci

Nunca ouvi Focus, vo baixa umas musicas pra ver, se da pra se confundir com Jethro Tull deve ser bom pra caraleo

Urubu Rei

Tbm gosto da flauta, mas o melhor do Jethro Tull eu acho o vocal, é um dos timbres mais legais que eu ja ouvi

Cody
Veterano
# fev/05
· votar


Estilos inconfundíveis e bem pessoais, q me impressionaram MUITO algum dia...

Guitarra - Luca Turilli, Brian May (Queen)
Baixo - Fieldy (Korn) e Matt Freeman (Rancid)
Bateria - Max Koslene (Krisiun) e Joey Jordison (Slipknot)

Urubu Rei
Veterano
# fev/05
· votar


yield

Focus é uma banda de rock progressivo dos anos 70, MUITO MAS MUITO FODA. Escute mesmo, vai fazer bem aos seus ouvidos.

Urubu Rei
Veterano
# fev/05
· votar


yield

Mas pelo amor de Deus, não diga aos seus amigos indies nada sobre Jethro Tull, Focus ou rock progressivo em geral. Se souber q essas bandas estao tocando no circuito dos modernos, alternativos e cults... cara eu sou capaz de me matar.

yield
Veterano
# fev/05
· votar


Urubu Rei

hahahaha eu moro em cidade pequena, nem existe indies por aqui ainda

Urubu Rei
Veterano
# fev/05
· votar


yield

Aqui tb nao tinha... mas de repente eles se espalharam como uma praga... acho q nem se eu saisse com uma metralhadora em cada barzinho enfumaçado, show do Los Hermanos ou campi de curso de comunicacao social mataria todos...

Aproveite enquanto tua cidade ainda é pura.

yield
Veterano
# fev/05
· votar


Urubu Rei

putz eu gosto de los hermanos e faço comunicação social, será que eu sou indie e nem sei ?

Urubu Rei
Veterano
# fev/05
· votar


yield

Por favor nao dirija mais sua palavra a mim, seu indie maldito.

yield
Veterano
# fev/05
· votar


hahaha, vo durmi


Só consegui baixa do Focus a musica Hocus Pocus, amanha vo tentar baixa mais. Gostei da musica, instrumental foda pra caraleo

lvbox
Veterano
# fev/05
· votar


Urubu Rei
o que seria indie?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Identidade musical