Álbum Conceitual

Autor Mensagem
Hurin
Veterano
# set/05 · Editado por: Hurin
· votar


Temple of Shadows - Angra --- Conta a história de um cavaleiro cruzado e etc.

Nightfall in Middle Earth - Blind Guardian --- Conta a história do livro O Silmarillion, de Tolkien.

Into the Electric Castle- Ayreon --- Pessoas de diferentes épocas são aprisionadas em um castelo e bla bla bla.

Eppur si muove - Haggard --- Se não me engano, fala sobre a vida de Galileu Galilei.

Excalibur - Grave Digger --- Fala sobre os cavaleiros da távola redonda, Avalon, Rei Artur e etc.

Luxaeterna - Aquaria --- Fala sobre a criação do mundo e tals.

Epica e The Black Halo - Kamelot --- Um homem (Mefisto, acho) perdeu sua esposa, ela morreu num sei como. Aí ele faz um trato com o demo, falando que o demo lhe daria de tudo, e se ele obtesse a felicidade novamente, sua alma seria do tinhoso. Mas ele fez esse trato pois sabia que sem a 'vadia' nunca iria obter felicidade novamente. Então ambos partem em uma jornada.

MUSSOLINEODUCE
Veterano
# set/05
· votar


O melhor álbum conceitual de todos os tempos foi o Sargento Pimenta dos Beatles, o primeiro e o único de todos os álbums conceituais que alguns otários a posteirori tentaram imitar. Aliás foi este álbum que incentivou todos os babacas do mundo a fazer álbum conceitual.

Hurin
Veterano
# set/05
· votar


Vá a merda você. E os beatles também.

squee
Veterano
# set/05
· votar


MUSSOLINEODUCE
cale-se "vadia"

Filho Pródigo
Veterano
# set/05
· votar


Seventh Son Of A Seventh Son

Dave Grohl
Veterano
# set/05
· votar


Star Wars

gui_l
Veterano
# set/05
· votar


Alguém pode me dizer o q é isso??? O.o

Filho Pródigo
Veterano
# set/05
· votar


gui_l

album conceitual é quando as músicas tem uma certa relação, ou seja, que transmitem uma história. Mais ou menos, seria o album um livro e as músicas capítulos desse livro

gui_l
Veterano
# set/05
· votar


Filho Pródigo
Eu sabia q existia esse tipo d album, só não sabia o nome...

The Dark Side Of The Moon (3)

Progger58
Veterano
# set/05
· votar


O melhor álbum conceitual de todos os tempos foi o Sargento Pimenta dos Beatles, o primeiro e o único de todos os álbums conceituais que alguns otários a posteirori tentaram imitar. Aliás foi este álbum que incentivou todos os babacas do mundo a fazer álbum conceitual.

É realmente terrível essa arrogância típica dos necrobeatlemaníacos, aliada à falta de conhecimento sobre a história, não é mesmo?

Faz favor, tome nota aí para não falar besteira no futuro: O PRIMEIRO DISCO CONCEITUAL DO ROCK FOI "FREAK OUT", DO FRANK ZAPPA, GRAVADO EM JANEIRO DE 1966. ;-)

squee
Veterano
# set/05
· votar


Progger58
esses fan besta ae
ama a banda mais supervalorizada de toda historia

Progger58
Veterano
# set/05
· votar


banda mais supervalorizada de toda historia

Concordo em gênero, número e grau. Os Beatles foram muito mais um produto de marketing do produtor deles, o George Martin, do que um caso efetivo de talento acima da média. Eram bons, nada mais do que isso. Agora de uma coisa eles foram realmente pioneiros: na "coisificação" da música, transformando-a em produto altamente rentável.

Progger58
Veterano
# set/05
· votar


Ah, e eu esqueci de dizer: até os próprios Beatles reconheceram "Freak Out", do Zappa, como uma inspiração para Sgt. Peppers!!! (quem será, então, que imitou que, heim?).

MasterOfReality
Veterano
# set/05
· votar


Awaking The Centuries - Haggard

Fala sobre Nostradamus, suas visões, etc.

edutoejam
Veterano
# set/05
· votar


Be do Pain Of Salvation

nao sei como ninguem falou desse album ainda por aqui. A idéia de que Deus criou o mundo para tentar entender quem ele é e de onde ele surgiu eh muito interessante hehehe.

isso sem falar no casamento perfeito das letras e da musica, perfeito.

Progger58
Veterano
# set/05
· votar


Muito interessante essa aí do Pain of Salvation realmente...

Aproveitando o ensejo, vou postar mais algumas:

CAMEL – Stationary Traveller (1984)

O fio condutor deste álbum é a Berlin dividida do pós-guerra, separando as duas Alemanhas (a Oriental, comunista, e a Ocidental, capitalista), com suas tentativas desesperadas de fuga de um lado para o outro, sob o manto da Guerra Fria.

CAMEL – Dust And Dreams (1991)

Baseado no livro The Grapes of Wrath (As Vinhas da Ira), de John Steinback, contando a estória de uma família de trabalhadores rurais pobre durante a Grande Depressão de 1929, gente que perdeu seus bens na crise e que parte em busca de uma vida melhor, de Oklahoma para a Califórnia, onde dizem ser um lugar mais próspero e de melhores oportunidades. Durante a viagem eles se deparam com a nova realidade, ao mesmo tempo em que descobrem que o lugar onde estão indo pode ser pior do que o que deixaram para trás.

CAMEL – Harbour of Tears (1996)

Conta a saga de imigrantes irlandeses que partiram para a América na virada do século, dentre os quais estava o avô do próprio Andrew Latimer, que também foi imigrante. É impossível não se emocionar profundamente com a singela beleza desse disco, com os climas criados, com os melancólicos solos de guitarra de Latimer em faixas como Harbour of Tears e The Hour Candle (A Song for My Father), a última do álbum.

LOS JAIVAS - Alturas de Machu Picchu (1981)

Inspirado no poema de mesmo nome, escrito pelo chileno Pablo Neruda (1904-1973), após uma visita que ele fez à cidade perdida de Machu Picchu, no Peru, descrevendo a dimensão mística e a energia do lugar. Para mim, um dos melhores discos progressivos sul-americanos.

MUSSOLINEODUCE
Veterano
# set/05
· votar


Não falem merda pela boca. Falem-me então o conceito que tem Freak Out. Então posso dizer que todos os álbuns dos Beach Boys que falam de surf e ambientes similares são conceituais. Então posso dizer que todos os álbuns que falam de amor são conceituais. Vocês não sabem nem o que comeram ontem. Estudem o que é álbum conceitual e venham conversar comigo.

John Elf
Veterano
# set/05
· votar


MUSSOLINEODUCE
Imbecil, tem albuns conceituais muito melhores que o Pimenta. Aff... ->

Metropolis do DT, além dos que eu já citei.

John Elf
Veterano
# set/05
· votar


MUSSOLINEODUCE
E outra, a idéia de albuns conceituais vem de uma coisa chamada ÓPERA, muito mais antiga do que a porra dos beatles.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/05
· votar


Eu gosto do In The Aeroplane Over the Sea que narra a historia da menina Anne Frank que se escondeu num porão durante a segunda guerra mundial, na Holanda, e tal, e a historia é bem longa e eu já escrevi ela milhares de vezes nesse forum e não vou repeti-la certo.ok.

squee
Veterano
# set/05
· votar


John Elf
Progger58

esse cara soh escreve merda, fica ae sempre defendendo os beatles, é o urubu dos beatles, mas muito mais xato

John Elf
Veterano
# set/05
· votar


squee
O Urubu pelo menos entende de Música.

squee
Veterano
# set/05
· votar


John Elf
isso é

squee
Veterano
# set/05 · Editado por: squee
· votar


editado

MUSSOLINEODUCE
Veterano
# set/05
· votar


Progger58, a coisificação da música começou, se não me engano, com Elvis que é anterior aos Beatles. O primeiro grande fenômeno pop na verdade foi Elvis. Você com 58 anos, deduzo, ainda não aprendeu isto. Vá fazer Reality Show depois de velho que nem Ozzy, vai. Os Beatles abriram mercado para as bandas que vocês curtem, meus caros. Uma banda inglesa de rock fazer sucesso nos Estados Unidos era difícil até devido ao sotaque. Já imaginaram um português cantando samba? Fica estranho, não. Então os Beatles quebraram esta barreira quanto ao sotaque no grandioso país ianque. Sem isto os roqueiros ingleses demorariam 10 anos no mínimo para conquistar o mercado americano. Toda música popular deve ser encarada como produto vendável. Seus otários, vocês acham que uma gravadora vai investir milhões de dinheiro num músico e não vai exigir retorno do investimento? Se as gravadoras tivessem esta filosofia, não existiria a indústria fonográfica e nem vocês teriam condições de ouvir os discos de seus artistas prediletos pois não teria produção nem rede de distribuição de discos. E os artistas não teriam traquilidade para produzir passando necessidade. Tomemos como exemplo Brian Epstein, empresário dos Beatles. Ele era ouvinte de música erudita, mas em vez de empresariar compositores eruditos que não vendem, ele virou empresário dos Beatles.

John Elf
Veterano
# set/05
· votar


MUSSOLINEODUCE
Bela merda tudo isso.

KuRt asfKN
Veterano
# set/05
· votar


John Elf
Eu corto minhas bolas se esse não é o filosofo grego,hitler,george bush e outros nicks de merda q aquele multi V.A.D.I.A. tinha.

John Elf
Veterano
# set/05
· votar


KuRt asfKN
É ele mesmo.

SoldierOfFear31
Veterano
# set/05
· votar


John Elf
Tava sumido?

MUSSOLINEODUCE
Veterano
# set/05
· votar


John Elf, falei álbum conceitual dentro do contexto popular e não erudito. O mesmo podemos dizer em relação ao conceito artístico da capa do Sargento Pimenta, uma obra de arte imitada depois pelos roqueiros de plantão. Certamente que existiram posteriormente capas melhores, mas esta capa foi a gênese de todas as capas posteiores de discos, foi um incentivo instigante à saída da mesmice na confecção de capas pelos artistas populares. Isso sem falar nas letras que vieram encartada no disco do Sargento Pimenta. É por este e outros detalhes que este disco é único, não apenas pelo conceito e música em si, não apenas pelo detalhe, mas pelo geral, um álbum tratado em todos os seus detalhes como uma obra de arte, fato inédito até então.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Álbum Conceitual