como registrar minha banda

Autor Mensagem
7543
Veterano
# dez/04


como, quanto, e onde registro o nome da minha banda?, fui na busca e naum achei a resposta

Akan KSA
Veterano
# dez/04
· votar


7543


o Natureza deve saber disso. Ele deve aparecer na segunda.

Lord_Mackenzie
Veterano
# dez/04
· votar


7543

registrar banda eh complicado, registrar a musica eh moleza

Akan KSA
Veterano
# dez/04
· votar


Lord_Mackenzie


guri, gostaria de saber como e onde tu registra musica.

Lord_Mackenzie
Veterano
# dez/04
· votar


Ok... Meu último post não serviu em nada mas veja :

Os grupos musicais que desejam ter a propriedade do nome e/ou da marca que utilizam devem requerer o seu registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). O representante da banda (pessoa física) deve comparecer ao instituto munido de CPF e de algum outro documento que comprove o exercício da profissão de músico (carteira da OMB ou do Sindicato ou a autonomia do INSS). Se o representante for pessoa jurídica, deverá levar Contrato Social e CNPJ. Devem ser apresentados documentos originais e cópias autenticadas. A taxa da busca é de R$ 25,00 e o registro fica em R$ 130,00 (valores em janeiro de 2004). A marca passa a ser propriedade do requerente. Se todos os integrantes da banda quiserem ter a propriedade do nome, deverão fazer um contrato particular e registrá-lo em cartório.

Instituto Nacional de Propriedade Industrial
Praça Mauá, 7 - Térreo - Centro
Rio de Janeiro / RJ - CEP 20081-240
Tel (21) 2206-3000 Site: www.inpi.gov.br


Lord_Mackenzie
Veterano
# dez/04
· votar


Akan KSA

O registro de Músicas inéditas é feito, no Rio de Janeiro, na Escola de Música da UFRJ e na Biblioteca Nacional. Na Escola de Música, são registradas as partituras, as melodias. Na Biblioteca Nacional registram-se as letras.

Biblioteca Nacional
Escritório de Direitos Autorais
R. da Imprensa, 16 / 11º andar
Centro - Rio de Janeiro - CEP
Tels (21) 2220-0039 / 2240-9179 / 2262-0017

Escola de Música da UFRJ
R. do Passeio, 98 - Centro
Rio de Janeiro - CEP 20521-180
Tel (21) 2240-1491 / 2523-4649


Lord_Mackenzie
Veterano
# dez/04
· votar


Já experimentaram o Google?
http://www.sindmusi.com.br/faqs/registro.asp

Akan KSA
Veterano
# dez/04
· votar


Lord_Mackenzie


tu tens banda? tu ja tens letras registradas? Quanto custa cada?

Lord_Mackenzie
Veterano
# dez/04
· votar


Sim, tenho uma banda fuleira de fundo de garagem (mais precisamente entre a mangueira de jardim e as latas de oleo), já compomos algumas músicas mas nada sério e veja nesse site menino q tá explicado já falei!

http://www.sindmusi.com.br/faqs/registro.asp

joao calo
Veterano
# dez/04
· votar


130 e conto? nuss fora a burocracia nem registre..

GuitarHouse
Veterano
# dez/04
· votar


eh mais..passa de 500 reais

tem muita coisa ainda faltando

romulomc
Veterano
# jan/05
· votar


GuitarHouse
o q ta faltando?

robinho
Veterano
# jan/05
· votar


isso é no Rio e em São Paulo?

allangothic
Veterano
# set/07
· votar


eu gostaria de saber como fazer para registrar o nome da banda. eu não quero ter a propriedade do nome para ganhar com ele, só quero registrar para nao correr o risco de alguém usar esse nome um dia
quero registrar o nome da banda só em meu nome, e nao de todos os membros
como se faz isso?

Marcel MSL
Veterano
# set/07
· votar


allangothic
O representante da banda (pessoa física) deve comparecer ao instituto(INPI) munido de CPF e de algum outro documento que comprove o exercício da profissão de músico (carteira da OMB ou do Sindicato ou a autonomia do INSS)
A marca passa a ser propriedade do requerente(VOCÊ). Se todos os integrantes da banda quiserem ter a propriedade do nome, deverão fazer um contrato particular e registrá-lo em cartório.

Marcel MSL
Veterano
# set/07
· votar


Toda e qualquer criação literária, artística ou científica é objeto de proteção jurídica. A atual Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98) estabelece que o registro de direitos autorais não é obrigatório, pois a sua proteção independe de registro.
Entretanto, cabe frisar que o registro de direito autoral se constitui a melhor das provas em qualquer caso, tanto para coibir o uso indevido de uma criação artística ou científica, como em disputas judiciais.

O Autor é titular de direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou, sendo que os direitos morais são inalienáveis, não podendo ser cedidos a terceiros.

O autor é sempre pessoa física, podendo, entretanto, ceder os direitos patrimoniais sobre sua obra à uma pessoa jurídica.

CRIAÇÕES OBJETO DE PROTEÇÃO VIA REGISTRO DE DIREITO AUTORAL: Obras de arte como pinturas, gravuras, histórias em quadrinhos; obras literárias tais como: livros, brochuras, apostilas; música (letra e/ou música); filmes, fotografias, programa de computador, etc...

Informações para registro de direitos autorais.

- DADOS DO AUTOR:
- NOME COMPLETO;
- DATA DE NASCIMENTO;
- PROFISSÃO;
- NATURALIDADE;
- NACIONALIDADE;
- ESTADO CIVIL;
- CARTEIRA DE IDENTIDADE Nº;
- CPF Nº;
- ENDEREÇO RESIDENCIAL COMPLETO;
- LOCAL QUE EXPEDIU A OBRA;
- TÍTULO DA OBRA;
- DADOS DA EMPRESA CASO SEJA REGISTRADO A TITULARIDADE COMO PESSOA JURÍDICA;
- RAZÃO SOCIAL;
- C.N.P.J.;
- ENDEREÇO COMPLETO;
- NOME DA PESSOA QUE ASSINA PELA EMPRESA (contendo os mesmos dados solicitados para o autor);

Em caso de obra literária, indicar também:

- GÊNERO (EDUCATIVO, TÉCNICO, OUTROS);
- Nº DE PÁGINAS/FOLHAS DA OBRA;

Em caso de obra musical, indicar também:

- TÍTULO DA MÚSICA;
- GÊNERO DA MÚSICA;


Cerberus
Veterano
# mar/08
· votar


Alguém já registou a sua banda usando o e-INPI? Me cadastrei lá tudo certo, mas na hora de gerar o GRU eu fiquei confuso, não sei exatamente qual serviço devo escolher.

Se alguém souber, realmente ficarei MUITO grato.

duz1988
Veterano
# set/08
· votar


Algo que me deixou confuso:
Por exemplo: Aprendi a tocar guitarra sozinho. Montei uma banda e creio que fará muito sucesso. Não posso registrar o nome da banda pois não tenho nenhum documento que comprove que eu seja músico?

Jio-kun
Veterano
# set/08
· votar


duz1988

Quem disse que para ter uma banda com nome no cartório precisa ser músico?

duz1988
Veterano
# set/08
· votar


Jio-kun:
O representante da banda (pessoa física) deve comparecer ao instituto munido de CPF e de algum outro documento que comprove o exercício da profissão de músico (carteira da OMB ou do Sindicato ou a autonomia do INSS).

Que documento comprovaria o exercício da profissão?

fernando tecladista
Veterano
# set/08
· votar


duz1988
não precisa ser músico, o que você vai registrar é uma marca
ou uma empresa, os músicos podem ser somente seus empregados

carteira da OMB ou do Sindicato ou a autonomia do INSS). Se o representante for pessoa jurídica, deverá levar Contrato Social e CNPJ

-----------------------------------
pra registrar uma marca de roupa eu não preciso ser costureiro, alfaiate...

Prof. Grosélio
Veterano
# set/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Jio-kun
Quem disse que para ter uma banda com nome no cartório precisa ser músico?

Para registrar uma banda, seja que estilo for, voce precisa ter carteira da OMB, que é o unico documento no Brasil que comprova que voce é músico. Nem o diploma da univerdade substitui a carteira. Porque quando se registra qualquer marca, ou patente, como queiram (nesse caso o nome da banda será uma marca ou patente) terá que especificar o que sera feito.E no caso da banda, terá que ser informado que será uma banda de música. Por isso a necessidade da comprovação, se voce é músico.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# set/08
· votar


duz1988
Que documento comprovaria o exercício da profissão?

No Brasil o único documento que comprova que voce é músico é a carteira da OMB.

duz1988
Veterano
# set/08 · Editado por: duz1988
· votar


Fui no site da OMB e me bateu uma curiosidade.
Bandas da cena independente hoje em dia, por exemplo. Podemos citar algumas que já estão na TV como Nx Zero e Fresno. Tenho quase certeza que nenhuma dessas bandas tenham integrantes com "carteira" da OMB, ou seja, os nomes dessas bandas não são registrados? Quando a banda entra numa grande gravadora esse registro de nome de banda fica mais fácil ou algo do tipo?

Obs: Como não tenho certeza sobre os exemplos citados, falo em geral, conheço muitas bandas que estão crescendo no independente e não teem músicos com "carteira da OMB". Como ficaria? Qualquer um pode registrar o nome da banda e os reais "donos" perderam o direito sobre o nome, provas como sites(purevolume, tramavirtual, fotolog, comunidade no orkut etc) criados a anos servem para comprovar que o nome é deles nesse caso?

makumbator
Moderador
# set/08 · Editado por: makumbator
· votar


duz1988

Não precisa necessariamente ser músico para registrar o nome de uma banda como marca. Pessoas físicas sim precisam comprovar a atuação na área do registro através de sindicato ou associação de classe, mas isso não vale para pessoas jurídicas(que devem apenas ter sua finalidade voltada para a área do registro). Tanto é, que há vários empresários não-músicos e gravadoras que são os donos de nomes de bandas(utilizando o reviço como pessoa jurídica), e não os integrantes músicos. Um caso recente é do Angra, em que os integrantes não tinham o direito legal pelo nome, e sim um empresário do ramo musical, que não é músico e nem tem carteira da OMB.

Veja a informação:

http://www.inpi.gov.br/

Prof. Grosélio
Veterano
# set/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Para registrar uma banda, seja que estilo for, voce precisa ter carteira da OMB

Deixa eu mesmo me corrigir. Para registrar o nome de uma banda não é necessário ter carteira da OMB, nem precisa ser músico.
Um abraço

Taiandyr
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
ah cara entao nao precisa ser musico???
posso registrar o nome da minha banda???
e como eh o procedimento no INPI???
existe o e-Marcas com fazerrr???????????????


me respondamm!!!!!!!!!1111

makumbator
Moderador
# out/08
· votar


Taiandyr

O melhor a fazer é vc mesmo acessar o site do Inpi, ler a FAQ(há várias lá), e depois, caso tenha dúvida, enviar um e-mail para eles. É melhor ter a informação correta do próprio órgão responsável.

http://www.inpi.gov.br/

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Tem um outro tópico aberto a respeito do mesmo assunto.
Como cadastrar o nome de uma banda. Entra lá, que voce vai ter todas as informações.
Um abraço

um-tecladista-thiago
Veterano
# out/08
· votar


to cafuso,to doido pra resgistrar minha banda,a grava um cd que a gravadora vai cuidar disso pra vc,mesmo que saie caro

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como registrar minha banda