ninguem gosta de radiohead?

Autor Mensagem
Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


nichendrix

Brother, o debate já está extrapolando o tópico (Radiohead), de maneira que vou deixar do jeito que está. Apenas pontuo que venda de discos e argumentos de auto-eleitas "autoridades", ainda mais em se tratando de críticos de revistas, que falam um monte de coisa errada, não implicam necessariamente em importância musical, quer em sua época de lançamento, quer atualmente.

Eu por exemplo toco e convivo com um monte de molecada de hoje, escuto todos os dias os caras tocando e falando de Nirvana e Metallica (exemplos) mas JAMAIS, repito, JAMAIS, ouvi algum deles falar de Radiohead ou Oasis; e quando falam de GNR é só pra lembrar do Slash, guitarrista favorito de boa parte deles. Aliás, quem fala dessas bandas pra eles sou eu!

O Radiohead é de fato uma banda vanguardista e que sempre tenta se reinventar, o que é bom, embora a maior parte do que eles fazem de novo não saia do jeito que eu preferiria (aqui é uma questão de gosto).

Mas o Ok Computer, um baita álbum por sinal, e que de fato tem importância duradoura, não é nem de longe O mais importante disco da década de 90. Ponto.

E não chega aos pés, em termos de importância para o rock, a música popular e a cultura pop, do Nevermind (e aqui NÃO é uma questão de gosto).

Abçs

_________________

Julia Hardy

Olha só, não sei exatamente o que você quis dizer com "merda" ou "delírio" mas o fato, e eu não preciso pesquisar no Google nem ler o que outros escreveram sobre isso porque eu vivi essa época, é que quando o GNR lançou os dois UYI, o primeiro dos quais eu fiquei aguardando o lançamento desde as 4 da manhã na porta da loja de discos, já estavam - musicalmente falando - em franca decadência, apesar de ainda terem gigantesca fama e toneladas de dólares pra financiar seus trabalhos com mega-produções impecáveis, e comprar exibições de seus clipes a cada 30 minutos na MTV, tanto a gringa quanto a de cá (pra nem falar nas rádios)...

Aliás, caso você não saiba, bom saber que a melhor (minha opinião) e mais famosa (NÃO é minha opinião) música destes álbuns (porque toca nos dois, com letras diferentes), Don´t Cry, remonta a 1986, 6 ou 7 anos antes de tais álbuns. Isso demonstra claramente o nível de decadência que os caras estavam, por conta das brigas internas e do envolvimento de todos eles com drogas (lícitas e ilícitas), a ponto de buscar músicas que eles anteriormente haviam descartado de lançar em álbuns em outras ocasiões.

Os dois UYI, tirante dois ou três épicos e meia dúzia de músicas melhorzinhas (num universo de 30!) são álbuns medíocres para os padrões do GNR até então. Outro fato.

O terceiro fato é que algum tempo depois (do lançamento dos UYI) o GNR, como aliás quase todo o hard rock, seria atropelado pelo movimento grunge e desapareceria do cenário popular, ficando restrito aos fãs mais empedernidos e aos saudosistas.

Abçs

PS: já percebi por alguns outros comentários seus que vc tem alguma "bronca" do Nirvana e/ou do grunge. Direito seu: eu mesmo relutei algum tempo em aceitar o inevitável e reconhecer a revolução que o grunge e o Nirvana (principalmente) significaram para o rock.

Porém negar a importância do Nirvana e do grunge para o rock e a cultura pop é, com todo o respeito, tapar o sol com a peneira. É, novamente com todo o respeito, revisionismo infantil, porque quem tem memória sabe a importância que teve, e as novas gerações não vao deixar de saber porque alguns não querem.

PPS: aliás, foi você que em algum outro tópico comparou Radiohead a... o que mesmo? Los Hermanos? Calipso? Oras...

nichendrix
Veterano
# jun/16 · Editado por: nichendrix
· votar


Felipe Stathopoulos
Acho que você usa muito o argumento de eu estava lá e usa muito seu gosto pra desconsiderar o que o resto do mundo pensa cara.

Todos os seus argumentos são baseados em afirmações do tipo "eu vivi essa época", ou "muitas pessoas do meu tempo ouviam isso...por isso é fato", esses argumentos são falaciosos demais pra serem usados pra desconsiderar não só a opinião dos seus pares, mas a dos especialistas (acadêmicos ou não) do assunto.

Você até agora não apresentou nenhum argumento que não seja o fato de que você viveu os anos 90 e acha que as coisas eram diferentes do que os outros pensam.

Só que eu vivi a mesma época, o LeloMig não era mais um garoto nessa época mas também viveu essa época, a Julia Hardy também viveu essa época e os três discordaram da sua opinião, então tem pelo menos 3 pessoas aqui que viveram os anos 90 e que contrariam o que você diz.

Aí fica a pergunta, se todo o seu argumento se baseia no fato de que você viveu essa época e outras três pessoas que também viveram essa época discordam da sua percepção dela, porque dever-se-ia considerar a sua percepção como mais correta?

Por isso eu faço novamente uma pergunta, quantas bandas de alguma relevância fazem um som na praia do Nirvana hoje em dia e quantas fazem um som na praia do Radiohead?

O fato do grunge praticamente ter morrido com o Nirvana e o fato de que o Radiohead ter a sua influência significativa até hoje pra mim é resposta suficiente para saber quem foi mais relevante.

Julia Hardy
Veterano
# jun/16 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Felipe Stathopoulos

"Eu vivi a época", "as pessoas falam...". Tá bom.

Você cita Don't Cry como evidência da decadência musical da banda por ser uma música da era pré-AFD. Mas, se refere ao resto do repertório como "dois ou três épicos e meia dúzia de músicas melhorzinhas". E, depois vem falar que "nós" temos birra de Nirvana e do Grunge. Parece o contrario. Isso é muito juvenil da sua parte e nós já passamos dessa fase. Além disso, você afirma que você viveu a época e por isso sabe tudo e não precisa pesquisar no Google. Mas, como você saberia, na época, que Don't Cry era uma canção antiga? Pois é.

E, Don't Cry não é o maior hit do UYI. November Rain o é(que eu saiba, não foi composta em 1985). Não precisa acreditar em mim. Pesquise a midia da época pra saber. Don't Cry atingiu a décima posição no Top 100 da Billboard. November Rain atingiu a terceira posição, atrás somente de Sweet Child O'Mine. Na América do Sul, ela ficou em primeiro lugar nas radios durante meses. É tocada em praticamente todas as apresentações do Guns. Don't Cry não era uma música fixa no repertório da banda nem durante a turnê do UYI. Após isso, ficou mais de quinze anos sem ser tocada ao vivo.

De novo: Nevermind pode ser o album mais importante historicamente (mudou o rumo do rock e da indústria musical). Mas, musicalmente, o UYI(e outros) tem um repertório superior, melhor acabado, mais sofisticado e que sobreviveu ao teste do tempo.

Sobre a comparação de Radiohead com Los Hermanos e Calypso: não lembro de ter feito isso. Se fiz, foi mais uma tiração de sarro que uma afirmação. Justamente por essa fanatismo em torno da banda. Nada além. Pensava que isso era óbvio, mas, pelo jeito, não.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/16
· votar


nichendrix

Ok, véio, respeito sua opinião. E a de todos os demais, aliás. Só quis pontuar a minha experiência de que as coisas não foram bem assim como vocês falaram. Na minha modesta opinião, claro...

Quanto a tocar hoje um som que lembre, que seja semelhante, ou que tenha influência do Nirvana, vejo incontáveis bandas, grandes e pequenas, famosas ou não (a começar da minha). Aliás, enxergo a influência direta do grunge em boa parte das bandas de rock que apareceram após tal "movimento".

E se você for, como eu costumo ir, em qualquer estúdio menorzinho, verá um monte de molecada compondo e tocando sons na mesma linha de rock do Nirvana e do grunge em geral, misturando a tal estilo de som (punk-metal? sei lá, até hoje não encontrei uma boa definição do som do Nirvana) influências as mais diversas. Aliás, muitas bandas começam fazendo covers do Nirvana e de outras bandas grunge, até porque é um som relativamente simples de se tocar.

E eu não sei porque, mas não vejo a mesma coisa ocorrer com o Radiohead. Provavelmente porque o som seja consideravelmente mais complexo.

Enfim, voltemos ao tópico.

Abçs

______________

Julia Hardy

Prezada, a ordem dos fatores não altera o resultado... se Don´t Cry é a primeira ou a segunda música mais famosa dos álbuns não invalida o raciocínio de que os caras estavam em franca decadência. E eu não precisava saber disso à época para perceber que os caras estavam em decadência na época dos UYI (bastava ouvir o AFD e depois ouvir os UYI), apenas citei o fato para demonstrar a validade do silogismo.

Eu não tenho birra do GNR, muito ao contrário, sou fã confesso desde os 12 anos de idade, tenho todos os álbuns de estúdio e toco até hoje algumas músicas deles.

Não venha inverter o raciocínio: quem tem bronca do grunge e do Nirvana é você. Aliás, percebo que você sequer tentou se defender da minha assertiva, o que, por exclusão, comprova minha constatação. Então, meu, assuma de uma vez que possui uma visão enviesada sobre o grunge e o Nirvana...

Quanto ao UYI ter "repertório superior, melhor acabado, mais sofisticado e que sobreviveu ao teste do tempo" acho que a comparação é no mínimo injusta, senão vejamos:

Temos de um lado a maior e mais rica banda de rock da sua época, com acesso a qualquer estúdio, equipamento, tecnologia ou pessoal técnico do globo terrestre.

De outro uma banda que era pouco mais que uma banda de garagem, e cujo guitarrista gravou sua base com uma Fender Jaguar e um pedal Boss DF-2...

Quem fez "mais com menos"? Será que se o Nirvana tivesse acesso ao que o GNR tinha não teria feito um álbum ainda melhor?

E ainda assim as canções do Nevermind (12, não 30!) hoje em dia tocam - no mínimo - tanto quanto as do UYI. E não apenas os hits, mas até as "Side B".

Portanto quem será, na realidade, que sobreviveu ao teste do tempo?

E outra: GNR é mais "sofisticado" que o Nirvana?

Homessa, e quem em sã consciência diria o contrário? Se a proposta do Nirvana era precisamente esta? Se a proposta da banda era exatamente dar uma resposta à glamourização excessiva do rock daquela época (e deu, e como deu, rsrs)?

Taí outra comparação estapafúrdia: de um lado uma banda com 6 ou 7 integrantes, todos músicos reconhecidos por sua qualidade e que se propõe a fazer um hard rock bem trabalhado e preciso em seus mínimos detalhes, com o uso de amplo instrumental e dos mais poderosos recursos tecnológicos disponíveis.

De outro uma banda esquisita composta por três caras boca-suja e maltrapilhos, que mais pareciam mendigos, e que mal sabiam as notas e tempos que tocavam.

Ora, e ainda assim o Nirvana está no mesmo Rock and Roll Hall of Fame que o GNR! E com, no mínimo, a mesma importância!

Meu, vc deveria tentar começar a enxergar o contexto das coisas...

Negar a importância de um Ramones, por exemplo, pra afirmar que o, sei lá, Van Halen (exemplo), é "melhor e mais influente" porque é mais "sofisticado" é um tremendo nonsense, pra dizer pouco.

Eu já disse: sou fã de Radiohead, sou fã de GNR, sou fã de Nirvana, e de uma porrada de outras bandas. Não acho que esta seja "melhor" que aquela, assim como não acho que Pink Floyd seja "melhor" que Sex Pistols, por exemplo (evidentemente que não estou falando do ponto de vista estritamente técnico).

Tudo isso é rock, tudo tem o seu valor e tudo contribuiu para chegarmos aonde chegamos hoje, para o bem ou para o mal.

O que decididamente não dá pra tolerar são posições revisionistas que tentam negar o valor histórico dessa ou daquela banda, ou deste ou aquele movimento, como se o pessoal não tivesse memória.

Abçs

BrotherCrow
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ok, vamos por partes:
1) O Guns na época do UYI estava decadente musicalmente, mas estava no auge comercialmente. Pelo menos pra mim isso é absolutamente claro. Olha o repertório deles hoje em dia, tocam o AFD quase inteiro, enquanto o UYI fica em segundo plano. E nunca tinha visto ninguém dizer que Don't Cry é o hit do disco! Tem November Rain e Estranged, que fizeram muito sucesso em parte pela exposição maciça na MTV. Acho que até Civil War ainda fica na frente de Don't Cry.

2) O Nirvana me parece ter uma carreira bem mais uniforme que o Guns. Apesar de o Nevermind ter sido disparado o mais vendido, o In Utero ainda é um disco que não tem cara de decadência: pelo contrário, parece uma evolução do caminho natural deles. E o Unplugged é um momento meio mágico dos anos 90, difícil até de explicar. O Nirvana ainda tem um grande diferencial: acabou quando ainda estava no auge. Talvez isso tenha feito alguma diferença pra mística da banda.

3) O Radiohead é um caso à parte. Eles fizeram sucesso. MUITO sucesso. Era um som onipresente durante uma época. Tocava em comercial, tocava na rádio, tocava em toda parte. Mas os fãs sempre tiveram esse complexo de indie, de achar que a banda é underground (pô, olha o título deste tópico!). Nada do que o Radiohead fez desde OK Computer é underground. Pode até ser vanguardista, experimental ou o caramba. Mas eles são uma banda muito viável comercialmente.

4) Concordo com as bandas que o nichendrix citou como a essência dos anos 90. Tem banda que passa perto, mas se fosse pra pegar só cinco, acho que eu escolheria as mesmas. Não quer dizer que sejam as únicas que têm importância, mas por mais fã que você seja não tem como colocar Green Day no mesmo patamar de Guns, NIrvana e cia.

Lelo Mig
Membro
# jun/16
· votar


Felipe Stathopoulos
BrotherCrow

Sem contar You Could Be Mine, que também tocou prá caray e foi trilha do Exterminador do Futuro.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


"Lelo Mig"

"Sem contar You Could Be Mine, que também tocou prá caray e foi trilha do Exterminador do Futuro."

Aliás, pensa por um momento na grana que não custou pro GNR comprar o direito de uso pro clipe de cenas do filme, que na época era "A" grande novidade hollywoodiana do momento...

O detalhe é que a letra daquele som não tem absolutamente nada que ver com o clipe. Este foi um dos primeiros que me motivou a, hoje em dia, não gostar mais de clipes, exatamente porque muitas vezes o clipe passa uma imagem pré-formatada, que não tem nada a ver com o contexto da música.

Abçs

Amago
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: Amago
· votar


Sempre vejo este tópico por aqui e hoje resolve responder,
claro que e só minha opinião. Eu pensava que era impossível gostar desta banda mais agora vejo que não, pois tem muita gente que gosta eu respeito mais detesto.

Julia Hardy
Veterano
# jun/16 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Felipe Stathopoulos

Você falou que Don't Cry é a música mais famosa do álbum e não é. E, ainda não captei a afirmação "em franca decadência". Não vejo declinio em relação ao AFD. Vejo a evolução de uma banda que expandiu seu som e não tentou simplesmente copiar o que havia dado certo. Sinceramente, se um álbum com sons como Estranged, November Rain, Coma, Breakdown, Locomotive, The Garden, Yesterdays, Civil War, etc, é decadente, então, seu silogismo não é válido pra mim. Ah, e eu também tenho todos os álbuns deles.

Não tenho visão enviesada do Nirvana e do Grunge. Eu disse que era ruim? Que não era importante? NÃO. Disse que outras bandas fizeram discos melhores. Tem uma ligeira diferença e não pensei que tivesse que ficar explicando isso. Portanto, não preciso me defender de nada.

Divagações de que se o Nirvana fosse uma banda milionária, teria feito um álbum melhor são apenas... divagações. Fizeram o que podiam. Mas, quando o Nirvana fez o In Utero, já era uma banda milionária. E aí?

E a afirmação de que as músicas do Nevermind(incluindo as b-sides )toquem tanto quanto as do UYI é duvidosa. Se as músicas do Guns não sobreviveram ao teste do tempo, quem estava nos shows de "reunião" da banda recentemente? Ora, que bobagem. Qualquer rádio rock toca Guns como se tivesse sido lançado semana passada. Assim como qualquer video no youtube também. Tanto quanto o Nirvana.

A proposta do Nirvana era se opor ao glamour das bandas da época por que eles eram o oposto daquilo. Voce mesmo disse que eles eram um bando de maltrapilhos. Assim como Ramones (outro bando de maltrapilhos e doentes mentais)era o oposto das bandas de rock progressivo. Eles, simplesmente, eram de turmas diferentes, digamos assim. De qualquer forma, os Ramones nunca compuseram uma Roundabout e o Nirvana nunca compôs algo como Estranged. Fizeram Polly. Não que precisassem fazer algo além disso. E, não precisaram mesmo.

Sobre um ser mais "sofisticado" é apenas um fato. De novo (como a gente precisa repetir as coisas por aqui): o Nevermind é o album mais importante da década de noventa e foi responsavel por uma cacetada de coisas. Quem sou eu pra discordar? E, eu também não disse que era ruim. Disse que outras bandas fizeram coisa melhor. Isso é revisionismo e achar que as pessoas não têm memória? Pense como quiser. Não

nichendrix
Veterano
# jun/16 · Editado por: nichendrix
· votar


Felipe Stathopoulos
Cara, o contraponto da experiência pessoal é importante, mas quando vira a minha experiência contra a experiência de todo mundo, dos críticos e dos historiadores e sem nenhuma evidência além dessa percepção pessoal para embasar, significa que provavelmente estamos falando do seu gosto pessoal e não de qualquer critério objetivo.

Veja bem eu concordei que o Nevermind é o único disco que concorre com o Ok Computer em impacto nos anos 90, discutiu-se aqui a importância do Nirvana e a importância do Radiohead e qual é mais relevante hoje. Ao menos eu argumentei que minha percepção não era sem fundamento porque era compartilhada por boa parte da crítica e historiadores da música como o Paul Friedlander e inclusive argumentei que hoje em dia a crítica faz uma auto-critica por ao longo dos anos ter posto o disco num patamar até maior do que o que ele já merecidamente tinha.

Afinal coisa de 10 anos atrás tinha revista classificando o disco como um dos 10 maiores de a história do Rock e comparando com discos muito mais relevantes dos anos 60, 70 e 80. Isso apesar de ser exagerado também é uma mostra desse impacto que o disco teve na época.

Até seu comentário que vê muitas bandas e muitos garotos tocando Nirvana me parece mais algo ligado ao fato de você, aparentemente, ter muito contato com pessoas com gostos parecidos com os seus do que algo realmente generalizado.

Eu entendo isso porque eu sempre fui um cara meio "sem turma", eu era o cara que andava com um monte de turmas e em geral fazia a ponte entre elas, mesmo sem nunca pertencer realmente a nenhuma delas. É comum o pessoal achar que o que sua tribo ouve é o que todo mundo ouve também. Os meus amigos das bandas de metal sempre acham que o resto do mundo ou ouve metal ou gosta de música pra gente idiota, o pessoal do indie vê influência de indie até onde não existe, o pessoal do forró ou do sertanejo acha que a gigantesca maioria do Brasil ouve Safadão ou Luan Santana, quem curte Hard Rock acha que música boa se resume a isso, quem gosta de Blues e Rock Classico, acha que nada feito depois dos anos 70 presta e por aí, vai.

Então é normal que você, que gosta de Nirvana e inclusive admite que foi uma parte muito importante da sua juventude e que tem uma banda influenciada pelo Nirvana, termine andando com pessoas de diversas gerações e que tem o gosto parecido.

Eu tanto leciono em universidades quanto sou aluno de graduação e sim, nas rodas de violão da meninada vez por outra aparece um Smells Like Teen Spirit ou Come as You Are, mas é muito menos comum do que aparecer Karma Police, Creep, Fake Plastic Trees e afins, putz é mais comum tocarem qualquer porcaria dos Los Hermanos do que Nirvana (algo que nunca vou entender na geração 2000).

Então acho que o BrotherCrow resumiu muito bem a percepção que me parece ser uma percepção mais geral do que rolava na época e bate com a percepção das outras pessoas daqui que também viveram aqueles tempos.

Uma coisa é certa, Nirvana e Guns'n'Roses foram os dois piores shows de bandas grandes (e até que de boa parte das pequenas e locais) que já vi na vida. Por sinal meus pais até hoje me enchem o saco por causa dos shows do GNR e do Nirvana de 91 e 92.

Unknown
Veterano
# jun/16
· votar


Julia Hardy

E, Don't Cry não é o maior hit do UYI. November Rain o é(que eu saiba, não foi composta em 1985)

November Rain é das antigas também. Na biografia do Slash ele cita uma versão de 18 minutos gravada ainda em 1986.

No Youtube dá pra achar algumas demos acústicas, aliás.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/16
· votar


Julia Hardy

Ah, tá ok, já falei o que tinha pra falar, powta discussão xarope bagarai...

nichendrix

Ok bro, é isso aí, beleza...

Abçs

Julia Hardy
Veterano
# jun/16 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Felipe Stathopoulos

Pois é. Você começou, abiguinho.

Red Hot Chilli Pepper
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: Red Hot Chilli Pepper
· votar


Vocês falam de Don't Cry, November Rain, Smell Like Teen Spirits, Come as You Are, etc, coisa e tal. Mas nunca vejo ninguém citando Losing my Religion, que na minha opinião é tão boa ou até melhor que qualquer obra do Guns and Roses ou Nirvana (de 1991).

E por sinal, Losing my Religion me lembra bastante Heart-Shaped Box, ainda mais os 2 clips incriveis dessas musicas..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ninguem gosta de radiohead?