ninguem gosta de radiohead?

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# mai/16
· votar


A música é ok, mas o vídeo é muito bom!

sebber
Veterano
# mai/16
· votar


Eu gosto de 1 em cada 10 músicas, aproximadamente. Prefiro a fase inicial, mais britrock do que a eletrônica.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


Banda curiosa o tal de Radiohead.

Os caras são capazes de fazer músicas maravilhosas, épicas mesmo, como Creep, Fake Plastic Tree, There There e tals.

E músicas horríveis como essa nova que eles lançaram o clipe.

Não sei se é exatamente isso, mas quando o Radiohead faz rock, invariavelmente sai coisa boa. Às vezes, saem coisas verdadeiramente épicas.

Quando eles inventam de dar uma de "eletrônicos", só sai LIXO.

Pô, será que ninguém chega pros caras e mostra isso? Nenhum produtor dá a real pros caras?

Pode ser que até tenha coisa boa no CD novo, mas depois de ver esse clipe perdi a vontade de ouvir o resto.

Lamentável.

BrotherCrow
Membro Novato
# mai/16
· votar


A música nova não é horrível. É meia-boca. O chato é que ela é meia-boca sem trazer absolutamente nada de novo. Eu até preferia quando eles faziam músicas ruins (para o meu gosto) mas pelo menos estavam inovando.

O Greenwood parece ter sido a mente por trás dessa música, porque lembra bastante os trampos dele com trilhas sonoras. Se for pra falar sem levar em conta a falta de criatividade, a música me agradou mais do que as primeiras prévias do King of Limbs.

Pô, o clipe é massa demais! Inspiradão no Wicker Man (não o remake tosco do Nic Cage nem a música do Iron Maiden, mas o excelente filme original).

Lelo Mig
Membro
# mai/16
· votar


BrotherCrow

"Inspiradão no Wicker Man (não o remake tosco do Nic Cage nem a música do Iron Maiden, mas o excelente filme original)."

Quando vejo um cara de 30 e poucos anos fazer uma citação destas é quando fico otimista e acreditando no futuro do País.

Pouca gente conhece este filme... ainda mais de sua idade!

gpeddino
Veterano
# mai/16
· votar


Discão, o "A Moon Shaped Pool". Radiohead continua empenhado em se reinventar, desafiando a crítica e ignorando os fãs nostálgicos. Dessa vez mergulharam em ambiências post-rock, orquestra, corais e toques eletrônicos pra fazer o seu disco mais melancólico.

"Decks Dark", "Ful Stop", "Identikit" e "Present Tense" são minhas favoritas.

Red Hot Chilli Pepper
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Red Hot Chilli Pepper
· votar


Na minha opinião Burn the Wich continua sendo deferente das outras obras, e concerteza virou uma das minhas musicas preferidas do Radiohead... E aquele clip, eu nem preciso falar nada.

Claro que A Moon Shaped Pool não é tão bom quanto alguns discos antigos deles (alcançar OK Computer é quase impossível eu diria) mas nem é isso que eles querem mesmo...

Radiohead é FODA!!! Ou pelo menos podemos dizer que é uma das bandas mais intrigantes do Rock (ou sei lá oque).

gpeddino
Veterano
# mai/16
· votar


Respeito o valor do OK Computer, mas meu favorito é o In Rainbows. E o Hail To The Thief também está lá em cima, por questões sentimentais, rs.

nichendrix
Veterano
# mai/16
· votar


gpeddino

Só questões sentimentais botam o In Rainbows e o Hail to the Thief acima do Ok Computer mesmo, qualquer disco que tem como "parâmetros de comparação" o Dark Side of the Moon e o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band não é um disco fácil de se superar não. Existem também uma característica que foi do The Bends ao KidA/Amnesiac que era a ideia de um álbum inteiro integrado, não eram as músicas individualmente que faziam a obra, mas o todo. Uma ideia que se provou muito desgastante para eles e que eles nunca mais retomaram totalmente.

gpeddino
Veterano
# mai/16
· votar


Particularmente discordo, mas não vou me estender na discussão porque claramente serei minoria por aqui, dada a maioria dos outros comentários...

nichendrix
Veterano
# mai/16
· votar


gpeddino
Cara relaxa, isso é música, é algo muito subjetivo e relativa, acho que ninguém está aqui pra te convencer a achar algo diferente do que vc acha, ao menos eu não tenho esse objetivo. Da mesma forma acho que você não precisa convencer convencer ninguém do que vc acredita e sente. Seria mais interessante você dizer porque acha esses discos melhor, expor seu ponto de vista, pode gerar uma troca de ideias interessante.

Noto Kalen
Veterano
# mai/16
· votar


Dizer q o OK Computer é o melhor album da banda é só pra quem nao conhece a discografia, como o amigo ali em cima disse, In Rainbows e Hail To The Thief tao muito acima dele.
Eu continuo preferindo o Kid A

nichendrix
Veterano
# mai/16
· votar


Noto Kalen
Cara a própria banda admite que o que saiu no OK Computer eles não conseguiriam fazer de novo nem se tentassem. Então essa história de que é coisa de quem não conhece a discografia da banda é meio difícil de sustentar se até a banda acha que foi o melhor trabalho que eles fizeram quando se olha pro conjunto do álbum.

Essa fase nova deles é muito interessante, ainda mais experimental (se é que existe alguma forma de ser mais experimental do que o que eles faziam ao vivo nos tempos do Kid A), mas nenhum álbum é algo que se possa dizer que 100% das músicas estão na mesma qualidade, isso só aconteceu em dois álbuns, no OK Computer e no Kid A, os outros tem seus altos e baixos.

Red Hot Chilli Pepper
Membro Novato
# mai/16
· votar


Noto KalenDizer Dizer q o OK Computer é o melhor album da banda é só pra quem nao conhece a discografia, como o amigo ali em cima disse, In Rainbows e Hail To The Thief tao muito acima dele.
Eu continuo preferindo o Kid A


Cara, esse teu comentário não tem cabimento. Você já parou pra pensar qual foi a importância do OK Computer na história Rock "moderno"???

Eles só viraram o "Radiohead" definitivo que conhecemos depois do lançamento de OK Computer; as letras tão profundas e complexas, a intrumentacão tão bem elaborada e experimental, o estilo tão único de pensar e agir... Por que você acha que a banda se tornou tão grande e grandiosa e importante assim? Por causa do Pablo Honey, The Bends??

O OK Computer é uma obra de arte cara - ele causou um grande impacto na indústria da música, foi mega aclamado pela crítica, vendeu uma porrrrada de discos, gerou um mooonte de fãs no mundo inteiro e é sempre lembrado nas listas dos maiores álbuns do rock, e no geral, nas listas dos maiores artistas do rock.

Questão de opinião eu até intendo, (é claro que todos os álbuns são muito importantes) mas dizer que In Rainbows e Hail To The Thief tao muito acima dele - !? por favor cara, não faça mais isso ....

Red Hot Chilli Pepper
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Red Hot Chilli Pepper
· votar


Noto Kalen

Cara, esse teu comentário não tem cabimento. Você já parou pra pensar qual foi a importância do OK Computer na história Rock "moderno"???

Eles só viraram o "Radiohead" definitivo que conhecemos depois do lançamento de OK Computer; as letras tão profundas e complexas, a intrumentacão tão bem elaborada e experimental, o estilo tão único de pensar e agir... Por que você acha que a banda se tornou tão grande e grandiosa e importante assim? Por causa do Pablo Honey, The Bends??

O OK Computer é uma obra de arte cara - ele causou um grande impacto na indústria da música, foi mega aclamado pela crítica, vendeu uma porrrrada de discos, gerou um mooonte de fãs no mundo inteiro e é sempre lembrado nas listas dos maiores álbuns do rock, e no geral, nas listas dos maiores artistas do rock.

Questão de opinião eu até intendo, (é claro que todos os álbuns são muito importantes) mas dizer que In Rainbows e Hail To The Thief tao muito acima dele - !? por favor cara, não faça mais isso ....

nichendrix
Veterano
# mai/16 · Editado por: nichendrix
· votar


Red Hot Chilli Pepper
Noto Kalen
gpeddino

Eu até entendo que para essa geração mais nova os discos mais recentes tem mais apelo e tem mais a ver com o momento que a música vive mais recentemente.

É difícil entender a ruptura que o Ok Computer representa pra música dos anos 90, sinceramente é fácil pra quem viveu na época dizer que foi o disco de rock mais importante dos anos 90 e pra muita gente que estuda e para acompanha a história do rock é o disco mais importante desde a década de 70.

O OK Computer teve algo que poucos discos na história fizeram que é apontar os caminhos de um estilo por décadas ainda por vir, em parte porque pegou tudo que estava acontecendo na maioria das vertentes do rock nas décadas de 80 e 90 e fez um resumão, uma mistura de todos esses elementos e criaram uma outra coisa, totalmente nova.

Toda a estética que governa a maioria das bandas de rock nos últimos 18 anos podem ter sua origem traçada direta ou indiretamente ao que o Radiohead fez naquele disco. Não foram muitas as bandas que conseguiram fazer isso na história, resumir tantas vertentes de um estilo e criar uma coisa nova que na época ninguém conseguia nem definir.

O Radiohead é constantemente comparado aos Beatles ou ao Pink Floyd não é a toa e nem por capricho de críticos ou falta de conhecimento de quem faz essas comparações, pelo contrário, porque quem conhece sabe que o que os caras fizeram com a sequência de 4 álbuns entre o The Bends e o Amnesiac, em especial no Ok Computer, é algo que só 3 bandas na história do rock conseguiram, que é redefinir totalmente o estilo.

Uma das coisas mais fodas da banda é que eles entendem o impacto do que fizeram e sabem que não foi proposital e também que não é algo que vai acontecer duas vezes, ao invés de ceder a vaidade de tentar criar o novo Ok Computer, eles simplesmente decidiram ir em outra direção e se redefinir como banda.

Ironicamente ao fazer isso capitanearam uma nova mudança em diversas vertentes do rock, que é essa nova postura de que é possível ter sucesso como banda fazendo o que quer e sem se meter no esquema de grandes gravadoras, aceitando que se vc quer algo menor, há mercado pra virtualmente todo mundo e é possível ser bem sucedido assim.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


Caraca, eu gosto de Radiohead e adoro o Ok Computer, mas dizer que foi o álbum mais importante dos anos 90 foi foda...

A começar dos ossos do Kurt Cobain, que deram uns três saltos na tumba...

nichendrix
Veterano
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Cara rock dos anos 90 pode ser resumido em 5 albuns, o Use Your Illusion do Guns, o Nevermind do Nirvana, o Black Album do Metallica, o What's The Story Morning Glory do Oasis e o OK Computer do Radiohead. São os quatro álbuns de rock que marcaram a vida de quem viveu a adolescência/juventude nos anos 90. Até eu, que na época trocava de banda preferida 2x por semana tenho que admitir que esses álbuns eram diferentes.


A própria crítica e a maioria dos livros de história do rock dos anos 90 pra cá vão dizer, que assim como o Nevermind mudou completamente o cenário do rock no início dos anos 90 o Ok Computer fechou a década com uma nova mudança completa dos rumos do rock.

Agora se você olhar pras duas décadas seguintes só dois desses álbuns continuam exercendo uma influência realmente significativa que são o Nevermind e o Ok Computer e o som que se faz hoje no geral está muito mais pra Radiohead do que pra Nirvana.

Hoje em dia há uma nova onda de revisionismo da avaliação da música da época, bandas que foram muito influentes, mas que nunca foram tão "mainstream", como o Pavement, o Stone Temple Pilots, entre outras, começam a ter sua importância reconhecida. Aí há uma autocrítica de que talvez o valor de álbuns como o Nevermind e o OK Computer tenha sido superestimado na época, o que realmente tem sentido, até porque se comparava Nivana e Radiohead a Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin e Pink Floyd, que são bandas que promoveram revoluções muito mais significativas.

Ainda assim dessas bandas o Radiohead é o que mais faz sentir sua influência nos dias de hoje, tanto que vários dos álbuns seguintes da banda também estão entre os mais influentes das duas décadas seguintes, o Kid A, o In Rainbows e o King of Limbs.

Red Hot Chilli Pepper
Membro Novato
# mai/16
· votar


nichendrix

cara, esqueceu do Blood Sugar Sex Magik e Dookie !! :D

Mas eu concordo com você - os anos 90 formam concerteza a década que eu mais gosto na história do rock...!

... eu diria também que: Is This It (Strokes) foi algo muito influente e importante para as bandas de rock do séc XXI, embora tenha sido lançado só em 1999...

Noto Kalen
Veterano
# mai/16
· votar


nichendrix
Red Hot Chilli Pepper

Não me referia a disco mais vendido, nem o mais consagrado, apenas disse a minha opiniao e a de alguns q conheco.
Tenho amigos fans de Radiohead, todos eles se referem ao OK Computer como o album mais importante da banda, rmas nao o consideram o melhor. É o album porta de entrada pra conhecer a banda.

gpeddino
Veterano
# mai/16
· votar


Vou resumir o que eu acho... Quem curte rock, obviamente vai ter o OK Computer como o melhor disco do Radiohead e vai meter o pau em tudo o que eles fizeram depois por "fugir do rock". Respeito quem pensa assim, cada um na sua.

Só que eu não gosto de rock por ser rock. Eu gosto de música e gosto de experimentação. O Radiohead pra mim só mostrou a que veio quando provou que era possível misturar guitarras com música eletrônica, jazz, orquestra e efeitos e com isso criar canções incríveis. Os discos que eu citei são ótimos exemplos disso.

Então talvez o OK Computer realmente seja o melhor disco de rock deles. Mas eles não são só rock. E é por isso que eu gosto deles.

nichendrix
Veterano
# mai/16
· votar


Red Hot Chilli Pepper

O fato do existirem alguns discos que são influentes de forma ubiquita como o Nevermind ou o Ok Computer, não implica que não existem outros discos muito influentes. O Weezer e o Strokes foram muito importantes em resgatar uma estética que estava praticamente esquecida naquele tempo e que tem uma influência muito grande hoje em dia. Só que na época mesmo essa influência não foi tão grande assim, foi algo que veio com um certo delay, demorou alguns anos pra essa influência realmente ser sentida e se fazer presente.

Noto Kalen
Não me referia a disco mais vendido, nem o mais consagrado, apenas disse a minha opiniao e a de alguns q conheco.

Como disse, é possível fazer algumas análises, umas mais subjetivas do que outras. Certamente quando se fala do gosto mesmo, a subjetividade é muito grande, quando se fala de influência, do valor histórico ou mesmo de vendas é um pouco menos subjetivo (mas não deixa de ser completamente subjetivo)

Tenho amigos fans de Radiohead, todos eles se referem ao OK Computer como o album mais importante da banda, rmas nao o consideram o melhor. É o album porta de entrada pra conhecer a banda.

E eu concordo do isso, até porque "o melhor" é algo bem subjetivo. Por isso falei que seria interessante ver quais as razões para você gostar mais dos que gosta, ajudam a entender mais você e as circunstância em que a música dos caras se relaciona com sua vida.

gpeddino
Aqui que está o problema você pensa em coisas que são mais subjetivas, coisas como o melhor, ou em quem gosta de rock, etc. Eu penso em termos de música e no valor social/histórico que aquilo teve em um determinado tempo.

Se você compara o Ok Computer não apenas com o que o Radiohead fez antes, mas com o que todas as outras bandas estavam fazendo naquela época, e com o que o Radiohead e as outras bandas fizeram depois, fica muito fácil entender porque ele foi um divisor de águas para a banda e porque ele é tão influente.

Ali os caras pegaram tudo que foi feito na década de 90 e experimentaram com aquilo de uma forma que, sinceramente, se falassem que era possível pra qualquer ser humano em 1997, ele ia lhe dizer que era mentira. A partir do ponto em que eles conseguiram experimentar com todas essas coisas se criou a possibilidade deles experimentarem ainda de forma mais radical.

Numa comparação com outra banda, até mais influente, você pode perguntar pra qualquer pessoa que realmente estude o impacto dos Beatles na cultura popular e vão lhe dizer que o disco mais importante deles é o Revolver e não o Sgt. Peppers, porque foi no Revolver que eles provaram para eles mesmos que a experimentação deles não precisava ter limites. Nesse sentido é fácil comparar o Ok Computer e o Kid A com o Revolver e o Sgt Peppers, porque foram os dois discos que realmente romperam uma barreira, tudo que eles fizeram depois foi consequência disso.

Julia Hardy
Veterano
# mai/16
· votar


Esqueceram de citar o Dookie do Green Day e Americana do Offspring como albuns que marcaram a vida de quem foi adolescente nos anos 90. Mais do que alguns citados aí.

Julia Hardy
Veterano
# mai/16
· votar


Ah, e Pablo Honey e The Bends são ótimos exemplos de albuns de rock feitos nos anos 90. Nada a ver esse pessoal que desdenha.

Red Hot Chilli Pepper
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Red Hot Chilli Pepper
· votar


:O WTF!! > só porque eu falei dos Strokes eles lançaram uma música nova!?

"Oblivius - The Strokes" (26/05)


nichendrix
Eu citei RHCP, Green Day, e Strokes porque eu gosto muito dessas bandas (eu gosto), mas obviamente que existem dezenas, centenas de outros artistas/álbuns que foram muito importantes...

Queens of the Stone Age, Arctic Monkeys, MUSE, The White Stripes (SEVEN NATION ARMY!), Foo Fighters (hehehee) são alguns exemplos do "Rock atual" que merecem ser lembrados..

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


nichendrix

"Cara rock dos anos 90 pode ser resumido em 5 albuns, o Use Your Illusion do Guns, o Nevermind do Nirvana, o Black Album do Metallica, o What's The Story Morning Glory do Oasis e o OK Computer do Radiohead"

Cara, na boa, mas não, o rock dos anos 90 não pode ser resumido só nestes 5 álbuns: os anos 90 foram muito mais ricos em termos de rock que apenas estes 5 álbuns.

A sua lista esquece por exemplo o Dookie do Green Day, que alguém muito bem lembrou acima. Esquece o Cowboys From Hell e o Vulgar Display of Power, ambos do Pantera, que também mudaram o som mais pesado para sempre. Esquece o Ten do Pearl Jam, esquece o Arise do Sepultura, esquece o Californication do Red Hot, enfim, esquece uma enormidade de bandas e álbuns espetaculares.

De modo que reduzir o rock dos anos 90 a cinco álbuns é, com todo o respeito, estapafúrdio. Aliás, chega a ser desrespeitoso com quem viveu essa era, a última era verdadeiramente "rica" do rock (pra muita gente da minha idade que viveu essa época quase tudo que saiu depois disso é lixo).

Bicho, alguma coisa eu concordo com você, outras eu discordo. Por exemplo, dizer que OK Computer, What's The Story Morning Glory e Use Your Illusion (um álbum do Guns em franca decadência) se comparam a Nevermind e Black Album, pra mim que vivi na pele os 90, é um absurdo.

Enter Sandman, Nothing Else Matters, Smells Like Teen Spirit, In Bloom, etc. depois de lançadas tocaram por ANOS nas rádios do Brasil e do mundo todo. Todo o mundo ficou escutando e tocando estas duas bandas por anos seguidos. Nada se compara ao que foi a onda Nevermind e Black Album, a não ser, sei lá, talvez a Beatlemania nos anos 60...

De qualquer maneira, o galho não é esse. O galho é que tu disse em tua postagem que Ok Computer era "O" mais importante álbum de rock dos anos 90.

Sinto muito, lhe digo como fã do Radiohead que me considero, mas não é.

Aliás, bem longe disso.

Abç.

nichendrix
Veterano
# mai/16 · Editado por: nichendrix
· votar


Felipe Stathopoulos
Cara, na boa, mas não, o rock dos anos 90 não pode ser resumido só nestes 5 álbuns: os anos 90 foram muito mais ricos em termos de rock que apenas estes 5 álbuns.

Qualquer redução de movimentos culturais é injusta cara, eu não falei que esses foram os únicos álbuns importantes dos anos 90, nem foram os únicos álbuns influentes, mas novamente, olhe a influência de longo prazo, não apenas nos anos 90, mas no que veio depois e fica difícil achar mais que dois ou três álbuns com influência tão duradoura.

A sua lista esquece por exemplo o Dookie do Green Day, que alguém muito bem lembrou acima. Esquece o Cowboys From Hell e o Vulgar Display of Power, ambos do Pantera, que também mudaram o som mais pesado para sempre. Esquece o Ten do Pearl Jam, esquece o Arise do Sepultura, esquece o Californication do Red Hot, enfim, esquece uma enormidade de bandas e álbuns espetaculares.

Novamente, eu fiz uma redução, toda redução vai deixar um monte de coisas de fora, mas novamente, olhe no longo prazo e veja qual a influência desses álbuns na música que foi feita posteriormente? Qual a influência em gerações futuras?

A maioria dos álbuns citados tem uma influência significativa em certos setores em certas vertentes, mas nenhum tem uma influência realmente generalizada, são poucos álbuns que chegam lá.

De modo que reduzir o rock dos anos 90 a cinco álbuns é, com todo o respeito, estapafúrdio. Aliás, chega a ser desrespeitoso com quem viveu essa era, a última era verdadeiramente "rica" do rock (pra muita gente da minha idade que viveu essa época quase tudo que saiu depois disso é lixo).

Esse sentimento é comum, meus Pais que viveram os 60 e 70 dizem a mesma coisa da música seguinte, meus tios que viveram os 70 e 80, dizem a mesma coisa dos 90.

No fim você fala como se eu não tivesse vivido os 90 também e estivesse falando de uma experiência de segunda mão. Se a idade do seu perfil estiver certa, temos praticamente a mesma idade (em breve faço 36), logo essa ideia que de gente da sua idade que viveu os 90, não cola muito, porque eu também estava lá, comprando discos, tocando com o povo da escola, indo pra todos os shows que podia tanto no Brasil quanto, quando dava, fora daqui, assim como tenho certeza que você também fazia.

Bicho, alguma coisa eu concordo com você, outras eu discordo. Por exemplo, dizer que OK Computer, What's The Story Morning Glory e Use Your Illusion (um álbum do Guns em franca decadência) se comparam a Nevermind e Black Album, pra mim que vivi na pele os 90, é um absurdo.

Novamente você fala como se eu não tivesse vivido aquela época. What's The Story Morning Glory provavelmente é o único album de Rock que vendeu tanto quanto Nevermind nos anos 90 (ambos chegando perto dos 30 milhões de cópias), cada um dos Use Your Illusion venderam 17 milhões de cópias cada (34 milhões somados), quase uma vez e meia a mais do que vendeu o Black Album (12 milhões de cópias) e o OK Computer vendeu mais ou menos a mesma coisa do Black Album (um pouco mais de 11 milhões de cópias).

Então começando pelas vendas, o Black Album só se compararia aí com o Ok Computer e mesmo isso é discutível, já que enquanto o Black Album foi lançado no auge da cultura do CD, o OK Computer já foi lançado numa época em que a pirataria corria solta e as redes peer to peer já comiam uma parte significativa das vendas. A julgar que naquela época o Ok Computer era o álbum mais pirateado do mundo, é muito provável que se não houvesse pirataria as vendas dele provavelmente estariam empatando com o Nevermind e o What's the Story Morning Glory.

Enter Sandman, Nothing Else Matters, Smells Like Teen Spirit, In Bloom, etc. depois de lançadas tocaram por ANOS nas rádios do Brasil e do mundo todo. Todo o mundo ficou escutando e tocando estas duas bandas por anos seguidos. Nada se compara ao que foi a onda Nevermind e Black Album, a não ser, sei lá, talvez a Beatlemania nos anos 60...

E o que isso tem a ver cara, você fala como se o Radiohead na época não fosse tocado da rádio, à propaganda da APAE ao caminhão que vende botijão de gás.

E indo não muito longe, hoje, qual deles vc acha que toca mais nas rádios hoje em dia? Porque Metallica e Nirvana eu praticamente só ouço em rádios específicas de rock, aqui e acolá uma Nothinelse Matter toca numa rádio não específica, mas praticamente vai tocar uma November Rain, ou Don't Cry, ou Knocking on the Heaven's Door ou Estranged da vida, ou uma Wonderwall ou Champagne Supernova Oasis e é difícil um dia que não role uma Karma Police, ou Lucky, ou No Surprises ou pelo menos uma Fake Plastic Trees da vida.

Na boa eu decidir começar uma terceira graduação agora, a turma só tem meninos na faixa de 18 anos, todos ouvem todas essas bandas, mas se tu perguntar qual álbum dos anos 90 querem salvar do apocalipse o Ok Computer ganha fácil. Sem contar que pelo menos metade nunca ouviu Nirvana na vida e quando ouviu, em geral é porque gosta de Foo Fighters, não porque tem algum apreço maior pela banda.

De qualquer maneira, o galho não é esse. O galho é que tu disse em tua postagem que Ok Computer era "O" mais importante álbum de rock dos anos 90.

Sinto muito, lhe digo como fã do Radiohead que me considero, mas não é.

Aliás, bem longe disso.


Cara, essa é minha opinião, que não é muito absurda não cara, Se não fosse não era compartilhada por um monte de críticos de música e por um monte de historiadores da música.

Quase todos são unânimes em dizer que de todos os ótimos álbuns dos anos 90, dois tem um impacto muito acima, o Nevermind que definiu os rumos que o Rock ia ter no início da década e o Ok Computer que definiu os rumos que o Rock ia ter por mais de uma década.

Caralho, na época quase toda publicação de música escrevia em letras garrafais que o Ok Computer era algo comparado ao Dark Side of the Moon e ao Sgt Peppers em termos de inovação e ruptura com o restante da música da época.

Enfim, você diz que eu sou louco, que eu não estou falando algo que procede, mas essas coisas eram ditas era pela imprensa da época, de 10 anos pra cá vem sendo afirmado de forma muito similar pelo pessoal que estuda história da música. Então maluco eu não sou em dizer que foi sim o álbum mais importante dos anos 90.

O máximo que se questiona é se o Radiohead conseguiriam emplacar um Ok Computer sem as portas abertas pelo Nirvana para um rock menos virtuosistico e mais experimental e essa é a razão de porque alguns críticos e historiadores dizem que o Nevermind vem em primeiro e o Ok Computer em segundo.

De qualquer forma todo estudioso do tema vai dizer a mesma coisa, Nevermind e OK Computer foram os álbuns mais importantes dos anos 90, e vai dizer que a influência do OK Computer nas gerações seguintes é maior do que a do Nevermind e nem precisa de muita coisa, quantas bandas de hoje em dia estão tocando grunge? Quantas bandas tão fazendo alguma coisa experimental na praia do que o Radiohead faz?

Você diria mesmo que pra música de hoje a relevância do Americana, ou do Californication ou do Dookie ou do Cowboys from Hell é a mesma na música atual?

Enfim, uma coisa é gosto, isso é bem diferente de importância social. Pra mim o melhor álbum dos anos 90 é o Terror Twilight do Pavement mas nem por isso eu vou dizer que ele foi o álbum mais importante da década e nem que a importância dele passa a de gigantes como o Nevermind ou o Black Album ou o Ok Computer.

Lelo Mig
Membro
# mai/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


nichendrix

Eu concordo em boa parte com seu raciocínio...

Mas incluiria um Rage Against The Machine nesses mais importantes... respeitando sua linha de pensamento.

E olha, que nem sou muito fã...

Obs: O Red Hot, que alguns citaram, é meados dos 80, Freakly Styley é de 85.

nichendrix
Veterano
# mai/16
· votar


Lelo Mig
Pois é se expandir essa lista entra outras coisas e se manter 5 certamente e o Use Your Illusion e o Black Album poderiam ser substituído Green Day ou Rage Against The Machine, mas não vai muito longe disso não.

Os anos 90 tiveram muitos álbuns bons, foi uma década definida por não ter uma definição e por surgir um monte de misturar malucas, diferente de hoje onde você vê dezenas de banda tocando basicamente variações da mesma coisa. Era uma época que eram poucas as bandas que tinham uma influência mais generalizada.

Julia Hardy
Veterano
# jun/16
· votar


Use Your Illusion foi lançado no auge da decadência do Guns? Que merda é essa? Foi o auge da popularidade da banda e onde a música da banda se expandiu consideravelmente. Vide Estranged, November Rain, Coma, etc. Musicalmente, ele é muito mais rico e bem acabado que o Nevermind, por exemplo. Aliás, o Nevermind pode ser o album mais importante da década, mas, não é o melhor sequer do ano em que foi lançado, quanto mais da década. Isso é delírio.

Aliás, o Nirvana foi mais importante mercadologicamente do que musicalmente. Bandas como Faith No More, Rage Against The Machine, Nine Inch Nails, Helmet, entre outras, ficaram com essa parte. Tanto que é mais fácil apontar seguidores dessas bandas do que do Nirvana. De cara, consigo lembrar apenas do The Vines (que fim levou?), que era apontado como o "novo Nirvana" circa 2002, 2003.

Quanto ao Radiohead: o melhor álbum deles é o The Bends.kkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ninguem gosta de radiohead?