Profissão Músico! Cuidado com Músicos ``farsantes`

Autor Mensagem
Sincero
Veterano
# jul/04
· votar


Al Majíd
Com certeza, por isso quero me aprofundar e prestar uma faculadade, não para ter um diploma, mas para ter uma coisa muito melhor CONHECIMENTO

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Sincero

Vá em frente e boa sorte. Ano que vem, dependendo das coisas, vou tentar vestibular pra música também, aqui em MG.

Sincero
Veterano
# jul/04
· votar


hehehe vou ver se passo na USP aqui em Sampa

CIERAIS
Veterano
# jul/04 · Editado por: CIERAIS
· votar


existe tambem uma grande diferença entre musico e poeta....
o Gabriel Pensador é muito mais poeta do q musico....

tratando-se de musica popular(rock/samba/mpb/etc) é muito mais focada na letra do artista....não necessitando de grandes estudos para se tocar- por ex. cantores de forró com ritmos pré programados em teclados q ganham muuuuuuuuuito dinheiro- algumas horas são suficiente ...

por isso das copias das copias(mas claro existem excessões)....

mas se um musico quer um repertorio mais erudito....não tem jeito(a não ser q vc seja muuuuito especial) muito estudo e acompanhamento(professor) são necessarios pelas nuances e dificuldades de tecnica.....

mas qq ao meu ver q toca pode sim ganhar dinheiro e dizer q é musico....como disse nosso amigo:

"a arte é livre!"

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


concordo geral!

Amomusica
Veterano
# jul/04
· votar


Em primeiro lugar, acho que o título do tópico não tem nada a ver. Não acho que alguém que se disponha a tentar fazer música ou tocar algum instrumento seja considerado "farsante" pelo simples fato de não fazer faculdade de música ou estudar música.

Eu estudo música e acho importante estudar mas entendo que a música enquanto arte e cultura de um povo não necessita de estudo para florescer.

Lamartine Babo era inegavelmente um grande compositor mas não tinha nenhum conhecimento de teoria musical e também não sabia tocar nenhum instrumento, no entanto deixou seu nome gravado na história da música popular brasileira. Um outro exemplo é Jacob do Bandolim, ele foi autididata, ou seja nunca estudou música em escola e isso não apaga o seu talento.

Importante esclarecer que realmente existem músicos incompetentes e sem talento, mas isso existe em qualquer profissão !!!


Claudio Natureza

Concordo com tudo que você disse acima.

Al Majíd
Veterano
# jul/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


Amomusica

Ok..VOcê citou grandes compositores... e quem é somente intérprete e não tem a mínima inspiração para criar? Estes irão precisar de teoria para interpretar a música dos grandes compositores, concorda? E quanto mais elaborada for música, mais teoria e técnica ele precisará. Tudo bem que esta teoria ele pode buscar a partir de si mesmo e a técnica vem com o treinamento, não precisando enfrentar nenhuma faculdade. Muitas pessoas têm inspiração para criar e conseguem tocar algum instrumento de ouvido, isto é indiscutível. Mas que a teoria ajuda muuuiiiiitttoooo, disto não tenho dúvida. Quando comecei a estudar teoria sozinho, em casa, fiquei "P" da vida, por ter perdido tanto tempo. Deveria ter estudado logo no início. HOje eu seria muito melhor. Eu não dispenso a teoria, só porque existem pessoas meio "superdotadas".

Sincero
Veterano
# jul/04 · Editado por: Sincero
· votar


Amomusica
Pode até ser... mas vc já viu algum músico de estudio não tem nenhuma noção de teoria musical?
Um arranjador que não saiba nada de teoria musical?
Musica não se restringe apenas a grandes compositores autodidatas.
Eu tenho pretenção de ser professor, ou até mesmo um arranjador, mas pra isso eu vou ter que estudar.

Eu acho que há campos no meio meio musical onde vc tem que estudar, que não seja uma faculdade, mas tem que ter um conhecimento legal de música.
Al Majíd
Concordo plenamente

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Sincero

Eu pretendo dar aulas de música também, se possível em alguma faculdade. Não sei se é muita pretensão a minha, mas é o que eu quero.

Sincero
Veterano
# jul/04
· votar


Al Majíd
Eu também quero a mesma coisa, e não acho que seja pretensão demais não cara, nada é impossivel para quem labora.

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Sincero

Heheheh...valeu pela força!!!

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


eu acho que vcs estão no caminho certo. se vc quer fazer algo bem, gosta do que faz e tem certeza de que quer ser profissional nisso, faça o melhor para conseguir o seu objetivo.

o que é importante frisar é que não existe reserva de mercado para o músico.

como não existe para várias profissões.

então vc já sabe que a concorrência é desleal.

por isso muita gente boa é preterida por gente que não tem técnica nem talento.

mas tal fato passa pelas escolhas imediatistas das gravadoras e da mídia

porra, a solange do bbb3 tá cantando iariuode por ai e ganhando pra isso!

esse tipo de coisa é que tem que acabar, farsantes no lugar dos músicos.

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza

porra, a solange do bbb3 tá cantando iariuode por ai e ganhando pra isso!

Hahahahahaha....você tem toda a razão...

Sincero
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza
Isso da Solange é uma puta palhaçada, mas é que aqui no Brasil o músico nunca foi valorizado.
Viver de música no Brasil é complicado por causa disso.

Esses sim são os verdadeiros farsantes

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Sincero
Esses sim são os verdadeiros farsantes

Certamente!

Amomusica
Veterano
# jul/04 · Editado por: Amomusica
· votar


Al Majíd

Eu não disse acima que não achava importante o estudo da música, muito ao contrário, dou o maior valor e estou estudando música. Apenas disse que não concordo com o termo de "músico farsante".

Algumas pessoas têm um enorme talento musical mas às vezes não tem condição financeira para estudar música e acaba aprendendo sozinho a tocar um instrumento, cantar ou compor (às vezes tudo isso junto) e uma pessoa dessa não pode ser considerada "farsante" só porque não tem o "estudo formal" de música.

Gostaria também de citar BACH, pois nos idos de 1600 com base no estudo de um matemático da época criou o sistema de afinação temperada na sua obra "O Cravo Bem Temperado", sendo que tal obra, como é de conhecimento de qualquer pessoa que estuda história da música, é nada menos que a base da teoria musical que todos nós estudamos hoje. E ninguém ensinou isso para ele...

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Amomusica

Tudo bem, tudo bem...me desculpe...posso ter entendido mal à sua colocação. O negócio é que eu amo a teoria musical. Acho-a ma-ra-vi-lho-sa, lin-da, ló-gi-ca...não sei se você vai acreditar, mas às vezes acho a teoria mais brilhante do que a prática. Ela chega ao ponto de me emocionar. Acredita?

Mas eu ainda continuo achando que existem os "picaretas" no ramo da música. São os aproveitadores.

Mas deixemos isto de lado então.

E como você tocou no nome de Bach, digo, do deus Bach...hehehe...que pra mim é o Pai da Música, se é que a Música tem Pai, façamos 1 minuto de silêncio em sua homenagem e logo em seguida, uma salva de palmas ao Mestre...hehehehe

Amplexos

Amomusica
Veterano
# jul/04 · Editado por: Amomusica
· votar


Al Majíd

Concordo que existam alguns músicos incompetentes, como existem profissionais incompetentes em qualquer profissão.

Algumas pessoas não têm grande talento musical mas se esforçam e conseguem se tornar bons músicos, outros não têm um conhecimento formal mas conseguem desenvolver um método próprio e criar coisas maravilhosas...

Realmente existem aproveitadores, e eu dou esse título apenas a quem deixa de utilizar a música como arte e passa a fazer dela apenas uma máquina para ganhar dinheiro.

Também gosto de teoria musical, mas pelo visto nem tanto quanto você, né?

Prefiro viajar na magia da música...

Aproveitando sua idéia, também dedico um minuto de silêncio para Bach... que sua centelha de genialidade seja mantida por aqueles que amam a música e fazem dela um instrumento para construir um mundo melhor...

Um grande abraço (ou amplexo, como preferir...)

Eduardo Henrique
Veterano
# jul/04
· votar


iariuode é complicado em hauihauihaihuia

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Profissão Músico! Cuidado com Músicos ``farsantes`